Fim da fase de grupos da Champions League! Os 16 jogos desta semana definiram os últimos classificados para às oitavas de final da competição. Os primeiros colocados dos seus grupos são: Real Madrid, Wolfsburg, Atlético Madrid, Manchester City, Barcelona, Bayern Munique, Chelsea e Zenit. Os segundos colocados: PSG, PSV, Benfica, Juventus, Roma, Arsenal, Dinamo Kiev e Gent. O sorteio dos confrontos será no próximo dia 14, às 9h (de Brasília). Lembrando que os primeiros colocados enfrentam os segundos, mas não podem se enfrentar equipes do mesmo grupo e nem do mesmo país.
Os terceiros colocados garantiram uma vaga na Copa UEFA. Foram eles: Shakhtar Donetsk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Bayer Leverkusen, Olympiacos, Porto e Valencia.
Vamos ver como cada equipe conseguiu a classificação. Resultados da rodada:
-
Grupo A:
O Real Madrid já tinha a primeira colocação do grupo garantida, mas quem disse que o time de Rafa Benitez iria se acomodar? Comandada pelo artilheiro Cristiano Ronaldo, que marcou quatro gols - um deles de falta -, a equipe merengue aplicou um sonoro 8 x 0 em cima do lanterna Malmo. Benzema ainda marcou um
"hat-trick" e Kovacic ainda deixou o dele.
● Cristiano Ronaldo (8) superou Roberto Carlos (7) como o jogador do Real Madrid que mais fez gols de falta na história da UCL.
● Mais gols de falta na história da Champions League:
[11] Del Piero (todos pela Juventus)
[10] CRISTIANO RONALDO (2 pelo Manchester United e 8 pelo Real) e Juninho Pernambucano (todos pelo Lyon)
● CR7 chegou a 11 gols na fase de grupos (seis jogos) da Champions, quebrando o recorde de Van Nistelrooy (10).
● Cristiano terminou a 1ª fase da UCL marcando mais gols que 21 equipes. Lembrando que 32 (incluindo o Real) participam da competição.
● Pela primeira vez na história da Champions acontecem dois "hat-tricks" (Benzema e Cristiano Ronaldo) em uma mesma partida.
● O Real Madrid igualou a maior goleada da história da Champions League. Em 2007/2008, o Liverpool fez 8 x 0 em cima do Besiktas. Detalhe: Rafa Benitez foi o técnico das duas goleadas e Arbeloa foi titular em ambas.
● Benzema se tornou o primeiro jogador da história da UCL a marcar dois "hat-tricks" perfeitos (um gol com a cabeça, um com a perna direita e um com a perna esquerda): contra o Auxerre (na temporada 2010/2011) e contra o Malmo.
● Com os três gols, Benzema chegou ao seu 46° na história da Champions (nenhum deles de pênalti), igualando o italiano Inzaghi. Já CR7 se distanciou de Messi. Confira a lista dos maiores artilheiros da história da UCL:
[88] CRISTIANO RONALDO
[80] Messi
[71] Raúl
[56] Van Nistelrooy
[50] Henry
[48] Shevchenko
[46] Inzaghi e BENZEMA
[45] Ibrahimovic
No outro jogo da chave, o PSG venceu o Shakhtar por 2 x 0. Para os ucranianos, veio a vaga pra Copa UEFA de consolação. O brasileiro Lucas e o artilheiro Ibrahimovic fizeram os gols do jogo.
● Classificação final:
1°) Real Madrid (16)
2°) PSG (13)
-
3°) Shakhtar (3)
-
4°) Malmo (3)
|
O Real massacrou o Malmo e conseguiu igualar a maior goleada da história da UCL (8 x 0). CR7 chegou a 11 gols na competição e é o artilheiro isolado |
Grupo B:
Esse prometia! Manchester United, Wolfsburg e PSV brigavam por duas vagas. E quem sobrou foram os ingleses, mesmo com um time tecnicamente muito superior aos seus concorrentes. O PSV venceu o lanterna CSKA por 2 x 1 jogando em casa - foi sofrido, de virada. E enquanto os holandeses não viraram o jogo, teve momentos em que o United estava dentro. Porém, nem o time de Van Gaal conseguiu fazer a sua parte contra o Wolfsburg. A partida era difícil, na Alemanha, mas os Diabos Vermelhos abriram o placar com Martial (foi o sexto gol do garoto em 18 partidas com a camisa do Manchester).
Aí quem roubou a cena foi o zagueiro Naldo (que joga ao lado do compatriota Dante no Wolfsburg). O brasileiro marcou dois gols e foi o grande responsável pela virada - e pela classificação - dos alemãs. A partida terminou 3 x 2 para os donos da casa. O Manchester United está fora da Champions League!
● O Manchester caiu fora da fase de grupos da Champions pela quarta vez em sua história. Restará a Copa UEFA para os Diabos Vermelhos.
