quinta-feira, 19 de março de 2015

Oitavas da UCL: Atleti nos pênaltis e Barça sobrando

Essa semana foram definidos os últimos classificados para as quartas de finais da Champions League: Monaco, Atlético de Madrid, Barcelona e Juventus se juntaram a Real Madrid, Porto, PSG e Bayern Munique - quarteto que carimbou a vaga na semana passada.

São três times espanhóis, dois franceses, um português, um italiano e um alemão. 

Pois é, com a eliminação de Chelsea, Manchester City e Arsenal, por incrível que pareça, a Inglaterra ficou sem representantes nas quartas. É a segunda vez que isso acontece nos últimos três anos! Quem acompanha a Premier League não consegue imaginar isso, haja vista os grandes jogos que acontecem na competição.

Vamos falar dos jogos dessa semana:


- Monaco 0 x 2 Arsenal (Monaco classificado):

O Arsenal precisava de um resultado histórico na França: vencer por três gols de diferença o Monaco, equipe que tem uma das melhores defesas da Europa atualmente. Os Gunners até conseguiram furar o bloqueio francês, mas não foi o suficiente...

Giroud, que perdeu várias chances claras no primeiro jogo, abriu o placar para o Arsenal. E os ingleses apertaram até o fim. Ramsey fez o segundo já na etapa complementar e acendeu as esperanças de classificação. Porém, o Monaco sabe se portar muito bem defensivamente. Mesmo com os dois gols sofridos, a equipe francesa é a menos vazada da competição (das que sobraram na UCL, já que o Chelsea, que já foi eliminado, levou apenas três).

.● Ramsey marcou seu 8º gol em partidas de UCL. Dos oito, SETE foram marcados fora de casa. Apenas Henry (16) marcou mais vezes fora dos domínios do Arsenal na história da competição.

● O Arsenal caiu nas oitavas de final da UCL pela QUINTA temporada seguida. Ameaça o "recorde" do Real Madrid, que já chegou a ser eliminado seis vezes consecutivas nas oitavas.

● O Monaco não chegava nas quartas de final da Champions desde 2003/04, quando foi vice-campeão.

Arda Turan preferiu não ver as cobranças de pênalti. Os companheiros comemoraram, então veio o alívio: o Atlético estava nas quartas da UCL!

- Atlético Madrid 1 x 0 Bayern Leverkusen (Atleti classificado):

É incrível como o Atlético de Madrid continua forte nas mãos de Simeone, mesmo sem ter um time tão forte igual ao das temporadas anteriores. Na UCL dessa temporada, os espanhóis ainda não sofreram gols em casa. Se isso acontecesse na terça-feira, a partida iria ao menos para os pênaltis. E foi o que aconteceu.

E o Atlético ainda estava com a sorte do seu lado. Mario Suarez chutou de longe, a bola desviou no zagueiro do Leverkusen e entrou. Até o que deu errado acabou dando certo no final: o goleiro titular Moya saiu machucado e deu lugar ao reserva Oblak.

Não teve jeito. A partida seguiu para prorrogação. Nela, nenhum heroi como Thiago Silva apareceu, portanto as penalidades iriam decidir. E quem brilhou? Isso mesmo: Oblak. O reserva defendeu uma cobrança e fez o Atleti seguir em frente na Champions.

● O Atlético Madrid jamais havia vencido uma disputa por pênaltis em competições europeias. Tabu quebrado essa semana!

● O Atleti está há SEIS partidas sem levar gols em casa na UCL (desde a Champions do ano passado). Arsenal, La Coruña e Juventus são os donos desse recorde (7). Estão chegando!



- Barcelona 1 x 0 Manchester City (Barça classificado):

Messi, Suarez e Neymar: como é bom o trio MSN! Messi deu a assistência para o gol de Rakitic, parou várias vezes em Hart e abriu uma fábrica de canetas. Suarez acertou a trave duas vezes e Neymar, uma. O ataque do Barcelona é poderosíssimo. Se não fosse o goleiro Hart - melhor em campo - o Barça poderia tranquilamente fazer quatro ou cinco gols no City.

Rakitic foi o único a furar Hart, após bela jogada de Messi. O Manchester City foi bem apenas na primeira parte do 2° tempo, quando Aguero arrumou um pênalti. Ele mesmo cobrou e parou em Ter Stegen. Mascherano apontou o canto que o seu companheiro de seleção argentina bateria: o goleiro do Barça confiou e pegou.

● Foi o 100º jogo disputado no Camp Nou em UCL. Somente San Siro (131) e Bernabéu (102) tiveram mais jogos na competição.

● Messi chegou hoje a 3 assistências nesta Champions League. Só Fàbregas, Koke e Héctor Herrera (4 cada) tem mais.

● Pellegrini, técnico do City, disputou 15 jogos contra o Barcelona em sua carreira: não venceu NENHUM (0 vitória, 3 empates e 12 derrotas).

● Pelo City, Frank Lampard entrou aos 40 minutos do 2º tempo e completou 52 partidas em fases de mata-mata de UCL. Casillas, Cristiano Ronaldo, Víctor Valdés e Xavi têm 51. Pode ter sido o último jogo de Lampard na Champions League...


Rakitic conseguiu furar o goleiro Hart, coisa que o trio MSN tentou, tentou, mas não conseguiu: o 1 x 0 foi mais do que suficiente. Barça nas quartas!

- Borussia Dortmund 0 x 3 Juventus (Juve classificada):

Tevez acabou com os dois jogos! O craque argentino está numa fase espetacular, tanto que até Sabella, técnico da seleção argentina se redeu ao camisa 10 da Juve. No jogo de quarta-feira, foram dois gols e uma assistência para Morata (que também marcou no jogo de ida).

Porém, nem tudo são flores para a Juventus: Pogba, a revelação que vale mais de 100 milhões de dólares, se machucou e ficará 2 meses parado, ou seja, perderá as quartas de final.

● Tevez é o 1º jogador da Juventus a marcar um "doblete" em um jogo de mata-mata de UCL nos últimos 16 anos. Em 1999, Inzaghi conseguiu o feito com a camisa de Velha Senhora.

● Tevez tem 6 gols em 8 jogos nesta Champions. Nos seus 33 jogos anteriores na UCL, ele tinha feito 6 gols.

-

Atualizando:

Na manhã desta sexta-feira, foram sorteados os confrontos:

- Real x Atlético
- Barça x PSG
- Mônaco x Juventus
- Porto x Bayern

Quais as apostas de vocês?

quinta-feira, 12 de março de 2015

Oitavas da UCL: Real no sufoco e PSG no suspiro

Cada jogaço nessa semana! A Champions League mostrou porque é o maior campeonato de clubes do mundo! Quem gosta de futebol agradece! Real, Porto, PSG e Bayern sobreviveram. Schalke, Basel, Chelsea e Shakhtar ficaram pelo caminho.

Foram 22 gols em quatro jogos! Vamos aos detalhes de cada jogo!



- Porto 4 x 0 Basel (Porto classificado):

Um dos jogadores mais cobiçados na Europa hoje é Danilo, lateral-direito do Porto. Dizem que o ex-santista já tem tudo acertado com o Real Madrid para a próxima temporada. Porém, o brasileiro teve uma noite ruim, apesar da tranquila classificação dos portugueses. Danilo precisou sair de campo aos 22 minutos do 1° tempo após se chocar com o goleiro do Porto. O lateral precisou ir a um hospital, mas passa bem.

Quem brilhou foi Casemiro! Outro brasileiro do Porto que está fazendo sucesso na Europa. Segundo jornais espanhóis, a má fase de Lucas Silva e Khadira pode fazer o volante voltar a equipe na temporada seguinte. O "CaseMito", como foi apelidado, marcou um golaço de falta. Brahimi também fez o dele da mesma maneira. O baile de 4 x 0 foi merecido!

● O Porto é o único time vivo que segue invicto na UCL (o Chelsea caiu fora, mas deixou a competição sem perder nenhum jogo).

● Pela primeira vez o Porto marcou quatro gols em uma partida de mata-mata de Champions League.

● 6 gols e 3 assistências em 9 jogos. Estes são os números de Brahimi em sua 1ª UCL.

● Porto, nas quartas de final da Champions League pela 1ª vez desde 2008/09.


O Real levou um susto em Madrid: a lei do ex não falhou e Huntelaar marcou dois dos quatro gols do Schalke. CR7 salvou os espanhóis com dois gols de cabeça

- Real Madrid 3 x 4 Schalke 04 (Real classificado):

Quem diria.. Cristiano Ronaldo salvou o time espanhol mais uma vez. Na verdade isso é até normal, se não fosse o resultado do 1° jogo (2 x 0 Real, na Alemanha). Terça, com o jogo em Madrid, poucos imaginavam tamanho poder de reação do time alemão. Huntelaar, ex-jogador do Real, marcou duas vezes. CR7 marcou dois e, além de salvar o time merengue, alcançou Messi na artilharia geral da Champions League (75 x 75). O argentino ainda joga semana que vem.

Casillas, que falhou em pelo menos dois gols, e Bale (que não marca um gol há 9 partidas) foram vaiados pela torcida espanhola. Cristiano Ronaldo proferiu a palavra "vergonha" repetitivamente ainda em campo. Na saída, o português disse que não dará mais entrevistas até o final da temporada. No campeonato espanhol, o Barça passou o Real. Na Champions, o time de Madrid passou, mas está sob pressão.

Parabéns ao Schalke pelo grande jogo! Merecia até a classificação! Foram eliminados no primeiro jogo...

● Casillas alcançou Xavi como recordista de jogos em UCL (146)

● Casillas e Cristiano Ronaldo igualaram o recorde de partidas em mata-matas de Champions League (51). Se juntaram a Valdes, Xavi e Lampard.

● Maiores artilheiros da UCL:

- Messi - 75 gols (93 jogos)
- Cristiano - 75 gols (111 jogos)
- Raúl - 71 gols (142 jogos)

● CR7 já marcou 12 gols de cabeça em partidas de Champions League. Apenas Morientes (14) e Raúl (13) superam o português.

● Olha que impressionante o duelo Messi x CR7 (gols):

- Na história da Champions:: 75 x 75
- Nesta temporada: 41 x 41
- Neste Campeonato Espanhol: 30 x 30
- Nesta Champions: 8 x 8 

● Benzema chegou a 42 gols em 71 partidas de Champions League. Somente Van Nistelrooy (46), Messi (61) e Inzaghi (70) precisaram de menos.jogos para atingir a marca. Bela média de gols do francês!

● Receber quatro gols em casa em uma partida de volta, perder e se classificar: pela primeira vez isso acontece na história da UCL!

● Só Raúl (66) e CR7 (60) tem mais gols pelo Real Madrid na Champions que Benzema (30).


- Chelsea 2 x 2 PSG (PSG classificado):

Parecia que o jogo da rodada ficaria por conta de Real e Schalke. Só parecia... Chelsea e PSG fizeram na quarta-feira uma partida que ficará na história da UCL. E teve muitos brasileiros em campo! Um deles apareceu no jogo aos 31 minutos do 1° tempo: Oscar sofreu uma falta dura de Ibrahimovic e o árbitro entendeu que era para vermelho (exagerado). Os franceses jogariam a partida toda com um a menos - seu craque. E não é que deu certo? Outros brasileiros ainda entrariam na história do jogo.

Cahil abriu o placar para o Chelsea já no final do 2° tempo. Chelsea classificado? Que nada.. o zagueiro David Luiz empatou o jogo em seguida com uma cabeçada que pareceu um chute. Prorrogação!

Eis que no tempo extra aparece seu companheiro de zaga (de time e seleção): Thiago Silva. O "Monstro", como é chamado, deu pinta de que seria o vilão do jogo. O brasileiro colocou a mão na bola em disputa com Zouma e cometeu pênalti. O craque Hazard bateu (ele não olha pra bola nas cobranças) e marcou com uma frieza enorme!

Mas ainsa não tinha acabado a participação de Thiago Silva na partida. Já na parte final do 2° tempo da prorrogação, o zagueiro cabeceou bem e Courtois fez uma defesa espetacular, mandando pra escanteio. E esse escanteio entraria pra história... na cobrança de Thiago Motta (brasileiro naturalizado italiano), Thiago Silva subiu MUITO e se redimiu em ENORME estilo: classificando o PSG, que fez mais gols fora de casa do que o Chelsea. Os "Blues" deixaram a UCL sem perder nenhum jogo!

● Ibrahimovic igualou Edgar Davids como o jogador com mais expulsões (4) em toda a história da Champions League.

● Ibra ainda não marcou gols em jogos contra times de José Mourinho (8 jogos, 0 gol e 0 assistência).

● Diego Costa deixou a UCL sem marcar gols e também sem dar assistências.

● .David Luiz marcou pelo 3º jogo seguido com a camisa do PSG  Desde que o brasileiro chegou ao clube, o time francês perdeu apenas duas vezes.

Thiago Silva foi de vilão a heroi no jogo de quarta-feira. Primeiro, um pênalti infantil. Depois, o gol da classificação!

- Bayern Munique 7 x 0 Shakhtar Donetsk (Bayern classificado):

O número sete e a Alemanha voltaram a assombrar um time. O Bayern passou por cima do Shakhtar - por ironia, o time mais brasileiro da Europa.

Thomas Muller, que marcou dois gols contra o Brasil, também marcou dois contra o time ucraniano e foi o destaque. O Shakhtar havia conseguido empatar em casa no primeiro jogo e precisava vencer. Porém, Kucher foi expulso aos TRÊS MINUTOS de jogo (!). A expulsão mais rápida da história da UCL. Não bastando ser expulso, ele cometeu pênalti, que Muller bateu bem e abriu o placar.

Um gol cedo e um jogador a mais na partida inteira: ficou fácil para o Bayern de Munique, que não teve piedade. Ficou tão fácil que até Badstuber deixou o dele - o zagueiro não marcava pelo Bayern desde 04/12/2009, quebrando um jejum de 1921 dias!

Boateng, Ribey, Lewandowski e Gotze também participaram da festa e anotaram um gol cada. O Bayern de Guardiola é um dos favoritos.

● Muller igualou Mario Gomez como o jogador alemão com mais gols em partidas de Champions League (26).

26] Mario Gomez e THOMAS MÜLLER
16] Ballack
14] Klose
13] Jancker
12] Reus, Scholl e Schweinsteiger

● O Bayern é a primeira equipe que faz sete gols em duas partidas diferentes de UCL. O time alemão também venceu o Basel por 7 x 0 na 1ª fase.

● O Shakthar é a primeira equipe a fazer sete gols (contra o BATE) e levar sete gols (contra o Bayern) em uma mesma edição de UCL.

-

Semana que vem tem mais! City x Barça, Borussia x Juventus, Monaco x Arsenal e Leverkusen x Atlético Madrid. Se os jogos forem iguais aos dessa... se preparem para ver muitos gols!





segunda-feira, 9 de março de 2015

Mais recordes quebrados por Messi!

Lionel Messi é uma máquina de quebrar recordes. Pep Guardiola deu uma entrevista recentemente dizendo que as marcas do craque argentino levarão mais 600 anos para serem quebradas. E ele não está exagerando...

Os números são incríveis. Cristiano Ronaldo, outra máquina, não figura entre as marcas do camisa 10 do barça, mesmo sendo aproximadamente dois anos mais velho..

Antes de citar os novos recordes atingidos no final de semana passado, vou postar uma imagem que relata muito bem o que escrevi até aqui. "Antes e depois de Lionel Messi":

Antes da "era Messi", os recordes citados eram todos divididos entre as lendas do passado. Já depois...

Vamos aos números!

● Maior artilheiro do "El Clássico" (Real x Barça):

- Antes: Di Stéfano, com 18 gols
- Hoje: Messi, com 21 gols

● Mais gols em um ano:

- Antes: Gerd Muller, 85 gols em 1972.
- Hoje: Messi, 91 gols em 2012

● Mais bolas de ouro (antigamente não era da FIFA):

- Antes: Platini, Ronaldo, Zidane, Van Basten, Cruyff, todos com 3 bolas de ouro.
- Hoje: Messi, com 4 bolas de ouro (2009/2010/2011/2012)

● Maior artilheiro da história do Barcelona:

- Antes: Paulino Alcântara, com 369 gols
- Hoje: Messi, com 395 gols

Um recorde que Messi ainda NÃO quebrou? Ser o maior artilheiro da história da seleção argentina (45 gols x 56 de Batistuta)

● Maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol:

- Antes: Zarra, com 251 gols
- Hoje: Messi, com 273 gols

● Maior artilheiro da Liga dos Campeões da Europa:

- Antes: Raúl, com 71 gols
- Hoje: Messi, com 75 gols

● Mais assistências na história do Campeonato Espanhol (La Liga):

- Antes: Figo, com 106 assistências
- Hoje: Messi, com 108 assistências

● Maior artilheiro do "Dérbi Catalão" (Barça x Espanyol):

- Antes: César Rodriguez, com 11 gols
- Hoje: Messi, com 12 gols

Messi tem um enorme objetivo em 2018. Pela imagem podemos saber qual é... Falta a tão sonhada Copa do Mundo

No final de semana, o Barcelona venceu o Rayo Vallecano por 6 x 1, com 3 gols e 1 assistência de Messi (números já computados acima).

● Messi se tornou o jogador com o maior número de "hat-tricks" (3 gols ou mais na mesma partida) na história do futebol espanhol:

[32] MESSI
[31] Zarra
[28] Di Stéfano
[27] Cristiano Ronaldo
[25] Mundo
[23] Puskás

● Messi se tornou o jogador com o maior número de "hat-tricks" na história do Campeonato Espanhol (La Liga):

[24] MESSI
[23] Cristiano Ronaldo
[22] Di Stéfano e Zarra

● Messi chegou a 41 gols na temporada 2014/2015 e se tornou o primeiro jogador a atingir 40+ gols em seis temporadas diferentes em toda a história do futebol espanhol:

2009/10: 47 gols
2010/11: 53 gols
2011/12: 72 gols
2012/13: 60 gols
2013/14: 41 gols
2014/15: 41 gols (e contando)

O trio "MSN" ainda vai dar muito o que falar no Barcelona! A chegada dos craques fez muito bem ao futebol de Messi

● De quebra, o craque ainda chegou em Cristiano Ronaldo na artilharia do Campeonato Espanhol 2014/2015 (30 gols cada um). Detalhe: em dezembro, Messi tinha 13 gols no campeonato contra 25 de Cristiano.

● Adivinhem quem tem mais gols em 2015: Messi ou o trio BBC (Bale, Benzema e Cristiano) SOMADOS? Sim, Lionel tem mais gols E assistências (!)

- BBC: 15 gols e 6 assistências em 2015
- Messi: 18 gols e 11 assistências em 2015

● Acreditem: Messi também quebrou uma marca do Rei Pelé no final de semana:

- Pelé havia marcado 313 gols em um espaço de seis temporadas (entre 1958 e 1963). Marca difícil de ser batida. Porém, Messi (entre 2009/2010 e 2014/2015) chegou a 315...



- O Rei do futebol ostenta o recorde de mais gols marcados por um só clube (643, pelo Santos). Será que dá para Lionel Messi? O craque tem hoje 395 pelo Barça (27 anos de idade).


Qual será o limite deste ET da bola? Conforme os recordes são quebrados, eu atualizo aqui!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Despedida do Léo Moura

O lateral-direito Léo Moura se despediu da torcida do Flamengo na noite de ontem em um amistoso contra o Nacional-URU, no Maracanã. O destino do camisa 2 será o Fort Lauderdale Strikers, clube que disputa atualmente a segunda divisão dos Estados Unidos, a chamada NASL.

A primeira divisão, que conta com vários craques, entre eles Kaká, é a famosa MLS - Major League Soccer.

O Fla venceu o amistoso por 2 x 0, com gols de  Eduardo da Silva e Matheus Sávio. Mais de 30 mil flamenguistas estiveram presentes no Maraca. Por se tratar de uma partida não-oficial, televisiva e numa quarta-feira a noite, podemos imaginar o quanto Léo Moura é querido pela torcida rubro-negra.

Léo Moura se emocionou na sua despedida. Mais de 30 mil flamenguistas estiveram no Maraca. Zico, que homenageou o camisa 2, era um deles.

 Algumas frases de Léo Moura após a partida de ontem:

"Espero encerrar a minha carreira com a camisa do Flamengo. Estou feliz, agradecido. Primeiramente a Deus, sinceramente não esperava viver esse momento. Quero voltar aqui um dia, não sei quando, só para encerrar a camisa do Flamengo. 39 anos, o Zé Roberto está jogando com 40. Dá para jogar só um jogo. Quero que seja só um jogo. Minha carreira tem de terminar com a camisa vermelha e preta"

"Muito feliz, emocionado demais, tenho de agradecer a Deus e a esse público maravilhoso que sempre me deu carinho. Sempre procurei da melhor forma possível retribuir esse carinho deles. Não ia imaginar nunca. 30 mil pessoas aqui dentro, uma quarta-feira"

 Era Léo Moura: 4 presidentes, 15 técnicos, 3 marcas de camisa, 7 patrocinadores e 8 títulos:

Léo Moura vestiu a camisa do Flamengo durante quase 10 anos. Chegou ao clube carioca em 2005

 Números de Léo Moura no Flamengo (estreia em 12/06/2005):

- 519 jogos
- 248 vitórias
- 47 gols
- 79 assistências
- 43 cartões amarelos
- 4 cartões vermelhos
- 8 títulos 

 Jogadores com mais jogos pelo Fla:

1º Junior - 876
2º Zico - 732
3º Adílio - 617
4º Jordan - 609
5º Andrade - 570
6º Cantarelli - 557
7º Léo Moura - 519

O 1º gol do camisa 2 foi contra o Brasiliense, em 2005. O último foi em 2014, contra o Atlético-MG.

 Léo Moura era o jogador de linha que estava há mais tempo em um mesmo clube brasileiro. O lateral chegou ao Flamengo em junho/2005 - foram quase dez anos de Gávea.

 Com a a saída do camisa 2, D'alessandro passa a ser o jogador de linha há mais tempo em um mesmo clube brasileiro - chegou ao Internacional em agosto/2008.

Confiram a lista completa (incluindo os goleiros):


Léo Moura já passou pelo futebol paulista antes do Fla. Para quem não sabe, o lateral atuou por São Paulo e Palmeiras. Boa sorte ao eterno moicano da Gávea!