quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Que venham as oitavas da Champions!

A última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa acabou hoje. Ainda restavam algumas vagas e também as definições dos primeiros e segundos lugares dos grupos (que se classificam para as oitavas de final) e terceiros (que ganham vaga na Copa da UEFA). Os lanterninhas dos grupos se despedem das competições.

Os 16 classificados se dividem em dois potes. No pote 1, ficam os líderes dos grupos. No pote 2, os segundos colocados. Confiram os times sobreviventes e a divisão para o sorteio:



No final do post, farei uma análise sobre o sorteio, com as chances de cada cruzamento.

Agora, vamos analisar os jogos, começando por terça-feira (grupos A - D):



 Grupo A:

Juventus e Atlético Madrid se enfrentavam para tentar a primeira colocação do grupo. Os espanhóis tinham a vantagem do empate, o que acabou acontecendo. Em uma partida sem muita emoção, a Juve parecia conformada com o segundo lugar, já que a tarefa não era nada fácil: ganhar do Atleti - fortíssimo na defesa - por dois gols de diferença.

- O time de Simeone levou apenas três gols em seis jogos. Apenas Monaco (1) e Real (2) têm defesas melhores. O Chelsea também foi vazado três vezes.

O Olympiacos acabou garantindo a vaga para a Copa da UEFA em grande estilo, vencendo o lanterna Malmo, em casa, por 4 x 2. Gregos em terceiro!

1º Atlético Madrid - 13
2° Juventus - 10
--------------------------
3º Olympiacos - 9
4º Malmö - 3

Atlético de Madrid e Juventus se classificaram para as oitavas da Champions: os espanhóis se deram melhor no grupo, deixando os italianos em segundo

  Grupo B:

E a primeira "surpresa" da primeira fase aconteceu no grupo B. Coloquei as aspas porque não sei se o Liverpool fora das oitavas pode ser considerada uma surpresa. Os ingleses não vão para a fase de mata-mata desde a temporada 2008-2009.

Bastava uma vitória simples em casa para os Reds avançarem. Porém, o Basel-SUI abriu o placar ainda no 1° tempo contra o time inglês, que ainda teve Markovic expulso no 2°. Mesmo assim, o mito Gerrard conseguiu um golaço de falta, empatando o jogo. Já era tarde...

- Não foi a primeira vez que o Basel se tornou a pedra no sapato de um time inglês. Na temporada 2011-2012 eliminou o Manchester United na fase de grupos. Além disso, no ano passado venceu o Chelsea duas vezes na primeira fase. E os suíços podem enfrentar os Blues na próxima fase, hein? Já o Liverpool vai se consolar com a Copa da UEFA.


O Basel, pesadelo dos times ingleses, fez mais uma vítima nesta temporada: empatou com o Liverpool na Inglaterra, se classificou e eliminou os ingleses

O Real, já classificado, cumpriu tabela contra o já eliminado Ludogorets. Porém, para Cristiano Ronaldo todo jogo é decisão. Sempre com apetite, o português fez o seu de pênalti, chegando a 72 gols na história da UCL, deixando o ídolo Raul em terceiro no ranking. (Messi tem 75). Bale, Arbeloa e Medrán - jovem promessa do Real - completaram a goleada. O time espanhol chegou a 18 pontos e é o melhor time da primeira fase (100% de aproveitamento).

- Nenhum time que venceu as 6 partidas na fase de grupos da Champions foi campeão. Real Madrid tentará quebrar essa escrita. 

- Com a goleada, o time de Ancelotti alcançou a incrível marca de 19 vitórias consecutivas, quebrando a marca espanhola, que era do Barcelona (18) na temporada 2005-2006. A marca mundial, acreditem, é do Coritiba 2011. Marcelo Oliveira, atual bicampeão brasileiro era o treinador do Coxa, que conseguiu 24 vitórias seguidas naquele ano. Faltam seis vitórias para CR7 e cia ultrapassarem. Será que dá?

1º Real Madrid - 18
2º Basel - 7
------------------------
3º Liverpool - 5
4º Ludogorets - 4

Cristiano Ronaldo converteu mais uma penalidade e chegou a 72 gols na história da UCL (8 deles de pênaltis)

  Grupo C:

O Monaco, mesmo perdendo James Rodriguez e Falcão Garcia, fez uma boa primeira fase e se garantiu na primeira colocação do grupo. É o time com a defesa menos vazada (apenas um gol sofrido). Porém, o time francês economizou também no ataque: foram apenas quatro gols marcados em seis jogos. É muito pouco para um primeiro colocado. Para se ter uma ideia, vou fazer uma comparação com os outros líderes:

- Atlético Madrid (14 gols feitos), Real Madris (16), Borussia Dortmund (14), Bayern Munique (16), Barcelona (15), Chelsea (17) e Porto (16). 

- Lembrando: o líder do grupo C, Monaco, marcou QUATRO.

Contra o Zenit, na última rodada, o time francês marcou duas vezes e venceu por 2 x 0. O time russo, do brasileiro Hulk, ficou em terceiro e vai disputar a Copa da UEFA. O outro classificado, que se junta ao Monaco nas oitavas é o Bayern Leverkusen, que empatou sem gols fora de casa com o já eliminado Benfica, do brasileiro Talisca.

1º Monaco - 11
2º Bayer Leverkusen - 10
------------------------------
3º Zenit - 7
4º Benfica - 5

Os brasileiros Hulk (Zenit) e Talisca (Benfica) estão fora da UCL: o primeiro ainda conseguiu uma vaguinha na Copa da UEFA

● Grupo D:

O Arsenal ainda tinha chance de tirar o primeiro lugar do Borussia, mas era difícil. Além de vencer o Galatasaray fora de casa, tinha que torcer para os alemães perderem dentro dos seus domínios para o Anderlecht.

Os Gunners fizeram sua parte em grande estilo, aplicando uma goleada de 4 x 1 na Turquia, com destaque para a dupla Podolski e Ramsey, que marcaram duas vezes cada. O Galatasaray decepcionou e terminou como lanterna do grupo: apenas 1 ponto em seis jogos.

E o Borussia terminou mesmo na primeira colocação. Em saca, não perdeu, mas também não ganhou do Anderlecht: 1 x 1. Foi o suficiente para os alemães terminarem como líderes do grupo e pegar - teoricamente - um adversário mais fraco nas oitavas. O Anderlecht ficou com a vaga na Copa da UEFA.

- Mal das pernas no campeonato alemão, mas com ótima campanha na UCL, o Borussia Dortmund deverá contar com Marco Reus a partir das oitavas de final. O craque sofreu demais com as lesões neste ano, ficando fora até da Copa do Mundo. Além das lesões, uma possível transferência para outro clube na janela de janeiro poderia atrapalhar a sequência de Reus na Champions.

1º Borussia Dortmund - 13
2º Arsenal - 13
--------------------------------
3º Anderlecht - 6
4º Galatasaray - 1

Ramsey e o xodó Podolski comandaram a goleada do Arsenal diante do Galatasaray: cada um fez dois gols. O Borussia foi o outro classificado do grupo

Relembrando os classificados até aqui: Atlético Madrid, Juventus, Real Madrid, Basel, Monaco, Bayern Leverkusen, Borussia Dortmund e Arsenal.

Vamos agora para os jogos de quarta-feira (grupos E - H):



 Grupo E: 

Era o grupo que tinha o Bayern Munique como classificado e três equipes brigando pela segunda vaga. A tarefa mais difícil era do CSKA, que tinha que vencer o Bayern na Alemanha - o que acabou não acontecendo. Os alemães, fortes candidatos ao título, venceram os russos por 3 x 0, com gols de Muller (pênalti), Rode e Gotze. Na minha opinião, os bávaros são favoritos ao lado de Real e Barça.

E o jogo da emoção ficou por conta de Roma x Manchester City, na Itália. Quem ganhasse, passava de fase. O empate sem gols era do Roma. Empate com gols, do City. Até o 2° tempo, a igualdade por 0 x 0 persistia e classificava os italianos. Porém, Nasri marcou o gol salvador. Precisando da vitória, o Roma saiu para o ataque, e acabou levando mais um, do lateral Zabaleta. Vitória gigante dos ingleses, que ainda jogaram sem os dois melhores jogadores do time: Yaya Toure e Aguero.

- O Bayern foi a melhor equipe alemã na competição. Foram seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota. E a Alemanha está 100% na UCL: quatro equipes, quatro classificados (Bayern, Borussia, Leverkusen e Schalke). O ano de 2014, sem dúvidas, é dos alemães.

1º Bayern - 15
2º Manchester City - 8
-------------------------
3º Roma - 5
4º CSKA Moscou - 5

Nasri abriu o placar da classificação do City: os ingleses, dado como mortos na UCL, venceu o Bayern na rodada passada com três de Aguero e, agora, o Roma

 Grupo F:

A atração do grupo na última rodada era a briga pelo primeiro lugar. Barcelona e PSG se enfrentaram no Camp Nou, com vantagem do empate para os franceses. Se quisessem a liderança, os espanhóis teriam que vencer. E foi um jogaço! Ibra abriu o placar para o PSG, em boa jogada de Lucas. O time de Paris ainda contou com os brasileiros David Luiz, Thiago Silva e Maxwell.

Na sequência, o maior artilheiro da história da UCL apareceu para empatar: após passe de Suarez, Messi empurrou para as redes, fazendo seu 75º gol. Foi a sexta assistência do uruguaio em nove jogos pelo Barça. Neymar virou ainda no 1° tempo com um golaço, batendo de fora da área, craque!

No 2°, veio o gol de Luisito, seu segundo pelo Barcelona. Ele ainda não havia marcado no Camp Nou. Messi, Neymar e Suarez: um gol de cada no mesmo jogo. Pela primeira vez isso aconteceu. O trio ainda vai dar o que falar.

- Messi marcou 10 gols nos últimos 5 jogos do Barcelona. Foram 3 hat-tricks.

- O Barça se tornou o primeiro time da história da UCL a vencer seu grupo em 8 temporadas seguidas.

Quem garantiu a vaga na Copa da Uefa foi o Ajax, que goleou o lanterna APOEL por 4 x 0. O time holandês fez apenas cinco pontos. O grupo já era previsível...

1º Barcelona - 15
2º PSG - 13
--------------------
3º Ajax - 5
4º APOEL - 1

Em um jogo repleto de craques, Barcelona e PSG se classificaram. Melhor para os espanhóis de Neymar, Messi e Suarez, que acabaram em primeiro

 Grupo G:

Com o Chelsea já classificado, a disputa da última rodada era pelo segundo lugar do grupo: Schalke e Sporting brigavam, mas não jogaram entre si. Pior para os portugueses, que enfrentaram o todo poderoso Chelsea. Mesmo classificados, os ingleses não fizeram corpo mole: 3 x 1, com gols de Fábregas (pênalti), Schurrle e Obi Mikel (seu primeiro gol em 55 jogos de UCL).

Porém, para se classificar e se juntar ao seus compatriotas alemães, o Schalke teria que vencer o Maribor fora de casa. O Sporting estava se classificando mesmo com a derrota para os Blues.

Até que no 2° tempo, Meyer marcou para os alemães, que ficaram com a segunda colocação. O Sporting, que estava com a vaga nas mãos, terá que se contentar com a Copa da UEFA.

- O Chelsea tem o melhor ataque da competição até aqui com 17 gols. Pegou um grupo fácil, é verdade, mas o poder de fogo da equipe é muito bom e os ingleses vêm mostrando isso também no campeonato inglês.

1º Chelsea - 14
2° Schalke - 8
-------------------
3º Sporting - 7
4º Maribor - 3

Fábregas fez de pênalti o primeiro gol do Chelsea: o time inglês avança com o melhor ataque da UCL; já o Sporting ficou pelo caminho, dando lugar ao Schalke

 Grupo H:

A rodada final foi bem sem graça no grupo H. Porto (1°) e Shakhtar (2°), além de estarem garantidos nas oitavas, já até sabiam suas colocações finais, independente dos resultados.

A briga era pela Copa da UEFA entre Athletic Bilbao e BATE Borizov, que se enfrentavam. Melhor para os espanhóis, que venceram por 2 x 0.

- O grupo tem o artilheiro da competição, que é um brasileiro: Luiz Adriano, nove gols. O atacante nem jogou a última rodada. Claro que a fraqueza do BATE ajudou bastante: foram incríveis oito gols em dois jogos contra os lanternas. Messi é o vice-artilheiro com 8 gols.

- Inclusive, o BATE quebrou um recorde negativo nessa edição de UCL: é o time mais vazado da fase de grupos na história da competição (24 gols sofridos).

1º Porto - 14
 2º Shakhtar - 9
-------------------------
3º Athletic Bilbao - 7
4º BATE Borisov - 3

Luiz Adriano é o artilheiro da UCL até aqui (9 gols): o brasileiro quebrou recordes na primeira fase, chegando a ser convocado por Dunga para seleção

É isso. Os 16 classificados virão forte para as próximas fases. Para mim, os favoritos são Real, Barça e Bayern. Correm por fora: PSG, City e Chelsea.

O sorteio das oitavas será realizado na segunda-feira (15/12). Alguns detalhes:

- Os primeiros colocados enfrentam os segundos;

- Times do mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas. Exemplo: não poderemos ter Chelsea (1°) x Manchester City (2°). Nem Bayern Munique (1°) x Leverkusen (2°). E por aí vai...

- Times que jogaram no mesmo grupo não podem se enfrentar novamente nas oitavas. Exemplo: não poderemos ter Barcelona (1°) x PSG (2°). Nem Atlético Madrid (1°) x Juventus (2°).

A seguir, as possibilidades de confronto de cada equipe:



Pena que agora, só no ano que vem! Mas o sorteio, que é sempre muito legal, tá aí!

Nenhum comentário: