- Grupo A (PSG, Arsenal, Basel e Ludogorets):
Grupo teoricamente tranquilo para PSG e Arsenal. Porém, franceses e ingleses devem tomar cuidado nos jogos fora de casa. O Basel é um time encardido na Suíça. Já o Ludogorets participará da sua segunda Champions consecutiva e vêm repleto de brasileiros no elenco. Cicinho (ex-Santos), Natanael (ex-Atlético-PR) e Jonathan Cafu (ex-São Paulo), são alguns deles.
O time de Paris também merece destaque pela grande quantidade de brazucas - Thiago Silva, David Luiz, Maxwell, Marquinhos e Lucas Moura. O treinador Unay Emery, do Sevilla, foi contratado, mas não trabalhará com seu amigo Ibrahimovic - o sueco, maior artilheiro da história do PSG, partiu para o Manchester United.
● Palpite: passam PSG e Arsenal. Basel na Liga Europa e Ludogorets último.
Com a saída de Ibra, o argentino Di Maria tentará liderar o PSG |
- Grupo B (Benfica, Napoli, Dynamo Kyev e Besiktas):
Um grupo complicado. Se existem os "grupos da morte", este é um dos "grupo da vida". O Napoli (do goleiro Rafael, ex-Santos) garantiu a vaga na temporada passada muito graças a Higuain, que foi para a Juventus. Como se comportará o time italiano sem o seu artilheiro? O polonês Milik foi contratado para ser o novo homem-gol. O Benfica, dos brasileiros Jonas e Julio César, também perdeu um nome importante - Gaitán, craque do time nas últimas temporadas foi vendido para o Atlético de Madrid.
O brasileiro Anderson Talisca saiu do Benfica e foi para o Besiktas. Será que teremos a famosa "Lei do Ex" no grupo B? O lateral Adriano, ex-Barça, e o zagueiro Rhodolfo, ex-São Paulo, são outros atletas brasileiros do time turco. O Dynamo, pra mim, é a zebra.
● Palpite: passam Benfica e Napoli. Besiktas na Liga Europa e Dynamo último.
O polonês Milik será o substituto de Higuain no Napoli - promessa de muitos gols |
- Grupo C (Barcelona, City, Monchengladbach e Celtic):
Aqui, apenas um desastre tira Barça e City das primeiras colocações. Resta saber quem será o líder do grupo. E a briga promete bastante! Serão dois jogos espetaculares - um na Espanha e outro na Inglaterra. Destaque, obviamente, para o reencontro de Pep Guardiola (atual treinador do Manchester City) com o Barcelona, time pelo qual fez história. O goleiro Bravo, uma das principais contratações dos citizens para esta temporada, também vai rever o time catalão. Messi, Suarez e Neymar irão conseguir vazar seu ex-companheiro?
Borussia Monchengladbach e Celtic, que já chegou a surpreender o Barça uma vez na Champions, correm por fora, mas são times interessantes. A verdade é que deram muito azar..
● Palpite: Passam Barça e City. Monchengladbach na Liga Europa e Celtic último.
O cabelo mudou, a barba cresceu, mas o futebol de Messi continua o mesmo - segundo maior artilheiro da história da UCL (83 gols) |
- Grupo D (Bayern, Atletico, PSV e Rostov):
Outro grupo fácil de palpitar. Bayern Munique e Atlético Madrid fizeram uma das semifinais na temporada passada e agora se enfrentam mais duas vezes em duelos que prometem bastante. O Atleti não começou bem a temporada no Espanhol, mas conta com Griezmann, um dos principais jogadores da Europa atualmente. O Bayern perdeu Pep Guardiola, mas se reforçou ainda mais - Hummels e Renato Sanchez foram excelentes contratações.
O PSV é figurinha carimbada na Champions, mas faz tempo que não figura entre os principais times europeus. Já os russos do Rostov desbancaram o Ajax nos playoffs com uma goleada (4 x 1) e agora vão brigar com outra equipe holandesa (PSV) pela Liga Europa.
● Palpite: Bayern e Atletico passam. PSV na Liga Europa e Rostov último.
Apesar do todo poderoso Bayern estar no grupo, é do Atleti o jogador mais badalado no momento - Griezmann, atual vice-campeão da UCL e da Euro |
- Grupo E (CSKA, Leverkusen, Tottenham e Monaco):
Outro "Grupo da Vida". Um pouco sem graça, é verdade, mas pelo menos disputado e imprevisível. Quem se deu bem nessa foi o Tottenham, que, mesmo no Pote 3, vai enfrentar equipes como CSKA e Leverkusen (em vez de Barça, Real, City, Juve, etc..). O Monaco (do lateral Fabinho e do zagueiro Jemerson) é outra equipe que não pode ser descartada. Grupo TOTALMENTE aberto.
Na minha opinião, Leverkusen (de Chicharito) e Tottenham (de Kane) são melhores tecnicamente. Os dois jogadores citados são artilheiros natos e, em um grupo complicado, qualquer golzinho pode decidir uma classificação.
● Palpite: Leverkusen e Tottenham passam. Monaco na Liga Europa e CSKA último.
Artilheiro da última Premier League, o centroavante do Tottenhan e da seleção inglesa, Kane, promete muitos gols também na UCL |
- Grupo F (Real, Borussia Dortmund, Sporting e Legia):
Grupo tranquilo para Real Madrid e Borussia. O time espanhol manteve a base campeã da temporada passada, enquanto os alemães, apesar de perderem jogadores importantes (como Hummels e Mkhitaryan), se reforçaram muito bem (Gotze, Schurrle, Bartra e Rode chegaram).
O Sporting, que não participou da última Champions, tem atletas interessantes no elenco e vai tentar fazer frente ao Borussia. Os ex-corinthianos Bruno César, André e Elias são jogadores do time de Lisboa e irão enfrentar Cristiano Ronaldo e cia no Bernabeu. Da para acreditar? Aliás, CR7 foi revelado pelo Sporting e irá rever sua primeira equipe como profissional.
O Legia Varsóvia conseguiu chegar a fase de grupos da Champions depois de 21 anos de jejum. O feito histórico dos poloneses deve parar por aí, já que são os grandes azarões do grupo F.
● Palpite: Real e Borussia passam. Sporting na Liga Europa e Legia último.
Maior artilheiro da história da UCL (93 gols), o português Cristiano Ronaldo promete ampliar seus recordes |
- Grupo G (Leicester, Porto, Brugge e Copenhague):
E não é que o atual campeão inglês Leicester se deu bem no sorteio? O time de Vardy, Mahrez e cia participará da competição pela primeira vez na sua história. Será que vai fazer bonito? O técnico dos azarões ingleses, Claudio Ranieri disse é mais fácil um ET pousar na cidade do que o Leicester ser campeão da Premier League novamente. Imagina então qual é o pensamento do treinador com relação a Liga dos Campeões? Bom, pelo menos a base vencedora está mantida. Dá para chegar nas oitavas, hein!
O Porto (do zagueiro Felipe, ex-Corinthians) é outra equipe candidata a avançar, mas chegou à Champions apenas nos playoffs - bateu a Roma com certa facilidade. O elenco não é dos melhores, mas está entrosado e conta com a tradição. Brugge e Copenhague são as zebras. O time belga foi campeão em seu país; já a equipe dinamarquesa bateu o Apoel nos playoffs e conseguiu a vaga.
● Palpite: Leicester e Porto passam. Brugge na Liga Europa e Copenhague último.
O craque Mahrez ficou no Leicester e viu o time inglês cair em um grupo fácil - os "Foxes" farão história também na UCL? |
- Grupo H (Juventus, Sevilla, Lyon e Dinamo Zagreb):
Grupo tranquilo para a poderosa Juve, que perdeu Pobga (por uma bolada), mas trouxe Higuain e Dani Alves. O Sevilla (de Ganso e Mariano), atual campeão da Liga Europa, pode tentar atrapalhar os planos do time italiano de terminar a primeira fase na liderança, mas não deve conseguir. O time espanhol perdeu o vitorioso treinador Unai Emery para o PSG e almeja uma classificação às oitavas. Porém, uma terceira colocação não seria tão ruim assim, já que daria vaga à competição favorita do Sevilla.
O Lyon, assim como outras equipes já citadas, é figurinha carimbada na Champions, mas há algum tempo não alça voos maiores na competição. A sorte é que o Zagreb deve ser o saco de pancadas do grupo.
● Palpite: Juventus e Sevilla passam. Lyon na Liga Europa e Dinamo Zagreb último.
Custou caro, é verdade, mas a Juve conta agora com o artilheiro do último Campeonato Italiano - Higuain chegou com tudo na Juve! |
Façam suas apostas!