terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Mundial de Clubes 2014 / CR7 x Messi

Acabando o ano, futebol no Brasil só no ano que vem, mas pelo mundo a bola não para nessa reta final de 2014. O Mundial de Clubes da FIFA acabou no final de semana passado, com o Real Madrid se sagrando campeão batendo o San Lorenzo na final.

Após vencer o Cruz Azul por 4 x 0 (Sérgio Ramos, Benzema, Bale e Isco) na semifinal, o Real encarou o time do Papa na finalíssima e, claro, passou com facilidade.

Foi o 4° Mundial do Real Madrid na história: merengues conseguiram a 22ª vitória consecutiva contra o San Lorenzo. O recorde mundial é do Coritiba (24)

A festa no estádio do Marrocos não foi tão grande como seria se um clube brasileiro ganhasse, por exemplo. Lá na Europa, a Champions League tem um peso muito maior. Talvez a FIFA deveria rever o torneio. Uma ideia seria dois europeus e dois sul-americanos, para pelo menos haver alguma rivalidade. Poderiam ser os dois finalistas da Champions e os dois finalistas da Libertadores. Uma ocasional "revanche" poderia acender uma disputa maior e mais acirrada.

Sem precisar fazer muito esforço, o Real aplicou 2 x 0 no San Lorenzo, com gols de Sério Ramos e Bale. O zagueiro, que fez um gol de cabeça em cada partida (assim como Guerrero em 2012), foi escolhido como o melhor jogador da final e também do Mundial. Bale também marcou um gol em cada duelo. Contra os argentinos, houve uma colaboração do goleiro Torrico, que foi destaque na Libertadores.

Estão sentindo falta de alguém? Pois é, Cristiano Ronaldo não marcou gols no Mundial de Clubes deste ano. Desde fevereiro o português não passava duas partidas em branco. Mesmo assim, CR7 foi escolhido como o segundo melhor jogador da competição pela FIFA. Um "prêmio" que lembrou seu rival Messi na Copa - escolhido como melhor do Mundial do Brasil na ocasião. O nome pode ter falado mais alto novamente. Porém, não podemos deixar de falar que CR7 deu duas assistências no torneio.

Sérgio Ramos foi eleito o melhor jogador do Mundial. Cristiano Ronaldo ficou com a prata. Já Vicelich, do Auckland City, levou o bronze

Para mim, Sérgio Ramos mereceu o prêmio de melhor jogador. Já Bale (que marcou dois) e Casillas (que pegou um pênalti na semi e não levou gols na competição) mereciam estar em 2° e 3°, independente da ordem.

Alguns detalhes e números interessantes marcaram a conquista do melhor time do mundo:

 O Real Madrid igualou o Milan como a maior equipe campeã mundial: agora são quatro títulos intercontinentais para cada.

 Em 1 ano, Toni Kroos conquistou três títulos mundiais (!!) - com Bayern de Munique (21/12/2013), Alemanha (13/07/2014) e Real Madrid (20/12/2014). Mito!

Os "novos galáticos" ganharam nesta temporada a Copa do Rei, a Champions League, a Supercopa da UEFA e agora o Mundial de Clubes

 Gareth Bale e Sérgio Ramos marcaram na final. Isso pode ter causado um "deja-vú" na torcida merengue: Bale já havia marcado na final da Copa do Rei (um golaço contra o Barça) e na final da Champions em 2014. Já o zagueiro também marcou na finalíssima da UCL. Decisivos!

 Casillas se tornou o 1° capitão da história a erguer as seguintes taças - pelo Real Madrid ou seleção espanhola: Liga Espanhola (5 vezes), Copa do Rei (2), Supercopa da Espanha (4), Champions League (2), Supercopa da UEFA (1), Mundial de Clubes (1), Copa do Mundo (1) e Eurocopa (1). Impressionante!

-

Para finalizar, vamos fazer uma comparação entre Cristiano Ronaldo e Messi no ano de 2014. Lembrando que eles concorrem ao lado do goleiro alemão Neuer ao prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA:

 Cristiano Ronaldo marcou 61 gols nas 60 partidas disputadas no ano, enquanto Messi marcou "apenas" 58 gols nos 66 jogos realizados (clubes e seleções).

 Contudo, desse gols, Messi marcou apenas sete de pênalti, contra 13 do português. Em assistências, Messi se deu melhor. Foram 22 contra 19 do luso.

Difícil falar quem se deu melhor no ano. Messi e CR7 são lendas e vão quebrar ainda mais recordes em 2015

 Nos títulos, o português ficou muito a frente. Foram quatro taças no ano, incluindo a Liga dos Campeões, a Supercopa da UEFA, Copa do Rei e Mundial de Clubes. Enquanto isso, Messi esteve perto de levar o título da Copa do Mundo com a Argentina, mas ficou apenas com o vice-campeonato, e sem taças no ano.

 Cristiano Ronaldo foi artilheiro do Espanhol no fim da temporada 2013/2014 e segue na ponta da tabela de goleadores na liga atual (incríveis 25 gols em 14 jogos). Na Liga dos Campeões passada, um recorde com 17 gols. Nas duas competições, no entanto, Messi se transformou no máximo goleador histórico, ultrapassando recordes impressionantes de Telmo Zarra, no Espanhol, e de Raúl, na Champions.

E aí, quem leva? Ou será que Neuer apronta pra cima dos melhores do mundo? Lembrando que o goleiro venceu com a Alemanha a competição mais importante do ano: a Copa do Mundo realizada no Brasil.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Oitavas da Champions definidas!

Hoje pela manhã foram sorteados os confrontos das oitavas de final da Champions League. Destaque para Chelsea x PSG, Manchester City x Barcelona e Borussia Dortmund x Juventus.

Confira todos os confrontos, que serão realizados apenas em fevereiro do ano que vem:



Coincidentemente, Schalke x Real e City x Barça também se enfrentaram nas oitavas do ano passado. Chelsea x PSG também é um confronto "repetido". Nas quartas de final da última temporada também se cruzaram.

Os duelos PSG x Chelsea e Juventus x Borussia serão disputadíssimos: 50% de chance pra cada. Os ingleses podem levar uma pequena vantagem por ter um goleiro mais seguro (Courtois x Sirigu) e um técnico mais experiente e vencedor (Mourinho x Blanc). Além disso, neste ano, os Blues eliminaram o time de Paris nas quartas da UCL passada.

Manchester City x Barça, apesar de ser um super duelo, vejo o time espanhol com vantagem. O trio Messi - Suarez - Neymar tem tudo para entrar pra história. Além disso, a camisa e a história podem pesar. Um exemplo: Messi tem 75 gols na Champions. O City tem 43...

Real e Bayern, além de serem as equipes a serem batidas, também estão com a sorte ao seu lado. Schalke e Shakhtar dificilmente conseguirão suportar a pressão das melhores equipes do mundo.

Atlético de Madrid, que fez uma excelente primeira fase, é superior ao Leverkusen. Os espanhóis, apesar de não terem o mesmo elenco do ano passado, com Diego Costa e Courtois, ainda mostram uma competitividade absurda. Simeone é um grande técnico.

Arsenal x Monaco e Basel x Porto não tem grandes favoritos, mas ingleses e portugueses levam ligeira vantagem.

Os dias dos jogos de ida e volta também foram definidos:



Dia 17 de fevereiro, terça-feira, começam os espetáculos!

Também foram sorteados os confrontos da Copa UEFA. Olympiacos, Liverpool, Zenit, Anderlecht, Roma, Ajax, Sporting e Athletic Bilbao, que ficaram em terceiro lugar de seus grupos na UCL, se juntaram a outras equipes - a maioria delas, do segundo escalão da Europa.

Napoli (ITA), Inter de Milão (ITA), Tottenhan (ING), Sevilla (ESP), Villareal (ESP), PSV (HOL), Fiorentina (ITA) e Everton (ING) figuram entre as mais conhecidas e podem ser consideradas favoritas ao lado das oito que virão da Champions.

Confira todos os confrontos da Copa da UEFA:



Enquanto os jogos não chegam, este final de ano ainda reserva o Mundial de Clubes. O Real, que vem de 20 vitórias seguidas, já viajou ao Marrocos. Já o San Lorenzo, campeão da Libertadores, vai representar a América do Sul e a Argentina.

Nesta terça, às 17:30 (horário de Brasília), jogam Real Madrid x Cruz Azul, enquanto na quarta, no mesmo horário, San Lorenzo e Auckland City medem forças. Os vencedores dos duelos se enfrentam na grande final, que será realizada no sábado.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Que venham as oitavas da Champions!

A última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa acabou hoje. Ainda restavam algumas vagas e também as definições dos primeiros e segundos lugares dos grupos (que se classificam para as oitavas de final) e terceiros (que ganham vaga na Copa da UEFA). Os lanterninhas dos grupos se despedem das competições.

Os 16 classificados se dividem em dois potes. No pote 1, ficam os líderes dos grupos. No pote 2, os segundos colocados. Confiram os times sobreviventes e a divisão para o sorteio:



No final do post, farei uma análise sobre o sorteio, com as chances de cada cruzamento.

Agora, vamos analisar os jogos, começando por terça-feira (grupos A - D):



 Grupo A:

Juventus e Atlético Madrid se enfrentavam para tentar a primeira colocação do grupo. Os espanhóis tinham a vantagem do empate, o que acabou acontecendo. Em uma partida sem muita emoção, a Juve parecia conformada com o segundo lugar, já que a tarefa não era nada fácil: ganhar do Atleti - fortíssimo na defesa - por dois gols de diferença.

- O time de Simeone levou apenas três gols em seis jogos. Apenas Monaco (1) e Real (2) têm defesas melhores. O Chelsea também foi vazado três vezes.

O Olympiacos acabou garantindo a vaga para a Copa da UEFA em grande estilo, vencendo o lanterna Malmo, em casa, por 4 x 2. Gregos em terceiro!

1º Atlético Madrid - 13
2° Juventus - 10
--------------------------
3º Olympiacos - 9
4º Malmö - 3

Atlético de Madrid e Juventus se classificaram para as oitavas da Champions: os espanhóis se deram melhor no grupo, deixando os italianos em segundo

  Grupo B:

E a primeira "surpresa" da primeira fase aconteceu no grupo B. Coloquei as aspas porque não sei se o Liverpool fora das oitavas pode ser considerada uma surpresa. Os ingleses não vão para a fase de mata-mata desde a temporada 2008-2009.

Bastava uma vitória simples em casa para os Reds avançarem. Porém, o Basel-SUI abriu o placar ainda no 1° tempo contra o time inglês, que ainda teve Markovic expulso no 2°. Mesmo assim, o mito Gerrard conseguiu um golaço de falta, empatando o jogo. Já era tarde...

- Não foi a primeira vez que o Basel se tornou a pedra no sapato de um time inglês. Na temporada 2011-2012 eliminou o Manchester United na fase de grupos. Além disso, no ano passado venceu o Chelsea duas vezes na primeira fase. E os suíços podem enfrentar os Blues na próxima fase, hein? Já o Liverpool vai se consolar com a Copa da UEFA.


O Basel, pesadelo dos times ingleses, fez mais uma vítima nesta temporada: empatou com o Liverpool na Inglaterra, se classificou e eliminou os ingleses

O Real, já classificado, cumpriu tabela contra o já eliminado Ludogorets. Porém, para Cristiano Ronaldo todo jogo é decisão. Sempre com apetite, o português fez o seu de pênalti, chegando a 72 gols na história da UCL, deixando o ídolo Raul em terceiro no ranking. (Messi tem 75). Bale, Arbeloa e Medrán - jovem promessa do Real - completaram a goleada. O time espanhol chegou a 18 pontos e é o melhor time da primeira fase (100% de aproveitamento).

- Nenhum time que venceu as 6 partidas na fase de grupos da Champions foi campeão. Real Madrid tentará quebrar essa escrita. 

- Com a goleada, o time de Ancelotti alcançou a incrível marca de 19 vitórias consecutivas, quebrando a marca espanhola, que era do Barcelona (18) na temporada 2005-2006. A marca mundial, acreditem, é do Coritiba 2011. Marcelo Oliveira, atual bicampeão brasileiro era o treinador do Coxa, que conseguiu 24 vitórias seguidas naquele ano. Faltam seis vitórias para CR7 e cia ultrapassarem. Será que dá?

1º Real Madrid - 18
2º Basel - 7
------------------------
3º Liverpool - 5
4º Ludogorets - 4

Cristiano Ronaldo converteu mais uma penalidade e chegou a 72 gols na história da UCL (8 deles de pênaltis)

  Grupo C:

O Monaco, mesmo perdendo James Rodriguez e Falcão Garcia, fez uma boa primeira fase e se garantiu na primeira colocação do grupo. É o time com a defesa menos vazada (apenas um gol sofrido). Porém, o time francês economizou também no ataque: foram apenas quatro gols marcados em seis jogos. É muito pouco para um primeiro colocado. Para se ter uma ideia, vou fazer uma comparação com os outros líderes:

- Atlético Madrid (14 gols feitos), Real Madris (16), Borussia Dortmund (14), Bayern Munique (16), Barcelona (15), Chelsea (17) e Porto (16). 

- Lembrando: o líder do grupo C, Monaco, marcou QUATRO.

Contra o Zenit, na última rodada, o time francês marcou duas vezes e venceu por 2 x 0. O time russo, do brasileiro Hulk, ficou em terceiro e vai disputar a Copa da UEFA. O outro classificado, que se junta ao Monaco nas oitavas é o Bayern Leverkusen, que empatou sem gols fora de casa com o já eliminado Benfica, do brasileiro Talisca.

1º Monaco - 11
2º Bayer Leverkusen - 10
------------------------------
3º Zenit - 7
4º Benfica - 5

Os brasileiros Hulk (Zenit) e Talisca (Benfica) estão fora da UCL: o primeiro ainda conseguiu uma vaguinha na Copa da UEFA

● Grupo D:

O Arsenal ainda tinha chance de tirar o primeiro lugar do Borussia, mas era difícil. Além de vencer o Galatasaray fora de casa, tinha que torcer para os alemães perderem dentro dos seus domínios para o Anderlecht.

Os Gunners fizeram sua parte em grande estilo, aplicando uma goleada de 4 x 1 na Turquia, com destaque para a dupla Podolski e Ramsey, que marcaram duas vezes cada. O Galatasaray decepcionou e terminou como lanterna do grupo: apenas 1 ponto em seis jogos.

E o Borussia terminou mesmo na primeira colocação. Em saca, não perdeu, mas também não ganhou do Anderlecht: 1 x 1. Foi o suficiente para os alemães terminarem como líderes do grupo e pegar - teoricamente - um adversário mais fraco nas oitavas. O Anderlecht ficou com a vaga na Copa da UEFA.

- Mal das pernas no campeonato alemão, mas com ótima campanha na UCL, o Borussia Dortmund deverá contar com Marco Reus a partir das oitavas de final. O craque sofreu demais com as lesões neste ano, ficando fora até da Copa do Mundo. Além das lesões, uma possível transferência para outro clube na janela de janeiro poderia atrapalhar a sequência de Reus na Champions.

1º Borussia Dortmund - 13
2º Arsenal - 13
--------------------------------
3º Anderlecht - 6
4º Galatasaray - 1

Ramsey e o xodó Podolski comandaram a goleada do Arsenal diante do Galatasaray: cada um fez dois gols. O Borussia foi o outro classificado do grupo

Relembrando os classificados até aqui: Atlético Madrid, Juventus, Real Madrid, Basel, Monaco, Bayern Leverkusen, Borussia Dortmund e Arsenal.

Vamos agora para os jogos de quarta-feira (grupos E - H):



 Grupo E: 

Era o grupo que tinha o Bayern Munique como classificado e três equipes brigando pela segunda vaga. A tarefa mais difícil era do CSKA, que tinha que vencer o Bayern na Alemanha - o que acabou não acontecendo. Os alemães, fortes candidatos ao título, venceram os russos por 3 x 0, com gols de Muller (pênalti), Rode e Gotze. Na minha opinião, os bávaros são favoritos ao lado de Real e Barça.

E o jogo da emoção ficou por conta de Roma x Manchester City, na Itália. Quem ganhasse, passava de fase. O empate sem gols era do Roma. Empate com gols, do City. Até o 2° tempo, a igualdade por 0 x 0 persistia e classificava os italianos. Porém, Nasri marcou o gol salvador. Precisando da vitória, o Roma saiu para o ataque, e acabou levando mais um, do lateral Zabaleta. Vitória gigante dos ingleses, que ainda jogaram sem os dois melhores jogadores do time: Yaya Toure e Aguero.

- O Bayern foi a melhor equipe alemã na competição. Foram seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota. E a Alemanha está 100% na UCL: quatro equipes, quatro classificados (Bayern, Borussia, Leverkusen e Schalke). O ano de 2014, sem dúvidas, é dos alemães.

1º Bayern - 15
2º Manchester City - 8
-------------------------
3º Roma - 5
4º CSKA Moscou - 5

Nasri abriu o placar da classificação do City: os ingleses, dado como mortos na UCL, venceu o Bayern na rodada passada com três de Aguero e, agora, o Roma

 Grupo F:

A atração do grupo na última rodada era a briga pelo primeiro lugar. Barcelona e PSG se enfrentaram no Camp Nou, com vantagem do empate para os franceses. Se quisessem a liderança, os espanhóis teriam que vencer. E foi um jogaço! Ibra abriu o placar para o PSG, em boa jogada de Lucas. O time de Paris ainda contou com os brasileiros David Luiz, Thiago Silva e Maxwell.

Na sequência, o maior artilheiro da história da UCL apareceu para empatar: após passe de Suarez, Messi empurrou para as redes, fazendo seu 75º gol. Foi a sexta assistência do uruguaio em nove jogos pelo Barça. Neymar virou ainda no 1° tempo com um golaço, batendo de fora da área, craque!

No 2°, veio o gol de Luisito, seu segundo pelo Barcelona. Ele ainda não havia marcado no Camp Nou. Messi, Neymar e Suarez: um gol de cada no mesmo jogo. Pela primeira vez isso aconteceu. O trio ainda vai dar o que falar.

- Messi marcou 10 gols nos últimos 5 jogos do Barcelona. Foram 3 hat-tricks.

- O Barça se tornou o primeiro time da história da UCL a vencer seu grupo em 8 temporadas seguidas.

Quem garantiu a vaga na Copa da Uefa foi o Ajax, que goleou o lanterna APOEL por 4 x 0. O time holandês fez apenas cinco pontos. O grupo já era previsível...

1º Barcelona - 15
2º PSG - 13
--------------------
3º Ajax - 5
4º APOEL - 1

Em um jogo repleto de craques, Barcelona e PSG se classificaram. Melhor para os espanhóis de Neymar, Messi e Suarez, que acabaram em primeiro

 Grupo G:

Com o Chelsea já classificado, a disputa da última rodada era pelo segundo lugar do grupo: Schalke e Sporting brigavam, mas não jogaram entre si. Pior para os portugueses, que enfrentaram o todo poderoso Chelsea. Mesmo classificados, os ingleses não fizeram corpo mole: 3 x 1, com gols de Fábregas (pênalti), Schurrle e Obi Mikel (seu primeiro gol em 55 jogos de UCL).

Porém, para se classificar e se juntar ao seus compatriotas alemães, o Schalke teria que vencer o Maribor fora de casa. O Sporting estava se classificando mesmo com a derrota para os Blues.

Até que no 2° tempo, Meyer marcou para os alemães, que ficaram com a segunda colocação. O Sporting, que estava com a vaga nas mãos, terá que se contentar com a Copa da UEFA.

- O Chelsea tem o melhor ataque da competição até aqui com 17 gols. Pegou um grupo fácil, é verdade, mas o poder de fogo da equipe é muito bom e os ingleses vêm mostrando isso também no campeonato inglês.

1º Chelsea - 14
2° Schalke - 8
-------------------
3º Sporting - 7
4º Maribor - 3

Fábregas fez de pênalti o primeiro gol do Chelsea: o time inglês avança com o melhor ataque da UCL; já o Sporting ficou pelo caminho, dando lugar ao Schalke

 Grupo H:

A rodada final foi bem sem graça no grupo H. Porto (1°) e Shakhtar (2°), além de estarem garantidos nas oitavas, já até sabiam suas colocações finais, independente dos resultados.

A briga era pela Copa da UEFA entre Athletic Bilbao e BATE Borizov, que se enfrentavam. Melhor para os espanhóis, que venceram por 2 x 0.

- O grupo tem o artilheiro da competição, que é um brasileiro: Luiz Adriano, nove gols. O atacante nem jogou a última rodada. Claro que a fraqueza do BATE ajudou bastante: foram incríveis oito gols em dois jogos contra os lanternas. Messi é o vice-artilheiro com 8 gols.

- Inclusive, o BATE quebrou um recorde negativo nessa edição de UCL: é o time mais vazado da fase de grupos na história da competição (24 gols sofridos).

1º Porto - 14
 2º Shakhtar - 9
-------------------------
3º Athletic Bilbao - 7
4º BATE Borisov - 3

Luiz Adriano é o artilheiro da UCL até aqui (9 gols): o brasileiro quebrou recordes na primeira fase, chegando a ser convocado por Dunga para seleção

É isso. Os 16 classificados virão forte para as próximas fases. Para mim, os favoritos são Real, Barça e Bayern. Correm por fora: PSG, City e Chelsea.

O sorteio das oitavas será realizado na segunda-feira (15/12). Alguns detalhes:

- Os primeiros colocados enfrentam os segundos;

- Times do mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas. Exemplo: não poderemos ter Chelsea (1°) x Manchester City (2°). Nem Bayern Munique (1°) x Leverkusen (2°). E por aí vai...

- Times que jogaram no mesmo grupo não podem se enfrentar novamente nas oitavas. Exemplo: não poderemos ter Barcelona (1°) x PSG (2°). Nem Atlético Madrid (1°) x Juventus (2°).

A seguir, as possibilidades de confronto de cada equipe:



Pena que agora, só no ano que vem! Mas o sorteio, que é sempre muito legal, tá aí!

domingo, 7 de dezembro de 2014

O Palmeiras escapou, mas a imprensa foi rebaixada

É, meu amigo.. foi difícil, no sufoco, mas o Palmeiras conseguiu escapar do rebaixamento na ÚLTIMA rodada do Brasileiro, em pleno ano do seu centenário. Falar dos erros de Paulo Nobre é chover no molhado, aliás, é quase unânime entre os torcedores que este é um dos piores time da história do Palmeiras, senão o pior. Por isso, ao longo do post, vou destacar outro lado podre, que é o da imprensa. Como ela bombardeou o alviverde durante a semana... O Atlético-PR não ia entregar?

O Palmeiras mostrou ser uma torcida sem time. Esse desespero do palmeirense parece que não acaba, mas ele continua lá. Hoje foram 33.151 pessoas na Allianz

O difícil é ver palmeirense comemorando a PERMANÊNCIA na série A. Isso é coisa de time pequeno, que entra no campeonato apenas com o objetivo de se garantir na elite no ano seguinte. E nada de falar que o Santos salvou o Verdão! O jogo do Peixe contra o Vitória estava 0 x 0, e este placar já bastava para escaparmos. O gol de Thiago Ribeiro, no final do jogo no Barradão, só serviu para a imprensa esculachar ainda mais o alviverde.

"Thiago Ribeiro salva o Palmeiras do rebaixamento"

"Com gol no final, Santos vence e salva o Palmeiras"

Juro que não li nenhuma manchete de portais/jornais, mas acho que não fugiu disso. Quem salvou o Verdão na verdade foi o Bahia e o Vitória, que conseguiram a proeza de serem PIORES que o Palmeiras, e isso é muito difícil, em? O time de Dorival - péssimo treinador - ganhou apenas seis pontos nos últimos dez jogos (1V, 3E e 6D). Foram 40 pontos em 38 rodadas. NUNCA na era dos pontos corridos uma equipe se salvou com uma pontuação tão pequena, ou seja, o nível técnico do campeonato foi muito baixo! De 2003 pra cá, nenhum Brasileiro terminou com menos de 900 gols marcados. Este ano tivemos 859. Criciúma, Botafogo, Bahia e Vitória mereceram muito cair. O Palmeiras também mereceu, mas foi menos pior que os outros. O incrível é que pela primeira vez a equipe que teve a pior defesa (59 gols sofridos) não caiu.

Valdivia, sentindo a lesão, foi pro jogo e, pra variar, calou a boca de muitos críticos da imprensa, sendo um dos melhores do Palmeiras em campo, mesmo manco

De bom, destacar a base. Neste jogo decisivo, foram cinco garotos titulares (Nathan, João Pedro, Gabriel Dias, Renato e Victor Luis). Ao lado destes jogadores, Prass e Valdivia honraram a camisa. O Verdão sofreu TODAS as vezes que jogou sem pelo menos um da dupla. Henrique, mesmo não sendo bom jogador, merece destaque, sim. Acabou como vice-artilheiro do Brasileiro (16 gols), atrás apenas de Fred (18). A vergonha fica por conta dos vice-artilheiros do Palmeiras no campeonato, o trio Mouche, Cristaldo e Wesley, com incríveis DOIS gols. Henrique, apesar de ter feito cinco de pênalti e perder MUITOS gols, foi bem neste ponto. Aliás, chamou a responsabilidade no pênalti de hoje, fazendo o primeiro gol do time alviverde na Allianz Parque: entrou pra história.

Mouche e Cristaldo custam a ganhar uma chance. Tobio hoje ficou fora até do banco, por opção. Parece que Dorival não se deu muito bem com os argentinos, mas gosta de Lúcio e Mazinho. Vai entender... Está perdido e não merece comandar o Verdão no ano que vêm.

E só para destacar mais uma vez o Mago, que deve ficar para a próxima temporada! Fico imaginando o estrago que seria se o nosso camisa 10 tivesse ido mesmo para Arábia. Na verdade, mesmo não indo, ele perdeu alguns jogos para tratar da negociação. Às vezes parecia que nosso querido presidente queria nos afundar. E ganhou as eleições.

Dorival disse em entrevista coletiva após o jogo que o Mago estava sentindo mais dores hoje do que contra o Coritiba, quando atuou apenas meio tempo. Hoje, Valdivia atuou o jogo todo. Mancando, é verdade, mas mesmo assim é MUITO mais jogador do que qualquer um do elenco. Nosso capitão também falou após o jogo:

“Até quinta-feira, eu estava bem, treinando com intensidade. A partir de sexta, passei a sentir um incômodo de novo. Passei quinta, sexta e sábado sem treinar, só tratamento. Era um jogo de Copa do Mundo, infelizmente era o jogo do ano por causa de nossa permanência. Se fosse outro jogo, com certeza seria difícil (jogar) porque eu não estava conseguindo caminhar. Para mim, era um jogo que significava muito, foi um ano difícil e que terminou sendo difícil. Muitos me criticavam falando que eu não jogava as partidas decisivas, e isso me deu mais forças. Não para calar a boca de ninguém, mas para passar confiança aos meus companheiros”

Nathan, João Pedro e Victor Luis se destacaram: difícil falar do Palmeiras-2014 sem citar a base. Talvez os únicos ao lado de Mago e Prass que mereçam de verdade ficar

Bom, hora de destacar a imprensa suja de vários veículos da internet. A ESPN e a Globo parece que se uniram para massacrar o Verdão. Essa semana, a responsabilidade da vitória contra o Furacão foi jogada toda nas costas do Palmeiras, devido a matérias totalmente irresponsáveis. Segundo alguns "veículos", Petraglia, presidente do Atlético-PR, tem uma rixa com o Vitória, por conta de uma dívida do lateral direito Léo, que hoje está no Flamengo. E, por isso, iria facilitar o jogo para o time alviverde nesta última rodada. O que aconteceu? Empate. Furacão pressionando desde o 1º tempo, com Gabriel Dias salvando uma bola em cima da linha no início.

São Marcos havia alertado - e muito bem - os jogadores durante a semana, através do Facebook:

"Mensagem aos jogadores do Palmeiras: muito tenho lido nesses dias sobre o Atlético Paranaense entregar o jogo. Nosso rival de domingo tem grandes jogadores, uma das melhores estruturas de futebol de base dos times brasileiros, é um clube muito organizado, formador e tem uma torcida fanática, assim como a nossa. Não caiam nessa conversa fiada de alguns órgãos de imprensa que nós teremos um jogo fácil no domingo. Inconscientemente isso nos relaxa e atrapalha nossa concentração. Esperem um jogo com muita dificuldade e entrem pra jogar como se fosse o último jogo da vida de vocês. Respeitem nosso adversário. Jamais um clube da grandeza do Atlético Paranaense entregaria um jogo. Se quisermos nos livrar dessa situação temos que jogar muito e não esperar facilidades. Boa sorte a todos!!!"

Pois é, acreditem! Isso aconteceu mesmo! Insinuações de entrega de jogo! A imprensa que tanto tenta debater o lado sujo do futebol ou as "consequências do 7 x 1", preferiu entrar nesse jogo sujo. À seguir, algumas manchetes desta semana:


Esta matéria do Lance - que poucas vezes entra nessa onda - pode ser lida aqui

Reparem que na matéria não tem nenhuma fala do presidente Petraglia. JURO! LEIAM! Eles deduzem alguma coisa e soltam como manchete.

-


Essa matéria da ESPN pode ser lida aqui

Outra matéria que não tem as famosas aspas! Como isso? Eu, como jornalista agora formado, sei que a fonte é muito importante em uma matéria. Se não tem a fala, geralmente tem a fonte. E a ESPN usou o bom e velho: "A pessoas próximas", Petraglia não nega (...)". 

Ou: De acordo com relatos ouvidos pelo ESPN.com.br (...)

Como alguém acredita nisso?

-


Essa "matéria" do GE pode ser lida aqui

Opa, que interessante. Então quer dizer que uma APOSTA ENTRE PESSOAS QUE CONVIVEM COM A ALTA CARTOLAGEM BRASILEIRA virou uma notícia! Meu Deus do céu, tô bem de companheiros de profissão.

