segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estaduais chegam as finais!

Em alguns posts atrás eu havia dito aqui que os bons jogos dos estaduais estavam por vim. Na primeira fase, todo mundo espera ansiosamente pelos clássicos e também pra chegar logo as fases finais. No Paulistão, Santos x Guarani farão a final. Já no Carioca, o Fluminense (campeão da Taça Guanabara) enfrentará o Botafogo (campeão da Taça Rio) na decisão.

O Santos ganhou do Mogi Mirim nas quartas por 2 x 0, e ontem foi a vez do clássico contra o São Paulo pela semi. O time de Muricy Ramalho talvez seja hoje o melhor do Brasil, com uma base que vêm montada desde 2010. Já o Tricolor ainda está naquela fase de entrosamento e oscilação, pois o time foi bastante reformulado para este ano. Porém conta com um elenco muito forte.

No Morumbi, o Santos começou com tudo. Aos 2 minutos de jogo, Paulo Miranda fez pênalti em Alan Kardec. Neymar cobrou e fez seu 100° gol com a camisa do peixe. O camisa 11 do peixe mais uma vez foi decisivo. Piris, que anteriormente já o marcou diversas vezes, mostrou que ainda sofre com o craque santista. O lateral são paulino precisou ser substituído no intervalo para não ser expulso. Ainda no 1° tempo, Neymar fez mais um. Arrancou bonito após passe de Ganso e bateu de perna esquerda no canto.

Neymar deu show no Morumbi: Santos fará a final do Paulista contra o Guarani

Para o 2° tempo, Leão colocou Rodrigo Caio no lugar de Piris e Fernandinho na vaga de Jadson (apagadíssimo no jogo). E o camisa 12 são paulino iniciou a jogada do gol de empate, onde Casemiro tocou para Willian José (impedido) marcar. Mas quem mandava no jogo era o time da Vila. Antes do gol tricolor, Alan Kardec já havia marcado um gol anulado de forma duvidosa pela arbitragem. Porém mesmo prejudicado, o Santos têm um jogador que desequilibra sempre. Neymar recebeu de Léo, bateu forte da entrada da área e contou com a ajuda de Dênis (mais um goleiro de um grande falhando feio) para marcar seu 3° gol na partida. Cícero ainda foi expulso após falta no camisa 11 santista, só para não perder o costume. Final: 3 x 1 para o Peixe, que enfrentará o Guarani nas finais do Campeonato Paulista.

O Bugre aliás, merece parabéns pela campanha sensacional neste Paulistão. O time terminou o ano passado afundado em dívidas e quase não tinha time para disputar o campeonato este ano. Em meio a tudo isso, Vadão conseguiu montar um bom elenco, que venceu o Palmeiras por 3 x 2 nas quartas, e agora, na semi o dérbi contra a Ponte Preta, pelo placar de 3 x 1. Medina foi o destaque do jogo, marcando dois gols. O detalhe é que ele entrou ainda no 1° tempo no lugar de Fumagalli, o líder do time, que saiu machucado.

No Rio de Janeiro, mais um 3 x 1. O Botafogo venceu o Vasco e está nas finais do Cariocão. Sem o volante Renato, Oswaldo de Oliveira mandou um time muito ofensivo a campo, com o quinteto Fyllipe Gabriel, Elkeson, Maicosuel, Andrezinho e Loco Abreu. Já o Vasco teve o desfalque do zagueiro Dedé. O meia Diego Souza completava 100 jogos com a camisa cruzmaltina. Em campo, Loco Abreu decidiu. Ele marcou logo aos 4 minutos de jogo, perdeu chances incríveis, e antes do 1° tempo acabar, deixou o dele mais uma vez.

No Engenhão, quem decidiu foi Loco Abreu: o Botafogo levou a Taça Rio e faz a final do Carioca contra o Flu

O ímpeto do Fogão não parou no 2° tempo. Logo aos 8 minutos, Maicosuel marcou o terceiro. Para tentar reverter o placar, Cristóvão recorreu a dupla Juninho Pernambucano e Carlos Alberto, que estavam no banco. O ex-camisa 19 e agora camisa 84 da Colina ainda deixou o dele no final do jogo, mas já era tarde demais. Final: 3 x 1 para o Botafogo, campeão da Taça Rio. Nas próximas semanas, o Fogão enfrenta o Fluminense, que ganhou a Taça Guanabara, pelas finais do Cariocão.

Palpites: como são dois jogos, dificilmente o Santos perderá o título em São Paulo, apesar do Bugre estar concentrado apenas para as finais do Paulistão (os dois principais jogos do time de Campinas no ano), enquanto o Santos disputa também a Libertadores. No Rio, acho que dá Botafogo. O time da estrela solitária vem embalado, ainda não perdeu este ano e Loco Abreu parece ter espantado a má fase. O Flu sempre sofre demais com lesões seguidas de alguns jogadores, como Fred e Deco, além de - assim como o Santos - estar mais focado na Libertadores. Semana que vêm teremos os primeiros jogos das finais. Façam suas apostas!

Nenhum comentário: