quinta-feira, 26 de abril de 2012

Isso é o futebol!

Terça e quarta tivemos talvez as semifinais mais emocionantes da história recente da Champions League. Barcelona e Real Madrid, os dois monstros da Espanha, caíram diante da retranca inglesa do Chelsea e do bom futebol do Bayern Munique.

Na terça, ocorreu um dos melhores jogos do ano até aqui: Barcelona x Chelsea. No 1° jogo, vitória dos ingleses por 1 x 0. O Barça tinha de reverter a vantagem jogando em casa. O técnico Guardiola colocou o time pra frente, usando um esquema ousado: 3-4-3. Mas quem disse que seria fácil? O Chelsea foi a Espanha com a mesma proposta do jogo de ida: jogar na retranca e sair no contra-ataque. Os espanhóis, como sempre com mais posse de bola, começaram com tudo. Messi saiu duas vezes na cara de Cech, mas não conseguiu marcar. Lá atrás, na área de Valdes, o que mais chamou a atenção não foram os ataques do Chelsea, mas sim o choque entre o goleiro espanhol e o zagueiro Piqué, que saiu de campo desacordado. Daniel Alves entrou em seu lugar, deixando o Barça mais ofensivo ainda. A partir daí os espanhois começaram a dar sinais de que ganhariam o duelo. Primeiro aos 35 minutos, quando Cuenca cruzou da esquerda e Busquets apareceu livre pra fazer 1 x 0. Logo em seguida, o capitão inglês Terry foi expulso infantilmente, após dar uma joelhada em Sanchez, sem bola. E na sequencia, Messi deixou Iniesta na boa pra marcar 2 x 0. Nesse momento, o mundo dava como certa a classificação do Barça, com 2 x 0 no placar e um homem a mais. No entanto, o brasileiro Ramires apareceu nos acréscimos para marcar um gol de Messi. Um toquinho sutil por cobertura, encobrindo Valdes: 2 x 1. Com o gol, o Chelsea estaria classificado, O Barcelona precisava fazer pelo menos um gol na segunda etapa.

Ramires comemora seu golaço

E se o 1o tempo foi bom, o 2° não ficou atrás. O Barça queria matar o jogo logo, tanto que aos 2 minutos, Drogba fez pênalti em Fábregas. Messi, que nunca marcou no Chelsea foi para a cobrança e mandou na trave. O argentino havia perdido a chance do jogo. Mas haveriam outras. Quem não deixou foi a trave (após chute de Messi outra vez) e Cech. O goleiro dos blues foi decisivo na partida. E para se fazer justiça também aos jogadores de linha do time inglês, todos foram muito aplicados taticamente. Drogba voltava toda hora para marcar, Ramires jogou boa parte do tempo como um ala, indo e voltando toda hora. Raul Meireles e Mikel foram monstros na marcação, enfim... o gol de Fernando Torres, empatando o jogo no finalzinho, coroou todo o esforço dos blues nos 180 minutos, fechando o caixão do Barcelona, que já não vence há 3 jogos, está eliminado da Champions League e também vê o Campeonato Espanhol distante.

Messi desperdiça a chance do jogo ao chutar o pênalti na trave

Muitos dizem que o futebol é bonito por causa disso, os times inferiores conseguem vencer os mais fortes. Outros dizem que essa retranca do Chelsea acaba com o futebol bem jogado... de todos comentários após a partida, o que eu mais gostei foi do Mauro Cézar Pereira, da ESPN: "Messi é gênio, o Barcelona o melhor dos times, o Chelsea finalista da Champions e o futebol a melhor invenção do homem. Simples assim."

Fernando Torres selou a classificação do Chelsea já nos acréscimos

-

Na quarta, foi a vez de Real Madrid e Bayern Munique irem a campo. Outro jogaço! O time espanhol talvez tivesse uma missão mais fácil, por ter feito um gol fora de casa. E, assim como seu rival Barça, deu indícios de que poderia matar o jogo rapidamente. Logo aos 5 minutos de jogo, pênalti para o Real. Alaba se atirou na área, colocando a mão na bola. Cristiano Ronaldo converteu: 1 x 0. Em seguida, o Bayern quase empatou. Robben perdeu um gol inacreditável, embaixo das traves. Porém, logo em seguida, o Real tratou de marcar mais um. Ozil achou Cristiano Ronaldo livre na área. O português, com calma, só tirou de Neuer: 2 x 0 para os espanhóis.  Apesar de estar em desvantagem, o Bayern jogava bem, tinha grande posse de bola, e chegava com frequência a área espanhola (diferente do Chelsea no jogo de terça). Tanto que aos 27 minutos, Mario Gomez sofreu pênalti duvidoso. Robben bateu bem, diminuindo o placar: 2 x 1. 

Cristiano Ronaldo marcou dois gols no 1° tempo e deixou o Real em vantagem

O 2° tempo foi de cautela para ambas as equipes. Mourinho colocou Kaká em campo. O tempo foi passando e um erro poderia custar a desclassificação. Lá e cá, os goleiros Casillas e Neuer fizeram grandes defesas, levando o jogo pra prorrogação. O tempo extra foi marcado pelo cansaço das duas equipes, que pareciam querer apostar na loteria dos pênaltis, já que os goleiros estavam bem, e Cristiano Ronaldo e Robben já haviam convertido um pênalti cada no tempo normal. 

Nas penalidades, os goleiros voltaram a brilhar. Casillas defendeu as cobranças de Kroos e Lahn, e Neuer pegou os chutes de ninguém mais ninguém menos que Kaká e Cristiano Ronaldo (que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder). Quem errou feio, chutando o pênalti pra longe do gol foi Sérgio Ramos. O zagueiro espanhol isolou a bola. No pênalti seguinte, Schweisteiger bateu com tranquilidade e selou a classificação do Bayern nos pênaltis, por 3 x 1.

Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos perderam suas cobranças, enquanto Schweisteiger converteu o da classificação

A final entre Chelsea x Bayern Munique será realizada dia 19 de Maio na Alemanha. Por jogar em seu território, o Bayern pode levar uma pequena vantagem. Além disso, os alemães jogam de uma forma parecida com  a do Barça. Será que o Chelsea vai tentar vencer o jogo se fechando atrás novamente? Vale lembrar também os desfalques de cada time por suspensão. Os blues irão a Alemanha sem Ivanovic, Raul Meireles, Terry e Ramires. Já os alemães não poderão contar com Alaba, Batstuber e Luis Gustavo. Uma final estranha,  mas minha torcida é para o Bayern, que mostrou durante toda competição um bom futebol, jogando sempre pra frente!

2 comentários:

Gui Limas disse...

RAMIRES! PARA NOOOOOOOOOOOOOOOOSSA ALEGRIA!

Lucas CRF disse...

que zebra! realmente, tomare que o bayern ganhe. Foi o time q além de Barça e Real mostrou algo nessa liga