Bom, que venha a limpa no Palmeiras, contratações de peso e o ano que vêm. O Palmeiras podia até merecer a série B, mas a imprensa essa semana merecia a C.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

1° Fórum Brasil de Treinadores

A FBTF (Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol) organizou na segunda -feira, dia 1 de dezembro, várias palestras sobre o mundo da bola. Os debates foram no Spa Sport Resort, em Itu, local onde vários clubes utilizam para fazer sua pré-temporada.

Para quem não sabe, a FBTF tem como presidente o ex-jogador Zé Mário, que coleciona passagens por vários times do Brasil e do mundo.

Os vices-presidentes são Vagner Mancini e Dorival Junior, técnicos de Botafogo e Palmeiras, respectivamente.

Além da dupla, o evento contou com a presença de Paulo Roberto Falcão (mediador), Carlos Alberto Parreira, Alexandre Gallo, Emerson Leão, Muricy ramalho, Enderson Moreira, Gilson Kleina, Moraci Sant´anna, Turíbio Leite e Max Gehringer.

Sempre com Falcão de mediador, os debates foram muito interessantes, contando com a interação da plateia

Como o fórum era aberto a ex-jogadores e também treinadores, também estavam por lá o ex-volante Márcio Bittencourt, o ex- meia Ataliba, o ex-lateral (que chegou a ser técnico do Palmeiras nesta temporada) Alberto Valentim, o ex-zagueiro Vinícius Bergantim, que é o atual técnico do Ituano sub-20 e também os atuais treinadores Hélio dos Anjos e Ricardinho (ex-meia).

O principal tema, de várias palestras, incluía o tão criticado calendário brasileiro. A seguir, um vídeo que mostra o treinador do Santos, Enderson Moreira, falando sobre o polêmico assunto:


Claro que o foco da imprensa se manteve em Dorival Jr, técnico ameaçado de rebaixamento pelo Palmeiras, e Vágner Mancini, já rebaixado com o Botafogo. A seguir, algumas frases ditas pela dupla:

- Dorival Jr: 

"O Palmeiras não precisa de retiro (no interior). Chega de concentração. Nós temos é que jogar bola"

"O torcedor tem de ter consciência do que representa esse jogo (contra o Atlético-PR), da importância que ele terá ao longo dos 90 minutos. Ele será fundamental no processo de recuperação da equipe, assim como foi quando o Palmeiras estava na última colocação do campeonato."

- Vágner Mancini:

“O atleta tem que estar em campo. Mesmo estando com dor, ele tem que estar com grupo. Depois do treino ele vai para o DM fazer o seu tratamento. Hoje é muito difícil a relação treinador e departamento médico. Essa é a maior dificuldade que encontro, ter os atletas no campo. Nossa estrutura hoje é falida. Temos que recuperar alguns conceitos na estrutura para voltarmos a ser o melhor futebol no mundo”


Vágner Mancini e Dorival Jr foram os mais assediados pela imprensa, ao lado de Muricy

O evento ainda contou com sorteio de brindes e uma mesa de café da tarde com todos os tipos imaginários de doces e salgados, coisa caprichada!

Foi divulgado também que nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, haverá o 1° Curso de Treinadores de Futebol de SC, no Golden Executive Hotel, na cidade de São José. O evento contará com a presença de Alfredo Sampaio, Zé Mário, Gallo e Paulo Autuori. As inscrições podem ser feitas aqui

Se Dorival me ouviu, colocará Mouche domingo. Que ele esqueça Felipe Menezes, Diogo e cia...

Mesmo sendo um evento festivo, Dorival não escondia a tensão: era difícil ver o treinador do Verdão com um sorriso no rosto

Domingo, às 17 horas, o Palmeiras decide sua permanência na primeira divisão contra o Atlético-PR, na Allianz Parque. O Verdão terá o retorno de Valdívia, que estava machucado. Já o Furacão, praticamente de férias, preferiu abrir mão dos 10% de ingressos que tinha. Além disso, pode vim para São Paulo com o time reserva. 

Será que o Palmeiras conseguirá a PROEZA de cair?? Domingo saberemos...

sábado, 29 de novembro de 2014

Só depende do Palmeiras. Isso é bom?

O dia não começou bem para o Palmeiras. De manhã, o "Verdinho" sub-17, da joia Gabriel Fernando, perdeu para o Santos na grande final do campeonato paulista da categoria, se tornando vice-campeão. Mais a noite, era anunciada a reeleição de Paulo Nobre. Além de toda essa desgraça, o Verdão perde para o Internacional por 3 x 1, no Beira-Rio. É, estava difícil o sábado palmeirense. Só notícia ruim... Até que no jogo das 21h, o Flamengo goleou o Vitória em Manaus, 4 a 0. Essa foi a melhor notícia do dia para o torcedor alviverde.

O duro é aguentar algumas frases de Paulo Nobre, feliz, após os resultados das eleições. ATENÇÃO, palavras dele: "O Palmeiras não cai. E vai ter time para disputar títulos nos próximos anos". Lembrando que o próprio disse este ano que ia ser difícil ganhar da gente. No Brasileiro, ganharam "só" 20 vezes.

O pior presidente da história do Palmeiras foi reeleito: Nobre teve 2.421 votos e Pescarmona teve 1.611

Contra o Inter, Dorival escalou um time muito defensivo. Isso parecia que ia funcionar, mas no 2° tempo veio aquela avalanche. A derrota foi mais do que normal. Todo palmeirense sabia que íamos perder. Mas o que mais chamou atenção no jogo foi a falta de inteligencia - pra não dizer burrice - de Dorival e alguns jogadores. O nosso técnico é fraco, isso é fato. No ano passado rebaixou Flu e Vasco e este ano pode rebaixar outro grande. Nos últimos 9 jogos, conseguiu cinco pontos (todos com Prass e muitos com Valdivia). Nos mesmos 9 jogos do 1° turno, Gareca conseguiu quatro, porém todos sem Prass e Mago. O técnico argentino jamais foi goleado e nem perdeu cinco seguidas. O problema era técnico? Estava claro DEMAIS que não era...

Eu não consigo acreditar como um técnico prefere colocar Felipe Menezes e Bruno César no 2° tempo em vez de Pablo Mouche. Se alguém conseguir uma explicação, por favor me falem. Já citei aqui os gols decisivos de Mouche contra Grêmio e Cruzeiro. Só nesses jogos, o argentino já nos deu quatro pontos. Sabe há quanto tempo não somamos QUATRO pontos na tabela? Há muito tempo! Bruno César é um ex-jogador. Foi expulso hoje de propósito. É impossível achar outra coisa. Um jogador que já caçoou do Valdivia no passado por conta de suas contusões e está visivelmente fora de forma e descomprometido não pode vestir a camisa do Palmeiras. Wesley também merece ir embora a muito tempo. Acho que ninguém vai nem se revoltar caso ele pule o muro e jogue no São Paulo no ano que vem.

Bruno César e Lúcio perderam a cabeça no fim do jogo e deram (mais) amostras de que não merecem vestir a camisa do Palmeiras. Na verdade, no atual elenco, é mais fácil apontar quem merece...

E claro, sabe aquela dose de crueldade que só acontece com o Palmeiras? Ela aconteceu. No 2° tempo, quando Abel Braga chamou o Valdívia genérico do Inter, creio que todos os palmeirenses pensaram: ele vai fazer gol... Não deu outra: pra fechar o placar, um golaço do "Mago" colorado, que é fã do original.

Bom, a boa notícia é que só depende do Palmeiras. A má notícia é que só depende do Palmeiras. 

Amanhã, Bahia e Botafogo vão tentar iniciar um pequeno milagre. Se não conseguirem, o que é bem provável, a disputa fica mesmo entre Palmeiras e Vitória. Vantagem de um ponto para o Verdão - e também de uma vitória. Na última rodada, as duas equipes enfrentam times praticamente de férias. Enquanto o alviverde encara o Atlético-PR em casa (ainda não sabemos se o jogo será na Allianz), o rubro-negro baiano pega o Santos no Barradão. Basta o Peixe arrancar um empate contra o Vitória e estaremos salvos. Sim, nossa esperança maior está em Robinho & cia, já que está difícil acreditar no Verdão.

A notícia boa é que Valdívia deve voltar contra o Furacão. Bruno César e Allione, suspensos, não jogam (outra notícia boa). Tobio e Nathan devem voltar a zaga (mais uma). 

Lúcio e Victorino não podem formar a zaga de uma equipe GRANDE hoje. Simples assim...

Claro que o Valdívia genérico deixou o dele... Tudo acontece contra esse Palmeiras. Todas ironias possíveis acho que já aconteceram

É, palmeirense... a semana vai ser sofrida. Bom, pra quem vai passar mais dois anos com Paulo Nobre... até que não é nada.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Champions: quase tudo definido!

Ontem no futebol brasileiro tivemos mais um campeão: o Atlético-MG venceu o Cruzeiro na final da Copa do Brasil (já havia vencido o primeiro jogo) e garantiu o caneco. O futebol de Minas Gerais é o destaque do ano. Além do Galo, a Raposa já havia conquistado o Brasileirão de forma antecipada no final de semana.

O título do Atlético vai ficar marcado pelas vitórias históricas sobre Corinthians e Flamengo: o Galo precisava fazer quatro gols em curto período de tempo nas duas partidas e, empurrado pela sua torcida, conseguiu o feito. Além disso, foi bem superior ao seu grande rival nos dois jogos da final.

Enquanto o futebol brasileiro está no fim de temporada, o futebol europeu está apenas esquentando. A Champions League teve rodada importante neste meio de semana, garantindo alguns classificados e, claro, marcas batidas. O destaque hoje é a maior competição de clubes do mundo.

- Terça-feira:



Os grupos F e H definiram os seus classificados.

No F, Barcelona e PSG vão disputar na última rodada a primeira colocação do grupo, o que pode significar muito na próxima fase. Dia 10/12 o Barça recebe o time de Paris, que pode empatar para continuar na liderança.

Já no H, ninguém mais tira o primeiro lugar do Porto e nem o segundo do Shakthar: ambos estão classificados.

O PSG permaneceu na primeira colocação devido a ótima atuação da dupla de ataque Cavani e Ibrahimovic: o uruguaio marcou dois, enqntanto Ibra, pra variar, marcou um golaço.

O jogo do Barcelona, como sempre, teve grandes atrativos. Neymar, estranhamente, começou no banco. Luis Suarez marcou seu primeiro gol pelo time espanhol, porém o uruguaio ficou ofuscado pelo brilho de Lionel Messi, que decidiu fazer mais um hat-trick. Resultado: depois de quebrar o recorde de Zarra no final de semana pelo campeonato espanhol, ele agora ultrapassou Raul (71) e é o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões com 74 gols.

Messi chegou a 28 hat-tricks com a camisa do Barça. No jogo desta terça, foi o primeiro que ele faz usando apenas a perna direita.

- Gráfico atualizado dos 74 gols de Messi na UCL:



O Chelsea fez uma partida tranquila fora de casa contra o fraco Maribor e goleou por 5 x 0, garantindo o primeiro lugar do grupo G. O brasileiro Willian fez um dos gols e também deu assistência para Drogba marcar o dele. Ramires marcou o último dos Blues, que também teve Oscar e Flipe Luis em campo.

 Excluindo os "ETs" Cristiano Ronaldo (71) e Messi (74), o marfinense Didier Drogba é o jogador com o maior número de gols que disputa a Champions atualmente (44 gols). Henry, ainda em atividade, porém atuando nos EUA, tem 50.

O Bayern perdeu a primeira na competição, mas deu trabalho para o City mesmo com um homem a menos: Benatia foi expulso logo no começo do jogo após cometer pênalti em Aguero. O próprio argentino converteu. Xabi Alonso, de falta, e Lewandowski, de cabeça, viraram para os alemãs. Porém, Aguero apareceu de novo para ser o protagonista de mais uma virada: hat-trick para mais um hermano e chances de classificação vivas para os ingleses.

Aguero comemora seu último gol: o argentino não deixa o City morrer na competição

Mesmo com a derrota para o City, o Bayern é o único classificado do grupo E. Isso porque Roma, CSKA Moscou e Manchester City, todos com 5 pontos, brigam pela segunda colocação.

Teremos na última rodada (10/12): Roma x Manchester City, Bayern x CSKA.

A Roma precisa vencer o Manchester City para se classificar sem depender do resultado do CSKA em Munique. Se houver empate na Allianz Arena, a Roma também precisará de um ponto.

O CSKA precisa vencer o Bayern fora de casa e torcer para o City vencer ou empatar com a Roma na Itália.

O Manchester City precisará torcer muito para o Bayern. Se o time alemão vencer o CSKA em casa, o time inglês precisaria apenas de um empate com gols sobre a Roma. Se houver empate na Alemanha, terá que vencer.

O regulamento da UCL é um pouco diferente do qual estamos acostumados: em caso de empate em pontos, vale a pontuação conquistada apenas nos jogos entre os times em questão, sejam dois ou três. A seguir, vale o saldo de gols, número de gols marcados e número de gols fora, sempre apenas nos confrontos diretos

- Para entender melhor os grupos, aí está a classificação dos grupos E-H:



- Quarta-feira:



Os grupos A e D definiram seus classificados.

No A, o Atlético Madrid briga com a Juventus pela liderança. A vitória do Atleti por 4 x 0 em casa sobre o Olympiacos foi essencial (3x Mandzukic). A Juventus, pra variar com gol de Tevez, venceu o fraco Malmo fora de casa. E na próxima rodada, espanhóis e italianos se enfrentam. Para o Atlético, um empate na Itália é o suficiente para garantir a primeira colocação. Já a Juve precisa vencer por dois gols de diferença.

 Mario Mandzukic foi o primeiro jogador do Atlético Madrid a marcar um hat-trick em uma partida de Champions League.

No D, tivemos o grande jogo do grupo: Arsenal x Borussia. Melhor para os ingleses, que venceram por 2 x 0. Porém, os alemães ainda lideram o grupo. Para tomar a liderança, o Arsenal precisa vencer o Galatasaray fora de casa e torcer contra o Borussia, que jogará em casa contra o Anderlecht. Grupo praticamente definido...

E temos muitas indefinições no grupo B. A única certeza é o Real Madrid, que venceu mais uma (a única equipe 100% na UCL). Dessa vez a vítima dos espanhóis foi o Basel, fora de casa. E claro, gol de CR7. O português não poderia deixar Messi disparar, né? Cristiano Ronaldo finalmente igualou Raul, outro ídolo merengue, com 71 gols em Champions. Agora a disputa será somente estre ele e seu rival Messi. Monstros!

No mesmo grupo do Real, Basel e Liverpool se enfrentam na última rodada e decidem quem fica em segundo. Se o time suíço arrancar um empate na Inglaterra, assegura a vaga. Os Reds precisam de uma vitória simples. Já o Ludogorets, xodó da competição, está eliminado pelos critérios de desempate, já que no confronto direto perde para Liverpool (por pontos) e Basel (pelo saldo de gols).

CR7 atingiu a marca de Raul e vai disputar gol a gol com Messi a ponta de artilheiros da ULC. Na competição, o Real é o único 100%

No grupo C, o Benfica, de Anderson Talisca, foi eliminado.ao perder para o Zenit, de Hulk. O Bayern Leverkusen está classificado, mas pode perder a primeira posição para Monaco ou Zenit, que se enfrentam na França. Quem vencer está classificado. O Monaco tem a vantagem de jogar pelo empate. E mesmo empatando, pode terminar como líder. Basta o Benfica vencer o Leverkusen em Portugal.

- Para entender melhor os grupos, aí está a classificação dos grupos A - D:



Dias 09 e 10/12 tem mais! Vamos conhecer definitivamente os 16 classificados para as oitavas de finais!

domingo, 23 de novembro de 2014

Se vai cair eu não sei, mas merece!

O tão esperado domingo chegou e o futebol brasileiro confirmou algumas coisas que já estavam praticamente certas. O Cruzeiro se tornou campeão brasileiro pela quarta vez, ao derrotar o Goiás por 2 x 1, com gols da dupla decisiva Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Merecidíssimo! Já o São Paulo se garantiu na Libertadores 2015, ao derrotar o Santos em ritmo de férias. Na parte de baixo da tabela, o Criciúma se tornou o primeiro time "matematicamente" rebaixado para a série B 2015 ao empatar com o Flamengo.

E será questão de tempo para o Corinthians conseguir a vaga para a Liberta. Basta conseguir um ponto dos últimos seis que irá disputar. Lembrando que o Timão ainda pega o Criciúma rebaixado na última rodada em casa, ou seja...

Lá embaixo, Bahia e Botafogo estão 99,5%¨rebaixados. Apenas um milagre salva a dupla.

E claro, vamos dar um destaque maior para o Palmeiras que, na minha opinião, merece ser rebaixado pelo futebol que vem atuando. Infelizmente...

Com a derrota para o Coritiba por 2 x 0 (a quarta seguida por esse placar), o Verdão chegou a 19 derrotas na competição, ou seja, UM TURNO INTEIRO de derrotas! O time de Dorival tem a pior defesa do Brasileirão, com 55 gols sofridos em 36 jogos, e um saldo de - 23. MENOS 23 (!). Não marca gols há quatro jogos.

Zé Love comemora seu gol na vitória do Coritiba sobre o Palmeiras: o Coxa ultrapassou o Verdão na tabela

O Palmeiras não teve Marcelo Oliveira (suspenso) e Tobio (machucado). Sinceramente? Hoje os únicos desfalques que iríamos sentir seriam Prass e Valdívia. Na verdade, já sentimos durante o campeonato, e só de lembrar de Fábio, Deola, Felipe Menezes e Mendieta já da um desânimo.

E Dorival segue tendo boa responsabilidade. Gareca teve 15% de aproveitamento. Horrível. Dorival, com essa derrota, tem 40%, mas pegou a parte "fácil" da tabela, com Prass e Valdivia. Sigo achando a demissão do argentino equivocada. Na verdade, a contratação dele no meio do ano também foi, ou seja, o Paulo Nobre é um gênio!

Gareca fez 4 pontos contra Santos, Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Galo, São Paulo, Sport e Coritiba. Dorival fez 5. O problema é técnico?

O fato é que Dorival afundou Fluminense e Vasco no ano passado e este ano faz o mesmo com o Verdão. Insistir em Diogo em vez de colocar Mouche é um absurdo. O argentino marcou gols importantes no campeonato, contra Grêmio e Cruzeiro, equipes fortes. Isso jogando pouco. Já Diogo marcou UM gol no ano TODO, ou seja, incluindo o fraco Paulistão.

Um fato mostra bem o quanto o elenco do Palmeiras é assustadoramente limitado: Dorival Júnior precisou apostar em um Valdivia manco, que claramente não conseguia jogar, para tentar ter alguma esperança diante do Coritiba. Mesmo ele sem a menor condição física, ainda consegue ser melhor do que qualquer meia do Palmeiras. Acho engraçado quem culpa o Mago pelo momento. Se o cara das arábias não tivesse desistido do negócio, o Palmeiras estaria como? Não importa a frequência com que ele joga, se ele é comprometido, etc.. mas respondam, estaria como?

O triste é ver jogadores identificados no Palmeiras jogando contra a gente. Hoje foi Alex; no jogo passado foi Diego Souza. E o Verdão parece que vai se tornando cada vez mais um time de refugos em vez de craques.

Alex consola Valdívia após a derrota do Palmeiras: a esperança do Verdão é ter um Mago 100% nas duas últimas rodadas. Hoje ele ainda sentia a lesão

E por incrível que pareça, o Palmeiras só depende dele para escapar. Porém, como o próximo jogo é contra o Inter no RS, com certeza teremos que secar - e muito - o Vitória. Sim, a última vaga ficará entre Palmeiras e Vitória. E MUITO provavelmente o rebaixado será conhecido apenas na ÚLTIMA rodada, quando o time de Dorival enfrentará o Atlético-PR na Arena. Meu Deus, tenho até medo de como essa partida pode acabar. Alguém acha que o covarde Paulo Nobre estará presente no belo estádio? HAHAHAHA! Nem coletiva ele aparece para dar nesses momentos ruins...

E independentemente de escapar ou não, levar essa briga pelo rebaixamento pra última rodada, no ano do centenário é uma VERGONHA!

A briga é a seguinte: o Vitória irá enfrentar o Flamengo em Manaus e o Santos no Barradão (dois times um tanto quanto desmotivados no campeonato). O Palmeiras vai pegar o Inter no Beira-Rio (brigando pela Libertadores) e o Atlético-PR na Allianz Parque.

- Palmeiras: 39 pontos/11 vitórias.

- Vitória: 38 pontos/10 vitórias.

 Se o Vitória empatar um jogo e perder outro, o Verdão está salvo;

 Se o Vitória empatar um jogo e vencer outro, o Palmeiras terá que vencer ao menos um de seus jogos (contra o Furacão na última seria o mais provável);

 Se o Vitória vencer seus dois últimos jogos, a equipe alviverde também terá que vencer os dois.

Vinícius vive uma situação no mínimo curiosa: ele pertence ao Palmeiras, mas está emprestado ao Vitória. O ex-palmeirense pode rebaixar seu time de coração

Aqui no blog, afirmei que o Palmeiras iria ser rebaixado dia 4 de setembro, há dois meses e meio, assim que Paulo Nobre demitiu Gareca. Porém, o ápice foi a perda de Alan Kardec para o São Paulo em junho/julho. Ali eu decretava, mesmo sem escrever aqui, que o Verdão iria cair.

A esperança do Palmeiras é ter um Valdívia 100% nas duas últimas rodadas. Lembrando que o Verdão empatou - e quase ganhou - do campeão Cruzeiro em MG. Nada é impossível, até mesmo vencer o Inter.

Segundo aquele matemático que só aparece no final do Brasileirão, Tristão Garcia, o Vitória tem 64% de chances de ser rebaixado. O Palmeiras tem 28%. Números que, para mim, não valem nada, mas mostram exatamente o que eu penso: as chances do time baiano cair são maiores. Mas que esse time alviverde está fazendo uma força danada pra cair, está...

sábado, 22 de novembro de 2014

#Messi253

Enquanto não chega o tão esperado domingo, que definirá muitas coisas no Campeonato Brasileiro, o sábado na Espanha teve mais uma atuação de gala de Lionel Messi. Com os três gols marcados no Sevilla, na goleada por 5 x 1 do Barcelona, ele superou o lendário Telmo Zarra e se tornou o maior artilheiro da história do campeonato espanhol com incríveis 253 gols.

E mais, terça-feira teremos Apoel x Barcelona pela Champions League. O camisa 10, que já é o maior artilheiro da história da competição europeia ao lado de Raul, com 71 gols, pode se isolar. Lembrando que ele já é o maior goleador da história do Barça (368). Ao lado de Cristiano Ronaldo, outro demolidor de recordes, o argentino caminha para mais uma disputa de melhor jogador do mundo deste ano. Quem esteve melhor em 2014? Ele ou o portuga?

Poderia ter sido contra o Real algumas semanas atrás, mas Messi se tornou o maior artilheiro da história do Espanhol hoje, contra o seu freguês Sevilla

Neymar deu dois passes para Messi hoje, inclusive o do gol número 252, que fez o argentino ultrapassar Zarra. O curioso é que outro brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, foi o responsável pela assistência do gol número 1, há 9 anos.

O incrível é que Neymar tem apenas 22 anos. Com essa idade, CR7 e Messi tinham números inferiores ao brasileiro. Com mais um tento anotado hoje, o camisa 11 do Barça chegou a marca de 206 gols na carreira (136 - Santos / 28 - Barça / 42 - Brasil). Para se ter uma ideia, Messi chegou hoje ao gol de número 421 na carreira (368 - Barça / 45 - Argentina), isso com 27 anos.

Cristiano Ronaldo, 29 anos, tem 452 gols na carreira (5 - Sporting / 118 - Manchester United / 277 - Real Madrid / 52 - Portugal). O português se destaca pela média com a camisa do Real: são incríveis 277 gols em 264 jogos. Na história do campeonato espanhol, CR7 tem 198 gols.

O craque português marcou mais de uma vez em uma partida (dois gols ou mais) em 113 oportunidades. Messi o fez 112 vezes (já contando a partida de ontem, quando fez três).

Alguns gráficos com os números de Lionel Messi pelo Campeonato Espanhol, o novo recordista de gols (253) da história da competição:






E como eu disse lá em cima, Messi é o maior artilheiro da UCL com 71 tentos (ao lado de Raul). O gráfico completo dos gols do argentino na maior competição europeia, feito pela ESPN, está aqui:



É assustador. E mais assustador ainda é pensar que esses números vão aumentar MUITO mais.

Terça tem mais!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Estádio novo, problemas velhos

Final de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Além do Cruzeiro colocar a mão na taça e o Corinthians se beneficiar bastante por conta de tropeços de Flu e Grêmio em casa, outro assunto será bastante comentado até o final de semana. O Palmeiras, claro. As chances de rebaixamento voltaram a ser (muito) reais. Derrota para o Sport, na estreia do Allianz Parque, por 2 x 0. O centenário já é um vexame. No final do ano, saberemos o tamanho dele.

Primeiro, parecia impossível o Verdão se livrar do rebaixamento, por conta daquela incômoda última colocação e sucessivas trapalhadas do presidente. Depois, parecia que já tinha se livrado, tudo por causa de três vitórias seguidas (Chapecoense, Botafogo e Grêmio). Agora, pelos pontos, não é impossível, mas pelo futebol apresentado...

A nova arena é linda demais! Eram 39 mil palmeirenses, uma renda de 5 milhões de reais. Esperança alviverde... para o futuro. Infelizmente, o presente palmeirense não é nada bom. O time atual não merece a torcida e nem o estádio que tem.

Uma imagem contrastante: ao fundo, torcida e estádio espetaculares, já o time...

Dorival tem uma parcela de culpa. O principal culpado todos sabem, é chover no molhado, mas o técnico está cometendo alguns erros nos últimos jogos: repetiu a mesma escalação do jogo pífio contra o São Paulo, com Felipe Menezes (!!) no meio e Diogo na frente. Não entendo como Mouche, por exemplo, fica no banco de reservas. O argentino tem dois gols importantes no campeonato brasileiro, contra Grêmio e Cruzeiro, times fortes. Diogo tem apenas UM no ano TODO.

E o Gareca, que não servia, está praticamente acertado com a Costa Rica, que fez ótima Copa do Mundo. O gênio Paulo Nobre até quando acerta, erra. O argentino tinha que vir no começo do ano, se adaptar no Paulistão e chegar no Brasileiro preparado... mas esse é UM dos erros no playboyzinho. Já citei todos nos últimos posts. Aliás, dia 29 de novembro tem eleições. O outro candidato é o Pescarmona. Estamos mortos... Sinceramente? Eu não sei quem apoiar.

São três derrotas seguidas (Atlético-MG, São Paulo e Sport) e UMA vitória (Bahia) nos últimos sete jogos. Vitórias datas como certas (contra Cruzeiro e Corinthians) perdidas no último minuto, Valdívia se machucando de novo, enfim..

A última derrota, agora contra o Sport, foi uma tragédia sem tamanho. Torcida frustrada no novo estádio e chances de rebaixamento muito grandes. Em se tratando de Palmeiras, principalmente desde ano, nada de surpresa. A lei do "ex" ainda prevaleceu e o 1° gol do Allianz é de Ananias, que participou da campanha da série B do ano passado. Teria vaga no nosso atual elenco? Se levarmos em consideração que jogadores como Juninho, Marcelo Oliveira, Felipe Menezes e Diogo são titulares ultimamente, talvez.

Ananias marcou o primeiro gol da Allianz Parque. O Palmeiras já virou piada este ano inúmeras vezes. Cair de novo será a cereja do bolo?

Aliás, nunca achei que poderia dizer isso. Na verdade, disse já no 1° turno, mas o time do SPORT é melhor que o time do Palmeiras. Diego Souza, por exemplo, preferiu o time pernambucano, e cairia como uma luva no alviverde. Patric, autor do segundo gol, Rodrigo Mancha, enfim.. todos teriam espaço.

Só um detalhe: antes da partida, o Sport tinha apenas 23,5% de aproveitamento fora de casa no Brasileiro (3v, 3e e 11d).

O Palmeiras tem uma final domingo, às 19;30 contra o Coritiba, no Couto Pereira. Se vencer, praticamente escapa. Se perder, praticamente cai. Um empate seria ruim para os dois.

Se domingo é um dia importante, sábado também se tornou um. Valdívia saberá se joga ou não a "decisão". O meia tem uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Com o Mago, o time conquistou 51% dos pontos no Brasileirão: 23 em 45 possíveis (15 jogos, sete vitórias, dois empates e seis derrotas). Sem ele, a equipe despenca para 26,7% de aproveitamento, com 16 pontos em 60 possíveis (20 jogos, quatro vitórias, quatro empates e 12 derrotas). Lembrando que o Paulo Nobre quis vendê-lo. O chileno até viajou para acertar contrato. Imagina como estaríamos sem ele? Provavelmente já rebaixados...

No sábado, os médicos palmeirenses e o fisioterapeuta particular de Valdívia, o cubado José Amador, vão definir se o Mago joga domingo. A expectativa é grande...

Vamos analisar os próximos jogos das equipes ameaçadas (excluindo Botafogo e Criciúma que, pra mim, já caíram):

- Palmeiras (39 pontos):

● Coritiba (F)
● Internacional (F)
● Atlético-PR (C)

- Chapecoense (39 pontos):

● Botafogo (C)
● Cruzeiro (C)
● Goiás (F)

- Vitória (38 pontos):

● Figueirense (F)
● Flamengo (F)
● Santos (C)

- Coritiba (38 pontos):

● Palmeiras (C)
● Atlético-MG (F)
● Bahia (C)

- Bahia (34 pontos):

● Atlético-PR (C)
● Grêmio (C)
● Coritiba (F)

A briga do Palmeiras parece ser realmente com o Coritiba, até pelo confronto direto. Se perder, é bom colocar o secador para funcionar...

Mas e aí, quem serão os dois times a se salvar? Depois do final de semana vai dar pra saber muita coisa. Agora é torcer, secar e VENCER. A derrota para o Sport já ficou marcada. Ananias já está na história do estádio.

E o final melancólico de quarta-feira? Os gritos de TIME SEM VERGONHA da torcida já começavam a ser ouvidos na Allianz.

Enfim, o Palmeiras se sentia em casa.