quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Números de 2015, #Messi500 e #Cech170

O ano de 2015 chega ao fim e apenas uma dúvida fica no ar: quem será o melhor jogador do mundo escolhido pela FIFA em janeiro? Messi, Neymar ou Cristiano Ronaldo? A única coisa que não sabemos é essa. De resto, muitos números, recordes e marcas interessantes, que vou abordar no post de hoje. Vou dar um destaque maior ao Campeonato Espanhol, que teve rodada hoje.

O Barcelona venceu o Betis por 4 x 0 no Camp Nou (um gol contra, um de Messi e dois de Suárez) e o Real Madrid venceu o Real Sociedad no Santiago Bernabeu por 3 x 1 (dois de Cristiano Ronaldo e um de Lucas Vázquez).

Suárez foi o artilheiro do Mundial recentemente (5 gols) e agora assume a artilharia do Espanhol (15 gols). Temporada incrível do uruguaio!

● Com isso, a artilharia do Campeonato Espanhol termina o ano da seguinte maneira:

15] Suárez 
14] Cristiano Ronaldo e Neymar
12] Agirretxe (Real Sociedad) e Lucas Perez (La Coruña)
11] Benzema

● Com os quatro gols diante do Betis, o Barça se tornou a equipe espanhola com a maior quantidade de gols marcados em um ano (180). Os recordistas:

180] Barcelona (2015)
178] Real Madrid (2014) 
175] Barcelona (2012)

● O trio MSN marcou 137 dos 180 gols (76%):

48] Messi
48] Suárez
41] Neymar

● Uma comparação: no ano passado, do então recordista de gols Real Madrid, 178, o trio BBC (Bale, Benzema e CR7) havia marcado 108 deles (61%).

● Números detalhados do trio MSN em 2015:


E o jogo do Barcelona teve mais uma atração. Lionel Messi completou 500 jogos com a equipe catalã. E deixou o dele! O camisa 10 não havia marcado nas partidas 100, 200, 300 e 400 pelo Barça. Quebrou o "tabu".

● Vamos detalhar os números do gênio:

500 jogos atuando (435 deles iniciando a partida)
425 gols
160 assistências

● São 26 títulos coletivos:

7] Campeonatos Espanhóis
6] Supercopas da Espanha
4] Liga dos Campeões
3] Copas do Rei
3] Supercopas da Europa
3] Mundias de Clubes

● São 15 títulos individuais

4] Bolas de Ouro da FIFA
3] Chuteiras de Ouro
3] Troféus de artilheiro do Campeonato Espanhol
5] Troféus de artilheiro da Liga dos Campeões

Messi completou 500 jogos pelo Barça nesta quarta-feira. Os números do camisa 10 são de outro planeta!

● Principais vítimas:

31] Real Madrid
27] Atlético Madrid
25] Athletic Bilbao
24] Sevilla
22] Valencia

● Lionel Messi é o 6° jogador que chega a 500 jogos com a camisa do Barça:

767] Xavi
593] Puyol
567] Iniesta
549] Migueli
535] Valdés
500] Messi

E Cristiano Ronaldo? O português vira o ano como vice-artilheiro do Espanhol (14, ao lado de Neymar) e como artilheiro isolado da Liga dos Campeões (11 gols). Além disso, o camisa 7 do Real Madrid é o maior artilheiro de 2015. Confira a lista (clube + seleção):

57] Cristiano Ronaldo
52] Messi
49] Lewandowski
48] Suárez
46] Aubameyang e Ibrahimovic
45] Neymar

Mesmo não vivendo sua melhor fase, Cristiano Ronaldo é o artilheiro de 2015 - 57 gols marcados

Agora um bolão. Qual jogador mais conquistou títulos em 2015? A resposta é Claudio Bravo, goleiro do Barcelona e da seleção chilena. O arqueiro venceu a Liga dos Campeões, a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da UEFA, o Mundial de Clubes (todos pelo Barça) e também a Copa América (pelo Chile). Total de seis conquistas! Marca incrível!

Recentemente também tivemos uma marca interessante no Campeonato Inglês. O Arsenal vive excelente fase e desbancou a sensação Leicester City da liderança da Premier League. Isso se deve muito a grande fase de Mesut Ozil. O meia participou de 19 dos 18 gols dos Gunners na temporada 2015/2016 (3 gols e 16 assistências). O recorde de assistências do Arsenal em uma temporada é de Henry (20). Será quebrado tranquilamente por Ozil...

E também vale destacar a boa fase de Petr Cech. O goleiro, ex-Chelsea, quebrou um recorde na Premier League no jogo Arsenal 2 x 0 Bournemouth. Ao não sofrer gols, o arqueiro chegou a 170 "clean sheets" no Campeonato Inglês. Quebrou o recorde de David James. Confira a lista de goleiros que ficaram mais partidas sem sofrer gols na PL:

170] Petr Cech
169] David James
152] Schwarzer
142] David Seaman
138] Nigel Martyn
134] Pepe Reina


Mesmo fora do Chelsea, Cech continua quebrando marcas. Agora no Arsenal, o goleiro chegou a 170 partidas sem sofrer gols na PL

Feliz 2016 a todos! Ano que vem tem mais!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O sorteio das oitavas de final da Champions!

Hoje pela manhã foram sorteados os confrontos das oitavas de final da Champions League 2015/2016. Os jogos de ida serão nos dias 16 e 17 e 23 e 24 de fevereiro. Os jogos de volta nos dias 8 e 9, e 15 e 16 de março. A final será no dia 28 de maio, em Milão, no estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro. Confira os duelos:



Gent x Wolfsburg:

Talvez o pior jogo das oitavas. Wolfsburg leva vantagem por decidir em casa e também por ter mais jogadores capazes de decidir uma partida, caso do alemão Schurrle. Porém, não seria nenhuma surpresa se o Gent acabar aprontando pra cima dos alemães.

● Gent e Wolfsburg se enfrentam pela primeira vez na história.

● Em 14 jogos entre equipas alemãs e belgas na UCL, os belgas nunca venceram.

Roma x Real Madrid:

Apesar de ser um duelo de grandes equipes do futebol europeu, é inegável o favoritismo do Real Madrid para o confronto. Cristiano Ronaldo, sempre em boa fase, é o atual artilheiro da Champions com 11 gols marcados. Já o técnico da Roma, Rudi Garcia, poderá contar com a volta de muitos jogadores machucados contra Real. Torosidis, Strootman, Gervinho, Salah, Ponce e Totti estão machucados, mas deverão se recuperar até fevereiro.

● Em 2007/08, Roma e Real Madrid se enfrentaram nas oitavas da Champions. A Roma venceu os dois jogos por 2 a 1

PSG x Chelsea:

Para mim, o duelo mais interessante. Difícil apontar um favorito, apesar da fase do Chelsea não ser das melhores. Até fevereiro tudo pode mudar. Craques em campo não vão faltar: Ibra, Di Maria, Cavani, Diego Costa, Hazard, etc.. Destaque também para o grande número de brasileiros: David Luiz, Thiago Silva, Maxwell, Lucas, Ramires, Willian, Oscar, Kenedy, etc.. Promessa de dois jogaços!

● Dejavu! PSG e Chelsea se enfrentam pela terceira vez seguida na Champions League. Em 2013/2014, o Chelsea levou a melhor sobre o time francês nas quartas de final. Após perder por 3 a 1 fora de casa, fez 2 a 0 em casa e avançou. No ano passado, no entanto, o PSG deu o troco e também passou nas oitavas graças aos gols marcados fora de casa, após empates por 1 a 1 em casa e 2 a 2 em Londres.

Arsenal x Barcelona:

Apesar de ser um clube grande e sempre presente nas oitavas da Champions, o Arsenal é muito inferior ao Barcelona hoje. Fazendo uma comparação rápida: os Gunners têm 99 gols marcados no ano de 2015; o trio MSN tem 136. É impressionante o que vêm jogando Neymar, Messi e Suárez. O brasileiro estará totalmente recuperado da lesão em fevereiro.

● Uma boa e uma má notícia para Lionel Messi: o Arsenal é carrasco do argentino na Champions League (são 6 gols em 4 jogos contra os ingleses). Porém, o camisa 10 do Barça nunca marcou em Petr Cech na carreira (6 jogos e nenhum gol marcado).

Juventus x Bayern Munique:

Os times italianos não deram sorte mesmo no sorteio. Enquanto a Roma enfrentará o Real, a Juventus medirá forças contra o poderoso Bayern, de Pep Guardiola. O time alemão é o favorito ao título, ao lado de Barcelona e Real Madrid, e conta com a fase excepcional de Robert Lewandowski (vice-artilheiro da UCL 2015/2016 com 7 gols). A Juve, que é a atual vice-campeã da competição, terá que se superar.

● Destaque para o reencontro de dois jogadores com suas ex-equipes: Arturo Vidal, um dos destaques da Juventus na temporada passada, enfrentará a Vecchia Senhora, enquanto Mandzukic, ex-artilheiro do Bayern, reencontrará os alemães.

PSV x Atlético Madrid:

O Atleti é favorito no duelo e pode chegar pelo terceiro consecutivo às quartas de final da Champions. Os atacantes Griezmann e Vietto estão em grande fase e podem fazer a diferença.contra o PSV.

● PSV e Atletico já se enfrentaram duas vezes na história da UCL: foi na fase de grupos da temporada 2008/2009. Melhor para os espanhóis, que venceram ambas as partidas: 3 x 0 fora de casa e 2 x 1 em casa.

Benfica x Zenit:

Um ligeiro favoritismo para o Zenit, que foi uma das melhores equipes da fase de grupos, apesar do grupo fraco. O time russo conta com a boa fase de Dzyuba (que já marcou seis gols na competição) e do brasileiro Hulk. Falando em brazucas, o Benfica conta com o goleiro Julio Cesar, o zagueiro Luisão, o atacante Jonas, entre outros.

● Esta é a segunda vez que Benfica e Zenit se encontram nas oitavas de final da Champions. O mesmo aconteceu em 2011/2012. Na ocasião, os portugueses levaram a melhor.

Dinamo Kiev x Manchester City:

O City finalmente se deu bem em um sorteio de Champions. Foram duas temporadas seguidas pegando o Barcelona nas Oitavas. Agora é a vez do Dinamo, que está longe de ser uma grande força européia. Além disso, em fevereiro, o time inglês contará com a volta do craque argentino Aguero, que está machucado.

● O Manchester City poderá chegar, pela primeira vez em sua história, nas quartas de final da Champions League.

Para mim, passam: Wolfsburg, Real, Chelsea, Barça, Bayern, Atletico, Zenit e City. E pra vocês?

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Champions: United e Porto fora; Arsenal e Chelsea dentro

Fim da fase de grupos da Champions League! Os 16 jogos desta semana definiram os últimos classificados para às oitavas de final da competição. Os primeiros colocados dos seus grupos são: Real Madrid, Wolfsburg, Atlético Madrid, Manchester City, Barcelona, Bayern Munique, Chelsea e Zenit. Os segundos colocados: PSG, PSV, Benfica, Juventus, Roma, Arsenal, Dinamo Kiev e Gent. O sorteio dos confrontos será no próximo dia 14, às 9h (de Brasília). Lembrando que os primeiros colocados enfrentam os segundos, mas não podem se enfrentar equipes do mesmo grupo e nem do mesmo país.

Os terceiros colocados garantiram uma vaga na Copa UEFA. Foram eles: Shakhtar Donetsk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Bayer Leverkusen, Olympiacos, Porto e Valencia.

Vamos ver como cada equipe conseguiu a classificação. Resultados da rodada:


-



Grupo A:

O Real Madrid já tinha a primeira colocação do grupo garantida, mas quem disse que o time de Rafa Benitez iria se acomodar? Comandada pelo artilheiro Cristiano Ronaldo, que marcou quatro gols - um deles de falta -, a equipe merengue aplicou um sonoro 8 x 0 em cima do lanterna Malmo. Benzema ainda marcou um "hat-trick" e Kovacic ainda deixou o dele.

● Cristiano Ronaldo (8) superou Roberto Carlos (7) como o jogador do Real Madrid que mais fez gols de falta na história da UCL.

● Mais gols de falta na história da Champions League:

[11] Del Piero (todos pela Juventus)
[10] CRISTIANO RONALDO (2 pelo Manchester United e 8 pelo Real) e Juninho Pernambucano (todos pelo Lyon)

● CR7 chegou a 11 gols na fase de grupos (seis jogos) da Champions, quebrando o recorde de Van Nistelrooy (10).

● Cristiano terminou a 1ª fase da UCL marcando mais gols que 21 equipes. Lembrando que 32 (incluindo o Real) participam da competição.

● Pela primeira vez na história da Champions acontecem dois "hat-tricks" (Benzema e Cristiano Ronaldo) em uma mesma partida.

● O Real Madrid igualou a maior goleada da história da Champions League. Em 2007/2008, o Liverpool fez 8 x 0 em cima do Besiktas. Detalhe: Rafa Benitez foi o técnico das duas goleadas e Arbeloa foi titular em ambas.

● Benzema se tornou o primeiro jogador da história da UCL a marcar dois "hat-tricks" perfeitos (um gol com a cabeça, um com a perna direita e um com a perna esquerda): contra o Auxerre (na temporada 2010/2011) e contra o Malmo.

● Com os três gols, Benzema chegou ao seu 46° na história da Champions (nenhum deles de pênalti), igualando o italiano Inzaghi. Já CR7 se distanciou de Messi. Confira a lista dos maiores artilheiros da história da UCL:

[88] CRISTIANO RONALDO
[80] Messi
[71] Raúl 
[56] Van Nistelrooy 
[50] Henry
[48] Shevchenko 
[46] Inzaghi e BENZEMA
[45] Ibrahimovic

No outro jogo da chave, o PSG venceu o Shakhtar por 2 x 0. Para os ucranianos, veio a vaga pra Copa UEFA de consolação. O brasileiro Lucas e o artilheiro Ibrahimovic fizeram os gols do jogo.

● Classificação final:

1°) Real Madrid (16)
2°) PSG (13)
-
3°) Shakhtar (3)
-
4°) Malmo (3)


O Real massacrou o Malmo e conseguiu igualar a maior goleada da história da UCL (8 x 0). CR7 chegou a 11 gols na competição e é o artilheiro isolado

Grupo B:

Esse prometia! Manchester United, Wolfsburg e PSV brigavam por duas vagas. E quem sobrou foram os ingleses, mesmo com um time tecnicamente muito superior aos seus concorrentes. O PSV venceu o lanterna CSKA por 2 x 1 jogando em casa - foi sofrido, de virada. E enquanto os holandeses não viraram o jogo, teve momentos em que o United estava dentro. Porém, nem o time de Van Gaal conseguiu fazer a sua parte contra o Wolfsburg. A partida era difícil, na Alemanha, mas os Diabos Vermelhos abriram o placar com Martial (foi o sexto gol do garoto em 18 partidas com a camisa do Manchester).

Aí quem roubou a cena foi o zagueiro Naldo (que joga ao lado do compatriota Dante no Wolfsburg). O brasileiro marcou dois gols e foi o grande responsável pela virada - e pela classificação - dos alemãs. A partida terminou 3 x 2 para os donos da casa. O Manchester United está fora da Champions League!

● O Manchester caiu fora da fase de grupos da Champions pela quarta vez em sua história. Restará a Copa UEFA para os Diabos Vermelhos.

● Schweinsteiger não era eliminado de uma fase de grupos da UCL há 13 anos! Nas últimas seis temporadas, o meia alemão havia chegado em cinco semifinais (e três finais) da competição. Bayern é Bayern...

● Classificação final:

1°) Wolfsburg (12)
2°) PSV (10)
-
3°) Manchester United (8)
-
4°) CSKA (4)

O Manchester de Van Gaal é um bom time no papel, mas não deu liga dentro de campo. Melhor para o Wolfsburg, que se classificou junto com o PSV

Grupo C:

O Atlético Madrid já estava classificado, mas conseguiu garantir a primeira colocação do grupo ao vencer o concorrente Benfica fora de casa por 2 x 1. Saúl e Vietto marcaram para o Atleti; Mitroglou descontou para os portugueses. O Benfica (dos brasileiros Julio Cesar, Luisão, Jonas e Talisca) acabou na segunda colocação e também está classificado.

● Vietto tocou na bola 39 vezes. Duas delas dentro da área: uma na assistência pra Saúl, a outra no gol.

● O Atleti se classificou para as oitavas de final da Champions League pela quarta vez em sua história.

O outro jogo da chave era pra ver quem iria para a Copa da UEFA. O Galatasaray, do craque Sneidjer, empatou em casa com o Astana (1 x 1) e garantiu a terceira colocação.

● Classificação final:

1°) Atlético Madrid (13)
2°) Benfica (10)
-
3°) Galatasaray (5)
-
4°) Astana (4)

Vietto foi um dos destaques do Atlético Madrid na fase de grupos da UCL. Contra o Benfica, o argentino marcou um gol e deu uma assistência

Grupo D:

Antes da última rodada começar, a Juventus era líder do grupo, com o Manchester City em segundo. Porém, os italianos tinham uma partida difícil fora de casa contra o Sevilla, e acabaram perdendo. Llorente (ex-Juve), marcou de cabeça o único gol do jogo. Os espanhóis não seguem na Champions, mas garantiram o terceiro lugar e se classificaram para a Copa UEFA, competição que o Sevilla constuma se dar muito bem.

Quem ultrapassou a "Vecchia Senhora" e virou líder foi o City, que venceu o Borussia Mönchengladbach por 4 x 2 jogando em casa. David Silva abriu o placar para os ingleses. Sterling, duas vezes, e Bony completaram o placar. Korb e o brasileiro Raffael marcaram os gols do Mönchengladbach.

● Foi apenas o quinto gol de David Silva na história da Champions. Ele já marcou mais vezes com a camisa do City (3) do que com a do Valencia (2).

● Sterling custou caro, mas vem mostrando que valeu cada centavo pago ao Liverpool. O craque inglês foi o destaque da partida contra o Borussia Mönchengladbach, marcando dois gols em dois minutos (um aos 35' e outro aos 36' do 2° tempo). Na temporada, o camisa 7 já balançou as redes adversárias em oito oportunidades e deu cinco assistências.

● Classificação final:

1°) Manchester City (12)
2°) Juventus (11)
-
3°) Sevilla (6)
-
4°) Borussia Mönchengladbach (5)

Sterling marcou seu terceiro gol na Champions 2015/2016 e é o artilheiros do Manchester City na competição

Grupo E:

O Barcelona, já classificado, poupou alguns jogadores e empatou com o Bayern Leverkusen fora de casa (1 x 1). Suarez ficou no banco. Iniesta e Neymar (machucado) não foram relacionados. Quem jogou foi Lionel Messi, que abriu o placar após passe mágico de Rakitic. Foi o 80° gol do argentino na história da Champions League. Porém, ainda na 1ª etapa, Chicharito empatou.

● Messi marcou seu 7° gol em cima do Bayern Leverkusen em partidas de UCL. O time alemão é a segunda maior vítima do camisa 10 na história da competição. A principal é o Milan (8 gols). O Ajax levou 6.

● Chicharito Hernandez tem 12 gols em 11 jogos na temporada 2015/2016 (cinco deles na Champions League). O time inteiro do Manchester United marcou sete vezes na competição (apenas dois a mais que Chicharito) e está eliminado. Van Gaal não o quis por lá. O mexicano segue na UCL. Os ingleses, não..

A outra vaga estava aberta. E quem ficou com ela foi a Roma, mesmo fazendo apenas seis pontos (pior campanha de um classificado). O time italiano, que jogou em casa, ficou no 0 x 0 contra o BATE Borisov. Foi o suficiente, mas a equipe comandada pelo técnico Rudi Garcia teve sorte: se o Leverkusen tivesse vencido o Barça, a vaga teria ido para o espaço.

● A Roma vinha de 28 partidas seguidas sofrendo gols em Champions League. O 0 x 0 contra o BATE encerrou essa marca negativa.

● Classificação final:

1°) Barcelona (13)
2°) Roma (6)
-
3°) Bayern Leverkusen (6)
-
4°) BATE (5)

Messi chegou ao seu 3° gol na Champions 2015/2016. Na história da competição, o argentino já balançou a rede 80 vezes

Grupo F:

O Bayern Munique, mesmo já classificado, venceu fora de casa. A vítima da vez foi o Dinamo Zagreb (2 x 0). O artilheiro Lewandowski, pra variar, foi o autor dos gols.

● Robert Lewandowski marcou 22 gols em 23 jogos na temporada 2015/2016. (Sete deles na Champions). Confira a lista de artilheiros da UCL 2015/2016:

[11] Cristiano Ronaldo
[7] Lewandowski
[6] Dzyuba
[5] Müller, Suárez, Willian, Chicharito e Giroud

● Lewandowski marcou 30 gols em 46 partidas na história da UCL. Apenas Van Nistelrooy (34) precisou de menos jogos para chegar a essa marca.

● Pep Guardiola chegou a incrível marca de 100 vitórias em 132 jogos comandando o Bayern. No Barcelona, Pep chegou as mesmas 100 vitórias depois de disputar 139 partidas.

Como o Bayern já estava classificado, as atenções se voltaram para Olympiacos x Arsenal, que duelavam pelo 2° lugar do grupo. Para os gregos, bastava um empate. Já os ingleses tinham que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Tarefa difícil, já que a partida foi na Grécia. Mas aí apareceu Giroud. O atacante marcou um "hat-trick" e garantiu a vitória do Arsenal por 3 x 0, classificando os Gunners.

● Pela primeira vez o francês Olivier Giroud marcou três gols em uma mesma partida com a camisa do Arsenal. Será que escolheu um momento melhor para o feito?

● Até então, apenas três jogadores haviam conseguido marcar um "hat-trick" pelo Arsenal na Champions (Henry, Bendtner e Welbeck). Giroud foi o quarto.

● Classificação final:

1°) Bayern Munique (15)
2°) Arsenal (9)
-
3°) Olympiacos (9)
-
4°) Dinamo Zagreb

Giroud chegou a cinco gols na Champions 2015/2016. Foram, com certeza, os gols mais importantes do francês com a camisa do Arsenal

Grupo G:

Esse era outro grupo que prometia grandes emoções na rodada final. Chelsea, Dinamo Kiev e Porto brigavam por duas vagas. Melhor para os dois primeiros. Quem rodou foram os portugueses (que acabaram ficando com a vaga da Copa UEFA). O Dinamo tinha uma partida fácil contra o Maccabi (pior time da fase de grupos) em casa - acabou vencendo por 1 x 0, gol de Harmash. Portanto, Chelsea x Porto fariam uma verdadeira decisão na Inglaterra.

E o time de Mourinho levou a melhor, fazendo 2 x 0 nos portugueses. Marcano (contra) e o brasileiro Willian marcaram e garantiram a classificação.

● Cinco jogadores já marcaram contra o seu próprio gol a favor do Chelsea na temporada. Willian, artilheiro do time, tem sete. São os "goleadores" da equipe.

● Willian marcou seu sétimo gol na temporada (o primeiro sem ser de falta). Na Champions são cinco até aqui (marcou gol nas três equipes do grupo).

● Iker Casillas foi eliminado da fase de grupos da UCL pela primeira vez em sua carreira. O goleiro do Porto disputará a Copa da UEFA, único título (de clubes) que o camisa 12 ainda não possui.

● Classificação final:

1°) Chelsea (13)
2°) Dinamo Kiev (11)
-
3°) Porto (10)
-
4°) Maccabi Tel-Aviv (0)

Pela primeira vez Willian marcou um gol com a bola rolando na temporada 2015/2016. O camisa 22 marcou sete vezes desde agosto

Grupo H:

O Zenit era o único classificado do grupo até a última rodada - e já garantido na primeira colocação. Gent e Valencia brigavam pela segunda vaga. Melhor para os belgas, que foram talvez a maior surpresa entre os times que avançaram para as oitavas.

O Gent jogava em casa e precisava de uma vitória simples contra o invicto Zenit, que jogava sem Hulk. Depoitre e Milicevic marcaram para os belgas. O atacante Dzyuba (que marcou seu sexto gol na UCL 2015/2016) descontou para os russos.

● Desde a temporada 2000/2001 um clube belga não se classificava para as oitavas de final da Champions League. Na época, o Anderlecht conseguiu o feito.

O Valencia, que chegou na última rodada com chances de passar, acabou perdendo para o lanterna Lyon em casa (2 x 0) e ficou com a Copa UEFA. Cornet e Lacazetti marcaram para os franceses, que estão eliminados.

● Classificação final:

1°) Zenit (15)
2°) Gent (10)
-
3°) Valencia (6)
-
4°) Lyon (4)

O Gent acabou com o 100% de aproveitamento do Zenit e se classificou para as oitavas de final da UCL junto com os russos

Repetindo: o sorteio das oitavas de final acontece no dia 14/12, às 9h (de Brasília). Promete! Vamos acompanhar!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Neymar, Messi e CR7: os finalistas da Bola de Ouro

Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo: um dos três craques será escolhido como o melhor jogador do mundo no ano de 2015! O trio foi definido essa semana e o vencedor, que levará a Bola de Ouro para a casa, será conhecido no dia 11 de janeiro, em cerimônia realizada na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça.

● Números em 2015 (por clube e seleção):

Cristiano Ronaldo - 48 gols em 52 jogos
Lionel Messi - 48 gols em 56 jogos
Neymar Jr - 45 gols em 59 jogos

● Títulos em 2015:

Cristiano Ronaldo - não conquistou nenhum
Lionel Messi - Liga dos Campeões, Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Supercopa da UEFA
Neymar Jr - Liga dos Campeões, Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Supercopa da UEFA



O detalhe é que Messi ficou parado por dois meses, graças a uma lesão no joelho esquerdo. Mesmo assim, conseguiu ótimos números. Cristiano Ronaldo, atual Bola de Ouro, conseguiu marcar muitos gols como sempre, mas o Real Madrid teve um ano apagado.

Neymar teve seu auge na Europa. Venceu a Champions, conseguiu liderar o Barça na ausência de Messi e é o atual artilheiro do Campeonato Espanhol. Desde 2007 um brasileiro não chegava entre os três finalistas do prêmio Bola de Ouro. Na ocasião, Kaká levou a melhor contra CR7 e Messi.

Prêmio Puskas:

Também foram escolhidos os finalistas do "Prêmio Puskas" (gol mais bonito da temporada). E um brasileiro está presente: Wendel Lira, atacante do Goianésia, que marcou um gol de meia-bicicleta contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. Ele concorre com Lionel Messi, favorito ao prêmio. O craque argentino driblou meio time do Athletic Bilbao e marcou um golaço pelo Campeonato Espanhol. Já o outro finalista é o italiano Florenzi, do Roma, que marcou quase do meio campo contra o Barça, pela Liga dos Campeões.



Quais seriam os escolhidos de vocês?

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Champions: goleadas, gols brasileiros e expectativa

Mais uma semana de jogos decisivos na principal competição de clubes do planeta, a Champions League! PSG, Benfica, Atlético Madrid, Juventus, Barcelona e Bayern Munique se juntaram a Manchester City, Zenit e Real Madrid e já estão classificados para as oitavas. Restam mais sete vagas. A última rodada vai pegar fogo!

Vamos aos resultados:


-



Pelo grupo E, o Barcelona garantiu sua classificação ao golear a Roma por 6 x 1. Era a volta de Lionel Messi ao time titular, depois da lesão. E com o trio MSN juntos, já sabem.. Sempre tem show! Suarez e Messi marcaram duas vezes cada. O zagueiro Pique e o brasileiro Adriano (após rebote do pênalti de Neymar) completaram o placar. Dzeko descontou para a Roma no último minuto.

● Messi tem 101 jogos pelo Barcelona na história da Champions League e participou de 102 gols da equipe na competição (79 gols e 23 assistências). Média absurda!

Suarez marca pelo Barcelona a seis partidas seguidas. O uruguaio tem 5 gols em 5 jogos na Champions 2015/2016 e 11 gols em 11 jogos na Liga Espanhola 2015/2016. Está em ótima fase!

● Com a goleada, o Barça garantiu a primeira colocação do grupo E. O time espanhol é o maior "campeão de grupos" da história da Champions (17 vezes).

● O trio MSN (121), tem mais gols pelo Barcelona em 2015 do que PSG (120) e Real Madrid (110). Messi (43), Neymar (39) e Suarez (39) podem até ser os finalistas da bola de ouro da FIFA, quem sabe?

● Pique marcou seu 10° gol em partidas de Champions League. Confira a lista de defensores com mais gols na história da competição:

[16] Roberto Carlos
[15] Iván Helguera
[11] Christian Panucci
[10] GERARD PIQUE

Mesmo com a goleada sofrida, a Roma tem grandes chances de se classificar para as oitavas de final. Os italianos permanecem na segunda colocação do grupo E, com 5 pontos. Na última rodada, teremos Roma x BATE Borisov. Basta a equipe comandada por Rudi Garcia fazer a lição de casa e vencer os lanternas.

No outro jogo do grupo, o BATE empatou em casa contra o Bayern Leverkusen (1 x 1). Se ainda quiserem a classificação, os alemães têm que vencer o Barcelona em casa na próxima rodada e ainda secar a Roma.

● Classificação:

1°] Barcelona (13)
2°] Roma (5)
3°] Bayern Leverkusen (5)
4°] BATE Borisov (4)

● Próxima rodada:

Bayern Leverkusen x Barcelona / Roma x BATE

Depois de se lesionar e atuar alguns minutos contra o Real, Messi voltou como titular e marcou seus dois primeiros gols na Champions 2015/2016

Outro favorito ao título, o Bayern Munique também goleou. A equipe comandada por Pep Guardiola fez 4 x 0 no Olympiacos, jogando em casa, e garantiu a primeira colocação do grupo F. O brasileiro Douglas Costa, que está em ótima fase, deixou o dele (seu 8° gol em partidas de Champions - 6 pelo Shakthar e 2 pelo Bayern).. Lewandowski, Muller e Coman completaram o placar.

Robert Lewandowski tem 20 gols em 20 jogos na temporada 2015/2016 (cinco deles na Champions). O polonês está voando!

● Foi o 28° gol de Lewandowski na história da UCL. O atacante necessitou apenas de 45 partidas para atingir a marca. Messi (47), Raúl (52) e Cristiano Ronaldo (68), por exemplo, precisaram de mais.

● Thomas Muller se tornou o jogador mais jovem a chegar a 50 vitórias na história da Champions League. Confira a lista:

[26 anos e 72 dias] THOMAS MULLER
[26 anos e 257 dias] Raúl
[27 anos e 134 dias] Lionel Messi
[27 anos e 189 dias] Iker Casillas
[28 anos e 28 dias] Cristiano Ronaldo
[28 anos e 271 dias] Xavi

● Últimos seis jogos do Bayern em casa na UCL: 

4 x 0 Olympiacos
5 x 1 Arsenal
5 x 0 Dinamo Zagreb
3 x 2 Barcelona
6 x 1 Porto
7 x 0 Shakhtar

Mesmo perdendo, o Olympiacos continua na segunda colocação do grupo F. Para se classificar, os gregos não podem perder do Arsenal por dois gols de diferença, em casa, na última rodada. Se vencerem ou empatarem, já garantem um lugar nas oitavas.

Lewandowski já tem 5 gols na Champions 2015/2016 e é um dos vice-artilheiros da competição

Ainda pelo grupo F, o Arsenal se manteve vivo na competição ao vencer o Dinamo Zagreb por 3 x 0. Ozil e Alexis Sanchez, duas vezes, marcaram para os Gunners. Sanchez chegou ao seu 9° gol na temporada.

● Mesut Ozil chegou ao seu 7° gol na história da Champions League. Detalhe: foi o primeiro deles anotado de cabeça.

O Arsenal está vivo, mas tem tarefa difícil para se classificar. Na última rodada, os ingleses pegam o Olympiacos, na Grécia, precisando vencer por 2 gols de diferença ou qualquer placar acima de 3 x 2 com um gol de diferença (exemplo: 4 x 3, 5 x 4).

● Classificação:

1°] Bayern Munique (12)
2°] Olympiacos (9)
3°] Arsenal (6)
4°] Dinamo Zagreb (3)

[confronto direto] Primeiro jogo: Arsenal 2 x 3 Olympiacos

● Próxima rodada:

Dinamo Zagreb x Bayern / Olympiacos x Arsenal

Alexis Sanchez marcou duas vezes e manteve o Arsenal vivo na Champions. Duelo contra o Olympiacos, na Grécia, será de vida ou morte!

O grupo G é o mais interessante até aqui. A última rodada vai pegar fogo! O Chelsea venceu o Maccabi Tel Aviv, fora de casa, por 4 x 0. Destaque para os brasileiros Willian (que marcou mais um gol de falta na temporada) e Oscar, que não está em boa fase, mas marcou um bonito gol de cabeça. Os zagueiros Cahill e Zouma completaram o placar. O pobre Maccabi é a única equipe que não pontuou na Champions até aqui.

● Nenhum outro jogador marcou mais gols de falta que Willian na temporada europeia. Foram SEIS no total (4 na UCL e 2 na PL). As vítimas do camisa 22: Maccabi Tel Aviv, Newcastle, Porto, Southampton, Dinamo de Kiev e Maccabi Tel Aviv.

● Willian (nesta temporada 2015/2016) igualou Juninho Pernambucano (na temporada 2005/2006) como os únicos jogadores com quatro gols de falta em uma edição de Champions.

Na outra partida, uma surpresa: o Dinamo de Kiev venceu o Porto, em pleno Estádio do Dragão (2 x 0). Yarmolenko, de pênalti, abriu o placar para os russos. Derlis Gonzalez ampliou.

● O gol de pênalti de Yarmolenko foi histórico: JAMAIS uma penalidade havia sido marcada contra o Porto no Estádio do Dragão em toda a história da Champions League! Parece mentira, mas é verdade.

● A vitória do Dimano praticamente selou a sua classificação para as oitavas. Isso mesmo, Chelsea e Porto se enfrentam na última rodada e devem duelar por uma vaga.

O Dinamo (8 pontos) enfrenta o saco de pancadas Maccabi (0 ponto), em casa. Se vencer, a equipe ucraniana chega a 11 pontos, ultrapassando Porto (10 pontos) ou Chelsea (10 pontos), dependendo de quem levar a pior na Inglaterra.

No duelo Chelsea x Porto, quem vencer se classifica em primeiro do grupo G. O empate favorece aos ingleses. A única chance das duas equipes se classificarem juntas é torcer para o Maccabi tirar pontos do Dinamo, na Ucrânia.

● Se levarmos em conta que o Dinamo vencerá o Maccabi (resultado bastante provável), o Porto, de Iker Casillas, ou o Chelsea, de José Mourinho, sobrará na Champions. Qual deles irá sobreviver? Detalhe: Casillas tem 17 participações em UCL e nenhuma eliminação em uma primeira fase; Mourinho tem 14 participações na competição e também não foi eliminado na fase de grupos. Um deles (provavelmente) terá a sua primeira vez.

● Classificação:

1°] Porto (10)
2°] Chelsea (10)
3°] Dinamo Kiev (8)
4°] Maccabi (0)

● Próxima rodada:

Dinamo x Maccabi / Chelsea x Porto

Seis gols pelo Chelsea na temporada 2015/2016 e todos eles de falta: este é Willian. Pé calibrado!

No grupo H, o Zenit, já classificado, venceu mais uma e se manteve 100% na competição (a única equipe invicta até aqui). O time comandado por Hulk venceu o Valencia, em casa (2 x 0). Dzyuba marcou o segundo gol da equipe russa e chegou a cinco na Champions 20152016 (um dos vice-artilheiros da competição).

● A incrível campanha do Zenit na fase de grupo da Champions até aqui: 5 jogos, 5 vitórias, 12 gols pró e apenas 4 contra. É a única equipe com 100% de aproveitamento.

O que o Valencia não esperava era que o Gent fosse vencer o Lyon, fora de casa. Os belgas conseguiram o feito, ganharam na França por 2 x 1 e assumiram a segunda colocação do grupo. Coulibaly marcou no último minuto e garantiu o importante triunfo. Os franceses, já garantidos em último lugar, foram a grande decepção da Champions.

Valencia e Gent brigarão pega segunda vaga do grupo. Para se classificar, o time espanhol precisa vencer o Lyon em casa e torcer para que o Gent não vença o Zenit na Bélgica. Já os belgas se classificam com uma vitória simples em cima dos russos.

 ● Classificação:

1°] Zenit (15)
2°] Gent (7)
3°] Valencia (6)
4°] Lyon (1)

[confronto direto] Primeiro jogo: Valencia 2 x 1 Gent; Segundo jogo: Gent 1 x 0 Valencia

● Próxima rodada:

Valencia x Lyon / Gent x Zenit

Dzyuba marcou de novo e já é um dos vice-artilheiros da UCL, ao lado dos badalados Lewandowski, Muller e Suarez (cada um com 5)

No grupo A, tivemos um jogo maluco entre Shakthar Donetsk e Real Madrid. Até os 32 minutos do 2° tempo, o Real vencia por 4 x 0. Vantagem tranquila, certo? Que nada! Os brasileiros do Shakthar apareceram e marcaram três gols (dois de Alex Teixeira e um de Dentinho), dando um sufoco no time merengue.

Cristiano Ronaldo, pra variar, foi o grande destaque do jogo, marcando dois gols e dando duas assistências - para Modric e Carvajal (um golaço). O time comandado por Rafa Benitez foi muito bem na 1ª etapa, mas cochilou e quase foi surpreendido. CR7 salvou. Modric também jogou demais!

O Real Madrid já estava classificado desde a última rodada; já o Shakthar está eliminado e vai brigar pela vaga na Liga Europa (3ª colocação) com o Malmo.

● Modric anotou seu 8° gol com a camisa do Real Madrid. Detalhe: foi o primeiro gol que o camisa 19 marca dentro da área. Só havia marcado em chutes de fora.

● Cristiano Ronaldo (23) superou Messi (22) como o jogador com mais "dobletes" (dois gols em uma partida) na história da Champions League.

● Maiores artilheiros da história da Champions League:

[84] CRISTIANO RONALDO (em 120 jogos)
[79] Messi (em 101 jogos)
[71] Raúl (em 142 jogos)

● Artilheiros da Champions 2015/2016:

[7] CRISTIANO RONALDO
[5] Dzyuba, Lewandowski, Muller e Suarez

Cristiano Ronaldo marcou duas vezes contra o Shakthar e aumentou seus recordes. Agora já são 84 gols na história da Champions League

Assim como o Real, o PSG também garantiu a sua classificação no grupo A. O time francês não tomou conhecimento do Malmo e, mesmo jogando na Suécia, venceu por 5 x 0. Rabiot (primeiro gol dele em partidas de Champions League, Di Maria (duas vezes), Ibrahimovic (revelado pelo Malmo) e Lucas (de falta) marcaram os gols do jogo.

● Di Maria marcou o gol de n° 7000 da Champions League. Confira os gols "milenares" da competição:

[1000] Khokhlov
[2000] Fernando Couto
[3000] Trezeguet
[4000] Crouch
[5000] Luisao
[6000] Sérgio Ramos (contra)
[7000] DI MARÍA

● Não é a primeira vez que Di Maria marca um "doblete" em uma partida de Champions. Ele já havia feito com a camisa do Real Madrid, contra o Copenhague, na UCL 2013/2014.

● Desde 2001 (Laurent Robert) um jogador do PSG não marcava um gol de falta na Champions League. O brasileiro Lucas quebrou o tabu!

● Ibra chegou ao seu 44° gol em Champions League. O sueco é o oitavo maior artilheiro da história da competição, ao lado de Drogba.

Real e PSG estão classificados em 1° e 2° lugar, respectivamente. Shakhtar e Malmo brigarão pela Copa UEFA.

● Classificação:

1°] Real Madrid (13)
2°] PSG (10)
3°] Shakhtar Donetsk (3)
4°] Malmo (3)

[confornto direto] Primeiro jogo: PSG 0 x 0 Real; Segundo jogo: Real 1 x 0 PSG / Primeiro jogo: Malmo 1 x 0 Shakhtar; Segundo jogo: Shakhtar 4 x 0 Malmo

● Próxima rodada:

PSG x Shakhtar / Real x Malmo

Ibrahimovic voltou ao estádio do Malmo, clube que o revelou. O sueco marcou, mas não comemorou: PSG classificado!

No grupo B, o Manchester United acabou se complicando. Um empate sem gols contra o PSV em casa com certeza não estava nos planos dos Diabos Vermelhos, mas foi o que aconteceu. E isso se agravou ainda mais porque o Wolfsburg (agora líder do grupo) venceu o CSKA, na Rússia por 2 x 0. O atacante Schurrle, campeão do mundo no ano passado, marcou os dois gols da equipe alemã.

● Schurrle é o quarto alemão que marca um "doblete" fora de casa na história da Champions League. Antes dele, Zorc (1997), Rosler (1998) e Zickler (2000) haviam conseguido o feito.

Wolfsburg (9 pontos) e Manchester United (8 pontos) se enfrentam na Alemanha na última rodada. Quem perder deve ser eliminado, já que o PSV (7 pontos) enfrenta o já eliminado CSKA (4 pontos) em casa. Se o Manchester perder, e o PSV empatar contra os russos, a vantagem ainda é dos holandeses, por causa do confronto direto. Nesse caso, passariam Wolfsburg e PSV. Ou seja, os ingleses terão que lutar muito para vencer em solo alemão, senão o risco de eliminação é enorme.

● Classificação:

1°] Wolfsburg (9)
2°] Manchester United (8)
3°] PSV (7)
4°] CSKA (4)

[confronto direto] Primeiro jogo: PSV 2 x 1 Manchester United; Segundo jogo: Manchester United 0 x 0 PSV

● Próxima rodada:

Wolfsburg x Manchester United / PSV x CSKA

Campeão do mundo no ano passado pela seleção alemã, Schurrle marcou dois gols importantíssimos contra o CSKA

No grupo C, mais duas equipes garantiram a classificação: Benfica e Atlético Madrid. Os portugueses empataram contra o Astana fora de casa (2 x 2) e os espanhóis venceram o Galatasaray em casa (2 x 0). 

● Griezmann marcou os dois gols do Atlético Madrid contra o Galatasaray. O atacante já tem seis gols pelo Atleti em partidas de Champions League, sendo o terceiro maior artilheiro da equipe espanhola na história da competição. Diego Costa (8) e Raúl García (7) são os primeiros.

● Neste duelo entre Atlético x Galatasaray houve um reencontro interessante: Taffarel, que assume interinamente o time turco, e Simeone, técnico da equipe espanhola, se cruzaram novamente. Eles chegaram a duelar em cobrança de pênaltis nas quartas de final da Copa América de 1995, disputada entre Brasil e Argentina. Na ocasião, Taffarel defendeu a cobrança do volante argentino, ajudando a seleção canarinha vencer por 5 a 3 e a avançar no torneio.

Benfica e Atlético Madrid já estão classificados, mas se enfrentam na última rodada para buscar a ponta do grupo, coisa que pode ajudar bastante nos próximos cruzamentos. Quem ficar em primeiro pode escapar de um time forte nas oitavas. Galatasaray (4 pontos) e Astana (3 pontos) também se enfrentam, e o objetivo também é importante: brigar pela 3ª colocação, ganhando assim uma vaga para a Copa UEFA.

● Classificação:

1°] Benfica (10)
2º] Atlético Madrid (10)
3°] Galatasaray (4)
4°] Astana (3)

● Próxima rodada:

Galatasaray x Astana / Benfica x Atlético

Griezmann marcou dois e já é o terceiro maior artilheiro do Atleti na história da Champions League (seis gols)

No grupo D, foi a vez da Juventus garantir a classificação. O time italiano venceu o forte Manchester City por 1 x 0, em um duelo equilibrado na Itália. O gol da Juve saiu ainda no 1° tempo: assistência do brasileiro Alex Sandro para o matador Mandzukic abrir o placar. Na 2ª etapa, Sterling perdeu a chance de empatar a partida, mas perdeu um gol inacreditável.

● Foram dois duelos equilibrados entre Juventus e City na fase de grupos. Porém, a Juve se mostrou superior e venceu os dois confrontos, tanto na Inglaterra (2 x 1) como na Itália (1 x 0).

O Borussia Mönchengladbach venceu o Sevilla em casa (4 x 2) e ultrapassou os espanhóis na tabela do grupo D. Na última rodada, Juventus e Manchester City brigarão pela ponta. Para o City ser 1°, terá que ganhar do Mönchengladbach em casa e torcer para que a Juve perca do Sevilla na Espanha.

Se a "Vecchia Senhora" conseguir um empate contra o Sevilla já garante a primeira colocação. Os espanhóis precisam vencer para ainda sonhar com a amada Copa UEFA, competição que o Sevilla costuma ir muito bem.

● Classificação:

1°] Juventus (!1)
2°] Manchester City (9)
3°] Borussia Mönchengladbach (5)
4°] Sevilla (3)

● Próxima rodada:

City x Mönchengladbach / Sevilla x Juventus

Mandukic abriu o placar e colocou a Juve na ponta do grupo D: foi o segundo gol do croata na Champions 2014/2015

Daqui duas semanas teremos uma rodada de Champions emocionante!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Champions: Real, City e Zenit já estão classificados

Mais uma semana de jogos importantes na maior competição de clubes do planeta! Na quarta rodada da fase de grupos, geralmente surgem as primeiras equipes classificadas. E nesta edição de Champions não foi diferente: Real Madrid, Manchester City e Zenit já estão nas oitavas de final.

Vamos aos resultados:


-



Na terça-feira, Real e PSG repetiram o duelo da terceira rodada em Madrid. Eram, até então, as únicas equipes das cinco principais ligas europeias que não haviam perdido nesta temporada. E foi o time de Cristiano Ronaldo e cia que manteve a invencibilidade. O lateral Marcelo deixou o campo lesionado ainda no 1° tempo e deu lugar a Nacho, que acabou sendo o autor do gol da vitória. Ele mesmo admitiu que o tento anotado foi "sem querer querendo", até porque o goleiro Trapp colaborou.

● Keylor Navas, goleiro do Real, se tornou o primeiro goleiro que aguentou mais de 529 minutos sem tomar gols em Champions desde a sua estreia na competição (agora já são 540). O recorde pertencia a Miguel Angel Moyá (529 minutos pelo Atlético de Madrid).

● Além disso, Navas se tornou o primeiro goleiro da história do Real a chegar a nove partidas oficiais seguidas sem levar gols atuando em casa

No outro jogo do grupo, o Shakhtar Donetsk goleou o Malmo por 4 x 0 e mantém vivas as chances de classificação, apesar da vaga estar nas mãos do PSG.

● O brasileiro Alex Teixeira marcou o quarto do Shakhtar. Detalhe interessante: dos últimos 54 marcados pelo time ucraniano em Champions, 43 deles foram marcados por jogadores brasileiros.

O reserva Nacho foi o autor do gol do Real Madrid - os espanhóis se classificaram antecipadamente; o PSG está quase lá

Outra equipe classificada é o Manchester City, que venceu o Sevilla por 3 x 1, mesmo fora de casa. Destaque para o brasileiro Fernandinho, que marcou um dos gols do time inglês. Sterling e Bony completaram o placar e Trémoulinas dominuiu para os espanhóis.

● Destaque para Sterling, que marcou seu primeiro gol em partidas de UCL (em 10 jogos). O craque inglês custou uma fortuna ao time de Manchester e vem mostrando bom futebol.

O Sevilla, apesar de ainda ter chances matemáticas, se complicou bastante com a derrota em casa. O time espanhol está na terceira colocação do grupo D, com 3 pontos. A Juventus, que empatou fora de casa por 1 x 1 contra o Borussia Mönchengladbach, permaneceu na segunda colocação com 8 pontos. O time italiano precisa de mais dois pontinhos nos últimos dois jogos para se garantir nas oitavas

● Na Juve, destaque positivo para o craque Pogba. O agora camisa 10 deu um passe espetacular para Lichtsteiner marcar o gol de empate em cima do Mönchengladbach. Já o destaque negativo vai para o brasileiro Hernanes, que foi expulso - a Juventus é a equipe com mais jogadores expulsos na história da Champions League (21).

Sterling marcou pela primeira vez na Champions League: o City está classificado para as oitavas de final

O outro time de Manchester ainda não está classificado, mas deu um passo importante ao vencer o CSKA em casa. Rooney desencantou e marcou de cabeça para o United: 1 x 0. Vitória magra, mas que manteve os "Diabos Vermelhos" na primeira colocação do grupo B, com 7 pontos.

● Waine Rooney chegou a 30 gols marcados em partidas de Champions League - é o jogador inglês que mais marcou na história da competição. Confira a lista:

[30] WAINE ROONEY
[24] Paul Scholes
[23] Frank Lampard
[21] Steven Gerrard

● Outro feito de Rooney: o craque inglês chegou a 237 gols marcados com a camisa do Manchester United, se igualando a Denis Law como o segundo maior artilheiro da história do clube. O primeiro é Bobby Charlton (249). Falta pouco!

No outro jogo do grupo, o PSV venceu o Wolfsburg por 2 x 0 e está na segunda colocação. Já o time alemão caiu para a terceira, porém ambos estão com 6 pontos. O lanterna da chave é o CSKA, com 4. A briga vai ser boa no grupo B!

Foi de cabeça o 30º gol de Rooney na história da Champions League: nenhum outro inglês marcou mais que o camisa 10 do United

No grupo F, o Bayern Munique segue com a sua rotina de goleadas. Depois de perder para o Arsenal na rodada passada atuando na Inglaterra, o time alemão deu o troco com estilo na Allianz Arena: 5 x 1. Destaque para Thomas Muller, que marcou duas vezes, e Lewandowski, que balançou as redes "apenas" uma vez. Alaba e Robben completaram a goleada e Giroud diminuiu para os Gunners. O Bayern segue líder com 9 pontos. O segundo colocado é o Olympiacos (que também tem 9 pontos). O time grego venceu o Dinamo Zagreb por 2 x 1 e deu passo importante rumo às oitavas. Zagreb e Arsenal estão com 3 pontos e vão ter que suar (e torcer) para conseguir a vaga.

● Na próxima rodada teremos Bayern x Olympiacos e Arsenal x Zagreb. Se der a lógica (vitória dos mandantes), o Arsenal chegará na última rodada tendo que vencer o Olympiacos, na Grécia, por dois gols de diferença para se classificar. Missão complicada dos Gunners.

● Últimos cinco jogos do Bayern em casa na UCL: 

5 x 1 Arsenal
5 x 0 Dinamo
3 x 2 Barcelona
6 x 1 Porto
7 x 0 Shakhtar

● Robben chegou a 25 gols em partidas de Champions League. É o quarto holandês que mais marcou na história da competição (ao lado de Van Persie):

[56] Van Nistelrooy
[29] Kluivert
[29] Makaay
[25] Van Persie e ROBBEN

● Com os dois tentos anotados contra o Arsenal, Thomas Müller chegou ao seu 32º em Champions. É o segundo alemão com mais gols no torneio, atrás apenas de Gerd Müller (35) 

Thomas Muller (2x) e Lewandowski (1) brilharam mais uma vez. Ambos tem quatro gols na UCL 2015/16. CR7 é o artilheiro com cinco tentos

No grupo C, duas equipes estão quase classificadas. O Benfica é o líder com 9 pontos. O time português venceu o Galatasaray em casa (2 x 1). Destaque para o brasileiro Jonas, que marcou um gol e deu uma assistência. O segundo colocado é o Atlético Madrid, que ficou no 0 x 0 fora de casa contra o Astana. O time espanhol está com 7 pontos. Galatasaray (4) e Astana (2) completam a classificação.

● Jonas tem 40 gols e 7 assistências em 48 jogos com a camisa do Benfica. O brasileiro chegou de graça ao clube na temporada passada. Olho nele, Dunga!

Outra equipe que garantiu a classificação foi o Zenit, do brasileiro Hulk. O time russo venceu as quatro partidas da Champions até aqui e é o único time 100% da competição. A vítima da vez foi o Lyon, fora de casa (2 x 0). No outro jogo do grupo H, o Gent conseguiu importante vitória em casa sobre o Valencia (1 x 0). Belgas e espanhóis devem brigar pela última vaga do grupo.

● O Zenit se classificou para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência. A última equipe russa a conseguir este feito foi o Spartak Moscou, em 1995 (há 20 anos).

● Valencia (6 pontos) e Gent (4 pontos) irão brigar pela última vaga do grupo H. O detalhe é que eles não se enfrentam mais. Na Espanha, deu Valencia (2 x 1). Na Bélgica, deu Gent (1 x 0). O Zenit (12 pontos) está classificado; já o Lyon (1 ponto) precisa de um milagre para chegar às oitavas.

Dzyuba marcou mais uma vez e classificou o Zenit: o russo tem quatro gols na UCL 2015/16 e é vice-artilheiro ao lado de Muller, Lewandowski e Chicharito

Pelo Grupo G, o Chelsea deu uma boa respirada ao vencer o Dinamo de Kiev por 2 x 1. O brasileiro Willian, pra variar, salvou os ingleses com um golaço de falta (mais um). Já são cinco gols do camisa 22 na temporada e TODOS foram de falta. Impressionante a precisão do meia. O Chelsea é o segundo colocado do grupo com 7 pontos. O Dinamo é terceiro, com 5.

● Nenhum outro jogador marcou mais gols de falta que Willian na temporada europeia. Foram cinco no total (3 na UCL e 2 na PL). As vítimas do camisa 22: Maccabi Tel Aviv, Newcastle, Porto, Southampton e Dynamo de Kiev.

O líder do grupo G é o Porto, que segue fazendo uma temporada muito boa. O time português chegou a 10 pontos ganhos vencendo fora de casa o saco de pancadas Maccabi Tel Aviv (3 x 1), time israelense que ainda não somou pontos em sua primeira Champions disputada.

● Iker Casillas igualou Xavi como o jogador que possui o maior número de vitórias na história da Champions League (91). O goleiro do Porto já é o recordista de jogos da competição (155).

Um jogador não marcava três gols de falta em uma edição de UCL desde 2009/10 (C. Ronaldo). William já marcou três em quatro jogos nesta temporada

E pra finalizar, vamos ao grupo E, o grupo do Barcelona! Os espanhóis venceram o lanterna BATE Borisov por 3 x 0 em casa.com direito a show de Neymar, que marcou dois gols (um de pênalti) e deu uma assistência para Luisito Suarez marcar de bico. A dupla está impossível na temporada 2015/2016. Depois que Messi se machucou, o Barça marcou 20 gols. Suarez (9) e Neymar (8) marcaram 17 deles, ou seja, 85% dos gols da equipe catalã.

● Neymar, claro, segue atingindo marcar importantes. Dessa vez o craque igualou Hulk e Romário em gols marcados na Champions. Confira a lista completa de brasileiros artilheiros na história da competição:

[30] Kaká
[27] Rivaldo
[25] Jardel
[24] Élber
[20] Luiz Adriano
[18] Ronaldinho e Juninho Pernambucano
[16] Romário, Hulk e NEYMAR
[15] Roberto Carlos

● Neymar também passou na frente de Ronaldinho Gaúcho e Pedro Stoichkov em gols marcados pelo Barcelona na Champions. Confira a lista de artilheiros do Barça na história da competição:

[77] Messi
[25] Rivaldo
[21] Kluivert
[20] Luis Henrique
[18] Eto'o
[16] NEYMAR
[15] Stoichkov
[14] Ronaldinho

● Com o gol marcado, Suarez também atingiu uma marca interessante. O uruguaio tem agora 300 gols oficiais na carreira. Confira a lista:

[12] Nacional-URU
[15] Groningen
[111] Ajax
[82] Liverpool
[37] Barcelona
[43] Seleção Uruguaia

No outro jogo da chave, a Roma venceu o Bayern Leverkusen em casa (3 x 2). Os italianos são vice-líder do grupo, com 5 pontos. Os alemães estão em terceiro, com 4. O líder é o Barça (10) e o lanterna é o BATE (3). A briga pela segunda vaga será boa!

Neymar, de faixa na cabeça, à lá Ronaldinho, superou o próprio Gaúcho em gols pelo Barça na Champions (16 x 14)

Daqui duas semanas tem mais!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Champions: Arsenal bate o Bayern e Real e PSG ficam no zero

Mais uma semana de rodada cheia na Champions League! Após muitos clubes cederem seus atletas para suas seleções nacionais, a principal competição de clubes do mundo deu sequência e reservou resultados surpreendentes e, claro, algumas marcas quebradas.

Vamos começar trazendo o placar final de cada duelo:


-



A saga dos clubes ingleses na Champions - que não começou tão bem - melhorou consideravelmente nesta 3ª rodada. O Arsenal é a maior prova disso. Os Gunners venceram o todo-poderoso Bayern de Munique, jogando na Inglaterra. O goleiro Neuer foi o personagem da partida. Fez uma defesa espetacular no 1º tempo, mas saiu muito mal do gol no primeiro tento assinalado pelo time inglês: Giroud abriu o placar. No segundo gol, Neuer até tentou, fez a defesa, mas a bola já havia entrado no chute de Ozil. 

● O Arsenal conseguiu sua primeira vitória na UCL (perdeu as duas primeiras partidas). Já o Bayern conheceu sua primeira derrota (ganhou as duas primeiras partidas).

Neuer salvou o Bayern em vários lances, mas saiu mal no primeiro gol do Arsenal: Giroud aproveitou!

Manchester United (1 x 1) e Chelsea (0 x 0) empataram na rodada. O time de José Mourinho somou seu quarto ponto na competição e está na terceira colocação do grupo G (o líder é o forte Porto, que venceu o Macabi), enquanto o Manchester está em segundo no grupo B (o líder é o Wolfsburg, que venceu o PSV).

O gol do United foi marcado pelo atacante Martial, de 19 anos. O francês, que custou uma fortuna aos cofres ingleses, se tornou o quarto jogador mais jovem a marcar pelos Diabos Vermelhos em partidas de UCL (atrás apenas de Rooney, Beckham e Phil Jones).

Já o Manchester City venceu uma partida difícil contra o Sevilla e está na segunda colocação do grupo D (a líder é a Juventus, que empatou em casa contra o Borussia Mönchengladbach). O destaque do City foi o atacante De Bruyne, que marcou o gol da vitória no finalzinho. O belga está entre os 23 concorrentes a melhor jogador do mundo.

De Bruyne marcou seu primeiro gol em partidas de UEFA Champions League

O grupo E foi bastante agitado. Bayern Leverkusen e Roma fizeram uma partida espetacular na Alemanha. Foram oito gols, quatro para cada lado. Do lado da Roma, destaque para o volante De Rossi, que marcou duas vezes - o italiano completou 500 jogos pela equipe italiana no sábado. Já o destaque do Leverkusen foi o atacante Chicharito, que também balançou as redes duas vezes - o mexicano chegou a 100 gols na carreira).

Os 100 gols de Chicharito Hernandez na carreira:

[29] Chivas
[59] Manchester United
[09] Real Madrid
[03] Bayern Leverkusen

Já o Barcelona, ainda sem Messi, contou com a estrela de Rakitic para vencer o BATE fora de casa. O croata marcou duas vezes (mesmo tendo começado no banco), com duas assistências de Neymar.

Rakitic foi o terceiro suplente do Barça a marcar um "doblete" em partidas de UCL. Antes dele, Messi (em 2009) e Tello (em 2012) haviam conseguido o feito.

● O Barcelona lidera o grupo E com 7 pontos. O Leverkusen é o segundo, com 4. Na sequência vem o BATE, com 3. A Roma é a lanterninha, com apenas 2 pontos ganhos

Rakitic jogou 45 minutos e marcou dois gols: foi o 10° do croata com a camisa do Barcelona

Na quarta-feira, tivemos o jogo mais esperado da rodada: PSG x Real Madrid. Ibrahimovic x Cristiano Ronaldo. O Real estava desfalcado de James, Pepe, Benzema, Bale, enfim.. e ainda jogando em solo francês. O empate sem gols acabou ficando de bom tamanho.

● Ibra, maior artilheiro da história do PSG (112 gols) e CR7, maior artilheiro da história do Real (324 gols) decepcionaram e passaram em branco no duelo.

Real e PSG estão com 7 pontos e lideram o grupo A. Os espanhóis estão na frente dos franceses por saldo de gols.

No outro jogo da chave, o Malmo venceu o Shakhtar Donetsk por 1 x 0 e chegou aos seus primeiros três pontos. O Shakhtar ainda não somou pontos.

Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo passaram em branco no duelo mais esperado da terceira rodada da UCL

No grupo H, o Zenit segue imbatível. São três jogos e três vitórias na Champions 2015/2016 - a única equipe 100% na competição. A vítima da vez foi o Lyon: 3 x 1 para os russos. E claro, teve gol de Hulk. Se na seleção o atacante ainda não caiu nas graças da torcida, na Rússia ele não se cansa de marcar gols.

Hulk chegou a 16 gols em partidas de Champions League e igualou Romário. Confira a lista completa de brasileiros artilheiros na história da competição:

[30] Kaká
[27] Rivaldo
[25] Jardel
[24] Élber
[20] Luiz Adriano
[18] Ronaldinho e Juninho Pernambucano
[16] Romário e Hulk
[15] Roberto Carlos
[14] Neymar, Adriano e Ronaldo

● Ruben Neves (18 anos), volante do Porto, superou Van der Vaart (20 anos) e é, a partir de agora, o capitão mais jovem em toda a história de UCL.

Na outra partida, o Valencia venceu o Gent por 2 x 1 e segue em segundo lugar do grupo H com 6 pontos ganhos.