sábado, 29 de novembro de 2014

Só depende do Palmeiras. Isso é bom?

O dia não começou bem para o Palmeiras. De manhã, o "Verdinho" sub-17, da joia Gabriel Fernando, perdeu para o Santos na grande final do campeonato paulista da categoria, se tornando vice-campeão. Mais a noite, era anunciada a reeleição de Paulo Nobre. Além de toda essa desgraça, o Verdão perde para o Internacional por 3 x 1, no Beira-Rio. É, estava difícil o sábado palmeirense. Só notícia ruim... Até que no jogo das 21h, o Flamengo goleou o Vitória em Manaus, 4 a 0. Essa foi a melhor notícia do dia para o torcedor alviverde.

O duro é aguentar algumas frases de Paulo Nobre, feliz, após os resultados das eleições. ATENÇÃO, palavras dele: "O Palmeiras não cai. E vai ter time para disputar títulos nos próximos anos". Lembrando que o próprio disse este ano que ia ser difícil ganhar da gente. No Brasileiro, ganharam "só" 20 vezes.

O pior presidente da história do Palmeiras foi reeleito: Nobre teve 2.421 votos e Pescarmona teve 1.611

Contra o Inter, Dorival escalou um time muito defensivo. Isso parecia que ia funcionar, mas no 2° tempo veio aquela avalanche. A derrota foi mais do que normal. Todo palmeirense sabia que íamos perder. Mas o que mais chamou atenção no jogo foi a falta de inteligencia - pra não dizer burrice - de Dorival e alguns jogadores. O nosso técnico é fraco, isso é fato. No ano passado rebaixou Flu e Vasco e este ano pode rebaixar outro grande. Nos últimos 9 jogos, conseguiu cinco pontos (todos com Prass e muitos com Valdivia). Nos mesmos 9 jogos do 1° turno, Gareca conseguiu quatro, porém todos sem Prass e Mago. O técnico argentino jamais foi goleado e nem perdeu cinco seguidas. O problema era técnico? Estava claro DEMAIS que não era...

Eu não consigo acreditar como um técnico prefere colocar Felipe Menezes e Bruno César no 2° tempo em vez de Pablo Mouche. Se alguém conseguir uma explicação, por favor me falem. Já citei aqui os gols decisivos de Mouche contra Grêmio e Cruzeiro. Só nesses jogos, o argentino já nos deu quatro pontos. Sabe há quanto tempo não somamos QUATRO pontos na tabela? Há muito tempo! Bruno César é um ex-jogador. Foi expulso hoje de propósito. É impossível achar outra coisa. Um jogador que já caçoou do Valdivia no passado por conta de suas contusões e está visivelmente fora de forma e descomprometido não pode vestir a camisa do Palmeiras. Wesley também merece ir embora a muito tempo. Acho que ninguém vai nem se revoltar caso ele pule o muro e jogue no São Paulo no ano que vem.

Bruno César e Lúcio perderam a cabeça no fim do jogo e deram (mais) amostras de que não merecem vestir a camisa do Palmeiras. Na verdade, no atual elenco, é mais fácil apontar quem merece...

E claro, sabe aquela dose de crueldade que só acontece com o Palmeiras? Ela aconteceu. No 2° tempo, quando Abel Braga chamou o Valdívia genérico do Inter, creio que todos os palmeirenses pensaram: ele vai fazer gol... Não deu outra: pra fechar o placar, um golaço do "Mago" colorado, que é fã do original.

Bom, a boa notícia é que só depende do Palmeiras. A má notícia é que só depende do Palmeiras. 

Amanhã, Bahia e Botafogo vão tentar iniciar um pequeno milagre. Se não conseguirem, o que é bem provável, a disputa fica mesmo entre Palmeiras e Vitória. Vantagem de um ponto para o Verdão - e também de uma vitória. Na última rodada, as duas equipes enfrentam times praticamente de férias. Enquanto o alviverde encara o Atlético-PR em casa (ainda não sabemos se o jogo será na Allianz), o rubro-negro baiano pega o Santos no Barradão. Basta o Peixe arrancar um empate contra o Vitória e estaremos salvos. Sim, nossa esperança maior está em Robinho & cia, já que está difícil acreditar no Verdão.

A notícia boa é que Valdívia deve voltar contra o Furacão. Bruno César e Allione, suspensos, não jogam (outra notícia boa). Tobio e Nathan devem voltar a zaga (mais uma). 

Lúcio e Victorino não podem formar a zaga de uma equipe GRANDE hoje. Simples assim...

Claro que o Valdívia genérico deixou o dele... Tudo acontece contra esse Palmeiras. Todas ironias possíveis acho que já aconteceram

É, palmeirense... a semana vai ser sofrida. Bom, pra quem vai passar mais dois anos com Paulo Nobre... até que não é nada.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Champions: quase tudo definido!

Ontem no futebol brasileiro tivemos mais um campeão: o Atlético-MG venceu o Cruzeiro na final da Copa do Brasil (já havia vencido o primeiro jogo) e garantiu o caneco. O futebol de Minas Gerais é o destaque do ano. Além do Galo, a Raposa já havia conquistado o Brasileirão de forma antecipada no final de semana.

O título do Atlético vai ficar marcado pelas vitórias históricas sobre Corinthians e Flamengo: o Galo precisava fazer quatro gols em curto período de tempo nas duas partidas e, empurrado pela sua torcida, conseguiu o feito. Além disso, foi bem superior ao seu grande rival nos dois jogos da final.

Enquanto o futebol brasileiro está no fim de temporada, o futebol europeu está apenas esquentando. A Champions League teve rodada importante neste meio de semana, garantindo alguns classificados e, claro, marcas batidas. O destaque hoje é a maior competição de clubes do mundo.

- Terça-feira:



Os grupos F e H definiram os seus classificados.

No F, Barcelona e PSG vão disputar na última rodada a primeira colocação do grupo, o que pode significar muito na próxima fase. Dia 10/12 o Barça recebe o time de Paris, que pode empatar para continuar na liderança.

Já no H, ninguém mais tira o primeiro lugar do Porto e nem o segundo do Shakthar: ambos estão classificados.

O PSG permaneceu na primeira colocação devido a ótima atuação da dupla de ataque Cavani e Ibrahimovic: o uruguaio marcou dois, enqntanto Ibra, pra variar, marcou um golaço.

O jogo do Barcelona, como sempre, teve grandes atrativos. Neymar, estranhamente, começou no banco. Luis Suarez marcou seu primeiro gol pelo time espanhol, porém o uruguaio ficou ofuscado pelo brilho de Lionel Messi, que decidiu fazer mais um hat-trick. Resultado: depois de quebrar o recorde de Zarra no final de semana pelo campeonato espanhol, ele agora ultrapassou Raul (71) e é o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões com 74 gols.

Messi chegou a 28 hat-tricks com a camisa do Barça. No jogo desta terça, foi o primeiro que ele faz usando apenas a perna direita.

- Gráfico atualizado dos 74 gols de Messi na UCL:



O Chelsea fez uma partida tranquila fora de casa contra o fraco Maribor e goleou por 5 x 0, garantindo o primeiro lugar do grupo G. O brasileiro Willian fez um dos gols e também deu assistência para Drogba marcar o dele. Ramires marcou o último dos Blues, que também teve Oscar e Flipe Luis em campo.

 Excluindo os "ETs" Cristiano Ronaldo (71) e Messi (74), o marfinense Didier Drogba é o jogador com o maior número de gols que disputa a Champions atualmente (44 gols). Henry, ainda em atividade, porém atuando nos EUA, tem 50.

O Bayern perdeu a primeira na competição, mas deu trabalho para o City mesmo com um homem a menos: Benatia foi expulso logo no começo do jogo após cometer pênalti em Aguero. O próprio argentino converteu. Xabi Alonso, de falta, e Lewandowski, de cabeça, viraram para os alemãs. Porém, Aguero apareceu de novo para ser o protagonista de mais uma virada: hat-trick para mais um hermano e chances de classificação vivas para os ingleses.

Aguero comemora seu último gol: o argentino não deixa o City morrer na competição

Mesmo com a derrota para o City, o Bayern é o único classificado do grupo E. Isso porque Roma, CSKA Moscou e Manchester City, todos com 5 pontos, brigam pela segunda colocação.

Teremos na última rodada (10/12): Roma x Manchester City, Bayern x CSKA.

A Roma precisa vencer o Manchester City para se classificar sem depender do resultado do CSKA em Munique. Se houver empate na Allianz Arena, a Roma também precisará de um ponto.

O CSKA precisa vencer o Bayern fora de casa e torcer para o City vencer ou empatar com a Roma na Itália.

O Manchester City precisará torcer muito para o Bayern. Se o time alemão vencer o CSKA em casa, o time inglês precisaria apenas de um empate com gols sobre a Roma. Se houver empate na Alemanha, terá que vencer.

O regulamento da UCL é um pouco diferente do qual estamos acostumados: em caso de empate em pontos, vale a pontuação conquistada apenas nos jogos entre os times em questão, sejam dois ou três. A seguir, vale o saldo de gols, número de gols marcados e número de gols fora, sempre apenas nos confrontos diretos

- Para entender melhor os grupos, aí está a classificação dos grupos E-H:



- Quarta-feira:



Os grupos A e D definiram seus classificados.

No A, o Atlético Madrid briga com a Juventus pela liderança. A vitória do Atleti por 4 x 0 em casa sobre o Olympiacos foi essencial (3x Mandzukic). A Juventus, pra variar com gol de Tevez, venceu o fraco Malmo fora de casa. E na próxima rodada, espanhóis e italianos se enfrentam. Para o Atlético, um empate na Itália é o suficiente para garantir a primeira colocação. Já a Juve precisa vencer por dois gols de diferença.

 Mario Mandzukic foi o primeiro jogador do Atlético Madrid a marcar um hat-trick em uma partida de Champions League.

No D, tivemos o grande jogo do grupo: Arsenal x Borussia. Melhor para os ingleses, que venceram por 2 x 0. Porém, os alemães ainda lideram o grupo. Para tomar a liderança, o Arsenal precisa vencer o Galatasaray fora de casa e torcer contra o Borussia, que jogará em casa contra o Anderlecht. Grupo praticamente definido...

E temos muitas indefinições no grupo B. A única certeza é o Real Madrid, que venceu mais uma (a única equipe 100% na UCL). Dessa vez a vítima dos espanhóis foi o Basel, fora de casa. E claro, gol de CR7. O português não poderia deixar Messi disparar, né? Cristiano Ronaldo finalmente igualou Raul, outro ídolo merengue, com 71 gols em Champions. Agora a disputa será somente estre ele e seu rival Messi. Monstros!

No mesmo grupo do Real, Basel e Liverpool se enfrentam na última rodada e decidem quem fica em segundo. Se o time suíço arrancar um empate na Inglaterra, assegura a vaga. Os Reds precisam de uma vitória simples. Já o Ludogorets, xodó da competição, está eliminado pelos critérios de desempate, já que no confronto direto perde para Liverpool (por pontos) e Basel (pelo saldo de gols).

CR7 atingiu a marca de Raul e vai disputar gol a gol com Messi a ponta de artilheiros da ULC. Na competição, o Real é o único 100%

No grupo C, o Benfica, de Anderson Talisca, foi eliminado.ao perder para o Zenit, de Hulk. O Bayern Leverkusen está classificado, mas pode perder a primeira posição para Monaco ou Zenit, que se enfrentam na França. Quem vencer está classificado. O Monaco tem a vantagem de jogar pelo empate. E mesmo empatando, pode terminar como líder. Basta o Benfica vencer o Leverkusen em Portugal.

- Para entender melhor os grupos, aí está a classificação dos grupos A - D:



Dias 09 e 10/12 tem mais! Vamos conhecer definitivamente os 16 classificados para as oitavas de finais!

domingo, 23 de novembro de 2014

Se vai cair eu não sei, mas merece!

O tão esperado domingo chegou e o futebol brasileiro confirmou algumas coisas que já estavam praticamente certas. O Cruzeiro se tornou campeão brasileiro pela quarta vez, ao derrotar o Goiás por 2 x 1, com gols da dupla decisiva Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Merecidíssimo! Já o São Paulo se garantiu na Libertadores 2015, ao derrotar o Santos em ritmo de férias. Na parte de baixo da tabela, o Criciúma se tornou o primeiro time "matematicamente" rebaixado para a série B 2015 ao empatar com o Flamengo.

E será questão de tempo para o Corinthians conseguir a vaga para a Liberta. Basta conseguir um ponto dos últimos seis que irá disputar. Lembrando que o Timão ainda pega o Criciúma rebaixado na última rodada em casa, ou seja...

Lá embaixo, Bahia e Botafogo estão 99,5%¨rebaixados. Apenas um milagre salva a dupla.

E claro, vamos dar um destaque maior para o Palmeiras que, na minha opinião, merece ser rebaixado pelo futebol que vem atuando. Infelizmente...

Com a derrota para o Coritiba por 2 x 0 (a quarta seguida por esse placar), o Verdão chegou a 19 derrotas na competição, ou seja, UM TURNO INTEIRO de derrotas! O time de Dorival tem a pior defesa do Brasileirão, com 55 gols sofridos em 36 jogos, e um saldo de - 23. MENOS 23 (!). Não marca gols há quatro jogos.

Zé Love comemora seu gol na vitória do Coritiba sobre o Palmeiras: o Coxa ultrapassou o Verdão na tabela

O Palmeiras não teve Marcelo Oliveira (suspenso) e Tobio (machucado). Sinceramente? Hoje os únicos desfalques que iríamos sentir seriam Prass e Valdívia. Na verdade, já sentimos durante o campeonato, e só de lembrar de Fábio, Deola, Felipe Menezes e Mendieta já da um desânimo.

E Dorival segue tendo boa responsabilidade. Gareca teve 15% de aproveitamento. Horrível. Dorival, com essa derrota, tem 40%, mas pegou a parte "fácil" da tabela, com Prass e Valdivia. Sigo achando a demissão do argentino equivocada. Na verdade, a contratação dele no meio do ano também foi, ou seja, o Paulo Nobre é um gênio!

Gareca fez 4 pontos contra Santos, Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Galo, São Paulo, Sport e Coritiba. Dorival fez 5. O problema é técnico?

O fato é que Dorival afundou Fluminense e Vasco no ano passado e este ano faz o mesmo com o Verdão. Insistir em Diogo em vez de colocar Mouche é um absurdo. O argentino marcou gols importantes no campeonato, contra Grêmio e Cruzeiro, equipes fortes. Isso jogando pouco. Já Diogo marcou UM gol no ano TODO, ou seja, incluindo o fraco Paulistão.

Um fato mostra bem o quanto o elenco do Palmeiras é assustadoramente limitado: Dorival Júnior precisou apostar em um Valdivia manco, que claramente não conseguia jogar, para tentar ter alguma esperança diante do Coritiba. Mesmo ele sem a menor condição física, ainda consegue ser melhor do que qualquer meia do Palmeiras. Acho engraçado quem culpa o Mago pelo momento. Se o cara das arábias não tivesse desistido do negócio, o Palmeiras estaria como? Não importa a frequência com que ele joga, se ele é comprometido, etc.. mas respondam, estaria como?

O triste é ver jogadores identificados no Palmeiras jogando contra a gente. Hoje foi Alex; no jogo passado foi Diego Souza. E o Verdão parece que vai se tornando cada vez mais um time de refugos em vez de craques.

Alex consola Valdívia após a derrota do Palmeiras: a esperança do Verdão é ter um Mago 100% nas duas últimas rodadas. Hoje ele ainda sentia a lesão

E por incrível que pareça, o Palmeiras só depende dele para escapar. Porém, como o próximo jogo é contra o Inter no RS, com certeza teremos que secar - e muito - o Vitória. Sim, a última vaga ficará entre Palmeiras e Vitória. E MUITO provavelmente o rebaixado será conhecido apenas na ÚLTIMA rodada, quando o time de Dorival enfrentará o Atlético-PR na Arena. Meu Deus, tenho até medo de como essa partida pode acabar. Alguém acha que o covarde Paulo Nobre estará presente no belo estádio? HAHAHAHA! Nem coletiva ele aparece para dar nesses momentos ruins...

E independentemente de escapar ou não, levar essa briga pelo rebaixamento pra última rodada, no ano do centenário é uma VERGONHA!

A briga é a seguinte: o Vitória irá enfrentar o Flamengo em Manaus e o Santos no Barradão (dois times um tanto quanto desmotivados no campeonato). O Palmeiras vai pegar o Inter no Beira-Rio (brigando pela Libertadores) e o Atlético-PR na Allianz Parque.

- Palmeiras: 39 pontos/11 vitórias.

- Vitória: 38 pontos/10 vitórias.

 Se o Vitória empatar um jogo e perder outro, o Verdão está salvo;

 Se o Vitória empatar um jogo e vencer outro, o Palmeiras terá que vencer ao menos um de seus jogos (contra o Furacão na última seria o mais provável);

 Se o Vitória vencer seus dois últimos jogos, a equipe alviverde também terá que vencer os dois.

Vinícius vive uma situação no mínimo curiosa: ele pertence ao Palmeiras, mas está emprestado ao Vitória. O ex-palmeirense pode rebaixar seu time de coração

Aqui no blog, afirmei que o Palmeiras iria ser rebaixado dia 4 de setembro, há dois meses e meio, assim que Paulo Nobre demitiu Gareca. Porém, o ápice foi a perda de Alan Kardec para o São Paulo em junho/julho. Ali eu decretava, mesmo sem escrever aqui, que o Verdão iria cair.

A esperança do Palmeiras é ter um Valdívia 100% nas duas últimas rodadas. Lembrando que o Verdão empatou - e quase ganhou - do campeão Cruzeiro em MG. Nada é impossível, até mesmo vencer o Inter.

Segundo aquele matemático que só aparece no final do Brasileirão, Tristão Garcia, o Vitória tem 64% de chances de ser rebaixado. O Palmeiras tem 28%. Números que, para mim, não valem nada, mas mostram exatamente o que eu penso: as chances do time baiano cair são maiores. Mas que esse time alviverde está fazendo uma força danada pra cair, está...

sábado, 22 de novembro de 2014

#Messi253

Enquanto não chega o tão esperado domingo, que definirá muitas coisas no Campeonato Brasileiro, o sábado na Espanha teve mais uma atuação de gala de Lionel Messi. Com os três gols marcados no Sevilla, na goleada por 5 x 1 do Barcelona, ele superou o lendário Telmo Zarra e se tornou o maior artilheiro da história do campeonato espanhol com incríveis 253 gols.

E mais, terça-feira teremos Apoel x Barcelona pela Champions League. O camisa 10, que já é o maior artilheiro da história da competição europeia ao lado de Raul, com 71 gols, pode se isolar. Lembrando que ele já é o maior goleador da história do Barça (368). Ao lado de Cristiano Ronaldo, outro demolidor de recordes, o argentino caminha para mais uma disputa de melhor jogador do mundo deste ano. Quem esteve melhor em 2014? Ele ou o portuga?

Poderia ter sido contra o Real algumas semanas atrás, mas Messi se tornou o maior artilheiro da história do Espanhol hoje, contra o seu freguês Sevilla

Neymar deu dois passes para Messi hoje, inclusive o do gol número 252, que fez o argentino ultrapassar Zarra. O curioso é que outro brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, foi o responsável pela assistência do gol número 1, há 9 anos.

O incrível é que Neymar tem apenas 22 anos. Com essa idade, CR7 e Messi tinham números inferiores ao brasileiro. Com mais um tento anotado hoje, o camisa 11 do Barça chegou a marca de 206 gols na carreira (136 - Santos / 28 - Barça / 42 - Brasil). Para se ter uma ideia, Messi chegou hoje ao gol de número 421 na carreira (368 - Barça / 45 - Argentina), isso com 27 anos.

Cristiano Ronaldo, 29 anos, tem 452 gols na carreira (5 - Sporting / 118 - Manchester United / 277 - Real Madrid / 52 - Portugal). O português se destaca pela média com a camisa do Real: são incríveis 277 gols em 264 jogos. Na história do campeonato espanhol, CR7 tem 198 gols.

O craque português marcou mais de uma vez em uma partida (dois gols ou mais) em 113 oportunidades. Messi o fez 112 vezes (já contando a partida de ontem, quando fez três).

Alguns gráficos com os números de Lionel Messi pelo Campeonato Espanhol, o novo recordista de gols (253) da história da competição:






E como eu disse lá em cima, Messi é o maior artilheiro da UCL com 71 tentos (ao lado de Raul). O gráfico completo dos gols do argentino na maior competição europeia, feito pela ESPN, está aqui:



É assustador. E mais assustador ainda é pensar que esses números vão aumentar MUITO mais.

Terça tem mais!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Estádio novo, problemas velhos

Final de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Além do Cruzeiro colocar a mão na taça e o Corinthians se beneficiar bastante por conta de tropeços de Flu e Grêmio em casa, outro assunto será bastante comentado até o final de semana. O Palmeiras, claro. As chances de rebaixamento voltaram a ser (muito) reais. Derrota para o Sport, na estreia do Allianz Parque, por 2 x 0. O centenário já é um vexame. No final do ano, saberemos o tamanho dele.

Primeiro, parecia impossível o Verdão se livrar do rebaixamento, por conta daquela incômoda última colocação e sucessivas trapalhadas do presidente. Depois, parecia que já tinha se livrado, tudo por causa de três vitórias seguidas (Chapecoense, Botafogo e Grêmio). Agora, pelos pontos, não é impossível, mas pelo futebol apresentado...

A nova arena é linda demais! Eram 39 mil palmeirenses, uma renda de 5 milhões de reais. Esperança alviverde... para o futuro. Infelizmente, o presente palmeirense não é nada bom. O time atual não merece a torcida e nem o estádio que tem.

Uma imagem contrastante: ao fundo, torcida e estádio espetaculares, já o time...

Dorival tem uma parcela de culpa. O principal culpado todos sabem, é chover no molhado, mas o técnico está cometendo alguns erros nos últimos jogos: repetiu a mesma escalação do jogo pífio contra o São Paulo, com Felipe Menezes (!!) no meio e Diogo na frente. Não entendo como Mouche, por exemplo, fica no banco de reservas. O argentino tem dois gols importantes no campeonato brasileiro, contra Grêmio e Cruzeiro, times fortes. Diogo tem apenas UM no ano TODO.

E o Gareca, que não servia, está praticamente acertado com a Costa Rica, que fez ótima Copa do Mundo. O gênio Paulo Nobre até quando acerta, erra. O argentino tinha que vir no começo do ano, se adaptar no Paulistão e chegar no Brasileiro preparado... mas esse é UM dos erros no playboyzinho. Já citei todos nos últimos posts. Aliás, dia 29 de novembro tem eleições. O outro candidato é o Pescarmona. Estamos mortos... Sinceramente? Eu não sei quem apoiar.

São três derrotas seguidas (Atlético-MG, São Paulo e Sport) e UMA vitória (Bahia) nos últimos sete jogos. Vitórias datas como certas (contra Cruzeiro e Corinthians) perdidas no último minuto, Valdívia se machucando de novo, enfim..

A última derrota, agora contra o Sport, foi uma tragédia sem tamanho. Torcida frustrada no novo estádio e chances de rebaixamento muito grandes. Em se tratando de Palmeiras, principalmente desde ano, nada de surpresa. A lei do "ex" ainda prevaleceu e o 1° gol do Allianz é de Ananias, que participou da campanha da série B do ano passado. Teria vaga no nosso atual elenco? Se levarmos em consideração que jogadores como Juninho, Marcelo Oliveira, Felipe Menezes e Diogo são titulares ultimamente, talvez.

Ananias marcou o primeiro gol da Allianz Parque. O Palmeiras já virou piada este ano inúmeras vezes. Cair de novo será a cereja do bolo?

Aliás, nunca achei que poderia dizer isso. Na verdade, disse já no 1° turno, mas o time do SPORT é melhor que o time do Palmeiras. Diego Souza, por exemplo, preferiu o time pernambucano, e cairia como uma luva no alviverde. Patric, autor do segundo gol, Rodrigo Mancha, enfim.. todos teriam espaço.

Só um detalhe: antes da partida, o Sport tinha apenas 23,5% de aproveitamento fora de casa no Brasileiro (3v, 3e e 11d).

O Palmeiras tem uma final domingo, às 19;30 contra o Coritiba, no Couto Pereira. Se vencer, praticamente escapa. Se perder, praticamente cai. Um empate seria ruim para os dois.

Se domingo é um dia importante, sábado também se tornou um. Valdívia saberá se joga ou não a "decisão". O meia tem uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Com o Mago, o time conquistou 51% dos pontos no Brasileirão: 23 em 45 possíveis (15 jogos, sete vitórias, dois empates e seis derrotas). Sem ele, a equipe despenca para 26,7% de aproveitamento, com 16 pontos em 60 possíveis (20 jogos, quatro vitórias, quatro empates e 12 derrotas). Lembrando que o Paulo Nobre quis vendê-lo. O chileno até viajou para acertar contrato. Imagina como estaríamos sem ele? Provavelmente já rebaixados...

No sábado, os médicos palmeirenses e o fisioterapeuta particular de Valdívia, o cubado José Amador, vão definir se o Mago joga domingo. A expectativa é grande...

Vamos analisar os próximos jogos das equipes ameaçadas (excluindo Botafogo e Criciúma que, pra mim, já caíram):

- Palmeiras (39 pontos):

● Coritiba (F)
● Internacional (F)
● Atlético-PR (C)

- Chapecoense (39 pontos):

● Botafogo (C)
● Cruzeiro (C)
● Goiás (F)

- Vitória (38 pontos):

● Figueirense (F)
● Flamengo (F)
● Santos (C)

- Coritiba (38 pontos):

● Palmeiras (C)
● Atlético-MG (F)
● Bahia (C)

- Bahia (34 pontos):

● Atlético-PR (C)
● Grêmio (C)
● Coritiba (F)

A briga do Palmeiras parece ser realmente com o Coritiba, até pelo confronto direto. Se perder, é bom colocar o secador para funcionar...

Mas e aí, quem serão os dois times a se salvar? Depois do final de semana vai dar pra saber muita coisa. Agora é torcer, secar e VENCER. A derrota para o Sport já ficou marcada. Ananias já está na história do estádio.

E o final melancólico de quarta-feira? Os gritos de TIME SEM VERGONHA da torcida já começavam a ser ouvidos na Allianz.

Enfim, o Palmeiras se sentia em casa.