quinta-feira, 19 de março de 2015

Oitavas da UCL: Atleti nos pênaltis e Barça sobrando

Essa semana foram definidos os últimos classificados para as quartas de finais da Champions League: Monaco, Atlético de Madrid, Barcelona e Juventus se juntaram a Real Madrid, Porto, PSG e Bayern Munique - quarteto que carimbou a vaga na semana passada.

São três times espanhóis, dois franceses, um português, um italiano e um alemão. 

Pois é, com a eliminação de Chelsea, Manchester City e Arsenal, por incrível que pareça, a Inglaterra ficou sem representantes nas quartas. É a segunda vez que isso acontece nos últimos três anos! Quem acompanha a Premier League não consegue imaginar isso, haja vista os grandes jogos que acontecem na competição.

Vamos falar dos jogos dessa semana:


- Monaco 0 x 2 Arsenal (Monaco classificado):

O Arsenal precisava de um resultado histórico na França: vencer por três gols de diferença o Monaco, equipe que tem uma das melhores defesas da Europa atualmente. Os Gunners até conseguiram furar o bloqueio francês, mas não foi o suficiente...

Giroud, que perdeu várias chances claras no primeiro jogo, abriu o placar para o Arsenal. E os ingleses apertaram até o fim. Ramsey fez o segundo já na etapa complementar e acendeu as esperanças de classificação. Porém, o Monaco sabe se portar muito bem defensivamente. Mesmo com os dois gols sofridos, a equipe francesa é a menos vazada da competição (das que sobraram na UCL, já que o Chelsea, que já foi eliminado, levou apenas três).

.● Ramsey marcou seu 8º gol em partidas de UCL. Dos oito, SETE foram marcados fora de casa. Apenas Henry (16) marcou mais vezes fora dos domínios do Arsenal na história da competição.

● O Arsenal caiu nas oitavas de final da UCL pela QUINTA temporada seguida. Ameaça o "recorde" do Real Madrid, que já chegou a ser eliminado seis vezes consecutivas nas oitavas.

● O Monaco não chegava nas quartas de final da Champions desde 2003/04, quando foi vice-campeão.

Arda Turan preferiu não ver as cobranças de pênalti. Os companheiros comemoraram, então veio o alívio: o Atlético estava nas quartas da UCL!

- Atlético Madrid 1 x 0 Bayern Leverkusen (Atleti classificado):

É incrível como o Atlético de Madrid continua forte nas mãos de Simeone, mesmo sem ter um time tão forte igual ao das temporadas anteriores. Na UCL dessa temporada, os espanhóis ainda não sofreram gols em casa. Se isso acontecesse na terça-feira, a partida iria ao menos para os pênaltis. E foi o que aconteceu.

E o Atlético ainda estava com a sorte do seu lado. Mario Suarez chutou de longe, a bola desviou no zagueiro do Leverkusen e entrou. Até o que deu errado acabou dando certo no final: o goleiro titular Moya saiu machucado e deu lugar ao reserva Oblak.

Não teve jeito. A partida seguiu para prorrogação. Nela, nenhum heroi como Thiago Silva apareceu, portanto as penalidades iriam decidir. E quem brilhou? Isso mesmo: Oblak. O reserva defendeu uma cobrança e fez o Atleti seguir em frente na Champions.

● O Atlético Madrid jamais havia vencido uma disputa por pênaltis em competições europeias. Tabu quebrado essa semana!

● O Atleti está há SEIS partidas sem levar gols em casa na UCL (desde a Champions do ano passado). Arsenal, La Coruña e Juventus são os donos desse recorde (7). Estão chegando!



- Barcelona 1 x 0 Manchester City (Barça classificado):

Messi, Suarez e Neymar: como é bom o trio MSN! Messi deu a assistência para o gol de Rakitic, parou várias vezes em Hart e abriu uma fábrica de canetas. Suarez acertou a trave duas vezes e Neymar, uma. O ataque do Barcelona é poderosíssimo. Se não fosse o goleiro Hart - melhor em campo - o Barça poderia tranquilamente fazer quatro ou cinco gols no City.

Rakitic foi o único a furar Hart, após bela jogada de Messi. O Manchester City foi bem apenas na primeira parte do 2° tempo, quando Aguero arrumou um pênalti. Ele mesmo cobrou e parou em Ter Stegen. Mascherano apontou o canto que o seu companheiro de seleção argentina bateria: o goleiro do Barça confiou e pegou.

● Foi o 100º jogo disputado no Camp Nou em UCL. Somente San Siro (131) e Bernabéu (102) tiveram mais jogos na competição.

● Messi chegou hoje a 3 assistências nesta Champions League. Só Fàbregas, Koke e Héctor Herrera (4 cada) tem mais.

● Pellegrini, técnico do City, disputou 15 jogos contra o Barcelona em sua carreira: não venceu NENHUM (0 vitória, 3 empates e 12 derrotas).

● Pelo City, Frank Lampard entrou aos 40 minutos do 2º tempo e completou 52 partidas em fases de mata-mata de UCL. Casillas, Cristiano Ronaldo, Víctor Valdés e Xavi têm 51. Pode ter sido o último jogo de Lampard na Champions League...


Rakitic conseguiu furar o goleiro Hart, coisa que o trio MSN tentou, tentou, mas não conseguiu: o 1 x 0 foi mais do que suficiente. Barça nas quartas!

- Borussia Dortmund 0 x 3 Juventus (Juve classificada):

Tevez acabou com os dois jogos! O craque argentino está numa fase espetacular, tanto que até Sabella, técnico da seleção argentina se redeu ao camisa 10 da Juve. No jogo de quarta-feira, foram dois gols e uma assistência para Morata (que também marcou no jogo de ida).

Porém, nem tudo são flores para a Juventus: Pogba, a revelação que vale mais de 100 milhões de dólares, se machucou e ficará 2 meses parado, ou seja, perderá as quartas de final.

● Tevez é o 1º jogador da Juventus a marcar um "doblete" em um jogo de mata-mata de UCL nos últimos 16 anos. Em 1999, Inzaghi conseguiu o feito com a camisa de Velha Senhora.

● Tevez tem 6 gols em 8 jogos nesta Champions. Nos seus 33 jogos anteriores na UCL, ele tinha feito 6 gols.

-

Atualizando:

Na manhã desta sexta-feira, foram sorteados os confrontos:

- Real x Atlético
- Barça x PSG
- Mônaco x Juventus
- Porto x Bayern

Quais as apostas de vocês?

Nenhum comentário: