Bom, são 100 anos completados nesta terça-feira. A Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe que venceu o 1° mundial (em 51, contra a Juventus) e que representou a seleção brasileira (em 65, contra o Uruguai). Também é o time que venceu mais títulos nacionais. Foi eleita a equipe do século XX.
Não precisa dizer muita coisa. Basta ver a torcida. Mesmo atualmente, na fase horrível em que estamos, eles comparecem em grande número. Nunca deixam o time na mão, seja na época de glórias, como foi nos anos 60, 70 e 90, ou na época de fracassos, como no século atual.
Não custa relembrarmos as escalações históricas:
- Anos 60/70:
Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, Cesar e Nei.
- Começo dos anos 90:
Velloso, Cafu, Cleber, Antonio Carlos e Roberto Carlos; Cesar Sampaio, Flávio Conceição, Zinho e Rivaldo; Edmundo e Evair.
- Final dos anos 90:
Marcos, Arce, Junior Baiano, Roque Júnior e Júnior; Galeano, César Sampaio, Zinho e Alex; Oséas e Paulo Nunes.
- E agora, um time que não pode ser comparado aos últimos citados, mas fez com que vários novos torcedores surgissem, afinal, eles foram protagonistas de um dos títulos recentes do clube, o Paulistão-2008:
Marcos, Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro.
Mataram a saudades? Um geral do Palmeiras nos 100 anos:
5.639 jogos
3.010 vitórias
1.385 empates
1.244 derrotas
10.905 gols
43 títulos oficiais
O pouco que pude acompanhar e tietar nos últimos 22 anos (quase 1/5 de vida do clube):
Marcos e Edmundo foram ídolos eternos, representando tanto na década de 90, como a partir dos anos 2000. Valdívia e Henrique foram monstros em 2008. Assunção, em 2012. Prass é o líder do elenco atual |
Só para não passar em branco, Paulo Nobre decepcionou mais uma vez os torcedores em pleno dia de aniversário. Ronaldinho Gaúcho, uma contratação dada como certa na tarde desta terça-feira, acabou sendo descartado no início da noite. Será mais uma arte de Assis, empresário do R10, ou mais uma bobeada de Nobre?
Enfim, apesar de tempos difíceis, hoje se comemora o CENTENÁRIO, ou seja, são CEM ANOS de alegrias! Não vai ser uma simples gestão que vai nos atrapalhar. Só não pode cair de novo...
Que venham mais cem anos de histórias, de lutas e de glórias! Palmeiras minha vida é você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário