terça-feira, 14 de outubro de 2014

O monstro Neymar!

Nesta terça-feira, o Brasil de Dunga fez mais um amistoso - contra o Japão. Depois de Diego Tardelli ser o heroi contra a Argentina - que garantiu a taça do "superclássico", foi a vez de Neymar brilhar mais uma vez com a camisa amarela. Diante dos asiáticos, o camisa 10 marcou nada menos que todos os gols da vitória da seleção por 4 x 0.

Algum dia farei um post com os números de Messi e Cristiano Ronaldo, que são os reis dos recordes. Grandes marcas são quebradas a cada semana pelos astros do Barça e do Real.

Porém, Neymar tem apenas 22 anos. Tem uma carreira inteira pela frente. Para muitos, ainda não é craque, mas com certeza vai ser. Eu penso diferente: o craque da seleção brasileira já pode ser considerado um craque. Mesmo com Messi e cia, já é considerado um dos principais jogadores do Barcelona. É o camisa 10 e capitão da seleção nacional. E hoje, com os quatro gols, se tornou o quinto maior artilheiro da história do Brasil (40 gols).

Capitão e camisa 10 da seleção, Neymar marcou quatro gols hoje e chegou a 40 com a camisa do Brasil

Os números:

- Maiores artilheiros da Seleção Brasileira (amistosos e jogos oficiais):

● Pelé - 77
● Ronaldo - 62
● Romário - 55
● Zico - 48
● Neymar - 40
● Bebeto - 39

- Jogos oficiais disputados pela Seleção até o 40º gol

● Pelé - 36
● Romário - 55
● Neymar e Zico - 58
● Ronaldo - 60

- Idade que tinha quando chegou ao 40° gol:

● Pelé - 22 anos e 6 meses
● Neymar - 22 anos e 7 meses
● Ronaldo - 25 anos e 8 meses
● Zico - 29 anos e 3 meses
● Romário - 31 anos e 10 meses



Para os mais rigorosos, podemos dizer que o craque do Barça fez 30 dos 40 gols em amistosos.. Porém, o Brasil não disputou as eliminatórias. Isso significa 18 jogos oficiais a menos. Não há dúvidas que na próxima Copa América e Eliminatórias para a Rússia-2018 ele vai ser decisivo.

Outro detalhe: os concorrentes. Por ser brasileiro, Neymar "concorre" com os melhores jogadores, aqueles históricos, que jamais poderíamos imaginar que seriam alcançados. É exatamente por isso que os números do nosso craque são assustadores. Alguém duvida que até o final da carreira ele irá superar o Rei Pelé?

Um comentário:

Unknown disse...

Paulo, muito bacana sua matéria. Neymarr ê craque. Mas não dá p esquecer q Zico e Careca não jogavam na Seleção enqto defendiam Udinese e Napoli. As eliminatórias não tinham 18 jogos. Fica mais facil bater recordes de jogos e gols nos dias de hj.