terça-feira, 14 de maio de 2013

O exigente Felipão e sua lista

Luis Felipe Scolari fez, nesta manhã, a convocação da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho. As principais surpresas ficaram por conta da convocação do jovem Bernard e pelas não convocações de Ronaldinho e Ramires.

Confiram a lista completa:

Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Júlio César (Queens Park Rangers-ING);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP);

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Chelsea-ING), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA);

Volantes: Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern de Munique-ALE), Paulinho (Corinthians) e Hernanes (Lazio-ITA);

Meias: Jadson (São Paulo), Lucas (Paris Saint-Germain-FRA), Oscar (Chelsea-ING) e Bernard (Atlético-MG);

Atacantes: Leandro Damião (Internacional). Fred (Fluminense), Neymar (Santos) e Hulk (Zenit-RUS).

-

Felipão tem em mãos a melhor zaga no mundo na minha opinião, com Thiago Silva e David Luiz entre os titulares e Dante e Rever no banco. Goleiros muitos bons, graças a boa safra brasileira, somadas ao experiente Julio César. Excelentes nomes como Cássio e Diego Alves, por exemplo, ficaram de fora.

Nas laterais, uma das principais chiadeiras: a convocação de Jean, que joga como volante no Fluminense. Felipão gosta do jogador, pois ele pode atuar em outras posições em caso de emergência. Nomes como Rafael e Marcos Rocha poderiam ser lembrados na minha opinião. Se o camisa 2 do Barça se machuca teríamos que jogar com um jogador improvisado no setor durante a Copa das Confederações, e aí dá-lhe corneta.

- Apenas quatro jogadores da lista já estiveram presentes em Copas do Mundo: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva e Fred. Sendo que os três últimos eram reservas.

No meio, vieram as baixas: Ramires e Ronaldinho pisaram na bola com a Seleção na era Scolari. Não lembram? As manchetes abaixo, do site globoesporte.com irão refrescar a sua memória. O volante do Chelsea, às vésperas do amistoso contra a Rússia, seria avaliado pelo médico José Luis Runco para saber se teria chances de enfrentar os russos (ele já havia ficado de fora do amistoso anterior, contra a Itália). Ramires não apareceu para a consulta. Detalhe: a Seleção estava hospedada em Londres, local onde mora o jogador.



Já Ronaldinho, além de não conseguir repetir na Seleção as atuações pelo Atlético-MG, chegou atrasado na apresentação da equipe, que iria enfrentar o Chile no Mineirão. Sim, assim como Ramires, Ronaldinho também mora em BH. Claro que isso é somente um fato isolado, atraso de 25 minutos não é nada. A verdade mesmo é que na Europa, o estilo de jogo do R10 não tem mais espaço. No Brasil, sobra espaço para ele.

- O time base é: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho, Oscar e Lucas (Hulk); Neymar e Fred.

Felipão é conhecido nosso. Todos sabemos que ele é teimoso e exigente. No Palmeiras, deixava bons jogadores de lado para escalar o esforçado Luan. Na amarelinha, alguns jogadores ganharam a confiança do técnico, como é o caso de Jean, Jadson, Hulk e Leandro Damião. Por que, por exemplo, não convocar Ramires no lugar de Luiz Gustavo? A resposta está na famosa declaração do técnico ao Folha recentemente: "Volantes goleadores só é bonito para a imprensa."

Enquanto isso, outro tipo de imprensa - a europeia - destaca as ausências de Kaká e Ronaldinho. A notícia abaixo é do site da Gazeta dello Sport (ITA):



Certo ou não, teimoso ou não, a verdade é que Felipão já ganhou uma Copa do Mundo desse jeito, bancando a sua família de jogadores, deixando de fora jogadores que ele acha que não estejam comprometidos e confiando em jogadores que foram bem nos amistosos. Gostei da lista.

O Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília.

Nenhum comentário: