terça-feira, 26 de agosto de 2014

Palmeiras 100 anos!

Talvez o Palmeiras tenha sido o grande responsável por eu ter escolhido a profissão de jornalista. Vendo grandes jogos e ídolos como Edmundo, Alex, Marcos e, mais recentemente, Valdívia e Henrique. Foi aí que me apaixonei por futebol e, consequentemente, pelo jornalismo esportivo. Muitos dizem a bobagem de que "jornalista não pode torcer para nenhum time". Mentira... Talvez o melhor que temos hoje, o grande Mauro Beting, é assumidamente palmeirense - e roxo. Assim como PVC, Alex Muller, enfim.. Isso sem falar dos corintianos, santistas e são paulinos declarados.

Bom, são 100 anos completados nesta terça-feira. A Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe que venceu o 1° mundial (em 51, contra a Juventus) e que representou a seleção brasileira (em 65, contra o Uruguai). Também é o time que venceu mais títulos nacionais. Foi eleita a equipe do século XX.

Não precisa dizer muita coisa. Basta ver a torcida. Mesmo atualmente, na fase horrível em que estamos, eles comparecem em grande número. Nunca deixam o time na mão, seja na época de glórias, como foi nos anos 60, 70 e 90, ou na época de fracassos, como no século atual.

Não custa relembrarmos as escalações históricas:

- Anos 60/70:

Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, Cesar e Nei.



- Começo dos anos 90:

Velloso, Cafu, Cleber, Antonio Carlos e Roberto Carlos; Cesar Sampaio, Flávio Conceição, Zinho e Rivaldo; Edmundo e Evair.



- Final dos anos 90:

Marcos, Arce, Junior Baiano, Roque Júnior e Júnior; Galeano, César Sampaio, Zinho e Alex; Oséas e Paulo Nunes.



- E agora, um time que não pode ser comparado aos últimos citados, mas fez com que vários novos torcedores surgissem, afinal, eles foram protagonistas de um dos títulos recentes do clube, o Paulistão-2008:

Marcos, Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro.



Mataram a saudades? Um geral do Palmeiras nos 100 anos:

5.639 jogos
3.010 vitórias
1.385 empates
1.244 derrotas
10.905 gols
43 títulos oficiais

O pouco que pude acompanhar e tietar nos últimos 22 anos (quase 1/5 de vida do clube):

Marcos e Edmundo foram ídolos eternos, representando tanto na década de 90, como a partir dos anos 2000. Valdívia e Henrique foram monstros em 2008. Assunção, em 2012. Prass é o líder do elenco atual

Só para não passar em branco, Paulo Nobre decepcionou mais uma vez os torcedores em pleno dia de aniversário. Ronaldinho Gaúcho, uma contratação dada como certa na tarde desta terça-feira, acabou sendo descartado no início da noite. Será mais uma arte de Assis, empresário do R10, ou mais uma bobeada de Nobre?

Enfim, apesar de tempos difíceis, hoje se comemora o CENTENÁRIO, ou seja, são CEM ANOS de alegrias! Não vai ser uma simples gestão que vai nos atrapalhar. Só não pode cair de novo...

Que venham mais cem anos de histórias, de lutas e de glórias! Palmeiras minha vida é você!

Nenhum comentário: