segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estaduais chegam as finais!

Em alguns posts atrás eu havia dito aqui que os bons jogos dos estaduais estavam por vim. Na primeira fase, todo mundo espera ansiosamente pelos clássicos e também pra chegar logo as fases finais. No Paulistão, Santos x Guarani farão a final. Já no Carioca, o Fluminense (campeão da Taça Guanabara) enfrentará o Botafogo (campeão da Taça Rio) na decisão.

O Santos ganhou do Mogi Mirim nas quartas por 2 x 0, e ontem foi a vez do clássico contra o São Paulo pela semi. O time de Muricy Ramalho talvez seja hoje o melhor do Brasil, com uma base que vêm montada desde 2010. Já o Tricolor ainda está naquela fase de entrosamento e oscilação, pois o time foi bastante reformulado para este ano. Porém conta com um elenco muito forte.

No Morumbi, o Santos começou com tudo. Aos 2 minutos de jogo, Paulo Miranda fez pênalti em Alan Kardec. Neymar cobrou e fez seu 100° gol com a camisa do peixe. O camisa 11 do peixe mais uma vez foi decisivo. Piris, que anteriormente já o marcou diversas vezes, mostrou que ainda sofre com o craque santista. O lateral são paulino precisou ser substituído no intervalo para não ser expulso. Ainda no 1° tempo, Neymar fez mais um. Arrancou bonito após passe de Ganso e bateu de perna esquerda no canto.

Neymar deu show no Morumbi: Santos fará a final do Paulista contra o Guarani

Para o 2° tempo, Leão colocou Rodrigo Caio no lugar de Piris e Fernandinho na vaga de Jadson (apagadíssimo no jogo). E o camisa 12 são paulino iniciou a jogada do gol de empate, onde Casemiro tocou para Willian José (impedido) marcar. Mas quem mandava no jogo era o time da Vila. Antes do gol tricolor, Alan Kardec já havia marcado um gol anulado de forma duvidosa pela arbitragem. Porém mesmo prejudicado, o Santos têm um jogador que desequilibra sempre. Neymar recebeu de Léo, bateu forte da entrada da área e contou com a ajuda de Dênis (mais um goleiro de um grande falhando feio) para marcar seu 3° gol na partida. Cícero ainda foi expulso após falta no camisa 11 santista, só para não perder o costume. Final: 3 x 1 para o Peixe, que enfrentará o Guarani nas finais do Campeonato Paulista.

O Bugre aliás, merece parabéns pela campanha sensacional neste Paulistão. O time terminou o ano passado afundado em dívidas e quase não tinha time para disputar o campeonato este ano. Em meio a tudo isso, Vadão conseguiu montar um bom elenco, que venceu o Palmeiras por 3 x 2 nas quartas, e agora, na semi o dérbi contra a Ponte Preta, pelo placar de 3 x 1. Medina foi o destaque do jogo, marcando dois gols. O detalhe é que ele entrou ainda no 1° tempo no lugar de Fumagalli, o líder do time, que saiu machucado.

No Rio de Janeiro, mais um 3 x 1. O Botafogo venceu o Vasco e está nas finais do Cariocão. Sem o volante Renato, Oswaldo de Oliveira mandou um time muito ofensivo a campo, com o quinteto Fyllipe Gabriel, Elkeson, Maicosuel, Andrezinho e Loco Abreu. Já o Vasco teve o desfalque do zagueiro Dedé. O meia Diego Souza completava 100 jogos com a camisa cruzmaltina. Em campo, Loco Abreu decidiu. Ele marcou logo aos 4 minutos de jogo, perdeu chances incríveis, e antes do 1° tempo acabar, deixou o dele mais uma vez.

No Engenhão, quem decidiu foi Loco Abreu: o Botafogo levou a Taça Rio e faz a final do Carioca contra o Flu

O ímpeto do Fogão não parou no 2° tempo. Logo aos 8 minutos, Maicosuel marcou o terceiro. Para tentar reverter o placar, Cristóvão recorreu a dupla Juninho Pernambucano e Carlos Alberto, que estavam no banco. O ex-camisa 19 e agora camisa 84 da Colina ainda deixou o dele no final do jogo, mas já era tarde demais. Final: 3 x 1 para o Botafogo, campeão da Taça Rio. Nas próximas semanas, o Fogão enfrenta o Fluminense, que ganhou a Taça Guanabara, pelas finais do Cariocão.

Palpites: como são dois jogos, dificilmente o Santos perderá o título em São Paulo, apesar do Bugre estar concentrado apenas para as finais do Paulistão (os dois principais jogos do time de Campinas no ano), enquanto o Santos disputa também a Libertadores. No Rio, acho que dá Botafogo. O time da estrela solitária vem embalado, ainda não perdeu este ano e Loco Abreu parece ter espantado a má fase. O Flu sempre sofre demais com lesões seguidas de alguns jogadores, como Fred e Deco, além de - assim como o Santos - estar mais focado na Libertadores. Semana que vêm teremos os primeiros jogos das finais. Façam suas apostas!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Isso é o futebol!

Terça e quarta tivemos talvez as semifinais mais emocionantes da história recente da Champions League. Barcelona e Real Madrid, os dois monstros da Espanha, caíram diante da retranca inglesa do Chelsea e do bom futebol do Bayern Munique.

Na terça, ocorreu um dos melhores jogos do ano até aqui: Barcelona x Chelsea. No 1° jogo, vitória dos ingleses por 1 x 0. O Barça tinha de reverter a vantagem jogando em casa. O técnico Guardiola colocou o time pra frente, usando um esquema ousado: 3-4-3. Mas quem disse que seria fácil? O Chelsea foi a Espanha com a mesma proposta do jogo de ida: jogar na retranca e sair no contra-ataque. Os espanhóis, como sempre com mais posse de bola, começaram com tudo. Messi saiu duas vezes na cara de Cech, mas não conseguiu marcar. Lá atrás, na área de Valdes, o que mais chamou a atenção não foram os ataques do Chelsea, mas sim o choque entre o goleiro espanhol e o zagueiro Piqué, que saiu de campo desacordado. Daniel Alves entrou em seu lugar, deixando o Barça mais ofensivo ainda. A partir daí os espanhois começaram a dar sinais de que ganhariam o duelo. Primeiro aos 35 minutos, quando Cuenca cruzou da esquerda e Busquets apareceu livre pra fazer 1 x 0. Logo em seguida, o capitão inglês Terry foi expulso infantilmente, após dar uma joelhada em Sanchez, sem bola. E na sequencia, Messi deixou Iniesta na boa pra marcar 2 x 0. Nesse momento, o mundo dava como certa a classificação do Barça, com 2 x 0 no placar e um homem a mais. No entanto, o brasileiro Ramires apareceu nos acréscimos para marcar um gol de Messi. Um toquinho sutil por cobertura, encobrindo Valdes: 2 x 1. Com o gol, o Chelsea estaria classificado, O Barcelona precisava fazer pelo menos um gol na segunda etapa.

Ramires comemora seu golaço

E se o 1o tempo foi bom, o 2° não ficou atrás. O Barça queria matar o jogo logo, tanto que aos 2 minutos, Drogba fez pênalti em Fábregas. Messi, que nunca marcou no Chelsea foi para a cobrança e mandou na trave. O argentino havia perdido a chance do jogo. Mas haveriam outras. Quem não deixou foi a trave (após chute de Messi outra vez) e Cech. O goleiro dos blues foi decisivo na partida. E para se fazer justiça também aos jogadores de linha do time inglês, todos foram muito aplicados taticamente. Drogba voltava toda hora para marcar, Ramires jogou boa parte do tempo como um ala, indo e voltando toda hora. Raul Meireles e Mikel foram monstros na marcação, enfim... o gol de Fernando Torres, empatando o jogo no finalzinho, coroou todo o esforço dos blues nos 180 minutos, fechando o caixão do Barcelona, que já não vence há 3 jogos, está eliminado da Champions League e também vê o Campeonato Espanhol distante.

Messi desperdiça a chance do jogo ao chutar o pênalti na trave

Muitos dizem que o futebol é bonito por causa disso, os times inferiores conseguem vencer os mais fortes. Outros dizem que essa retranca do Chelsea acaba com o futebol bem jogado... de todos comentários após a partida, o que eu mais gostei foi do Mauro Cézar Pereira, da ESPN: "Messi é gênio, o Barcelona o melhor dos times, o Chelsea finalista da Champions e o futebol a melhor invenção do homem. Simples assim."

Fernando Torres selou a classificação do Chelsea já nos acréscimos

-

Na quarta, foi a vez de Real Madrid e Bayern Munique irem a campo. Outro jogaço! O time espanhol talvez tivesse uma missão mais fácil, por ter feito um gol fora de casa. E, assim como seu rival Barça, deu indícios de que poderia matar o jogo rapidamente. Logo aos 5 minutos de jogo, pênalti para o Real. Alaba se atirou na área, colocando a mão na bola. Cristiano Ronaldo converteu: 1 x 0. Em seguida, o Bayern quase empatou. Robben perdeu um gol inacreditável, embaixo das traves. Porém, logo em seguida, o Real tratou de marcar mais um. Ozil achou Cristiano Ronaldo livre na área. O português, com calma, só tirou de Neuer: 2 x 0 para os espanhóis.  Apesar de estar em desvantagem, o Bayern jogava bem, tinha grande posse de bola, e chegava com frequência a área espanhola (diferente do Chelsea no jogo de terça). Tanto que aos 27 minutos, Mario Gomez sofreu pênalti duvidoso. Robben bateu bem, diminuindo o placar: 2 x 1. 

Cristiano Ronaldo marcou dois gols no 1° tempo e deixou o Real em vantagem

O 2° tempo foi de cautela para ambas as equipes. Mourinho colocou Kaká em campo. O tempo foi passando e um erro poderia custar a desclassificação. Lá e cá, os goleiros Casillas e Neuer fizeram grandes defesas, levando o jogo pra prorrogação. O tempo extra foi marcado pelo cansaço das duas equipes, que pareciam querer apostar na loteria dos pênaltis, já que os goleiros estavam bem, e Cristiano Ronaldo e Robben já haviam convertido um pênalti cada no tempo normal. 

Nas penalidades, os goleiros voltaram a brilhar. Casillas defendeu as cobranças de Kroos e Lahn, e Neuer pegou os chutes de ninguém mais ninguém menos que Kaká e Cristiano Ronaldo (que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder). Quem errou feio, chutando o pênalti pra longe do gol foi Sérgio Ramos. O zagueiro espanhol isolou a bola. No pênalti seguinte, Schweisteiger bateu com tranquilidade e selou a classificação do Bayern nos pênaltis, por 3 x 1.

Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos perderam suas cobranças, enquanto Schweisteiger converteu o da classificação

A final entre Chelsea x Bayern Munique será realizada dia 19 de Maio na Alemanha. Por jogar em seu território, o Bayern pode levar uma pequena vantagem. Além disso, os alemães jogam de uma forma parecida com  a do Barça. Será que o Chelsea vai tentar vencer o jogo se fechando atrás novamente? Vale lembrar também os desfalques de cada time por suspensão. Os blues irão a Alemanha sem Ivanovic, Raul Meireles, Terry e Ramires. Já os alemães não poderão contar com Alaba, Batstuber e Luis Gustavo. Uma final estranha,  mas minha torcida é para o Bayern, que mostrou durante toda competição um bom futebol, jogando sempre pra frente!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nada definido na Champions!


Ontem e hoje, ocorreram os primeiros jogos das semifinais da Champions League. Os todo-poderosos Real Madrid e Barcelona jogaram fora de casa na partida de ida, contra Bayern Munique e Chelsea, respectivamente. Como todos esperávamos, foram dois jogaços, e a semana que vem promete mais ainda, já que nada está definido. Bayern e Chelsea venceram os rivais espanhóis em casa.

Na terça, Bayern e Real entraram com formações parecidas, com um centroavante isolado (Mario Gomez e Benzema). Mourinho optou por deixar os brasileiros Marcelo e Kaká no banco. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Ribéry aproveitou sobra na área e abriu o placar para os alemães. Já o segundo tempo é que pegou fogo de verdade. Logo aos 7 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu na cara do gol e bateu com displicência, para defesa de Neuer. O rebote ficou o time espanhol e a bola acabou voltando para o português, que deixou Ozil na boa para marcar o gol de empate. A partir daí o jogo acabou ficando violento. Marcelo entrou de forma dura em Muller e só levou amarelo. Em seguida, Sérgio Ramos cometeu pênalti em Mario Gomez. O juiz nada marcou. Porém a um minuto do final do jogo, o vice-artilheiro da Champions League apareceu novamente. Após boa jogada de Lahn pela direita, o "Super Mário" apareceu dentro da área e definiu o placar: 2 x 1 para o Bayern, que terá de segurar o Real na Espanha, quarta que vêm.

Mario Gomez define o placar na Alemanha

Nessa quarta, foi a vez de Chelsea x Barcelona. Um jogo diferente, pois mesmo em Londres, o time inglês entrou em campo para jogar no contra-ataque, tendo em vista que estaria enfrentando o Barça, melhor time do mundo na atualidade. Os blues jogavam sem David Luiz, que machucado, perderá também o jogo da volta. Já os espanhóis começaram com tudo, com Alexis Sanchez acertando a trave. Em lance seguinte, Fábregas perdeu uma boa chance. Porém já nos acréscimos, o contra-ataque encaixou. Em bola perdida por Messi no meio campo, Ramires foi lançado, e em velocidade entrou na área e tocou para Drogba marcar. 1 x 0 para o Chelsea e fim do primeiro tempo. Já no segundo, o jogo continuou o mesmo, com o Barça atacando muito. Sanchez novamente perdeu grande chance. Em lance seguinte, Puyol cabeceou bem e Cech fez uma grande defesa. Mas a melhor das oportunidades, no entanto, aconteceu no último lance do jogo. Após rebote na área, Pedro acertou a trave, e no rebote, Busquets isolou a chance do Barça levar um empate na bagagem. Acabou mesmo 1 x 0 para o blues. Tudo será definido terça que vêm, na Espanha.

Drogba define o placar na Inglaterra

Se antes já estava difícil arriscar um palpite, agora então ficou mais ainda, já que os espanhóis, tidos como favoritos, vão jogar com uma pequena desvantagem em casa. O Real Madrid marcou um gol fora, que pode ser decisivo contra o Bayern. Já o Barcelona volta para a Espanha sem marcar gol (raridade), o que pode complicar a vida do time espanhol. Mesmo com as desvantagens, meu palpite continua sendo em uma final (espetacular) com Barça x Real.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Com emoção! E o Fla ficou pelo caminho...

Ninguém estava dando muita importância para essa semana no futebol. Corinthians, Vasco e Fluminense praticamente classificados na Libertadores, garantiram suas classificações. Palmeiras e Santos folgaram. Enquanto isso, o rival São Paulo eliminava o Bahia de Feira de Santana pela Copa do Brasil com uma certa ajuda do juiz... E pra completar também não tivemos Champions League!

Mas aí a Quinta-Feira chegou, para alegria dos amantes do futebol, mas para a tristeza dos milhares de flamenguistas pelo Brasil. O Fla foi desclassificado da Libertadores, e tem grandes chances de ser o único brasileiro a conseguir a proeza (o Inter também corre risco de ficar fora).

O time carioca precisava vencer o Lanús e torcer por um empate no jogo entre Olímpia x Emelec. E o milagre quase aconteceu. No Engenhão, o Flamengo fez uma de suas grandes partidas do ano. Ronaldinho Gaúcho finalmente resolveu jogar bola, e deu duas assistências no jogo. Uma para Deivid e outra (após uma jogadaça) para Luiz Antônio. O zagueiro Wellinton também marcou, abrindo o placar, de cabeça: 3 x 0 Fla.

Deivid comemora seu gol no Engenhão. Vitória do Fla não adiantou...

Já no outro jogo da chave, muitas reviravoltas em um jogo sensacional. O Emelec saiu na frente, mas levou a virada do Olímpia aos 43 minutos do 2° tempo (o jogo do Flamengo já havia acabado), Aos 46, o Emelec voltou a empatar o jogo, para festa dos torcedores e jogadores do Fla no Engenhão, que não durou nada mais nada menos que 1 minuto. Aos 47, nova virada no jogo. Luis Quiñonez foi o autor do gol salvador, de cabeça. Emelec estava classificado e o Mengão fora.

Apesar de ter sido dramático, ter jogado bem o último jogo, com Ronaldinho demonstrando muita vontade, é hora do Flamengo repensar muitas coisas para o segundo semestre. A própria torcida anda pegando muito no pé dos jogadores, Joel é um técnico muito contestado, a zaga é limitada, Ronaldinho oscila muito, e pra fechar: a diretoria ainda pretende dar uma oportunidade ao Adriano, que todo mundo já viu que não está mais afim de jogar bola.

Felipe e Vagner Love lamentam a desclassificação...

Se o Flamengo não ganhar o Campeonato Carioca, com certeza muitas mudanças aguardam o time da Gávea...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Supremacia espanhola!

As duas principais competições europeias chegaram em suas semifinais. Na Champions League, os duelos serão Bayern Munique x Real Madrid e Chelsea x Barcelona. Na UEFA, teremos Valência x Atlético de Madrid e Athletic Bilbao x Sporting.

Repararam? Dos oito times, cinco são espanhóis. Muita gente discute qual campeonato europeu é o melhor. Muitos (que também é o meu caso) apontam o inglês. Mas não dá pra negar que hoje Barcelona e Real Madrid sobrariam em qualquer campeonato do mundo. Além disso, outros times considerados de menor expressão estão crescendo cada vez mais.

Sobre a Champions, o que dá pra dizer é que todos os semifinalistas mereceram passar de fase. O Milan reclamou muito da arbitragem, mas o Barcelona foi superior, ou melhor é superior não só do que o time italiano, mas do que qualquer equipe do mundo hoje. Isso não quer dizer que ganhará novamente a competição, mas sem dúvidas, se tivermos que apostar em algum time, esse time é o Barça.

O Chelsea será o time responsável por tentar parar o time de Messi e cia na seminfinal. O time inglês sofreu um pouco contra o Benfica, mesmo jogando a maior parte do jogo com um homem a mais, mas levou a melhor, vencendo o segundo jogo por 2 x 1 (já havia vencido o primeiro por 1 x 0).

Já o Barcelona teve dois pênaltis polêmicos a seu favor. Messi converteu os dois, se igualando ao recorde de Mazolla em 62/63: 14 gols em uma edição de Champions League. O argentino ainda terá pelo menos mais dois jogos para se tornar o recordista isolado. O placar do tão esperado jogo foi 3 x 1. Barça classificado.

Chelsea será o time responsável por tentar parar Messi e cia na semifinal

O Real Madrid é o outro time favorito (e espanhol) da competição. A equipe não deu chance alguma a zebra Apoel e goleou em casa por 5 x 2 no jogo de volta. O placar agregado terminou em 8 x 2 para os merengues. Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema estão muito bem. Aliás com os dois gols marcados na partida, o atacante português chegou a marca de 135 gols em 134 jogos com a camisa do Real. Kaká marcou um golaço e está mostrando que merece uma vaga na Seleção novamente.

O Bayern, como venho repetindo aqui, é um time muito forte. Não seria surpresa alguma se o time alemão vencer o Real na semi e levar o título na final (disputada na Alemanha). Mesmo poupando alguns titulares, o time de Ribery e cia venceu com tranquilidade o Olympique de Marselle por de 2 x 0 (o mesmo placar do jogo de ida). Olic, que é reserva, marcou os dois gols do Bayern, que chega forte. Ribery, Muller, Mario Gomez, Robben e Schweinsteiger são os craques do time.

Real Madrid e Bayern Munique fazem um duelo equilibrado na outra semi

Rael Madrid x Bayern Munique será no dia 17/04. Já Chelsea x Barcelona, dia 18/04. Os jogos de volta serão nos dias 24 e 25/04. Quem arrisca um palpite? O meu é de uma final espanhola: Barcelona x Real Madrid. Aliás, na UEFA também: Atlético Madrid x Athletic Bilbao. Essa é a supremacia espanhola na Europa!