● Schweinsteiger não era eliminado de uma fase de grupos da UCL há 13 anos! Nas últimas seis temporadas, o meia alemão havia chegado em cinco semifinais (e três finais) da competição. Bayern é Bayern...
● Classificação final:
1°) Wolfsburg (12)
2°) PSV (10)
-
3°) Manchester United (8)
-
4°) CSKA (4)
|
O Manchester de Van Gaal é um bom time no papel, mas não deu liga dentro de campo. Melhor para o Wolfsburg, que se classificou junto com o PSV |
Grupo C:
O Atlético Madrid já estava classificado, mas conseguiu garantir a primeira colocação do grupo ao vencer o concorrente Benfica fora de casa por 2 x 1. Saúl e Vietto marcaram para o Atleti; Mitroglou descontou para os portugueses. O Benfica (dos brasileiros Julio Cesar, Luisão, Jonas e Talisca) acabou na segunda colocação e também está classificado.
● Vietto tocou na bola 39 vezes. Duas delas dentro da área: uma na assistência pra Saúl, a outra no gol.
● O Atleti se classificou para as oitavas de final da Champions League pela quarta vez em sua história.
O outro jogo da chave era pra ver quem iria para a Copa da UEFA. O Galatasaray, do craque Sneidjer, empatou em casa com o Astana (1 x 1) e garantiu a terceira colocação.
● Classificação final:
1°) Atlético Madrid (13)
2°) Benfica (10)
-
3°) Galatasaray (5)
-
4°) Astana (4)
|
Vietto foi um dos destaques do Atlético Madrid na fase de grupos da UCL. Contra o Benfica, o argentino marcou um gol e deu uma assistência |
Grupo D:
Antes da última rodada começar, a Juventus era líder do grupo, com o Manchester City em segundo. Porém, os italianos tinham uma partida difícil fora de casa contra o Sevilla, e acabaram perdendo. Llorente (ex-Juve), marcou de cabeça o único gol do jogo. Os espanhóis não seguem na Champions, mas garantiram o terceiro lugar e se classificaram para a Copa UEFA, competição que o Sevilla constuma se dar muito bem.
Quem ultrapassou a "
Vecchia Senhora" e virou líder
foi o City, que venceu o Borussia Mönchengladbach por 4 x 2 jogando em casa. David Silva abriu o placar para os ingleses. Sterling, duas vezes, e Bony completaram o placar. Korb e o brasileiro Raffael marcaram os gols do Mönchengladbach.
● Foi apenas o quinto gol de David Silva na história da Champions. Ele já marcou mais vezes com a camisa do City (3) do que com a do Valencia (2).
● Sterling custou caro, mas vem mostrando que valeu cada centavo pago ao Liverpool. O craque inglês foi o destaque da partida contra o Borussia Mönchengladbach, marcando dois gols em dois minutos (um aos 35' e outro aos 36' do 2° tempo). Na temporada, o camisa 7 já balançou as redes adversárias em oito oportunidades e deu cinco assistências.
● Classificação final:
1°) Manchester City (12)
2°) Juventus (11)
-
3°) Sevilla (6)
-
4°) Borussia Mönchengladbach (5)
|
Sterling marcou seu terceiro gol na Champions 2015/2016 e é o artilheiros do Manchester City na competição |
Grupo E:
O Barcelona, já classificado, poupou alguns jogadores e empatou com o Bayern Leverkusen fora de casa (1 x 1). Suarez ficou no banco. Iniesta e Neymar (machucado) não foram relacionados. Quem jogou foi Lionel Messi, que abriu o placar após passe mágico de Rakitic. Foi o 80° gol do argentino na história da Champions League. Porém, ainda na 1ª etapa, Chicharito empatou.
● Messi marcou seu 7° gol em cima do Bayern Leverkusen em partidas de UCL. O time alemão é a segunda maior vítima do camisa 10 na história da competição. A principal é o Milan (8 gols). O Ajax levou 6.
● Chicharito Hernandez tem 12 gols em 11 jogos na temporada 2015/2016 (cinco deles na Champions League). O time inteiro do Manchester United marcou sete vezes na competição (apenas dois a mais que Chicharito) e está eliminado. Van Gaal não o quis por lá. O mexicano segue na UCL. Os ingleses, não..
A outra vaga estava aberta. E quem ficou com ela foi a Roma, mesmo fazendo apenas seis pontos (pior campanha de um classificado). O time italiano, que jogou em casa, ficou no 0 x 0 contra o BATE Borisov. Foi o suficiente, mas a equipe comandada pelo técnico Rudi Garcia teve sorte: se o Leverkusen tivesse vencido o Barça, a vaga teria ido para o espaço.
● A Roma vinha de 28 partidas seguidas sofrendo gols em Champions League. O 0 x 0 contra o BATE encerrou essa marca negativa.
● Classificação final:
1°) Barcelona (13)
2°) Roma (6)
-
3°) Bayern Leverkusen (6)
-
4°) BATE (5)
|
Messi chegou ao seu 3° gol na Champions 2015/2016. Na história da competição, o argentino já balançou a rede 80 vezes |
Grupo F:
O Bayern Munique, mesmo já classificado, venceu fora de casa. A vítima da vez foi o Dinamo Zagreb (2 x 0). O artilheiro Lewandowski, pra variar, foi o autor dos gols.
● Robert Lewandowski marcou 22 gols em 23 jogos na temporada 2015/2016. (Sete deles na Champions). Confira a lista de artilheiros da UCL 2015/2016:
[11] Cristiano Ronaldo
[7] Lewandowski
[6] Dzyuba
[5] Müller, Suárez, Willian, Chicharito e Giroud
● Lewandowski marcou 30 gols em 46 partidas na história da UCL. Apenas Van Nistelrooy (34) precisou de menos jogos para chegar a essa marca.
● Pep Guardiola chegou a incrível marca de 100 vitórias em 132 jogos comandando o Bayern. No Barcelona, Pep chegou as mesmas 100 vitórias depois de disputar 139 partidas.
Como o Bayern já estava classificado, as atenções se voltaram para Olympiacos x Arsenal, que duelavam pelo 2° lugar do grupo. Para os gregos, bastava um empate. Já os ingleses tinham que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Tarefa difícil, já que a partida foi na Grécia. Mas aí apareceu Giroud. O atacante marcou um "hat-trick" e garantiu a vitória do Arsenal por 3 x 0, classificando os Gunners.
● Pela primeira vez o francês Olivier Giroud marcou três gols em uma mesma partida com a camisa do Arsenal. Será que escolheu um momento melhor para o feito?
● Até então, apenas três jogadores haviam conseguido marcar um "hat-trick" pelo Arsenal na Champions (Henry, Bendtner e Welbeck). Giroud foi o quarto.
● Classificação final:
1°) Bayern Munique (15)
2°) Arsenal (9)
-
3°) Olympiacos (9)
-
4°) Dinamo Zagreb
|
Giroud chegou a cinco gols na Champions 2015/2016. Foram, com certeza, os gols mais importantes do francês com a camisa do Arsenal |
Grupo G:
Esse era outro grupo que prometia grandes emoções na rodada final. Chelsea, Dinamo Kiev e Porto brigavam por duas vagas. Melhor para os dois primeiros. Quem rodou foram os portugueses (que acabaram ficando com a vaga da Copa UEFA). O Dinamo tinha uma partida fácil contra o Maccabi (pior time da fase de grupos) em casa - acabou vencendo por 1 x 0, gol de Harmash. Portanto, Chelsea x Porto fariam uma verdadeira decisão na Inglaterra.
E o time de Mourinho levou a melhor, fazendo 2 x 0 nos portugueses. Marcano (contra) e o brasileiro Willian marcaram e garantiram a classificação.
● Cinco jogadores já marcaram contra o seu próprio gol a favor do Chelsea na temporada. Willian, artilheiro do time, tem sete. São os "goleadores" da equipe.
● Willian marcou seu sétimo gol na temporada (o primeiro sem ser de falta). Na Champions são cinco até aqui (marcou gol nas três equipes do grupo).
● Iker Casillas foi eliminado da fase de grupos da UCL pela primeira vez em sua carreira. O goleiro do Porto disputará a Copa da UEFA, único título (de clubes) que o camisa 12 ainda não possui.
● Classificação final:
1°) Chelsea (13)
2°) Dinamo Kiev (11)
-
3°) Porto (10)
-
4°) Maccabi Tel-Aviv (0)
|
Pela primeira vez Willian marcou um gol com a bola rolando na temporada 2015/2016. O camisa 22 marcou sete vezes desde agosto |
Grupo H:
O Zenit era o único classificado do grupo até a última rodada - e já garantido na primeira colocação. Gent e Valencia brigavam pela segunda vaga. Melhor para os belgas, que foram talvez a maior surpresa entre os times que avançaram para as oitavas.
O Gent jogava em casa e precisava de uma vitória simples contra o invicto Zenit, que jogava sem Hulk. Depoitre e Milicevic marcaram para os belgas. O atacante Dzyuba (que marcou seu sexto gol na UCL 2015/2016) descontou para os russos.
● Desde a temporada 2000/2001 um clube belga não se classificava para as oitavas de final da Champions League. Na época, o Anderlecht conseguiu o feito.
O Valencia, que chegou na última rodada com chances de passar, acabou perdendo para o lanterna Lyon em casa (2 x 0) e ficou com a Copa UEFA. Cornet e Lacazetti marcaram para os franceses, que estão eliminados.
● Classificação final:
1°) Zenit (15)
2°) Gent (10)
-
3°) Valencia (6)
-
4°) Lyon (4)
|
O Gent acabou com o 100% de aproveitamento do Zenit e se classificou para as oitavas de final da UCL junto com os russos |
Repetindo: o sorteio das oitavas de final acontece no dia 14/12, às 9h (de Brasília). Promete! Vamos acompanhar!