segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Medalha de OURO!

É ouro! Pela primeira vez na história a seleção brasileira de futebol ganhou a medalha dourada nas Olimpíadas. E o palco não poderia ser outro: Brasil, estádio do Maracanã. O país do futebol, no templo da bola. E o feito é grande, em? A geração de Gabriel Jesus, Gabigol, Luan, Marquinhos e companhia (com o reforço de Neymar) conseguiu algo que Romário, Ronaldo, Bebeto, Ronaldinho, Robinho, Oscar e Lucas, por exemplo, não conseguiram nos anos anteriores.

Weverton (convocado no lugar do lesionado Fernando Prass) e Neymar foram os protagonistas da final, contra a Alemanha. O goleiro do Atlético-PR pegou o último pênalti e o capitão brasileiro, além de converter a última cobrança, marcou um lindo gol de falta no tempo normal.

Neymar comemorou seu gol ao estilo Usain Bolt - um dos mitos dos Jogos Olímpicos

Depois do gol de Neymar, os alemães pressionaram bastante, chegando a acertar duas vezes a trave de Weverton. Porém, o Brasil também criava. Mas não chutava. Esse foi o maior erro da seleção de Micale na final (e em alguns jogos anteriores). A Alemanha empatou no 2° tempo, com Meyer.

Após o empate em 1 x 1 persistir durante a segunda etapa, a partida foi para a prorrogação, quando Micale colocou Rafinha em campo (poderia ter feito até quatro substituições no total, pela nova regra). E o camisa 8 seria importante nas penalidades. Além dele, Renato Augusto, Marquinhos, Luan e Neymar acertaram suas cobranças - todas bem batidas, por sinal. Já o artilheiro Petersen parou em Weverton na última batida alemã.

Weverton parou o artilheiro Petersen - o ouro inédito veio!

Luan, a grande "surpresa" dessa seleção foi um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos. Coloquei entre aspas pois ninguém imaginava que o atacante gremista conseguisse cavar um lugar entre os titulares. Micale conseguiu escalar Luan sem tirar ninguém do trio Gabigol/Jesus/Neymar. E deu certo. A equipe ficou ofensiva, leve, criativa e com um grande poder ofensivo.

Neymar, que já disse não querer mais ser capitão, decidiu dentro de campo e calou a boca de muita gente. Aliás, já na comemoração do título, o craque quase foi pra cima de alguns torcedores que estavam pedindo raça durante o jogo. Podem falar o que quiser do camisa 10, menos que ele não é craque. É sim, e dos que decidem jogos e ganham campeonatos. Miranda deve exercer o posto de capitão na seleção profissional, comandada por Tite (que convoca pela primeira vez nesta segunda-feira).

Essa geração promete! Jesus, Gabigol, Neymar e Luan devem pintar nas futuras convocações de Tite

Já o goleiro Weverton tem uma bonita história no futebol. Nascido no Acre, o camisa 1 passou por muitas dificuldades e nunca teve vida fácil. Até mesmo a sua convocação foi feita de última hora. O herói brasileiro, que já passou por Corinthians, Portuguesa e Atlético-PR (atual clube), foi a aposta de Micale justamente por ser bom nas penalidades (como Prass). O goleiro atleticano foi o maior pegador de pênaltis no Campeonato Brasileiro do ano passado. Hoje, defendeu o mais importante da sua carreira.

Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto e Luan; Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol. Este é o time que entrou para a história, assim como os reservas Uilton, Willian, Luan Garcia, Thiago Maia, Rodrigo Dourado, Rafinha e Felipe Anderson. Sem esquecer de Fernando Prass, que foi cortado por lesão e merece a lembrança. Tanto merece, que vários atletas utilizaram a camisa dele na comemoração.

- Olimpíadas:

O Brasil terminou os Jogos Olímpicos na 13ª colocação (7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). Confira o quadro final:



● Foi simplesmente a melhor participação brasileira em Olimpíadas. Tanto em número de medalhas (19), como em ouros (7). O recorde anterior era de Atenas 2004 - 5 medalhas douradas.

● O Brasil completou 30 medalhas de ouro em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Abaixo, os detalhes:

- Ouros no decorrer dos anos:

1920 - 1
1952 - 1
1956 - 1
1980 - 2
1984 - 1
1988 - 1
1992 - 2
1996 - 3
2004 - 5
2008 - 3
2012 - 3
2016 - 7

Thiago Braz foi outro que conquistou a tão sonhada medalha de ouro no salto com vara

- Ouros por modalidades no decorrer dos anos

Vela - 7
Atletismo - 5
Vôlei - 5
Judô - 4
Vôlei de praia - 3
Tiro - 1
Hipismo - 1
Natação - 1
Ginástica - 1
Boxe - 1
Futebol - 1

Nenhum comentário: