Essas eram as dúvidas que antecediam a partida. Todas foram respondidas dentro de campo pelo melhor time do mundo hoje: o Barçelona se tornou campeão europeu pela 5ª vez na sua história. Detalhe: antes de Messi, o time catalão havia vencido apenas UMA vez a UCL. Depois do camisa 10, foram QUATRO. Gênio!
- Juventus 1 x 3 Barcelona (Barça campeão):
O único desfalque da decisão era da Juventus: Chiellini, machucado, deu lugar a Barzagli. Os titulares da "Velha Senhora", com média de 30 anos de idade, só não superam o Milan/2007 (31) como time mais velho em finais de Champions. Destaque para Morata que, assim como Neymar, marcou nas duas semifinais. É a segunda final seguida do espanhol (em 2013/14 era reserva do Real).
No Barcelona, o melhor trio de ataque da história do clube estava motivado. Messi, Suarez e Neymar quebraram vários recordes na temporada 2014/15 e queriam ampliá-los. Destaque também para a possível última partida de Xavi com a camisa azul-grená e também para o técnico Luis Henrique que, em sua primeira temporada comandando o Barça, chega a final de uma Champions League.
O jogador menos badalado do time espanhol abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo (quarto gol mais rápido em finais de UCL). Após passe de Iniesta, Rakitic deixou o dele. A Juventus parecia assustada. Vidal, o primeiro jogador nascido no Chile a disputar uma final de Champions, estava nervoso e poderia ter sido expulso ainda no 1° tempo.
Raktic é mais que veio do Sevilla para brilhar no Barça: gol em final de Champions não é pra qualquer um! |
As duas equipes tiveram chances de marcar, mas Ter Stegen e Buffon (14 anos de diferença entre os dois - a maior diferença entre goleiros em finais de UCL) evitaram - destaque para o italiano, que fez uma defesaça em chute de Daniel Alves.
No 2° tempo, quem abriu o placar no começo foi a Juventus, dando indícios de que o jogo melhoraria bastante. E quem marcou foi Morata, de novo ele. O atacante se tornou o primeiro jogador espanhol a marcar nas duas partidas semifinais e na final de uma Champions (gols marcados "só" contra Real e Barça).
Morata foi importantíssimo na reta final da Champions 2014/15 marcando um gol em cada semifinal e um na final |
E o jogo, de fato, melhorou. Só que muito por conta do poder de ataque do Barcelona, que parece decidir a partida quando quiser. O contra-ataque do time catalão pode ser considerado um dos melhores da história do futebol. É fulminante! Em dois deles, o time de Luis Henrique matou a Juve.
No segundo gol, Messi começou a jogada e bateu forte: Suarez, oportunista, estava lá esperando o rebote de Buffon, que aconteceu. Pelo segundo ano consecutivo, um jogador uruguaio marca na final de uma Champions (na temporada passada foi Godin).
Suarez jogou 10 jogos na Champions 2014/15: marcou 7 gols e deu 3 assistências. Craque! |
Xavi entrou no lugar de Iniesta, ganhou a braçadeira de capitão e completou 900 jogos na carreira. São 151 em Champions - agora recordista isolado. Era a sua despedida do Barcelona - o eterno camisa 6 irá jogar nos Emirados Árabes.
A Juventus foi para o tudo ou nada, deu espaços e Neymar acabou marcando um gol bem anulado pela arbitragem: a cabeçada do brasileiro bateu no seu braço antes de ir para o gol. Mas não tem problema, o craque ainda deixou sua marca no último lance do jogo, fazendo seu 10° gol na atual UCL (terminou como artilheiro, ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi).
Neymar é o único jogador na história que marcou em finais de Libertadores e Champions e saiu campeão das duas. Monstro! |
Destaque para Pedro, que deu a assistência para o último gol da Champions 2014/15. O espanhol é mais um remanescente da última tríplice coroa do Barcelona, conquistada em 2009. Busquets, Daniel Alves, Messi, Iniesta, Xavi e Pique também estavam no elenco e agora têm dois "tripletes" cada.
● O Barça é 1º clube da história do futebol que conquista 2 Tríplice Coroas (2008/09 e 2014/15). Histórico!
● Barcelona 2014/15 é o 1º time que tem 2 jogadores marcando 10 ou mais gols em uma única edição de Champions (Messi e Neymar)
Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar dividiram a artilharia da Champions 2014/15 com 10 gols cada |
● Neymar é o SEGUNDO jogador que marca nas duas partidas das quartas de final, nas duas partidas das semifinais ena final da UCL. O primeiro a conseguir o feito foi José Águas (Benfica/1961)
● Neymar é o SEGUNDO jogador que marca em uma final de Copa Libertadores e em uma final de Champions League. O primeiro a conseguir o feito foi o argentino Hernán Crespo (River Plate/1996 e Milan/2005).
● Neymar é o OITAVO jogador (e o SEGUNDO mais jovem) que ganha a Copa Libertadores e a Champions League. Lista completa:
● Os jogadores mais jovens a ganhar a Libertadores e Champions:
> Sorin (20 anos)
> Neymar (23 anos)
> Tevez (24 anos)
> Roque Junior (26 anos)
> Dida (29 anos)
● Pique igualou os 23 títulos oficiais de Paolo Maldini. O camisa 3 do Barça já é o TERCEIRO defensor com mais títulosna história do futebol. Lista completa:
[27] Daniel Alves
[24] Cafu
[23] Paolo Maldini e Pique
[22] Gary Neville
A lenda Xavi se despede do Barça levantando a taça: são 24 títulos pelo clube |
● Os 28 títulos da carreira de Xavi (25 pelo Barcelona e 3 pela seleção espanhola):
4 Champions League
8 Campeonatos Espanhóis
3 Copas do Rei
6 Supercopas da Espanha
2 Supercopas da UEFA
2 Mundiais de Clubes
2 Eurocopas
1 Copa do Mundo
● Champions League - Ranking de Títulos:
Real Madrid - 10
Milan - 7
Barcelona, Bayern e Liverpool - 5
Foi a 5ª Champions League do Barcelona na história. Antes de Messi, o time espanhol havia ganhado uma vez; depois dele, quatro. Gênio! |
● Rakitic é o PRIMEIRO jogador em toda a história do futebol que ganha a Copa da UEFA e a Liga dos Campeões em anos seguidos e em equipes diferentes.
● MSN (Messi, Neymar e Suarez) na temporada 2014/15:
122 gols
55 assistências
3 títulos
O melhor trio da história do Barcelona!
Suarez, Messi e Neymar quebraram inúmeros recordes na temporada. O melhor trio do mundo! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário