terça-feira, 23 de agosto de 2016

A primeira convocação da "Família Tite"!

O professor Tite, treinador multicampeão, terá o seu primeiro desafio à frente da seleção brasileira nos próximos dias 1 e 6 de setembro (Equador, fora, e Colômbia, em casa).

A lista de convocados foi entregue na última segunda-feira (15), mas a CBF divulgou a lista somente hoje (22). O pedido havia sido feito pelo técnico Tite, para que a convocação não atrapalhasse o grupo da seleção olímpica em semana decisiva nos Jogos Rio 2016.

Muitas novidades marcaram a primeira convocação de Tite

Confira abaixo a primeira convocação de Adenor Leonardo Bacchi, o Tite:

- Goleiros:

Alisson (Roma)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

- Zagueiros:

Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo) - substituído por Pedro Geromel (Grêmio)

Tite comandou o zagueiro Gil no Corinthians

- Laterais:

Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)


Assim como Gil, o lateral Fagner estava no elenco do Corinthians de Tite

- Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid)
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)


Tite comandou o meia Giuliano no Inter

- Atacantes:

Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)
Taison (Shakhtar Donetsk)


Assim como Giuliano, o atacante Taison estava no elenco do Inter de Tite

Bom, muita coisa para analisarmos. Vamos dividir a convocação em algumas partes.

- Jogadores de confiança (Gil, Fágner, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto e Taison):

São jogadores que já trabalharam com Tite. Como o tempo de preparação é curto e o Brasil precisa pontuar nas Eliminatórias, nada melhor do que o nosso treinador montar uma 'base' com atletas de confiança e que já conhecem seu trabalho. Dos citados acima, apenas o medalha de ouro Renato Augusto deve ser titular absoluto.

"Acompanhei o Taison in loco e ele joga em uma função que nos deixa ter jogo apoiado, com triangulações, e de ter profundidade e velocidade."

"O Giuliano tem feito grandes campanhas há duas temporadas e foi o melhor jogador do Internacional na conquista da Libertadores."

"A carreira do Paulinho fala por si só. Ele é campeão da Copa das Confederações, do Mundial de Clubes. Foi acompanhado in loco, levou-se em conta o desempenho atual."

Tite e Paulinho foram campeões da Libertadores e do Mundial - confiança!

- Goleiros do mesmo nível (Weverton, Grohe e Alisson):

Alisson vive um momento diferente. Acertou com o Roma e está na pré-temporada. Já Marcelo Grohe e Weverton estão jogando frequentemente. Quem será o camisa 1 de Tite?

- Base olímpica (Gabigol, Jesus, Marquinhos e Rodrigo Caio):

Marquinhos e Rodrigo Caio formaram uma excelente dupla de zaga na conquista das Olimpíadas. O zagueiro do São Paulo, aliás, evoluiu muito este ano, mas será reserva. Marquinhos briga com Gil ali atrás: quem jogará ao lado do provável capitão Miranda?

Gabigol e Gabriel Jesus já são realidades. É a primeira convocação do palmeirense para a seleção principal. O santista já havia sido chamado por Dunga. São medalhas de ouro e brigarão por uma vaga no time titular. Já que Tite não chamou nenhum atacante de referência, um deles será o famoso 'falso 9'. Gabigol é mais 'experiente', tanto que chegou a ser titular com Dunga. Jesus é o atual artilheiro do Brasileirão (mesmo tendo jogado menos) e vem em uma evolução absurda desde o ano passado. Quem você escalaria ao lado do craque Neymar?

Os garotos Gabigol e Jesus vão brigar pela camisa 9 - renovação!

"Dois jogadores foram trabalhados para a função de camisa 9, o Gabriel Jesus e o Gabigol. Há um  legado em relação ao Dunga e ao trabalho realizado, que é o Gabigol como 9 com bom desempenho, contra Peru, Equador e Haiti. O Jesus jogando como 9 ainda é o goleador do Brasileirão. Pode jogar pelo lado, mas jogando de 9 é artilheiro do Brasileirão [tem 10 gols]."

- Os experientes (Miranda, Daniel Alves, Marcelo e Filipe Luis):

A 'bagagem' também conta para uma convocação. Dani Alves (33 anos) é um baita lateral, um dos melhores do mundo há algum tempo. Tem uma carreira brilhante (algo que Tite leva muito a sério) e não poderia ficar de fora. Miranda (31) provavelmente será o novo capitão, já que Neymar irá abandonar a faixa.

Marcelo (28) tem as mesmas características de Dani, só que é lateral-esquerdo. Temos os melhores laterais do mundo, basta aproveitá-los da melhor maneira e não deixá-los com 'birra', assim como Dunga fez com o lateral do Real Madrid (e outros). Filipe Luis (31) pode gerar dúvidas em alguns torcedores, mas hoje é o reserva imediato. Muitos queriam o campeão olímpico Douglas Santos.

Marcelo (que não era chamado por Dunga) e Dani Alves já são medalhões - experiência!

- As estrelas europeias (Neymar, Willian, Coutinho e Casemiro):

São atletas - jovens - que são destaques em seus times na Europa (e não é de hoje). Neymar dispensa comentários, é um dos melhores do mundo hoje e, apesar de seu comportamento ser muitas vezes criticado, vai construindo uma carreira espetacular. O camisa 10 da seleção já conquistou 24 títulos na carreira. Número altíssimo para um atleta de 24 anos. O último foi o ouro inédito pela seleção, quando foi o melhor jogador da equipe e marcou - mais uma vez - na final.

Willian foi um dos melhores (para muitos o melhor) jogadores do Chelsea na última temporada. Fez golaços de falta e colecionou partidas importantes. Philippe Coutinho é o cara do Liverpool há algumas temporadas. Chega jogador, sai jogador, e o brasileiro é sempre o mais querido pela exigente torcida dos Reds. O meia iniciou a temporada metendo dois no Arsenal. Casemiro é um dos jogadores mais cobiçados do momento na Europa. Muitas vezes titular do Real, ele parece ter ganho a titularidade com Zidane. É candidatíssimo a ser titular da seleção com Tite.

Willian (Chelsea), Neymar (Barça) e Coutinho (Liverpool) já são consagrados na Europa

- As apostas (Lucas Lima, Rafael Carioca):

Nunca trabalharam com Tite, não estão na sua melhor fase, mas são ótimos jogadores. Confiando nisso, Tite resolveu apostar em dois atletas que nem todos apostariam neste momento. Lucas Lima já foi chamado por Dunga, atuou algumas vezes como titular, mas não agradou tanto. Rafael Carioca (que já virou dúvida após uma lesão) foi convocado pela primeira vez e espera repetir as boas atuações que teve no Atlético-MG principalmente no ano passado. Muitos queriam o campeão olímpico Walace - que pode ser convocado caso Carioca seja cortado.

Rafael Carioca e Lucas Lima já viveram momentos melhores, mas são grandes jogadores
E aí, qual seria seu time base?


Nenhum comentário: