domingo, 7 de fevereiro de 2016

Leicester: transformando sonho em realidade

No dia 6 de fevereiro de 2015, o Leicester estava na lanterna do Campeonato Inglês. Tinha 17 pontos, três a menos do que o Burnley, 46 pontos abaixo do Chelsea, o líder. Neste sábado, 6 de fevereiro, um ano depois de passar sufoco para se salvar, o Leicester foi ao estádio Ettihad e fez 3 x 1 no Manchester City. Não há similar na história da Premier League.

● A última vez que um clube foi lanterna em um ano e líder no outro aconteceu no Natal de 1988. O Norwich havia ocupado a rabeira em 1987, um ano antes. Era líder no campeonato mais tarde vencido pelo Arsenal, com o Liverpool, papão da década de 80, segundo colocado.

O zagueirão Huth foi mais um dos achados do Leicester: dois gols do alemão em cima do City, fora de casa

Não há comparação também com o Blackburn, o mais pobre dos campeões depois da criação da Premier League, em 1992. Na temporada 1994/95, o Blackburn ganhou o Campeonato Inglês com a dupla de ataque Alan Shearer e Chris Sutton, o goleiro Flowers, o técnico Kenny Dalglish. Tinha dinheiro demais do empresário da cidade Jack Walker. Na temporada anterior, havia sido vice-campeão, atrás do Manchester United, e quarto colocado na temporada 1992/93.  O crescimento do Blackburn foi gradual. O Leicester é um relâmpago.

Há dinheiro por lá, do empresário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, mas é completamente diferente do que acontece com o sheik Mansour bin Zayed, do Manchester City ou com o russo Roman Abramovich, do Chelsea.

● De 1993 pra cá, apenas cinco equipes ergueram o troféu da Premier League (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea e Blackburn). O Leicester pode ser a sexta.

● Antigamente, havia um equilíbrio maior na competição. Entre 1960 e 1969, por exemplo, houve oito campeões (Burnley, Tottenham, Ipswich, Everton, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Leeds United).

Vardy é, sem dúvidas, a grande figura do Leicester na Premier League. O camisa 9 é o artilheiro do Inglês!

- Jamie Vardy, o heroi improvável:

Alguns dados e curiosidades da carreira de Jamie Vardy, artilheiro da Premier League, com 18 gols:

● Vardy marcou gol em todas as ONZE primeiras rodadas da Premier League, quebrando o recorde de Van Nistelrooy.

● Em 2012, Vardy jogava na 5ª divisão inglesa. Quatro anos depois é o artilheiro da Premier League.

O atacante inglês atuou por sete anos no pequeno Stocksbridge recebendo apenas 30 libras por semana, enquanto trabalhava simultaneamente em uma fábrica em um turno de 12 horas.

● Em 2007, quando tinha 20 anos, envolveu-se em uma briga de bar. Ele saiu em defesa de um amigo, deficiente auditivo, que era agredido e acabou sendo criminalmente condenado. Ele teve que usar uma tornozeleira eletrônica por seis meses, permanecendo em prisão domiciliar das seis horas da noite às seis da manhã.

Mahrez: o argelino bom de bola do Leicester só não fez chover na Premier League

- Riyad Mahrez, o craque da Premier League:

Alguns dados e curiosidades da carreira de Riyad Mahrez, considerado o melhor jogador da competição até aqui:

● Mahrez marcou 14 gols e deu 10 assistências em 24 jogos. Ninguém participou tão diretamente dos tentos nesta competição como ele.

● Sua grande velocidade rendeu-lhe o apelido de Road Runner (corredor de rua) dado por Ranieri, técnico do Leicester.

● O argelino é rotulado por muitos como a grande barganha da Premier League. Isso se deve ao mínimo (considerando os padrões futebolísticos) montante dispendido pelo Leicester em sua contratação: £ 350 mil. Hoje, especula-se que Barcelona e Arsenal estão dispostos a oferecer uma fortuna pelo meia.

- Confira a classificação dos primeiros colocados da Premier League, após 25 rodadas (faltam 13):



● O Leicester é o segundo melhor mandante da Premier League, com 69.44% de aproveitamento (25 pontos em 12 jogos). Apenas o Manchester City é melhor no quesito.

● O Leicester é o melhor visitante da Premier League, com 71.79% de aproveitamento (28 pontos em 13 jogos).

● Com a bola, o Leicester busca chegar ao gol do oponente da maneira mais rápida possível. Tal ritmo faz com que o time erre bastante. Não por acaso é o clube com maior número de passes errados na Premier League (apenas de 69% de aproveitamento dos passes) e com a menor média de posse (43,7%). Não que isso seja um problema. O Leicester precisou ter a bola apenas durante 36% do tempo para implodir o City e mostrar ao mundo que não é líder por acaso.

As próximas 13 rodadas dirão o futuro do Leicester. Independentemente do que acontecer, o time comandado por Ranieri já garantiu o seu lugar na história.

Nenhum comentário: