sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

UCL: Barça impossível; PSG vence apertado

Os primeiros jogos das oitavas de final da Champions League foram realizados nessas últimas semanas. E não da pra falar que tivemos surpresas. Nos duelos considerados mais equilibrados, o PSG levou a melhor diante do Chelsea, mas levou um gol em Paris, o que pode complicar a vida dos franceses na volta. Já Juventus e Bayern empataram em 2 x 2, depois dos alemães terem feito 2 x 0. Já o Real e o Barça, como sempre, sobraram - mesmo fora de casa. Confiram os resultados:


-



PSG 2 x 1 Chelsea / Benfica 1 x 0 Zenit:

Na semana passada, tivemos um dos grandes jogos dessa oitavas de final.; O novo "clássico": PSG x Chelsea, que se enfrentaram em Paris - pelo terceiro ano seguido na UCL. O craque Ibrahimovic abriu o placar cobrando falta, mas o volante Obi Mikel empatou no finalzinho do 1° tempo - gol importantíssimo para os ingleses, por ser fora de casa. Na segunda etapa, quem decidiu a partida foi o uruguaio Cavani, que entrou no lugar de Lucas e conseguiu vencer a muralha Courtois: 2 x 1.

● Foram 20 estrangeiros em campo (um francês titular no PSG - Rabiot - e um inglês titular no Chelsea - Cahil). Só no time francês, foram cinco brasileiros em campo (Marquinhos, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell e Lucas, além de Thiago Motta, naturalizado italiano).

● Ibra marcou seu 46° gol na Champions League, igualando Inzaghi e Bnezema. Foi o primeiro gol de falta do sueco na história da competição e também o primeiro em cima do Chelsea (em quatro jogos).

● Edinson Cavani chegou a 17 gols em 33 jogos de UCL (mesmo número de partidas que Messi precisou para atingir seus primeiros 17 gols). Cavani é o jogador uruguaio com mais gols na história da Champions. Suárez tem 13.

Já em Benfica x Zenit, duelo que também envolvia muitos brasileiros, quem decidiu foi um deles: o atacante Jonas (ex Santos, Grêmio, Portuguesa), que vem jogando muito em Portugal. Criscito, do Zenit, foi expulso no último minuto de jogo e vai desfalcar os russos no jogo de volta. Duelo em aberto!

● Jonas tem 26 gols em 33 jogos com a camisa do Benfica na temporada 2015/2016. Voando! Será que merece voltar a seleção?

Cavani venceu Courtois no 2° tempo e colocou o PSG em vantagem no duelo "repetido" das oitavas

Em outra partida repleta de brasileiros, quem decidiu foi um deles: o atacante Jonas (ex Santos, Grêmio, Portuguesa), que vem jogando muito pelo Benfica. O time português venceu o Zenit por 1 x 0. Criscito, lateral esquerdo do time russo, foi expulso no finalzinho, não joga na partida de volta, que promete ser muito disputada. Duelo aberto!

● Jonas tem 26 gols em 33 jogos na temporada 2015/2016 pelo Benfica. Ótimo desempenho do brasileiro! Será que não merece seleção, Dunga?

Roma 0 x 2 Real Madrid / Gent 2 x 3 Wolfsburg:

Mesmo jogando em Roma, o Real conseguiu uma vantagem praticamente impossível de ser revertida pelo time italiano. Cristiano Ronaldo, claro, deixou o dele - o 12° dele nesta edição, em sete jogos. O maior artilheiro da história da Champions League, que ama marcar gols fora de casa, fez um golaço e abriu o placar. Depois, o Roma teve um pênalti não marcado, que poderia mudar o rumo da partida. No final, o jovem atacante Jesé fechou o placar: 2 x 0.

● Cristiano Ronaldo igualou Xavi como o jogador com mais partidas em fases mata-mata da Champions League. Confira a lista:

[56] CRISTIANO RONALDO e Xavi
[55] Iker Casillas
[53] Iniesta
[52] Lampard
[51] Víctor Valdés e Messi

● CR7 é o jogador que fez mais gols fora de casa na história da UCL:

[44] CRISTIANO RONALDO
[37] Messi
[24] Van Nistelrooy
[21] Benzema
[20] Drogba, Henry, Inzaghi, Raúl e Shevchenko

● Maiores goleadores da história da Champions League:

[89] CRISTIANO RONALDO
[82] Messi
[71] Raúl 
[56] Van Nistelrooy 
[50] Henry
[48] Shevchenko 
[46] Inzaghi, Benzema e Ibrahimovic

Poucos falavam do duelo entre Gent x Wolfsburg, duas surpresas da competição, que se enfrentaram na Bélgica. Os donos da casa saíram perdendo por 2 x 0 (dois gols do ótimo Draxler), reagiu, mas não conseguiu evitar o revés: 3 x 2 para os alemães, que jogam em casa na volta.

● Draxler marcou seu 7° gol em 29 partidas na Champions. Foi o primeiro "doblete" do alemão na competição. O camisa 10 está em ótima fase! 

Sérgio Ramos e Cristiano Ronaldo comemoram com Zidane: o Real abriu larga vantagem sobre o Roma

Arsenal 0 x 2 Barcelona / Juventus 2 x 2 Bayern Munique:

E o Barcelona segue impossível. O jogo não era dos mais fáceis, contra o Arsenal, na Inglaterra. Os ingleses são eternos fregueses do Barça, mas Lionel Messi tinha um goleiro carrasco pela frente: Petr Cech, que até então nunca tinha levado gol do argentino (em seis jogos). Mas o tabu contra o goleiro foi quebrado. Messi marcou duas vezes (um de pênalti) e garantiu mais uma vitória do Barcelona.

● Se Lionel Messi fosse um time, ele teria o mesmo número de títulos que o Arsenal (26). O camisa 10 já venceu quatro vezes a Champions League; já os "Gunners" ainda não venceram a competição. Messi já marcou 82 vezes na UCL; o Arsenal? 76..

● Suárez (41), Messi (29) e Neymar (23) somam juntos 93 gols na temporada 2015/2016. O time todo do Arsenal soma 61 (em todas as competições).

● O Barcelona não perde há 33 jogos (27 vitórias e 6 empates). A última derrota do clube catalão foi para o Sevilla (03/10/15). O recorde espanhol pertence ao Real Madrid 88/89, comandado por Leo Beenhakker (34 partidas invicto). Falta um jogo para igualar! Confira as maiores invencibilidades já registradas na história do futebol europeu:

[62] Celtic (1917)
[43] Juventus (2012)
[40] Nottingham Forest (1978)
[34] Real Madrid (1989)
[33] BARCELONA (2016)

● Foi 9° gol de pênalti de Lionel Messi na história da Champions League. Somente Cristiano Ronaldo (11), Figo (10) e Van Nistelrooy (10) têm mais.

● O Arsenal (ao lado do Milan) se tornou a maior vítima de Messi na história da UCL. Confira a lista de times que o argentino mais marcou gols na história da competição:

[8] ARSENAL - em cinco jogos
[8] Milan - em oito jogos
[7] Bayern Leverkusen - em três jogos
[6] Ajax - em três jogos

Messi quebrou o tabu contra Cech em grande estilo: dois gols e classificação praticamente selada

Em Turim, mais um jogão! Uma pena terem colocado duas grandes partidas no mesmo dia. O Bayern parecia que ia seguir os passos de Real e Barça, que venceram fora de casa. O time de Pep Guardiola (que comandará o City na próxima temporada) saiu na frente com o goleador Thomas Muller e ampliou no 2° tempo com o interminável Robben.; Porém, a Juve é forte! A líder do campeonato italiano conseguiu arrancar um empate. Gols de Dybala e Storari. A volta, na Alemanha, será espetacular! O Bayern, claro, leva uma certa vantagem, já que marcou dois gols fora de casa, mas tudo pode acontecer.

● Philipp Lahm chegou a 100 partidas disputadas na Champions League. Oliver Kahn (103) é o outro alemão a atingir a marca centenária na história da competição.

● Thomas Muller chegou a seis gols em sete jogos na UCL 2015/2016. Confira a lista de artilheiros desta temporada:

[12] Cristiano Ronaldo
[7] Lewandowski
[6] Dzyuba e THOMAS MULLER
[5] Messi, Suárez, Willian, Chicharito e Giroud

● Muller chegou ao seu 34° gol na história da Champions (em 75 jogos). Precisou de menos partidas que Cristiano Ronaldo (76) para atingir a marca. Lembrando que ele tem apenas 26 anos.

● Arjen Robben (32 anos) chegou a 26 gols na história da UCL. Mais da metade deles (14) foram em fases mata-mata. Decisivo!

● Dybala (22 anos), jovem promessa argentina, marcou seu primeiro gol em partidas de Champions. Messi marcou pela primeira vez com 18 anos; Saviola com 19; Aguero com 20.

PSV 0 x 0 Atlético Madrid / Dinamo 1 x 3 Manchester City

Em um zero a zero bastante movimentado, PSV e Atlético fizeram um bom jogo na Holanda, apesar do placar. Zoet, goleiro do time holandês, foi o grande destaque da partida, parando Griezmann, Vietto, Fernando Torres e companhia. Agora, o Atleti precisa de uma vitória simples em casa para avançar.

● O uruguaio Gastón Pereiro, do PSV, foi expulso na etapa final. O time holandês atuou durante 20 minutos com um jogador a menos, mas conseguiu segurar a pressão do Atlético Madrid.

● Cocu (técnico holandês do PSV) e Simeone (técnico argentino do Atlético) se enfrentaram também como jogadores. Foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998 (Holanda 2 x 1 Argentina).

● Fernando Torres entrou no 2° tempo e fez seu jogo n° 60 em Champions (10 deles pelo Atleti).

Na Rússia, o Dinamo não conseguiu segurar o ótimo ataque do Manchester City, comandado por Sergio Aguero. Os ingleses venceram fora de casa por 3 x 1 e jogarão bem tranquilos na Inglaterra. Aguero, David Silva e Yaya Toure marcaram para o City.  Buyalskiy diminuiu (desde 1999 o Dinamo não marcava em fases mata-mata de UCL).

● O Manchester City nunca chegou as quartas de final da Champions. Com a vitória fora de casa diante do Dinamo, tem tudo para quebrar essa escrita.

● Pela primeira vez o City marcou mais de dois gols em uma partida de oitavas de final de UCL.

● Foi o sexto gol de David Silva em partidas de Champions League (o primeiro com a perna direita). O espanhol marcou duas vezes com a camisa do Valencia e quatro pelo Manchester City.

● Aguero chegou ao seu 22° gol na história da Champions (em 42 jogos). O atacante do City precisou do mesmo número de partidas que Messi para atingir a marca. 

Os craques Aguero e Yaya Toure decidiram e o City se aproxima de disputar as quartas de final da UCL pela primeira vez na história

E aí, quem passa? Pra vocês, quais são os oito times que disputarão as quartas de final da Champions League?

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

#Messi300 e #Barcelona10mil

O Barcelona tinha um jogo atrasado pelo Campeonato Espanhol, contra o Sporting Gijón, fora de casa. E ele foi realizado hoje. Vitória do Barça por 3 x 1 (Messi 2x e Suárez) e, pra variar, muitas marcas foram alcançadas.

O Barcelona (60 pontos), mais líder do que nunca, se distanciou ainda mais do Atletico (54) e Real (53).

● Lionel Messi chegou a incrível marca de 301 gols marcados no Campeonato Espanhol. O camisa 10 é o maior artilheiro da história da Liga. Os recordistas:

301] LIONEL MESSI
251] Zarra
246] Cristiano Ronaldo
234] Hugo Sanchez
228] Raul 


Duas marcas em um mesmo jogo para Messi: gol 300 (e 301) no Espanhol e gol n° 10.000 do Barça na história

● Com os 301 gols, Lionel Messi se tornou o sexto maior artilheiro da história das cinco maiores ligas europeias (Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). Os recordistas:

366] Jimmy Greaves (357 na Inglaterra - Chelsea/Totthenhan/West Ham - e 9 na Itália - Milan)
365] Gerd Muller (365 na Alemanha - Bayern Munique)
334] Cristiano Ronaldo (246 na Espanha - Real Madrid - e 84 na Inglaterra - Manchester United)
317] Steve Bloomer (317 na Inglaterra - Derby Country e Middlesbrough)
310] Dixie Dean (310 na Inglaterra - Everton)
301] LIONEL MESSI (301 na Espanha - Barcelona)
299] Delio Onnis (299 na França - Reims/Monaco/Tours/Toulon)

● Além disso, Messi ainda marcou o gol n° 10.000 do Barcelona na história. O incrível é que ele já havia marcado o n° 9.000, em 2010, contra o Almeria. Confira a lista de artilheiros "milenares" do Barça:

1.000] Samitier
2.000] Escolà
3.000] Seguer
4.000] Evaristo
5.000] Rexach
6.000] Maradona
7.000] Laudrup
8.000] Moisés
9.000] Messi
10.000] Messi

● Um quadro detalhado sobre os gols históricos do Barça:




● Quer mais uma marca do atual melhor jogador do mundo? Tá aí: com os gols diante do Gijón, Messi já balançou as redes em 187 partidas diferentes do Campeonato Espanhol, deixando Raúl (186) para trás.

Quem para o Barça? Lembrando que o time comandado por Luis Henrique chegou a 31 partidas sem perder. O recorde espanhol pertence ao Real Madrid 88/89, comandado por Leo Beenhakker (34 partidas invicto). Estão perto!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Leicester: transformando sonho em realidade

No dia 6 de fevereiro de 2015, o Leicester estava na lanterna do Campeonato Inglês. Tinha 17 pontos, três a menos do que o Burnley, 46 pontos abaixo do Chelsea, o líder. Neste sábado, 6 de fevereiro, um ano depois de passar sufoco para se salvar, o Leicester foi ao estádio Ettihad e fez 3 x 1 no Manchester City. Não há similar na história da Premier League.

● A última vez que um clube foi lanterna em um ano e líder no outro aconteceu no Natal de 1988. O Norwich havia ocupado a rabeira em 1987, um ano antes. Era líder no campeonato mais tarde vencido pelo Arsenal, com o Liverpool, papão da década de 80, segundo colocado.

O zagueirão Huth foi mais um dos achados do Leicester: dois gols do alemão em cima do City, fora de casa

Não há comparação também com o Blackburn, o mais pobre dos campeões depois da criação da Premier League, em 1992. Na temporada 1994/95, o Blackburn ganhou o Campeonato Inglês com a dupla de ataque Alan Shearer e Chris Sutton, o goleiro Flowers, o técnico Kenny Dalglish. Tinha dinheiro demais do empresário da cidade Jack Walker. Na temporada anterior, havia sido vice-campeão, atrás do Manchester United, e quarto colocado na temporada 1992/93.  O crescimento do Blackburn foi gradual. O Leicester é um relâmpago.

Há dinheiro por lá, do empresário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, mas é completamente diferente do que acontece com o sheik Mansour bin Zayed, do Manchester City ou com o russo Roman Abramovich, do Chelsea.

● De 1993 pra cá, apenas cinco equipes ergueram o troféu da Premier League (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea e Blackburn). O Leicester pode ser a sexta.

● Antigamente, havia um equilíbrio maior na competição. Entre 1960 e 1969, por exemplo, houve oito campeões (Burnley, Tottenham, Ipswich, Everton, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Leeds United).

Vardy é, sem dúvidas, a grande figura do Leicester na Premier League. O camisa 9 é o artilheiro do Inglês!

- Jamie Vardy, o heroi improvável:

Alguns dados e curiosidades da carreira de Jamie Vardy, artilheiro da Premier League, com 18 gols:

● Vardy marcou gol em todas as ONZE primeiras rodadas da Premier League, quebrando o recorde de Van Nistelrooy.

● Em 2012, Vardy jogava na 5ª divisão inglesa. Quatro anos depois é o artilheiro da Premier League.

O atacante inglês atuou por sete anos no pequeno Stocksbridge recebendo apenas 30 libras por semana, enquanto trabalhava simultaneamente em uma fábrica em um turno de 12 horas.

● Em 2007, quando tinha 20 anos, envolveu-se em uma briga de bar. Ele saiu em defesa de um amigo, deficiente auditivo, que era agredido e acabou sendo criminalmente condenado. Ele teve que usar uma tornozeleira eletrônica por seis meses, permanecendo em prisão domiciliar das seis horas da noite às seis da manhã.

Mahrez: o argelino bom de bola do Leicester só não fez chover na Premier League

- Riyad Mahrez, o craque da Premier League:

Alguns dados e curiosidades da carreira de Riyad Mahrez, considerado o melhor jogador da competição até aqui:

● Mahrez marcou 14 gols e deu 10 assistências em 24 jogos. Ninguém participou tão diretamente dos tentos nesta competição como ele.

● Sua grande velocidade rendeu-lhe o apelido de Road Runner (corredor de rua) dado por Ranieri, técnico do Leicester.

● O argelino é rotulado por muitos como a grande barganha da Premier League. Isso se deve ao mínimo (considerando os padrões futebolísticos) montante dispendido pelo Leicester em sua contratação: £ 350 mil. Hoje, especula-se que Barcelona e Arsenal estão dispostos a oferecer uma fortuna pelo meia.

- Confira a classificação dos primeiros colocados da Premier League, após 25 rodadas (faltam 13):



● O Leicester é o segundo melhor mandante da Premier League, com 69.44% de aproveitamento (25 pontos em 12 jogos). Apenas o Manchester City é melhor no quesito.

● O Leicester é o melhor visitante da Premier League, com 71.79% de aproveitamento (28 pontos em 13 jogos).

● Com a bola, o Leicester busca chegar ao gol do oponente da maneira mais rápida possível. Tal ritmo faz com que o time erre bastante. Não por acaso é o clube com maior número de passes errados na Premier League (apenas de 69% de aproveitamento dos passes) e com a menor média de posse (43,7%). Não que isso seja um problema. O Leicester precisou ter a bola apenas durante 36% do tempo para implodir o City e mostrar ao mundo que não é líder por acaso.

As próximas 13 rodadas dirão o futuro do Leicester. Independentemente do que acontecer, o time comandado por Ranieri já garantiu o seu lugar na história.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Cinco de fevereiro, o dia dos craques!

Atenção: se você quer ter um filho jogador de futebol, capriche nos trabalhos no dia 15 de maio. Não entendeu, né? Eu explico. Segundo os especialistas na área, um bebê tem grandes chances de nascer exatamente 266 dias depois da fecundação. Sendo assim, ele nascerá no dia 5 de fevereiro, dia do aniversário de vários craques do mundo da bola!

Cristiano Ronaldo e Neymar, finalistas do prêmio Bola de Ouro da FIFA 2015, são os maiores exemplos.



Neymar (24 anos) e Cristiano Ronaldo (31) fazem aniversário no dia 5 de fevereiro

● Números de Cristiano Ronaldo (31 anos):


- Maior artilheiro da história da seleção portuguesa (55 gols).

- Maior artilheiro da história do Real Madrid (343 gols).
- Maior artilheiro da história da Champions League (88 gols).
- Maior artilheiro do século XXI (521 gols).

● Números de Neymar Jr (24 anos):


- Nono jogador a ganhar a Champions League e a Libertadores.

- Segundo jogador a ser artilheiro da Champions League e da Libertadores.
- Único jogador a marcar três gols em um só jogo tanto na Champions League como na Libertadores.
- Quinto maior artilheiro da seleção brasileira (46 gols).
- Possui 255 gols na carreira. Apenas Pelé (440) marcou mais vezes aos 24 anos. Ronaldo Fenômeno (223), Messi (197), Romário (162) e Cristiano Ronaldo (132), por exemplo, tinham menos que isso nessa idade.

● E não é só a dupla que faz aniversário hoje. Também fazem aniversário no dia 5 de fevereiro:


- Carlitos Tevez (32)

- Rodrigo Palácio (34)
- Adnan Januzaj (21)
- Gio van Bronckhorst (41)

Curioso, né?


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O fim de uma era: D'Alessandro deixa o Inter

D'Alessandro era o jogador de linha há mais tempo defendendo um mesmo time no Brasil. No Inter desde 2008, D'Ale se tornou ídolo. Ganhou títulos, entre eles uma Libertadores e uma Recopa. Venceu Grenais, foi decisivo, marcou gols importantes, enfim.. escreveu seu nome na história do Internacional.

Em 2016, oito anos depois de chegar no Inter, D'Ale decidiu tomar uma importante decisão na carreira: voltar ao River Plate, seu time de coração, que disputará a Libertadores este ano. Então, o Internacional decidiu emprestar o camisa 10 por uma temporada aos argentinos.

Para alguns torcedores, o meia "já deu o que tinha que dar", "não era mais o mesmo" ou "recebia um salário alto". Porém, para a GRANDE maioria, ficou um vazio. Vazio de um ídolo que o Inter não tinha desde Fernandão, Tinga, Clemer... aquela geração que ganhou o Mundial em cima do Barça. De lá pra cá, D"Ale imperou no coração dos colorados - e coloradas. Sim, talvez a principal admiradora do craque seja a apresentadora Renata Fan, que durante o "Jogo Aberto" de hoje estava claramente incomodada com a situação. Soltou até palavrão fora do ar!

D'Ale com a taça da Libertadores - competição mais importante que o meia ganhou no Inter

● Números de D'Alessandro pelo Internacional:

340 jogos
76 gols
79 assistências

● O meia conquistou 11 títulos com a camisa do Inter (mais do que o Grêmio em todo século XXI):

[2008] Copa Sul-Americana
[2009] Copa Suruga* e Campeonato Gaúcho
[2010] Copa Libertadores
[2011] Recopa Sul-Americana e Campeonato Gaúcho
[2012] Campeonato Gaúcho
[2013] Campeonato Gaúcho
[2014] Campeonato Gaúcho
[2015] Campeonato Gaúcho
[2016] Recopa Gaúcha*

* Títulos não oficiais

● Números do craque em Grenais:

27 partidas
8 gols
13 vitórias
9 empates
5 derrotas


D'Alessandro se emocionou em sua coletiva de despedida

● Algumas frases de D'Ale em sua coletiva de despedida:

"Com certeza, o título mais importante foi a Libertadores de 2010. Eu poderia citar os títulos, mas isso foi fruto do trabalho da equipe"

"Foi uma decisão difícil (deixar o Inter), pensada, complicada. Fui falar com minha família, com meu pai e minha mãe. É uma mistura de tristeza e felicidade".

"O que eu fiz está na história do clube, ninguém vai apagar. Se tudo correr bem, minha história no clube não termina aqui".

"Estou voltando pra minha terra. É uma coisa boa. Vou jogar Libertadores. Tem Recopa pela frente".

E o momento do futebol argentino é espetacular. Não custa lembrar que, em 2015, Carlitos Tevez deixou a poderosa Juventus para voltar ao Boca Juniors, seu time do coração. D'Alessandro fez o mesmo caminho, mas deve voltar ao Inter após o empréstimo. O clássico Boca x River promete! Imagina na Libertadores? Viva os argentinos que, no sentido de amor a camisa, dão um banho em qualquer um.

D'Alessandro e Tevez voltaram pra casa - o futebol argentino vive ótima fase!

E aí, qual é seu time favorito na Argentina? River ou Boca? Quem vai mais longe nessa Libertadores?