sexta-feira, 19 de junho de 2015

Não é proibido falar bem do Valdivia

Final da primeira fase da Copa América para o Chile. Diferente da seleção brasileira, a "La Roja" vem fazendo excelentes jogos na competição. Ainda falta um jogo para cada seleção do grupo B e C, mas dificilmente uma equipe vai chegar a dez gols marcados em três jogos, como a seleção chilena conseguiu. Aliás, esse feito só havia acontecido quatro vezes na história da Copa América:

> Equador (1993)
> Brasil (1997)
> Brasil (1999)
> Argentina (2004)



E quem comanda o meio-campo do Chile é Valdivia. O meia palmeirense deu duas assistências no último jogo contra a Bolívia - uma para Sanchez e outra para Medel. Foi eleito o melhor jogador da partida na vitória por 5 x 0 em cima dos bolivianos.

O técnico Sampaoli já disse que o Mago é essencial para o estilo de jogo dos chilenos. Sem ele, o toque de bola, bastante característico desse Chile-2015, não teria a mesma qualidade.

E Valdivia só não está com um gol na competição (e o Chile com 9 pontos) porque na partida contra o México - na 2ª rodada - o árbitro anulou incorretamente um gol do camisa 10.

E juro, tem palmeirense que não quer a renovação dele! Hahahaha É SÉRIO, existe!

Para quem fala que o Mago não joga, ele chegou hoje ao 10° jogo seguido atuando. Dos últimos 7 (contando Palmeiras e Chile) só não ficou por 90 minutos em UMA partida.

Após fazer dois grandes jogos, Valdivia arrebentou mais uma vez no 3° e deu duas assistências, sendo eleito o melhor em campo contra a Bolívia

Bastante perseguido pela imprensa do Brasil, Valdivia não escapa também dos jornalistas chilenos. Foi só uma polêmica acontecer com Vidal que já colocaram o camisa 10 no meio. Disseram que ele tem problemas com Sampaoli e outros jogadores, o que é mentira. No final do jogo, ele desabafou:

"Quero pedir um favor, falaram muitas coisas... tinha problemas com Arturo (Vidal), com Sampaoli. Já paguei por meus pecados, paguei por todas as coisas ruins que fiz. Em bom tom, peço: não me metam mais em problemas." 

Não é proibido falar bem do Mago. Que tal elogiá-lo quando merece?

domingo, 7 de junho de 2015

UCL: A magia do Barcelona venceu a Champions!

O Barça era o favorito, sem dúvidas. De 10 pessoas, tenho certeza que 9 apostariam suas fichas no time espanhol na decisão da Champions League. Porém, é futebol, e tudo pode acontecer. Era a Juventus, campeã italiana e, como todo time italiano que se preze, sabe se defender muito bem. Mas seria o bastante para segurar o melhor trio de ataque do mundo, formado por Messi, Suarez e Neymar?

Essas eram as dúvidas que antecediam a partida. Todas foram respondidas dentro de campo pelo melhor time do mundo hoje: o Barçelona se tornou campeão europeu pela 5ª vez na sua história. Detalhe: antes de Messi, o time catalão havia vencido apenas UMA vez a UCL. Depois do camisa 10, foram QUATRO. Gênio!



- Juventus 1 x 3 Barcelona (Barça campeão):

O único desfalque da decisão era da Juventus: Chiellini, machucado, deu lugar a Barzagli. Os titulares da "Velha Senhora", com média de 30 anos de idade, só não superam o Milan/2007 (31) como time mais velho em finais de Champions. Destaque para Morata que, assim como Neymar, marcou nas duas semifinais. É a segunda final seguida do espanhol (em 2013/14 era reserva do Real).

No Barcelona, o melhor trio de ataque da história do clube estava motivado. Messi, Suarez e Neymar quebraram vários recordes na temporada 2014/15 e queriam ampliá-los. Destaque também para a possível última partida de Xavi com a camisa azul-grená e também para o técnico Luis Henrique que, em sua primeira temporada comandando o  Barça, chega a final de uma Champions League.

O jogador menos badalado do time espanhol abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo (quarto gol mais rápido em finais de UCL). Após passe de Iniesta, Rakitic deixou o dele. A Juventus parecia assustada. Vidal, o primeiro jogador nascido no Chile a disputar uma final de Champions, estava nervoso e poderia ter sido expulso ainda no 1° tempo. 

Raktic é mais que veio do Sevilla para brilhar no Barça: gol em final de Champions não é pra qualquer um!

As duas equipes tiveram chances de marcar, mas Ter Stegen e Buffon (14 anos de diferença entre os dois - a maior diferença entre goleiros em finais de UCL) evitaram - destaque para o italiano, que fez uma defesaça em chute de Daniel Alves.

No 2° tempo, quem abriu o placar no começo foi a Juventus, dando indícios de que o jogo melhoraria bastante. E quem marcou foi Morata, de novo ele. O atacante se tornou o primeiro jogador espanhol a marcar nas duas partidas semifinais e na final de uma Champions (gols marcados "só" contra Real e Barça).

Morata foi importantíssimo na reta final da Champions 2014/15 marcando um gol em cada semifinal e um na final

E o jogo, de fato, melhorou. Só que muito por conta do poder de ataque do Barcelona, que parece decidir a partida quando quiser. O contra-ataque do time catalão pode ser considerado um dos melhores da história do futebol. É fulminante! Em dois deles, o time de Luis Henrique matou a Juve.

No segundo gol, Messi começou a jogada e bateu forte: Suarez, oportunista, estava lá esperando o rebote de Buffon, que aconteceu. Pelo segundo ano consecutivo, um jogador uruguaio marca na final de uma Champions (na temporada passada foi Godin).

Suarez jogou 10 jogos na Champions 2014/15: marcou 7 gols e deu 3 assistências. Craque!

Xavi entrou no lugar de Iniesta, ganhou a braçadeira de capitão e completou 900 jogos na carreira. São 151 em Champions - agora recordista isolado. Era a sua despedida do Barcelona - o eterno camisa 6 irá jogar nos Emirados Árabes.

A Juventus foi para o tudo ou nada, deu espaços e Neymar acabou marcando um gol bem anulado pela arbitragem: a cabeçada do brasileiro bateu no seu braço antes de ir para o gol. Mas não tem problema, o craque ainda deixou sua marca no último lance do jogo, fazendo seu 10° gol na atual UCL (terminou como artilheiro, ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi). 

Neymar é o único jogador na história que marcou em finais de Libertadores e Champions e saiu campeão das duas. Monstro!

Destaque para Pedro, que deu a assistência para o último gol da Champions 2014/15. O espanhol é mais um remanescente da última tríplice coroa do Barcelona, conquistada em 2009. Busquets, Daniel Alves, Messi, Iniesta, Xavi e Pique também estavam no elenco e agora têm dois "tripletes" cada. 

● O Barça é 1º clube da história do futebol que conquista 2 Tríplice Coroas (2008/09 e 2014/15). Histórico! 

● Barcelona 2014/15 é o 1º time que tem 2 jogadores marcando 10 ou mais gols em uma única edição de Champions (Messi e Neymar) 

Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar dividiram a artilharia da Champions 2014/15 com 10 gols cada

● Neymar é o SEGUNDO jogador que marca nas duas partidas das quartas de final, nas duas partidas das semifinais ena final da UCL. O primeiro a conseguir o feito foi José Águas (Benfica/1961)

● Neymar é o SEGUNDO jogador que marca em uma final de Copa Libertadores e em uma final de Champions League. O primeiro a conseguir o feito foi o argentino Hernán Crespo (River Plate/1996 e Milan/2005).

● Neymar é o OITAVO jogador (e o SEGUNDO mais jovem) que ganha a Copa Libertadores e a Champions League. Lista completa:



● Os jogadores mais jovens a ganhar a Libertadores e Champions:

> Sorin (20 anos)
> Neymar (23 anos)
> Tevez (24 anos)
> Roque Junior (26 anos)
> Dida (29 anos)

● Pique igualou os 23 títulos oficiais de Paolo Maldini. O camisa 3 do Barça já é o TERCEIRO defensor com mais títulosna história do futebol. Lista completa:

[27] Daniel Alves
[24] Cafu
[23] Paolo Maldini e Pique 
[22] Gary Neville

A lenda Xavi se despede do Barça levantando a taça: são 24 títulos pelo clube

● Os 28 títulos da carreira de Xavi (25 pelo Barcelona e 3 pela seleção espanhola):

 4 Champions League
 8 Campeonatos Espanhóis 
 3 Copas do Rei
 6 Supercopas da Espanha
 2 Supercopas da UEFA
 2 Mundiais de Clubes
 2 Eurocopas
 1 Copa do Mundo

● Champions League - Ranking de Títulos:

Real Madrid - 10 
Milan - 7 
Barcelona, Bayern e Liverpool - 5 

Foi a 5ª Champions League do Barcelona na história. Antes de Messi, o time espanhol havia ganhado uma vez; depois dele, quatro. Gênio!

● Rakitic é o PRIMEIRO jogador em toda a história do futebol que ganha a Copa da UEFA e a Liga dos Campeões em anos seguidos e em equipes diferentes.

● MSN (Messi, Neymar e Suarez) na temporada 2014/15: 

122 gols 
55 assistências 
3 títulos 
O melhor trio da história do Barcelona!

Suarez, Messi e Neymar quebraram inúmeros recordes na temporada. O melhor trio do mundo!