sábado, 9 de abril de 2016

UCL: favoritos sofrem; Wolfsburg é a surpresa!

Os jogos de ida das quartas de final da Champions League foram realizados nesta semana. E quem imaginava Bayern, Barça e Real super favoritos, se enganou. O Benfica, o Atlético Madrid e, principalmente, o Wolfsburg, deram trabalho para os considerados favoritos ao título. Vamos aos resultados:


-



Bayern Munique 1 x 0 Benfica:

Favorito para o duelo, o Bayern começou o duelo com tudo. O chileno Vidal abriu o placar logo aos 2' de jogo. Parecia que ia pintar mais uma goleada do time alemão. Só parecia. O goleiro Ederson, do Benfica, foi um dos grandes destaques do jogo, salvando o time português em várias oportunidades. Além do arqueiro, a partida contou com mais quatro brasileiros dentro de campo: Jardel e Jonas, pelo Benfica, e Douglas Costa e Thiago Alcântara (naturalizado espanhol), pelo Bayern. Em ótima fase, Jonas levou perigo para a defesa alemã em duas oportunidades. No entanto, maior artilheiro da Europa, ao lado de Higuain e CR7, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o jogo de volta, em Portugal.

● Vidal chegou ao seu 10° gol em Champions, se tornando o chileno com mais gols na história da competição. Confira a lista:

[10] ARTURO VIDAL
[09] Alexis Sanchez
[05] Marcelo Salas e Iván Zamorano

● E o gol marcado por Vidal foi o quarto mais rápido desta edição de UCL (1 minuto e 50 segundos). Foi o primeiro tento do chileno pelo Bayern em partidas de Champions (os outro nove haviam sido pela Juventus).

Foi o primeiro gol de Arturo Vidal na Champions pelo Bayern; o volante chileno já havia marcado nove vezes pela Juve

Barcelona 2 x 1 Atlético Madrid:

Favorito diante do Atlético, o Barcelona levou um susto aos 24' do 1° tempo. Fernando Torres, carrasco dos catalães, abriu o placar. E o 'El Niño' foi, sem dúvidas, o nome da primeira etapa. Onze minutos depois de marcar, Torres levou o segundo amarelo (cometeu faltas bobas em Neymar e Busquets). Para muitos, expulsão exagerada. Isso, claro, fez o Barça crescer no 2° tempo. Com o trio MSN em campo, a virada era questão de tempo. Messi, tentando seu gol 500, tentou de bicicleta, Neymar acertou a trave, mas foi Suárez que conseguiu a virada, marcando dois gols. O Atleti marcou um gol importante fora de casa, que pode fazer a diferença na semana que vem. Tudo indefinido no confronto.

● Fernando Torres já marcou 10 gols (em 17 jogos) contra o Barcelona, sua maior vítima na carreira. Villareal (9) e Chelsea (7) são as outras vítimas favoritas do atacante espanhol.

● O Barcelona é a equipe com mais rivais expulsados na história da Champions League (30). Dez a mais que o segundo colocado no 'ranking', Bayern Munique (20).

● O Barça perdeu para o Real Madrid no final de semana (2 x 1) e a invencibilidade de 39 jogos sem perder foi quebrada. Lionel Messi, que busca o gol 500 na carreira, não marcou nos últimos três jogos.

● Luis Suarez precisou de 23 partidas de UCL para chegar a 15 gols. Messi (29), Raúl (33), Cristiano Ronaldo (51) e Ibrahimovic (58) precisaram de mais jogos para alcançar a mesma quantia. Com o gol da virada, o uruguaio já tem 16 bolas na rede na história da competição.

● Confira a lista de jogadores que precisaram de menos partidas para obter 16 gols na Champions League:

[16 gols nas primeiras 20 partidas] Van Nistelrooy
[16 gols nas primeiras 20 partidas] Roberto Soldado
[16 gols nas primeiras 22 partidas] Jari Litmanen
[16 gols nas primeiras 23 partidas] LUIS SUAREZ

● Suarez marcou seu 8° gol na Champions 2015/2016. É o vice-artilheiro ao lado de Lewandowski. Confira a lista:

[13] Cristiano Ronaldo
[8] Lewandowski e SUAREZ
[7] Thomas Muller
[6] Messi e Dzyuba

● O Barcelona venceu suas últimas SETE partidas contra o Atlético Madrid (2 x 1/2 x 1/2 x 1/1 x 0/3 x 2/1 x 0/3 x 1).

Suárez decidiu um jogo complicado para o Barcelona; o Atleti sofreu com um jogador a menos - Torres foi expulso no 1° tempo

PSG 2 x 2 Manchester City:

No duelo dos "novos ricos", PSG e City empataram em 2 x 2 no Parc de Princes, placar que deixou a equipe de Manchester em situação mais favorável para o duelo de volta nas quartas de final. E foi uma partida maluca, com falha de brasileiros, pênalti perdido e reviravoltas no placar. Prova disso foi que aos 14 segundos de jogos, Aguero foi lançado e acabou puxado por David Luiz. O brasileiro levou cartão amarelo e está fora da partida de volta. Aos 14 minutos, porém, David Luiz sofreu um pênalti e poderia ser o co-responsável pelo gol que abriria o placar para o PSG, mas Ibrahimovic parou em Hart na cobrança. O belga De Bruyne abriu o placar para o City (David Luiz tentou cortar a bola de forma estranha e não a alcançou). Porém, Ibrahimovic empatou na sequencia após mais uma falha de um jogador brasileiro - Hart saiu jogando perigosamente com Fernando, Ibra chegou abafando e a bola foi morrer no fundo da rede. E a segunda etapa não perdeu em emoção. Aos 26', Rabiot colocou os franceses em vantagem, mas Fernandinho conseguiu empatar para o Manchester City. O titular de Dunga na seleção bateu mascado, a bola desviou em Thiago Silva e entrou.

● David Luiz recebeu o cartão mais rápido da história da Champions League (aos 12 segundos de jogo). O brasileiro estaca suspenso e não encara o City na volta.

● Joe Hart parou Ibra na penalidade. O goleiro do City pegou os últimos três pênaltis que foram batidos contra ele em UCL (Barcelona, Borussia Mönchengladbach e PSG).

● De Bruyne marcou seu segundo gol na UCL - o primeiro havia sido contra o Sevilla, na fase de grupos. O belga balançou as redes nas últimas três partidas do City.

● O brasileiro Fernandinho marcou seu sexto gol em partidas de Champions League - o primeiro em uma partida de mata-mata. Já Ibrahimovic chegou ao seu 48° tento na história da competição, igualando Shevchenko. Confira a lista:

[90] Cristiano Ronaldo
[83] Lionel Messi
[71] Raúl 
[56] Van Nistelrooy 
[50] Henry
[48] Shevchenko e IBRAHIMOVIC
[46] Inzaghi e Benzema

O jogo foi recheado de erros e acertos de brasileiros; Fernandinho foi quem empatou para o City - gol importantíssimo

Wolfsburg 2 x 0 Real Madrid:

A zebra da rodada apareceu na Alemanha. O Wolfsburg, que faz sua melhor campanha na história da UCL, venceu o poderoso Real Madrid com autoridade. E olha que os merengues vinham de uma grande vitória em cima do Barcelona, no clássico espanhol. Cristiano Ronaldo chegou a balançar as redes logo no primeiro minuto de jogo, mas o bandeira deu impedimento do português. Mas esse ímpeto do Real não se prolongou no decorrer da partida. Com Draxler e Schurrle sendo os destaques do últimos jogos, coube aos coadjuvantes Ricardo Rodríguez (de pênalti) e Arnold darem a vitória aos 'Lobos". Rodriguez, aliás, foi o responsável por furar a muralha Keylor Navas, que ainda não havia sido furada na atual edição da Champions. Mas o destaque da partida foi um brasileiro - Bruno Henrique, que disputou o Brasileirão do ano passado pelo Goiás, estreou como titular, incomodou a defesa madrilenha e deu uma assistência. A situação do Real se complica para o jogo da volta, na Espanha. Se o Wolfsburg fizer um gol, os espanhóis têm que fazer quatro. Porém, o time comandado por Zidane tem jogadores capazes de marcar dois, três, até cinco gols se estiverem em um dia inspirado. Será um jogão na semana que vem!

● Keylor Navas estava a 738 minutos sem receber gols em partidas de Champions League. O suíço Ricardo Rodriguez, de pênalti, furou a muralha costarriquenha. Navas acabou não conseguindo superar o recordista Jens Lehmann (853 minutos), mas a sua sequencia sem levar gols foi a segunda maior da história da competição. Van der Sar (657) e Dida (622) vêm na sequencia.

● O atacante Bruno Henrique, quando ainda era Bruninho,  jogou pelo Inconfidência Esporte Clube, de Belo Horizonte, na Copa Itatiaia de 2011/2012, uma espécie de torneio amador da cidade. Nesta semana, jogou muito contra o Real Madrid, pela Champions League. Impressionante como o mundo da voltas!

Ricardo Rodriguez bateu pênalti e quebrou a série invicta de Keylor Navas - olha o Wolfsburg aprontando!

Semana que vem tem as voltas!

Nenhum comentário: