quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Champions: Real, City e Zenit já estão classificados

Mais uma semana de jogos importantes na maior competição de clubes do planeta! Na quarta rodada da fase de grupos, geralmente surgem as primeiras equipes classificadas. E nesta edição de Champions não foi diferente: Real Madrid, Manchester City e Zenit já estão nas oitavas de final.

Vamos aos resultados:


-



Na terça-feira, Real e PSG repetiram o duelo da terceira rodada em Madrid. Eram, até então, as únicas equipes das cinco principais ligas europeias que não haviam perdido nesta temporada. E foi o time de Cristiano Ronaldo e cia que manteve a invencibilidade. O lateral Marcelo deixou o campo lesionado ainda no 1° tempo e deu lugar a Nacho, que acabou sendo o autor do gol da vitória. Ele mesmo admitiu que o tento anotado foi "sem querer querendo", até porque o goleiro Trapp colaborou.

● Keylor Navas, goleiro do Real, se tornou o primeiro goleiro que aguentou mais de 529 minutos sem tomar gols em Champions desde a sua estreia na competição (agora já são 540). O recorde pertencia a Miguel Angel Moyá (529 minutos pelo Atlético de Madrid).

● Além disso, Navas se tornou o primeiro goleiro da história do Real a chegar a nove partidas oficiais seguidas sem levar gols atuando em casa

No outro jogo do grupo, o Shakhtar Donetsk goleou o Malmo por 4 x 0 e mantém vivas as chances de classificação, apesar da vaga estar nas mãos do PSG.

● O brasileiro Alex Teixeira marcou o quarto do Shakhtar. Detalhe interessante: dos últimos 54 marcados pelo time ucraniano em Champions, 43 deles foram marcados por jogadores brasileiros.

O reserva Nacho foi o autor do gol do Real Madrid - os espanhóis se classificaram antecipadamente; o PSG está quase lá

Outra equipe classificada é o Manchester City, que venceu o Sevilla por 3 x 1, mesmo fora de casa. Destaque para o brasileiro Fernandinho, que marcou um dos gols do time inglês. Sterling e Bony completaram o placar e Trémoulinas dominuiu para os espanhóis.

● Destaque para Sterling, que marcou seu primeiro gol em partidas de UCL (em 10 jogos). O craque inglês custou uma fortuna ao time de Manchester e vem mostrando bom futebol.

O Sevilla, apesar de ainda ter chances matemáticas, se complicou bastante com a derrota em casa. O time espanhol está na terceira colocação do grupo D, com 3 pontos. A Juventus, que empatou fora de casa por 1 x 1 contra o Borussia Mönchengladbach, permaneceu na segunda colocação com 8 pontos. O time italiano precisa de mais dois pontinhos nos últimos dois jogos para se garantir nas oitavas

● Na Juve, destaque positivo para o craque Pogba. O agora camisa 10 deu um passe espetacular para Lichtsteiner marcar o gol de empate em cima do Mönchengladbach. Já o destaque negativo vai para o brasileiro Hernanes, que foi expulso - a Juventus é a equipe com mais jogadores expulsos na história da Champions League (21).

Sterling marcou pela primeira vez na Champions League: o City está classificado para as oitavas de final

O outro time de Manchester ainda não está classificado, mas deu um passo importante ao vencer o CSKA em casa. Rooney desencantou e marcou de cabeça para o United: 1 x 0. Vitória magra, mas que manteve os "Diabos Vermelhos" na primeira colocação do grupo B, com 7 pontos.

● Waine Rooney chegou a 30 gols marcados em partidas de Champions League - é o jogador inglês que mais marcou na história da competição. Confira a lista:

[30] WAINE ROONEY
[24] Paul Scholes
[23] Frank Lampard
[21] Steven Gerrard

● Outro feito de Rooney: o craque inglês chegou a 237 gols marcados com a camisa do Manchester United, se igualando a Denis Law como o segundo maior artilheiro da história do clube. O primeiro é Bobby Charlton (249). Falta pouco!

No outro jogo do grupo, o PSV venceu o Wolfsburg por 2 x 0 e está na segunda colocação. Já o time alemão caiu para a terceira, porém ambos estão com 6 pontos. O lanterna da chave é o CSKA, com 4. A briga vai ser boa no grupo B!

Foi de cabeça o 30º gol de Rooney na história da Champions League: nenhum outro inglês marcou mais que o camisa 10 do United

No grupo F, o Bayern Munique segue com a sua rotina de goleadas. Depois de perder para o Arsenal na rodada passada atuando na Inglaterra, o time alemão deu o troco com estilo na Allianz Arena: 5 x 1. Destaque para Thomas Muller, que marcou duas vezes, e Lewandowski, que balançou as redes "apenas" uma vez. Alaba e Robben completaram a goleada e Giroud diminuiu para os Gunners. O Bayern segue líder com 9 pontos. O segundo colocado é o Olympiacos (que também tem 9 pontos). O time grego venceu o Dinamo Zagreb por 2 x 1 e deu passo importante rumo às oitavas. Zagreb e Arsenal estão com 3 pontos e vão ter que suar (e torcer) para conseguir a vaga.

● Na próxima rodada teremos Bayern x Olympiacos e Arsenal x Zagreb. Se der a lógica (vitória dos mandantes), o Arsenal chegará na última rodada tendo que vencer o Olympiacos, na Grécia, por dois gols de diferença para se classificar. Missão complicada dos Gunners.

● Últimos cinco jogos do Bayern em casa na UCL: 

5 x 1 Arsenal
5 x 0 Dinamo
3 x 2 Barcelona
6 x 1 Porto
7 x 0 Shakhtar

● Robben chegou a 25 gols em partidas de Champions League. É o quarto holandês que mais marcou na história da competição (ao lado de Van Persie):

[56] Van Nistelrooy
[29] Kluivert
[29] Makaay
[25] Van Persie e ROBBEN

● Com os dois tentos anotados contra o Arsenal, Thomas Müller chegou ao seu 32º em Champions. É o segundo alemão com mais gols no torneio, atrás apenas de Gerd Müller (35) 

Thomas Muller (2x) e Lewandowski (1) brilharam mais uma vez. Ambos tem quatro gols na UCL 2015/16. CR7 é o artilheiro com cinco tentos

No grupo C, duas equipes estão quase classificadas. O Benfica é o líder com 9 pontos. O time português venceu o Galatasaray em casa (2 x 1). Destaque para o brasileiro Jonas, que marcou um gol e deu uma assistência. O segundo colocado é o Atlético Madrid, que ficou no 0 x 0 fora de casa contra o Astana. O time espanhol está com 7 pontos. Galatasaray (4) e Astana (2) completam a classificação.

● Jonas tem 40 gols e 7 assistências em 48 jogos com a camisa do Benfica. O brasileiro chegou de graça ao clube na temporada passada. Olho nele, Dunga!

Outra equipe que garantiu a classificação foi o Zenit, do brasileiro Hulk. O time russo venceu as quatro partidas da Champions até aqui e é o único time 100% da competição. A vítima da vez foi o Lyon, fora de casa (2 x 0). No outro jogo do grupo H, o Gent conseguiu importante vitória em casa sobre o Valencia (1 x 0). Belgas e espanhóis devem brigar pela última vaga do grupo.

● O Zenit se classificou para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência. A última equipe russa a conseguir este feito foi o Spartak Moscou, em 1995 (há 20 anos).

● Valencia (6 pontos) e Gent (4 pontos) irão brigar pela última vaga do grupo H. O detalhe é que eles não se enfrentam mais. Na Espanha, deu Valencia (2 x 1). Na Bélgica, deu Gent (1 x 0). O Zenit (12 pontos) está classificado; já o Lyon (1 ponto) precisa de um milagre para chegar às oitavas.

Dzyuba marcou mais uma vez e classificou o Zenit: o russo tem quatro gols na UCL 2015/16 e é vice-artilheiro ao lado de Muller, Lewandowski e Chicharito

Pelo Grupo G, o Chelsea deu uma boa respirada ao vencer o Dinamo de Kiev por 2 x 1. O brasileiro Willian, pra variar, salvou os ingleses com um golaço de falta (mais um). Já são cinco gols do camisa 22 na temporada e TODOS foram de falta. Impressionante a precisão do meia. O Chelsea é o segundo colocado do grupo com 7 pontos. O Dinamo é terceiro, com 5.

● Nenhum outro jogador marcou mais gols de falta que Willian na temporada europeia. Foram cinco no total (3 na UCL e 2 na PL). As vítimas do camisa 22: Maccabi Tel Aviv, Newcastle, Porto, Southampton e Dynamo de Kiev.

O líder do grupo G é o Porto, que segue fazendo uma temporada muito boa. O time português chegou a 10 pontos ganhos vencendo fora de casa o saco de pancadas Maccabi Tel Aviv (3 x 1), time israelense que ainda não somou pontos em sua primeira Champions disputada.

● Iker Casillas igualou Xavi como o jogador que possui o maior número de vitórias na história da Champions League (91). O goleiro do Porto já é o recordista de jogos da competição (155).

Um jogador não marcava três gols de falta em uma edição de UCL desde 2009/10 (C. Ronaldo). William já marcou três em quatro jogos nesta temporada

E pra finalizar, vamos ao grupo E, o grupo do Barcelona! Os espanhóis venceram o lanterna BATE Borisov por 3 x 0 em casa.com direito a show de Neymar, que marcou dois gols (um de pênalti) e deu uma assistência para Luisito Suarez marcar de bico. A dupla está impossível na temporada 2015/2016. Depois que Messi se machucou, o Barça marcou 20 gols. Suarez (9) e Neymar (8) marcaram 17 deles, ou seja, 85% dos gols da equipe catalã.

● Neymar, claro, segue atingindo marcar importantes. Dessa vez o craque igualou Hulk e Romário em gols marcados na Champions. Confira a lista completa de brasileiros artilheiros na história da competição:

[30] Kaká
[27] Rivaldo
[25] Jardel
[24] Élber
[20] Luiz Adriano
[18] Ronaldinho e Juninho Pernambucano
[16] Romário, Hulk e NEYMAR
[15] Roberto Carlos

● Neymar também passou na frente de Ronaldinho Gaúcho e Pedro Stoichkov em gols marcados pelo Barcelona na Champions. Confira a lista de artilheiros do Barça na história da competição:

[77] Messi
[25] Rivaldo
[21] Kluivert
[20] Luis Henrique
[18] Eto'o
[16] NEYMAR
[15] Stoichkov
[14] Ronaldinho

● Com o gol marcado, Suarez também atingiu uma marca interessante. O uruguaio tem agora 300 gols oficiais na carreira. Confira a lista:

[12] Nacional-URU
[15] Groningen
[111] Ajax
[82] Liverpool
[37] Barcelona
[43] Seleção Uruguaia

No outro jogo da chave, a Roma venceu o Bayern Leverkusen em casa (3 x 2). Os italianos são vice-líder do grupo, com 5 pontos. Os alemães estão em terceiro, com 4. O líder é o Barça (10) e o lanterna é o BATE (3). A briga pela segunda vaga será boa!

Neymar, de faixa na cabeça, à lá Ronaldinho, superou o próprio Gaúcho em gols pelo Barça na Champions (16 x 14)

Daqui duas semanas tem mais!

Nenhum comentário: