Os terceiros colocados garantiram uma vaga na Copa UEFA. Foram eles: Shakhtar Donetsk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Bayer Leverkusen, Olympiacos, Porto e Valencia.
Vamos ver como cada equipe conseguiu a classificação. Resultados da rodada:
-
O Real Madrid já tinha a primeira colocação do grupo garantida, mas quem disse que o time de Rafa Benitez iria se acomodar? Comandada pelo artilheiro Cristiano Ronaldo, que marcou quatro gols - um deles de falta -, a equipe merengue aplicou um sonoro 8 x 0 em cima do lanterna Malmo. Benzema ainda marcou um "hat-trick" e Kovacic ainda deixou o dele.
● Cristiano Ronaldo (8) superou Roberto Carlos (7) como o jogador do Real Madrid que mais fez gols de falta na história da UCL.
● Mais gols de falta na história da Champions League:
[11] Del Piero (todos pela Juventus)
[10] CRISTIANO RONALDO (2 pelo Manchester United e 8 pelo Real) e Juninho Pernambucano (todos pelo Lyon)
● CR7 chegou a 11 gols na fase de grupos (seis jogos) da Champions, quebrando o recorde de Van Nistelrooy (10).
● Cristiano terminou a 1ª fase da UCL marcando mais gols que 21 equipes. Lembrando que 32 (incluindo o Real) participam da competição.
● Pela primeira vez na história da Champions acontecem dois "hat-tricks" (Benzema e Cristiano Ronaldo) em uma mesma partida.
● O Real Madrid igualou a maior goleada da história da Champions League. Em 2007/2008, o Liverpool fez 8 x 0 em cima do Besiktas. Detalhe: Rafa Benitez foi o técnico das duas goleadas e Arbeloa foi titular em ambas.
● Benzema se tornou o primeiro jogador da história da UCL a marcar dois "hat-tricks" perfeitos (um gol com a cabeça, um com a perna direita e um com a perna esquerda): contra o Auxerre (na temporada 2010/2011) e contra o Malmo.
● Com os três gols, Benzema chegou ao seu 46° na história da Champions (nenhum deles de pênalti), igualando o italiano Inzaghi. Já CR7 se distanciou de Messi. Confira a lista dos maiores artilheiros da história da UCL:
[88] CRISTIANO RONALDO
[80] Messi
[71] Raúl
[56] Van Nistelrooy
[50] Henry
[48] Shevchenko
[46] Inzaghi e BENZEMA
[45] Ibrahimovic
No outro jogo da chave, o PSG venceu o Shakhtar por 2 x 0. Para os ucranianos, veio a vaga pra Copa UEFA de consolação. O brasileiro Lucas e o artilheiro Ibrahimovic fizeram os gols do jogo.
● Classificação final:
1°) Real Madrid (16)
2°) PSG (13)
-
3°) Shakhtar (3)
-
4°) Malmo (3)
O Real massacrou o Malmo e conseguiu igualar a maior goleada da história da UCL (8 x 0). CR7 chegou a 11 gols na competição e é o artilheiro isolado |
Grupo B:
Esse prometia! Manchester United, Wolfsburg e PSV brigavam por duas vagas. E quem sobrou foram os ingleses, mesmo com um time tecnicamente muito superior aos seus concorrentes. O PSV venceu o lanterna CSKA por 2 x 1 jogando em casa - foi sofrido, de virada. E enquanto os holandeses não viraram o jogo, teve momentos em que o United estava dentro. Porém, nem o time de Van Gaal conseguiu fazer a sua parte contra o Wolfsburg. A partida era difícil, na Alemanha, mas os Diabos Vermelhos abriram o placar com Martial (foi o sexto gol do garoto em 18 partidas com a camisa do Manchester).
Aí quem roubou a cena foi o zagueiro Naldo (que joga ao lado do compatriota Dante no Wolfsburg). O brasileiro marcou dois gols e foi o grande responsável pela virada - e pela classificação - dos alemãs. A partida terminou 3 x 2 para os donos da casa. O Manchester United está fora da Champions League!
● O Manchester caiu fora da fase de grupos da Champions pela quarta vez em sua história. Restará a Copa UEFA para os Diabos Vermelhos.
● Schweinsteiger não era eliminado de uma fase de grupos da UCL há 13 anos! Nas últimas seis temporadas, o meia alemão havia chegado em cinco semifinais (e três finais) da competição. Bayern é Bayern...
● Classificação final:
1°) Wolfsburg (12)
2°) PSV (10)
-
3°) Manchester United (8)
-
4°) CSKA (4)
O Manchester de Van Gaal é um bom time no papel, mas não deu liga dentro de campo. Melhor para o Wolfsburg, que se classificou junto com o PSV |
Grupo C:
O Atlético Madrid já estava classificado, mas conseguiu garantir a primeira colocação do grupo ao vencer o concorrente Benfica fora de casa por 2 x 1. Saúl e Vietto marcaram para o Atleti; Mitroglou descontou para os portugueses. O Benfica (dos brasileiros Julio Cesar, Luisão, Jonas e Talisca) acabou na segunda colocação e também está classificado.
● Vietto tocou na bola 39 vezes. Duas delas dentro da área: uma na assistência pra Saúl, a outra no gol.
● O Atleti se classificou para as oitavas de final da Champions League pela quarta vez em sua história.
O outro jogo da chave era pra ver quem iria para a Copa da UEFA. O Galatasaray, do craque Sneidjer, empatou em casa com o Astana (1 x 1) e garantiu a terceira colocação.
● Classificação final:
1°) Atlético Madrid (13)
2°) Benfica (10)
-
3°) Galatasaray (5)
-
4°) Astana (4)
Vietto foi um dos destaques do Atlético Madrid na fase de grupos da UCL. Contra o Benfica, o argentino marcou um gol e deu uma assistência |
Grupo D:
Antes da última rodada começar, a Juventus era líder do grupo, com o Manchester City em segundo. Porém, os italianos tinham uma partida difícil fora de casa contra o Sevilla, e acabaram perdendo. Llorente (ex-Juve), marcou de cabeça o único gol do jogo. Os espanhóis não seguem na Champions, mas garantiram o terceiro lugar e se classificaram para a Copa UEFA, competição que o Sevilla constuma se dar muito bem.
Quem ultrapassou a "Vecchia Senhora" e virou líder foi o City, que venceu o Borussia Mönchengladbach por 4 x 2 jogando em casa. David Silva abriu o placar para os ingleses. Sterling, duas vezes, e Bony completaram o placar. Korb e o brasileiro Raffael marcaram os gols do Mönchengladbach.
● Foi apenas o quinto gol de David Silva na história da Champions. Ele já marcou mais vezes com a camisa do City (3) do que com a do Valencia (2).
● Sterling custou caro, mas vem mostrando que valeu cada centavo pago ao Liverpool. O craque inglês foi o destaque da partida contra o Borussia Mönchengladbach, marcando dois gols em dois minutos (um aos 35' e outro aos 36' do 2° tempo). Na temporada, o camisa 7 já balançou as redes adversárias em oito oportunidades e deu cinco assistências.
● Classificação final:
1°) Manchester City (12)
2°) Juventus (11)
-
3°) Sevilla (6)
-
4°) Borussia Mönchengladbach (5)
Sterling marcou seu terceiro gol na Champions 2015/2016 e é o artilheiros do Manchester City na competição |
Grupo E:
O Barcelona, já classificado, poupou alguns jogadores e empatou com o Bayern Leverkusen fora de casa (1 x 1). Suarez ficou no banco. Iniesta e Neymar (machucado) não foram relacionados. Quem jogou foi Lionel Messi, que abriu o placar após passe mágico de Rakitic. Foi o 80° gol do argentino na história da Champions League. Porém, ainda na 1ª etapa, Chicharito empatou.
● Messi marcou seu 7° gol em cima do Bayern Leverkusen em partidas de UCL. O time alemão é a segunda maior vítima do camisa 10 na história da competição. A principal é o Milan (8 gols). O Ajax levou 6.
● Chicharito Hernandez tem 12 gols em 11 jogos na temporada 2015/2016 (cinco deles na Champions League). O time inteiro do Manchester United marcou sete vezes na competição (apenas dois a mais que Chicharito) e está eliminado. Van Gaal não o quis por lá. O mexicano segue na UCL. Os ingleses, não..
A outra vaga estava aberta. E quem ficou com ela foi a Roma, mesmo fazendo apenas seis pontos (pior campanha de um classificado). O time italiano, que jogou em casa, ficou no 0 x 0 contra o BATE Borisov. Foi o suficiente, mas a equipe comandada pelo técnico Rudi Garcia teve sorte: se o Leverkusen tivesse vencido o Barça, a vaga teria ido para o espaço.
● A Roma vinha de 28 partidas seguidas sofrendo gols em Champions League. O 0 x 0 contra o BATE encerrou essa marca negativa.
● Classificação final:
1°) Barcelona (13)
2°) Roma (6)
-
3°) Bayern Leverkusen (6)
-
4°) BATE (5)
Messi chegou ao seu 3° gol na Champions 2015/2016. Na história da competição, o argentino já balançou a rede 80 vezes |
Grupo F:
O Bayern Munique, mesmo já classificado, venceu fora de casa. A vítima da vez foi o Dinamo Zagreb (2 x 0). O artilheiro Lewandowski, pra variar, foi o autor dos gols.
● Robert Lewandowski marcou 22 gols em 23 jogos na temporada 2015/2016. (Sete deles na Champions). Confira a lista de artilheiros da UCL 2015/2016:
[11] Cristiano Ronaldo
[7] Lewandowski
[6] Dzyuba
[5] Müller, Suárez, Willian, Chicharito e Giroud
[11] Cristiano Ronaldo
[7] Lewandowski
[6] Dzyuba
[5] Müller, Suárez, Willian, Chicharito e Giroud
● Lewandowski marcou 30 gols em 46 partidas na história da UCL. Apenas Van Nistelrooy (34) precisou de menos jogos para chegar a essa marca.
● Pep Guardiola chegou a incrível marca de 100 vitórias em 132 jogos comandando o Bayern. No Barcelona, Pep chegou as mesmas 100 vitórias depois de disputar 139 partidas.
● Pep Guardiola chegou a incrível marca de 100 vitórias em 132 jogos comandando o Bayern. No Barcelona, Pep chegou as mesmas 100 vitórias depois de disputar 139 partidas.
Como o Bayern já estava classificado, as atenções se voltaram para Olympiacos x Arsenal, que duelavam pelo 2° lugar do grupo. Para os gregos, bastava um empate. Já os ingleses tinham que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Tarefa difícil, já que a partida foi na Grécia. Mas aí apareceu Giroud. O atacante marcou um "hat-trick" e garantiu a vitória do Arsenal por 3 x 0, classificando os Gunners.
● Pela primeira vez o francês Olivier Giroud marcou três gols em uma mesma partida com a camisa do Arsenal. Será que escolheu um momento melhor para o feito?
● Até então, apenas três jogadores haviam conseguido marcar um "hat-trick" pelo Arsenal na Champions (Henry, Bendtner e Welbeck). Giroud foi o quarto.
● Classificação final:
1°) Bayern Munique (15)
2°) Arsenal (9)
-
3°) Olympiacos (9)
-
4°) Dinamo Zagreb
Giroud chegou a cinco gols na Champions 2015/2016. Foram, com certeza, os gols mais importantes do francês com a camisa do Arsenal |
Grupo G:
Esse era outro grupo que prometia grandes emoções na rodada final. Chelsea, Dinamo Kiev e Porto brigavam por duas vagas. Melhor para os dois primeiros. Quem rodou foram os portugueses (que acabaram ficando com a vaga da Copa UEFA). O Dinamo tinha uma partida fácil contra o Maccabi (pior time da fase de grupos) em casa - acabou vencendo por 1 x 0, gol de Harmash. Portanto, Chelsea x Porto fariam uma verdadeira decisão na Inglaterra.
E o time de Mourinho levou a melhor, fazendo 2 x 0 nos portugueses. Marcano (contra) e o brasileiro Willian marcaram e garantiram a classificação.
● Cinco jogadores já marcaram contra o seu próprio gol a favor do Chelsea na temporada. Willian, artilheiro do time, tem sete. São os "goleadores" da equipe.
● Willian marcou seu sétimo gol na temporada (o primeiro sem ser de falta). Na Champions são cinco até aqui (marcou gol nas três equipes do grupo).
● Iker Casillas foi eliminado da fase de grupos da UCL pela primeira vez em sua carreira. O goleiro do Porto disputará a Copa da UEFA, único título (de clubes) que o camisa 12 ainda não possui.
● Classificação final:
1°) Chelsea (13)
2°) Dinamo Kiev (11)
-
3°) Porto (10)
-
4°) Maccabi Tel-Aviv (0)
Pela primeira vez Willian marcou um gol com a bola rolando na temporada 2015/2016. O camisa 22 marcou sete vezes desde agosto |
Grupo H:
O Zenit era o único classificado do grupo até a última rodada - e já garantido na primeira colocação. Gent e Valencia brigavam pela segunda vaga. Melhor para os belgas, que foram talvez a maior surpresa entre os times que avançaram para as oitavas.
O Gent jogava em casa e precisava de uma vitória simples contra o invicto Zenit, que jogava sem Hulk. Depoitre e Milicevic marcaram para os belgas. O atacante Dzyuba (que marcou seu sexto gol na UCL 2015/2016) descontou para os russos.
● Desde a temporada 2000/2001 um clube belga não se classificava para as oitavas de final da Champions League. Na época, o Anderlecht conseguiu o feito.
O Valencia, que chegou na última rodada com chances de passar, acabou perdendo para o lanterna Lyon em casa (2 x 0) e ficou com a Copa UEFA. Cornet e Lacazetti marcaram para os franceses, que estão eliminados.
● Classificação final:
1°) Zenit (15)
2°) Gent (10)
-
3°) Valencia (6)
-
4°) Lyon (4)
O Gent acabou com o 100% de aproveitamento do Zenit e se classificou para as oitavas de final da UCL junto com os russos |
Repetindo: o sorteio das oitavas de final acontece no dia 14/12, às 9h (de Brasília). Promete! Vamos acompanhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário