quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A Champions League 2014/2015 promete!

O sorteio dos grupos da Champions foi realizado hoje, no começo da tarde. A expectativa era grande. O gigante Liverpool e a Roma voltavam ao principal torneio de clubes do mundo. Milan e Manchester United ficaram de fora, após realizarem péssima temporada 2013/2014.

E o sorteio teve um bocado de "déjà vu". Vários são os duelos que aconteceram recentemente e, não fosse a ausência do Viktoria Plzen, uma das chaves poderia ser igualzinha à da última temporada. Ao menos as bolinhas foram generosas, com repetições de alguns ótimos confrontos: Manchester City x Bayern de Munique, Barcelona x Paris Saint-Germain, Arsenal x Borussia Dortmund e Real Madrid x Liverpool – sem contar Atlético de Madrid x Juventus, que não acontece desde os anos 1960.

O que é melhor? Aquele grupo com três, quatro clubes tradicionais se pegando? Ou uma fase de grupos mais morna, com os grandes passando sem grandes problemas e um cruzamento devastador nas oitavas de final? Pois o sorteio desta quinta-feira foi dos sonhos para os que gostam da segunda opção.


Nenhum “grupo da morte'' foi formado. Sim, há chaves com muito equilíbrio, em que é difícil apontar claramente os dois que vão passar. Mas sempre envolvendo clubes que dificilmente lutarão pelo título europeu. Os grupos C e H se encaixam neste critério. De resto, os grandões, os favoritíssimos, estão sempre emparceirados. O que nos indica que ambos passarão. E, consequentemente, se enfrentarão entre eles nas oitavas de final. Já não vejo a hora de fevereiro chegar!

Atlético de Madrid, a grande surpresa do campeonato passado, e Juventus, a grande decepção, estão emparelhados no grupo A. Real Madrid, o campeão atual, e Liverpool, no B. Arsenal e Borussia Dortmund estão no D – no ano passado, também caíram na mesma chave e fizeram do Napoli o melhor eliminado de todos os tempos. Bayern de Munique e Manchester City, de novo, estão no mesmo grupo, o E. Barcelona e Paris-Saint Germain, dois dos favoritaços, estão emparelhados no grupo F.

Jogar pela primeira colocação, para depois decidir em casa o duelo de oitavas de final, é a grande missão de todos eles. Mas já sabem como é. Legal ser primeiro. Mas não é drama algum ser segundo, não tira ninguém da briga, apenas pode dificultar o caminho.

Alguns argumentarão que o grupo E é o da morte, pois tem a boa equipe da Roma e o CSKA Moscou junto com Bayern de Munique e Manchester City. Eu, sinceramente, não vejo assim. Bayern e City são dois dos cinco melhores times da Europa, campeões das duas ligas mais fortes e ricas da Europa. Não acredito que a Roma, vice-campeã de um decadente futebol italiano, possa verdadeiramente ameaçar um dos dois. Seria uma enorme zebra. E, se é uma zebra, não dá para chamar de grupo da morte. A Roma está não um, mas alguns degraus abaixo dos dois favoritos.

Dos candidatos, quem terá a fase de grupos mais tranquila, na teoria, é o Chelsea. A velha sorte de José Mourinho não lhe deixa na mão. Ao contrário de outros, o Chelsea não deverá perder muito tempo e sangue para garantir a primeira colocação de um grupo com Schalke, Sporting e Maribor. Assim, poderá poupar jogadores nas rodadas finais e concentrar totalmente os esforços na Premier League.

Real, Barça, Chelsea, City, Bayern e PSG: para mim, o campeão sai desse grupo

Grupo A (A. de Madrid, Juventus, Olympiacos e Malmö):

- Dos oito grupos desta Liga dos Campeões, é o único a contar com quatro campeões nacionais.

- A Juve tem técnico novo. No passado, era uma das favoritas, mas foi eliminada pelo Galatasaray. Precisa se preocupar mais com o Olympiacos do que roubar a ponta do grupo do ainda forte Atlético, apesar das saídas de Courtois, Filipe Luís e Diego Costa.

Palpite: passam Atlético Madrid e Juventus.

Grupo B (Real Madrid, Basel, Liverpool e Ludogorets):

- Real Madrid e Liverpool são dois dos três maiores campeões da história da Champions, mas só se enfrentaram em duas edições do torneio. E a vantagem ampla é dos Reds. Em 1981, os ingleses bateram os merengues na final. Já em 2008/09, os espanhóis amargaram a quinta eliminação consecutiva nas oitavas de final. Ao lado do Aberdeen, o Liverpool é o único clube a ter vencido todos os jogos contra o Real por competições europeias.

- O Ludogorets é o azarão, mas chegou a fase de grupos de uma forma espetacular, graças ao zagueiro Moti. O goleiro do time búlgaro foi expulso pouco antes das cobranças de pênaltis contra o Steua. O defensor heroi foi para o gol e defendeu duas cobranças.

Palpite: passam Real Madrid e Liverpool.

Grupo C (Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Monaco):

- O mais equilibrado de todos, mas nenhum dos classificados deverá lutar por semifinais lá na frente. Qualquer um dos quatro pode ganhar o grupo ou ficar sem ganhar um jogo sequer. Acredito que a distância seja um fator importante para o Zenit, e a competitividade da Bundesliga, para o Bayer. O Monaco precisa se reacostumar à Champions.

Palpite: passam Benfica e Zenit.

Grupo D (Arsenal, B. Dortmund, Galatasaray e Anderlecht):

- Pela terceira vez em quatro anos, Borussia Dortmund e Arsenal se cruzam na fase de grupos. E a vantagem é dos Gunners, que venceu duas partidas e viu os alemães ficarem pelo caminho em 2011/12. Desta vez, ao menos, as dificuldades à dupla é menor do que nos outros anos.

Palpite: passam Arsenal e Borussia.

Reus ficou e vai comandar o Borussia; Mandzukic, Balotelli e Sanchez foram as contratações de peso de Atlético Madrid, Liverpool e Arsenal, respectivamente; Tevez vive boa fase na Juventus: são os coadjuvantes que podem aprontar

Grupo E (Bayern, Manchester City, CSKA Moscou e Roma):

- Bayern de Munique, Manchester City e CSKA compuseram o mesmo grupo da Liga dos Campeões na última temporada. A única ausência é a do Viktoria Plzen, que acabou na terceira colocação. Os alemães foram os líderes, perdendo apenas o sexto jogo, para o City.

- Não é grupo da morte, a Roma não vai ameaçar nenhum dos dois grandões. A disputa pela primeira posição pode ser épica, mas Guardiola costuma guardar Pellegrini no bolso.

Palpite: Bayern Munique e Manchester City.

Grupo F (Barcelona, Paris Saint-Germain, Ajax e Apoel):

- É a primeira vez que Barcelona e Paris Saint-Germain se enfrentam pelas competições europeias em duelos que não serão eliminatórios. Os dois clubes fizeram as quartas de final da Champions de 1994/95, a final da Recopa de 1996/97 e as quartas da Champions de 2012/13. São quatro empates e uma vitória para cada lado.

- Os jogos entre Barcelona e PSG definirão a primeira colocação do grupo e teremos nova visita de Ibrahimovic ao Camp Nou. O PSG, dos zagueiros que o Barcelona queria ter, tem muito jogador para pouco técnico.

Palpite: passam Barcelona e PSG.

Grupo G (Chelsea, Schalke 04, Sporting e Maribor):

- O grupo é uma baba para o Chelsea, e o Schalke 04 vai ser aquele que todos vão querer enfrentar nas oitavas de final.

Palpite: passam Chelsea e Schalke 04.

Grupo H (Porto, Shakhtar, Athletic Bilbao e Bate Borisov):

- Assim como o grupo C, é bastante nivelado. O Shakhtar, que costuma dar trabalho na fase de grupos, terá de jogar longe de Donetsk. O Athletic, muito pelo contrário, é forte demais em Bilbao. Isso poderá fazer a diferença, mas confio na força dos brasileiros do time ucraniano.

Palpite: passam Porto e Skakhtar.

Confiram a tabela, com todos os jogos:


Alguns dados interessantes sobre o maior torneio de clubes do mundo:

Títulos:

10 - Real Madrid
7 - Milan
5 - Bayern e Liverpool
4 - Ajax e Barcelona
3 - Inter de Milão e Manchester United

- A "Lá Décima" foi conquistada na temporada passada.

Maiores artilheiros:

● Raúl - 71  (142J)
● Messi - 67 (86J)
● Cristiano Ronaldo - 67 (103J)

- Os melhores jogadores do mundo atualmente, Messi e Cristiano Ronaldo, devem ultrapassar Raúl nesta edição.

Jogadores brasileiros com mais gols na Champions:

● Kaká - 30
● Rivaldo - 27
● Jardel - 25
● Élber - 24
● Juninho Pernambucano e Ronaldinho - 18
● Romário - 16

- Apenas Kaká (São Paulo) e Ronaldinho (sem clube) estão em atividade. Os outros, pararam.

Brasileiros com mais jogos na UCL:

● Roberto Carlos - 120
● Kaká - 86
● Lúcio - 83
● Rivaldo - 73
● Dida - 72
● Maxwell - 71
● Élber e Daniel Alves - 69

- Maxwell (PSG) e Dani Alves (Barça) vão disputar mais uma Champions League.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Palmeiras 100 anos!

Talvez o Palmeiras tenha sido o grande responsável por eu ter escolhido a profissão de jornalista. Vendo grandes jogos e ídolos como Edmundo, Alex, Marcos e, mais recentemente, Valdívia e Henrique. Foi aí que me apaixonei por futebol e, consequentemente, pelo jornalismo esportivo. Muitos dizem a bobagem de que "jornalista não pode torcer para nenhum time". Mentira... Talvez o melhor que temos hoje, o grande Mauro Beting, é assumidamente palmeirense - e roxo. Assim como PVC, Alex Muller, enfim.. Isso sem falar dos corintianos, santistas e são paulinos declarados.

Bom, são 100 anos completados nesta terça-feira. A Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe que venceu o 1° mundial (em 51, contra a Juventus) e que representou a seleção brasileira (em 65, contra o Uruguai). Também é o time que venceu mais títulos nacionais. Foi eleita a equipe do século XX.

Não precisa dizer muita coisa. Basta ver a torcida. Mesmo atualmente, na fase horrível em que estamos, eles comparecem em grande número. Nunca deixam o time na mão, seja na época de glórias, como foi nos anos 60, 70 e 90, ou na época de fracassos, como no século atual.

Não custa relembrarmos as escalações históricas:

- Anos 60/70:

Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, Cesar e Nei.



- Começo dos anos 90:

Velloso, Cafu, Cleber, Antonio Carlos e Roberto Carlos; Cesar Sampaio, Flávio Conceição, Zinho e Rivaldo; Edmundo e Evair.



- Final dos anos 90:

Marcos, Arce, Junior Baiano, Roque Júnior e Júnior; Galeano, César Sampaio, Zinho e Alex; Oséas e Paulo Nunes.



- E agora, um time que não pode ser comparado aos últimos citados, mas fez com que vários novos torcedores surgissem, afinal, eles foram protagonistas de um dos títulos recentes do clube, o Paulistão-2008:

Marcos, Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro.



Mataram a saudades? Um geral do Palmeiras nos 100 anos:

5.639 jogos
3.010 vitórias
1.385 empates
1.244 derrotas
10.905 gols
43 títulos oficiais

O pouco que pude acompanhar e tietar nos últimos 22 anos (quase 1/5 de vida do clube):

Marcos e Edmundo foram ídolos eternos, representando tanto na década de 90, como a partir dos anos 2000. Valdívia e Henrique foram monstros em 2008. Assunção, em 2012. Prass é o líder do elenco atual

Só para não passar em branco, Paulo Nobre decepcionou mais uma vez os torcedores em pleno dia de aniversário. Ronaldinho Gaúcho, uma contratação dada como certa na tarde desta terça-feira, acabou sendo descartado no início da noite. Será mais uma arte de Assis, empresário do R10, ou mais uma bobeada de Nobre?

Enfim, apesar de tempos difíceis, hoje se comemora o CENTENÁRIO, ou seja, são CEM ANOS de alegrias! Não vai ser uma simples gestão que vai nos atrapalhar. Só não pode cair de novo...

Que venham mais cem anos de histórias, de lutas e de glórias! Palmeiras minha vida é você!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A temporada europeia e as oitavas da Copa do Brasil

Foi um final de semana "normal" no futebol brasileiro: Palmeiras perdeu um clássico, Paulo Nobre não contratou ninguém de peso, Valdívia se machucou, Alan Kardec fez gol, Cruzeiro venceu e seguiu como líder, enfim..

Porém, no futebol europeu muita coisa mudou. A seguir, um resumão dos Campeonatos Inglês, Espanhol e Francês:

- Premier League:

Na Europa, começou o Campeonato Inglês - na minha opinião o mais gostoso de se assistir. O Manchester United, maior campeão, porém passando por uma fase não muito boa, ficando fora da Champions nessa temporada, perdeu na estreia, jogando em casa: 2 x 1 para o Swansea. Rooney marcou um belo gol, mas não resolveu. O ótimo técnico Van Gaal começou mal..

O Arsenal sofreu, mas venceu o Crystal Palace com um gol de Ramsey nos acréscimos. É bom as celebridades tomarem cuidado nos próximos dias:

Antes de Robin Williams, a "maldição" de Ramsey já havia atingido nomes como Osama Bin Laden, Steve Jobs, Kadhafi e  Whitney Huston

O City, atuando fora de casa, venceu o Newcastle por 2 x 0. A dupla de ataque decidiu: gols de Aguero e Dzeko. Já o Liverpool, que fez grande temporada 2013/2014, garantindo uma vaga na Champions, perdeu Suarez, mas contratou vários bons jogadores. Porém, quem decidiu foi a dupla antiga: Sterling e Sturridge: 2 x 1 sobre o Southampton.

E ficou para hoje a grande expectativa: a estreia do Chelsea, contra o Burnley. Mesmo fora de casa, os Blues seriam favoritos contra os novatos, claro. Porém, vários nomes fariam seu primeiro jogo oficial, como Fabregas e Diego Costa. O meia, ex-Barcelona, deu duas assistências. Já o brasileiro naturalizado espanhol marcou um gol e se movimentou bastante, mostrando que não vai levar muito tempo para se adaptar a nova liga. Schurrle e Ivanovic completaram o placar: 3 x 1 para o Chelsea, que,. para mim é o grande favorito para a temporada 2014/2015. O multi-campeão Mourinho ainda promoveu a reestreia de Didier Drogba, grande ídolo dos Blues. O atacante é o 4° maior artilheiro da história do clube, com 157 gols. Oscar, agora, é o camisa 8. O brasileiro cedeu a 11 para o marfinense.

Diego Costa comemora seu primeiro gol oficial pelo Chelsea: o atacante parece que nasceu para jogar a Premier League

- La Liga:

O Campeonato Espanhol começa neste próximo final de semana, com destaques, claro, para Real Madrid e Barcelona. O Atlético de Madrid perdeu Diego Costa, mas trouxe outro artilheiro: Mandzukic.

E o Real começou bem a temporada, jogando na semana passada a final da Supercopa contra o Sevilla. Os novos galácticos venceram por 2 x 0, com dois gols do melhor do mundo Cristiano Ronaldo. O jogo marcou a estreia de James Rodriguez e Toni Kross. O time merengue se deu ao luxo de contar com nomes como Di Maria, Keylor Navas, Marcelo e Khedira no banco, além de Xabi Alonso, que não jogou por estar suspenso. Olha que timaço:

Casillas, Carvajal, Sérgio Ramos, Pepe e Coentrão; Kross, Modric e James Rodriguez; Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema.

Neste final de semana, o Real acabou perdendo por 2 x 1 o amistoso contra o Fiorentina, mas poupou vários jogadores.  

Kross e James, destaques da Copa do Mundo, se juntam a Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema para formar um ataque espetacular no Real

Já o Barcelona, atraiu os holofotes para a contratação de Luis Suarez. O craque uruguaio é craque, mas suas famosas mordidas andam atrapalhando um pouco sua carreira. Depois de ficar fora da Copa por morder Chiellini, o atacante ainda tem mais três meses de suspensão. Porém, nesta semana, a FIFA liberou Suarez para poder atuar em partidas amistosas.

E ele jogou hoje! Entrou no 2° tempo de Barcelona 6 x 0 Leon, na famosa "Taça Juan Gamper". O time mexicano contou com Rafa Marquez, ídolo do Barça. No ano passado, o Santos participou - perdendo por 8 x 0. Na época, Neymar acabou fazendo sua "estreia" contra o Peixe.

E o destaque da partida de hoje foi novamente Neymar. O craque brasileiro mostrou estar 100% recuperado da lesão que o tirou da Copa, marcando dois belos gols - um após passe genial de Iniesta e outro de calcanhar. Messi, claro, deixou o dele também. Xavi, atualmente, é reserva desse time.

E Suarez poderá voltar em outubro simplesmente contra o Real Madrid. Essa temporada o clássico promete! Citei o time do Real, agora comparem com o do Barça, após a entrada de Luisito:

Bravo, Dani Alves, Mascherano, Pique e Alba; Busquets, Rakitić e Iniesta; Neymar, Messi e Suarez.

Suarez vai jogar oficialmente só em outubro, mas a contratação dele foi uma das mais badaladas na Europa

Ah, nesta terça-feira, às 18:00 (de Brasília), teremos Real Madrid x Atlético Madrid, pela Supercopa da Espanha!

 - Ligue 1:

O Campeonato Francês já começou e está na sua segunda rodada, com brasileiro jogando bem e fazendo gol: Lucas ganhou a camisa 7 do PSG e foi titular nos dois jogos, fazendo gol na vitória do time de Paris em cima do Bastia por 2 x 0 - Cavani completou o placar. No primeiro jogo, o time de Ibra e cia tropeçou e empatou em 2 x 2 com o Reims. O craque sueco marcou os dois gols da equipe e perdeu um pênalti, além de protagonizar um lance digno de "Inacreditável FC".

Mas a sorte não está do lado do PSG nesse início de temporada. Thiago Silva e Ibrahimovic se machucaram e devem ficar um tempinho afastado dos gramados. O brasileiro Marquinhos e o argentino Lavezzi devem ganhar uma chance no time titular, mostrando a força do time francês.

Outra atração foi a estreia oficial do brasileiro David Luiz, contratado por R$ 186,5 milhões do Chelsea. O zagueiro chega a Paris com moral, mesmo após o vexame brasileiro na Copa. Ele foi titular apenas na segunda rodada, ao lado de Marquinhos, já que Thiago Silva se recupera de lesão, ou seja, pelo menos oficialmente, teremos que esperar mais um pouco para a ver a dupla titular da seleção juntas novamente.

David Luiz chega para deixar o PSG ainda mais forte. Oficialmente, ele ainda não jogou junto com Thiago Silva no novo clube, apenas em um amistoso, durante alguns minutos

Copa do Brasil:

Antes de falar sobre a competição nacional, vamos analisar alguns fatos que aconteceram nesta segunda-feira no futebol brasileiro. Eles poderão nos ajudar a traçarmos favoritos ou não às vagas:

- Petros, volante do Corinthians, foi punido por 180 dias pelo STJD, pela agressão ao árbitro Raphael Claus, no clássico contra o Santos.

- O zagueiro Cleber, também do Timão, viajou até a Alemanha para acertar com o Hamburgo.

Ou seja, o Corinthians perde dois titulares para o restante da temporada. Devem substituí-los: Anderson Martins e Renato Augusto. Lembrando que o Timão irá recorrer para diminuir a pena de Petros.

- Valdívia, meia do Palmeiras, se machucou de novo. No clássico contra o São Paulo, além do Mago sofrer uma fratura no nariz, ele sentiu a coxa e ficará de molho por pelo menos 30 dias. 

O azar do camisa 10 palmeirense é algo a ser estudado.. No duelo contra o tricolor paulista, o Verdão foi um com Valdívia e outro sem. Se ele estivesse 100% e conseguisse uma sequência boa de jogos, o time de Gareca não estava nessa situação...

E vamos dar uma pausa no Campeonato Brasileiro para falar também da Copa do Brasil, um torneio que muitos gostam por ter como fórmula de disputa o tradicional "mata-mata". No post anterior, falei sobre o sorteio. As equipes foram separadas em dois potes e os confrontos das oitavas de final foram definidos hoje:

Grêmio e Santos fazem o duelo mais equilibrado das oitavas. Do outro lado da chave, poderemos ter Palmeiras x Corinthians nas quartas

O Cruzeiro, além de ter um time muito forte, mostra que também tem a sorte ao seu lado: pegou o time teoricamente mais fraco no sorteio - Santa Rita-AL. Vasco x ABC fazem um "duelo de série B", mas com amplo favoritismo para o time carioca. Kleber e Douglas estão muito bem.

O Botafogo, mal na série A, faz um duelo equilibradíssimo contra o Ceará, líder da série B. Falando em equilíbrio, quem passar desse confronto, enfrentará Grêmio ou Santos que, para mim, será o duelo mais parelho das oitavas. O Grêmio agora tem Felipão, que já ganhou quatro vezes a Copa do Brasil - a última em 2012, com o Palmeiras. O ex-técnico da seleção costuma se dar bem em mata-mata (não recentemente). Já o Santos conta com Robinho, que está em um nível acima do futebol brasileiro e anda arrebentando com a camisa do Peixe, onde ele se sente em casa.

- Primeiros duelos do lado esquerdo da chave (o primeiro time jogará a segunda partida fora de casa):

27/08 (quarta-feira): 
- 19:30: Cruzeiro x Santa Rita-AL / Vasco x ABC.
- 22:00: Botafogo x Ceará

28/08 (quinta-feira):
- 21:50: Grêmio x Santos

Os destaques do lado esquerdo da chave são estes. Santa Rita e ABC são os "azarões"

O Flamengo está se recuperando com Luxa, mas ainda está longe de ser uma equipe espetacular. O Mengão vai enfrentar o Coritiba, fazendo uma reedição do duelo deste final de semana, onde o time carioca venceu o Coxa por 1 x 0. Porém, o time paranaense não pôde contar com o craque Alex. Se o camisa 10 jogar as duas partidas e estiver inspirado, é bom o Fla se cuidar.

O Atlético-PR vai enfrentar o América-RN, algoz do Flu. O Furacão conta com a boa fase de Douglas Coutinho, revelação do clube paranaense. O atacante é vice-artilheiro do brasileirão com 7 gols. 

E não é que podemos ter um "dérbi" nas quartas? O Palmeiras enfrenta o Atlético-MG, que não é mais "aquele" a algum tempo. Trocas de farpas entre Kalil e Levir Culpi, a saída de Ronaldinho e a nova contusão do capitão Réver podem atrapalhar o Galo. Pelo Brasileiro, o Verdão perdeu o duelo (1 x 2), mas jogou melhor. Valdívia, craque da equipe alviverde, desfalcará a equipe nos dois confrontos, devido a uma nova lesão na coxa. A esperança verde está nas mãos de Henrique, apesar do centroavante não passar a confiança que passava Alan Kardec - vimos isso no clássico deste domingo. Henrique perdeu um gol feito e Kardec fez o gol da vitória são paulina no final do jogo (alô Paulo Nobre, aquele abraço!)

O Corinthians pega o Bragantino, algoz do São Paulo. O primeiro jogo deverá ser em Ribeirão Preto, e não em Bragança. O Timão decide na Arena, mas é bom tomar cuidado com Léo Jaime, Nunes e cia. Lembrando que Mano Menezes perdeu Petros e Cleber, dois titulares. Guerrero também poderá desfalcar a equipe em algumas partidas, devido a convocações.

- Primeiros duelos do lado direito da chave (o primeiro time jogará a segunda partida fora de casa):

27/08 (quarta-feira): 
- 19:30: América-RN x Atlético-PR
- 22:00: Coritiba x Flamengo / Palmeiras x Atlético-MG / Bragantino x Corinthians

Estes são os destaques do lado direito da chave. Os "azarões": América-RN e Bragantino. Será que vão aprontar pra cima dos grandes mais uma vez?

Essa é a hora em que o futebol brasileiro vai começar a ficar boa, façam suas apostas!

Lembrando que nesta terça-feira o técnico Dunga fará sua primeira convocação. Quem seriam seus convocados? Para mim, além dos nomes já certos como Neymar, David Luiz e Oscar, levaria também Rafael, goleiro do Napoli, Miranda, zagueiro do Atlético Madrid, Philippe Coutinho, meia do Liverpool, Lucas, meia do PSG e Alan Kardec, atacante do São Paulo. Quais são os nomes de vocês?

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Copa do Brasil x Sul-Americana

Foi uma quarta-feira no mínimo diferente no futebol brasileiro. Enquanto na Argentina o San Lorenzo vencia a Libertadores pela primeira vez em sua história - derrotando o Nacional-PAR, em solo brasileiro rolava alguns jogos de volta da Copa do Brasil. Fluminense, no Maracanã, e São Paulo, no Morumbi, precisavam confirmar os ótimos resultados fora de casa - 3 x 0 e 2 x 1 - obtidos contra América-RN (13° na série B) e Bragantino (18° na série B), respectivamente. O Internacional viajou para encarar o forte Ceará (1° na série B), tendo perdido no Beira Rio por 2 x 1 no jogo de ida.

E aconteceu o que podemos chamar de "zebra":

São Paulo, Flu e Inter foram eliminados da Copa do Brasil e agora entram na Sul-Americana. Justo?

O São Paulo abriu o placar com Paulo Miranda, mas levou a virada do Bragantino - com Rogério Ceni falhando em dois gols. O tricolor jogou sem Kaká e Toloi, poupados, além de Douglas, que deve se transferir para o Barcelona (!). Agora, na Sul-Americana, o time paulista poderá contar com Alan Kardec - na Copa do Brasil ele não pôde atuar, por ter disputado uma partida pelo Palmeiras.

Já o Fluminense foi talvez o caso mais surreal da noite. Saiu perdendo, é verdade, mas virou o jogo com Fred e Cícero. Já tinha a vantagem de três gols, ou seja, acabava de ampliar o placar agregado para 5 x 1. No 2° tempo, o time carioca - que é G4 no brasileiro - levou mais QUATRO do América-RN e foi eliminado. Alguns gols foram meio bizarros, com falhas defensivas poucas vezes vistas no Flu este ano.

O Inter não tinha uma missão fácil, e, mesmo assim, resolveu poupar jogadores como Juan, Willians, Alex e D’Alessandro. Acabou sendo derrotado pelo líder da série B, Ceará, por 3 x 1. O time gaúcho não chegou a ficar na frente do placar nenhuma vez.

Pois bem, os resultados negativos acabaram não sendo de todo ruim para o trio da série A. Isso porque o absurdo regulamento da Copa do Brasil da o direito da maioria dos times grandes entrarem para a Sul-Americana em caso de eliminação - Inter e São Paulo já estão garantidos. O Flu depende do jogo do Santos nessa quinta-feira - se o Santos for eliminado pelo Londrina em plena Vila Belmiro (perdeu de 2 x 1 fora de casa no jogo de ida), o tricolor carioca estaria fora de tudo.

Muricy, sobre uma possível entregada: "Quem pensou assim é burro, porque a Sul-Americana tem os melhores argentinos e colombianos. É dificílimo. Não dá pra escolher"

- Vamos fazer uma análise dos times da Sul-Americana. Afinal, quem está na competição internacional?

Brasileiros: Vitória, Goiás, São Paulo, Bahia, Inter, Criciúma e Sport já estão na Sul-A. Última vaga é do Fluminense ou do Santos.

Argentinos: Lanús, River Plate, Boca Juniors, Estudiantes, Rosario Central, Gimnasia y Esgrima e Godoy Cruz.

Colombianos: Atlético Nacional, Millonarios, Deportivo Cali e Itagüí.

Paraguaios: Cerro Porteño, Libertad, General Díaz e Deportivo Capiatá.

Uruguaios: Peñarol, Danubio, River Plate e Rentistas.


O Flu corre riscos de disputar apenas o Brasileirão no 2° semestre: se o Santos for eliminado pelo Londrina, o time carioca está fora até da Sul-Americana

Chilenos: Universidad Católica, Huachipato, Deportes Iquique e Cobresal.

Bolivianos: San José, Nacional Potosí, Universitário de Sucre e Jorge Wilstermann.

Equatorianos: Emelec, Independiente del Valle, Universidad Católica e Barcelona.

Peruanos: Alianza Lima, Inti Gas, Universidad Cajamarca e Universidad Cesar Vallejo.

Venezuelanos: Caracas, Trujillanos, Deportivo Anzoátegui e Deportivo La Guaíra.

OBS: Os Brasileiros jogarão apenas em setembro. As três primeiras semanas terão apenas jogos dos gringos.

Abel Braga, sobre uma possível entregada: "Tu acha que vou querer sair de uma Copa do Brasil que falta oito jogos para chegar a uma final? Não existe isso cara"

Bom, ainda falando de Sul-Americana, vamos aos confrontos dos brasileiros na primeira fase:

- Caso o Santos seja eliminado da Copa do Brasil - Peixe ganharia vaga na Sul-Americana e Flu ficaria fora de tudo:

Vitória x Sport
Goiás x Criciúma
Santos x Inter
São Paulo x Bahia

- Caso o Santos passe de fase na Copa do Brasil - Fluminense estaria dentro da Sul-Americana:

Vitória x Sport
Goiás x Flu
São Paulo x Criciúma
Bahia x Inter

E teve time que, via Twitter, não achou ruim não, hein?



- Vejamos agora, os times que seguem na Copa do Brasil:

Corinthians
Vasco
Novo Hamburgo
Palmeiras
America-RN
Bragantino
Coritiba
Ceará
Londrina / Santos
Santa Rita-AL / Santa Cruz

E os seis times que virão da Libertadores: Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR e Grêmio.

O sorteio das oitavas de finais acontecerá na segunda-feira, dia 18/08.

O "sexteto de ferro" que disputou a Libertadores entra agora para a Copa do Brasil

A minha opinião - e pelo que leio, é a mesma da maioria - é que houve, sim, um relaxamento. Falar em "entrega" não soa bem. Acho que isso pode não ter ocorrido de fato, porém, somando-se várias circunstâncias, como poupar jogadores, podemos dizer que alguns times viram vantagem em jogar a competição sul-americana. O Flu, por exemplo, levar quatro gols no 2° tempo diante do América-RN não é normal. Se não fosse a provável classificação do time carioca para a Sul-Americana, essa derrota seria um vexame histórico! Não vai ser...

É difícil até ser zoado por um rival nesse caso. Não consigo enxergar como uma catástrofe esses resultados negativos dos três grande de hoje.

Todos os jogadores ou técnicos afirmaram após a partida que preferiam seguir na competição nacional. Porém, só o fato de existir este questionamento já deixa a Copa do Brasil com sua imagem afetada.

Olhando os times, sinceramente, vejo as duas competições complicadas. Times tradicionais da América do Sul estarão presentes na Sul-Americana (Boca, River, Lanús, Cerro, Libertad, Peñarol), assim como há muitos brasileiros fortes na Copa do Brasil.

Se levarmos em conta de que Inter, São Paulo e provavelmente Flu estarão na competição sul-americana, acho que da pra dizer que a competição ficou mais difícil do que a Copa do Brasil..

As duplas Kaká & Kardec (que nem jogaram a Copa do Brasil), Aranguiz & D'alessandro e Fred & Sóbis vão enfrentar os gringos agora

- Na competição sul-americana:

Vantagem: a visibilidade internacional que a equipe pode ganhar, além de ter o direito de disputar no ano seguinte a Recopa e a Copa Suruga. Além de tudo isso, ainda tem as premiações ($$) consideráveis conforme o time passa de fase.

Desvantagem: o torneio da vaga para a chamada Pré-Libertadores do ano seguinte. Viagens mais longas.

- Na competição brasileira:

Vantagem: o vencedor entra direto para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte e as viagens são mais curtas.

Desvantagem: além da Libertadores, o torneio não da o direito de disputar outras competições como na Sul-Americana.

Qual competição vocês "escolheriam"?

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

#ForaPauloNobre

Ô Paulo Nobre, incompetente, pegou o Palmeiras pra brincar de presidente".

Era esse o grito da principal torcida organizada do Palmeiras cantava na noite dessa segunda-feira, em um protesto nos arredores da casa do presidente Paulo Nobre, situada na Granja Viana, Região Metropolitana de São Paulo.

Vamos a outras informações, segundo o Portal Terra:

Com caráter pacífico, a manifestação reuniu cerca de 500 pessoas e teve caráter plural: enquanto uns pediam a saída do diretor-executivo José Carlos Brunoro, outros disparavam contra o mandatário palestrino, o classificando como "agiota".

O gerente de futebol, Omar Feitosa, também foi alvo dos fãs alviverdes, que não se esqueceram de Valdivia. O meia chileno teve seu episódio envolvendo um passeio com a família à Disney, antes de descobrir o impasse envolvendo o futebol dos Emirados Árabes, ironizado por uma extensa faixa, que trazia consigo os dizeres: "Valdisney: até quando?".

Nenhum ato de violência foi registrado, mas outra manifestação foi marcada pelos líderes da torcida. Desta vez, na manhã do sábado, tendo como espaço a Academia de Futebol.

Vejam o vídeo do protesto e atentem para a parte final, onde é marcado o próximo encontro:


Créditos: Ari Ferreira/Lancenet!

- Alguns pontos:

1. Apoio TOTALMENTE os protestos, desde que sejam pacíficos, claro. PORÉM, vai ser complicado o ânimo da torcida não se esquentar durante a caminhada, que será complicada. Paulo Nobre errou MUITO, mas MUITO. Fiz um post sobre isso: leiam aqui.

- Não gostei de duas coisas:

1. A Mancha pegar no pé de Valdívia. Nosso camisa 10 não tem culpa NENHUMA da atual fase palmeirense. Não foi ele quem fez a troca do Barcos, nem liberou Alan Kardec e vendeu Henrique. O Mago tampouco tem o poder de fechar com patrocínio master, que a torcida está esperando durante todo centenário. Inclusive, se fosse por Nobre, nem o chileno estaria mais aqui. A sorte é que o negócio com os EAU melou. Valdívia irá nos ajudar - e muito - nos próximos jogos, já que é nosso melhor jogador (disparado!)

2. A Mancha não me chamou. Gostaria muito de estar presente. Da próxima vez, entrem em contato: to_marangoni@hotmail.com

- Como disse lá em cima, fiz o post anterior com as lambanças do nosso playboyzinho que está se divertindo no cargo. Mas agora, vou detalhar ainda mais alguns fatos:

Vamos calcular dados de jogadores que Nobre não fez questão de contar no elenco. Eles já nos deram pontos preciosos:

- Palmeiras 2 x 1 Criciúma. Alan Kardec marcou o gol da vitória palmeirense: foi para o São Paulo.

- Palmeiras 1 x 0 Vitória. Marquinhos Gabriel deu a vitória ao Verdão: foi liberado para os EAU.

- Palmeiras 2 x 0 Goiás. William Matheus deu as duas assistências - para Lúcio e Henrique. O lateral foi para o Tolouse-FRA.

Que eu me lembre, posso citar essas três vitórias. Lembrando que, por incrível que pareça, três não é um número baixo, já que temos apenas quatro triunfos em 14 jogos...

Coitado do Gareca. Esse cara vai sair do Palmeiras totalmente sem cabelo. Vida longa ao argentino e #forapaulonobre

- O Palmeiras é o único time que não venceu depois da Copa e tem o maior jejum da Série A no momento (OITO jogos sem vencer).

- São 14 pontos em 14 jogos. Número de time rebaixado. O Verdão está apenas a 1 ponto da zona da degola.

- Nos últimos 8 jogos (na fase do jejum de vitórias), foram "incríveis" TRÊS gols marcados.

- Em 5 rodadas, ninguém pontuou menos que o Palmeiras. Em 10, apenas o Bahia pontuou menos. Confira a tabela (números do FutDados):



E agora, MAIS (!) fatos bizarros de Paulo Nobre e cia, se já não bastasse as negociações absurdas da sua péssima gestão:

- No final de semana, várias fontes davam como PRÓXIMA a contratação de Diego Souza e como CERTA a contratação de Cristaldo. 

Pois bem, essa é a notícia que o palmeirense teve que ler nessa segunda-feira:


Com Kardec foi a mesma coisa, e o Verdão acabou perdendo o atacante por 5 mil (!!!). O antigo artilheiro alviverde segue fazendo gols, mas agora no São Paulo. Será que vamos perder mais um? Como é lerda essa diretoria... lembro que com Gilson Kleina foi a mesma coisa na virada do ano.

Willian José,  DADO COMO CERTO, também acabou não vindo...

Engraçado que para trazer Josimar, Tóbio, Bernardo, Victorino (hahaha), Felipe Menezes e Bruno César foi rápido né? Talvez porque nenhum time mais queria esses jogadores....

- Ah, falando nisso, Nobre já trouxe 35 atletas para o alviverde. Isso em 19 meses. Número impressionante de praticamente dois atletas por mês. Titulares absolutos? Para mim, só Lúcio e Henrique. Isso HOJE, pois nosso atacante é limitadíssimo. Daria um bom reserva..... 

Os pilares continuam sendo Fernando Prass, Valdívia e Wesley - todos já estavam no clube quando o ex-piloto de rali assumiu a presidência. Garotos da base como Victor Luis e Renato seguem desbancando contratações extremamente desnecessárias.

Ou seja, contratações de peso? Nada... Nobre gosta mesmo é de ter dinheiro em caixa... Títulos com ele? Temos a Série B, a Taça Juninho Botelho e o reconhecimento do Mundial de 51. Estamos virando piada, sério!

Ah, detalhe: nosso time que disputou a segunda divisão era superior ao atual time que disputa a primeira. Acho que nunca tinha visto isso na história do futebol...

Lembram de Kleber? Pois é, mais uma "excelente" contratação da gestão Nobre

- Bom, vamos falar de coisa boa, centenário chegando, a Revista Placar fez um ótimo trabalho para destacar nossos 100 anos de vida, inclusive montando uma seleção da história alviverde. Para isso, foram consultados 35 palmeirenses de nome, entre eles nosso excepcional presidente.

Espera... Claro que Ademir da Guia seria uma unanimidade entre os 35, mas vejo aqui que ele recebeu 34 votos, ou seja, alguém não votou nele. Vocês tem uma chance de adivinhar quem foi. Dica: faz atualmente a pior gestão dos nossos 100 anos. BINGO! Esse sabe tudo sobre nossa história... não duvido que seja corintiano assim como o assessor que ele trouxe para substituir o grande Fábio Finelli.

#FORAPAULONOBRE !