E será questão de tempo para o Corinthians conseguir a vaga para a Liberta. Basta conseguir um ponto dos últimos seis que irá disputar. Lembrando que o Timão ainda pega o Criciúma rebaixado na última rodada em casa, ou seja...
Lá embaixo, Bahia e Botafogo estão 99,5%¨rebaixados. Apenas um milagre salva a dupla.
E claro, vamos dar um destaque maior para o Palmeiras que, na minha opinião, merece ser rebaixado pelo futebol que vem atuando. Infelizmente...
Com a derrota para o Coritiba por 2 x 0 (a quarta seguida por esse placar), o Verdão chegou a 19 derrotas na competição, ou seja, UM TURNO INTEIRO de derrotas! O time de Dorival tem a pior defesa do Brasileirão, com 55 gols sofridos em 36 jogos, e um saldo de - 23. MENOS 23 (!). Não marca gols há quatro jogos.
Zé Love comemora seu gol na vitória do Coritiba sobre o Palmeiras: o Coxa ultrapassou o Verdão na tabela |
O Palmeiras não teve Marcelo Oliveira (suspenso) e Tobio (machucado). Sinceramente? Hoje os únicos desfalques que iríamos sentir seriam Prass e Valdívia. Na verdade, já sentimos durante o campeonato, e só de lembrar de Fábio, Deola, Felipe Menezes e Mendieta já da um desânimo.
E Dorival segue tendo boa responsabilidade. Gareca teve 15% de aproveitamento. Horrível. Dorival, com essa derrota, tem 40%, mas pegou a parte "fácil" da tabela, com Prass e Valdivia. Sigo achando a demissão do argentino equivocada. Na verdade, a contratação dele no meio do ano também foi, ou seja, o Paulo Nobre é um gênio!
Gareca fez 4 pontos contra Santos, Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Galo, São Paulo, Sport e Coritiba. Dorival fez 5. O problema é técnico?
O fato é que Dorival afundou Fluminense e Vasco no ano passado e este ano faz o mesmo com o Verdão. Insistir em Diogo em vez de colocar Mouche é um absurdo. O argentino marcou gols importantes no campeonato, contra Grêmio e Cruzeiro, equipes fortes. Isso jogando pouco. Já Diogo marcou UM gol no ano TODO, ou seja, incluindo o fraco Paulistão.
Gareca fez 4 pontos contra Santos, Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Galo, São Paulo, Sport e Coritiba. Dorival fez 5. O problema é técnico?
O fato é que Dorival afundou Fluminense e Vasco no ano passado e este ano faz o mesmo com o Verdão. Insistir em Diogo em vez de colocar Mouche é um absurdo. O argentino marcou gols importantes no campeonato, contra Grêmio e Cruzeiro, equipes fortes. Isso jogando pouco. Já Diogo marcou UM gol no ano TODO, ou seja, incluindo o fraco Paulistão.
Um fato mostra bem o quanto o elenco do Palmeiras é assustadoramente limitado: Dorival Júnior precisou apostar em um Valdivia manco, que claramente não conseguia jogar, para tentar ter alguma esperança diante do Coritiba. Mesmo ele sem a menor condição física, ainda consegue ser melhor do que qualquer meia do Palmeiras. Acho engraçado quem culpa o Mago pelo momento. Se o cara das arábias não tivesse desistido do negócio, o Palmeiras estaria como? Não importa a frequência com que ele joga, se ele é comprometido, etc.. mas respondam, estaria como?
O triste é ver jogadores identificados no Palmeiras jogando contra a gente. Hoje foi Alex; no jogo passado foi Diego Souza. E o Verdão parece que vai se tornando cada vez mais um time de refugos em vez de craques.
Alex consola Valdívia após a derrota do Palmeiras: a esperança do Verdão é ter um Mago 100% nas duas últimas rodadas. Hoje ele ainda sentia a lesão |
E por incrível que pareça, o Palmeiras só depende dele para escapar. Porém, como o próximo jogo é contra o Inter no RS, com certeza teremos que secar - e muito - o Vitória. Sim, a última vaga ficará entre Palmeiras e Vitória. E MUITO provavelmente o rebaixado será conhecido apenas na ÚLTIMA rodada, quando o time de Dorival enfrentará o Atlético-PR na Arena. Meu Deus, tenho até medo de como essa partida pode acabar. Alguém acha que o covarde Paulo Nobre estará presente no belo estádio? HAHAHAHA! Nem coletiva ele aparece para dar nesses momentos ruins...
E independentemente de escapar ou não, levar essa briga pelo rebaixamento pra última rodada, no ano do centenário é uma VERGONHA!
A briga é a seguinte: o Vitória irá enfrentar o Flamengo em Manaus e o Santos no Barradão (dois times um tanto quanto desmotivados no campeonato). O Palmeiras vai pegar o Inter no Beira-Rio (brigando pela Libertadores) e o Atlético-PR na Allianz Parque.
- Palmeiras: 39 pontos/11 vitórias.
- Vitória: 38 pontos/10 vitórias.
● Se o Vitória empatar um jogo e perder outro, o Verdão está salvo;
● Se o Vitória empatar um jogo e vencer outro, o Palmeiras terá que vencer ao menos um de seus jogos (contra o Furacão na última seria o mais provável);
● Se o Vitória vencer seus dois últimos jogos, a equipe alviverde também terá que vencer os dois.
Vinícius vive uma situação no mínimo curiosa: ele pertence ao Palmeiras, mas está emprestado ao Vitória. O ex-palmeirense pode rebaixar seu time de coração |
Aqui no blog, afirmei que o Palmeiras iria ser rebaixado dia 4 de setembro, há dois meses e meio, assim que Paulo Nobre demitiu Gareca. Porém, o ápice foi a perda de Alan Kardec para o São Paulo em junho/julho. Ali eu decretava, mesmo sem escrever aqui, que o Verdão iria cair.
A esperança do Palmeiras é ter um Valdívia 100% nas duas últimas rodadas. Lembrando que o Verdão empatou - e quase ganhou - do campeão Cruzeiro em MG. Nada é impossível, até mesmo vencer o Inter.
Segundo aquele matemático que só aparece no final do Brasileirão, Tristão Garcia, o Vitória tem 64% de chances de ser rebaixado. O Palmeiras tem 28%. Números que, para mim, não valem nada, mas mostram exatamente o que eu penso: as chances do time baiano cair são maiores. Mas que esse time alviverde está fazendo uma força danada pra cair, está...
Nenhum comentário:
Postar um comentário