quinta-feira, 25 de abril de 2013

O fim de uma era?

Poucas pessoas acompanham o futebol alemão hoje em dia, isto é fato. Quando perguntamos para alguém qual é a seleção favorita pra 2014 ouvimos o que? "A Espanha, claro! Atual campeã, tem Xavi, Iniesta, tem a base do Real Madrid somada a base do Barcelona." Ou ainda: "A Argentina de Messi é a favorita, tem o melhor jogador do mundo, mais craques como Di Maria e Aguero!"

Bom, os dias 23/04 e 24/04 fizeram a gente pensar de forma diferente. Pode-se dizer que a Alemanha iniciou uma nova era. Era que a Espanha já teve nos últimos 4, 5 anos, isso falando de Real, Barça ou seleção, campeã mundial em 2010. Claro que fim é uma palavra muito forte, pois times históricos como este do Barcelona, por exemplo, nunca vão deixar de ganhar. O time de Messi e cia praticamente já garantiu o Espanhol 2012/2013. 

Mas a partir de hoje nossos olhos estarão voltados a Bayern Munique e Borussia Dortmund. Os times das torcidas fanáticas, dos craques ascendentes como Muller, Reus, Gotze e Lewandowski. O Bayern que chega em sua terceira final de Champions League nos últimos quatro anos. O Borussia que é o time da moda, vem de dois jogos históricos, contra Málaga (pela superação) e Real (pelo feito).

No ano passado, o Chelsea eliminou o Barça ficando com os 11 atrás, jogando no contra ataque. Já contra o Bayern foi diferente. O time alemão atropelou, jogou de igual pra igual. Era um jogo desse que estava faltando. Um time que não tivesse medo, que jogasse como o Barcelona, tentando dominar o jogo também. O jogo veio, junto com uma goleada.

Muller, citado lá em cima, fez gols nas oitavas, nas quartas e agora na semi. Sobrou na terça-feira, ajudando o Bayern a conseguir o feito histórico: quatro gols no time de Tito Vilanova. Os experientes Robben e Mario Gomez também esbanjaram talento, mostrando que ainda tem muito a oferecer para este futebol cada vez mais moderno. Dante vem mostrando que merece vaga na Copa do Mundo do ano que vem. Já Schweisteiger vem mostrando que é um dos melhores volantes do mundo há algum tempo.

Muller comemora o quarto do Bayern: o time de Munique fez história

Claro que houveram erros de arbitragem , principalmente no gol de Robben, quando Muller fez falta em Alba. O segundo gol, marcado por Mario Gomez, também foi irregular. O camisa 33 estava milimetricamente impedido. Erro que pode ser perdoado. De resto, pouco se viu o Barça. Messi, que claramente não estava 100%, apenas andou em campo. Parou em Dante várias vezes. O camisa 10, inclusive, foi o jogador que menos correu em campo: 7,5 km.

-

Já na quarta, foi a vez do time de Heynckes dar show e golear o Real. A torcida do incrível mosaico 3D mais uma vez foi decisiva. Um dia antes de confronto, a diretoria anunciou que na próxima o destaque do time, Gotze, iria defender as cores do rival Bayern na próxima temporada. Revolta? Que nada, os xingamentos pararam no Twitter ou Facebook. No estádio, muito apoio.

Talvez o time alemão seja o que mais se aproxima do estilo de jogo do Barcelona, como toques rápidos, envolventes. Gotze pensa como Xavi. Reus é o motor do time como Iniesta. Ao Borussia talvez falte um craque como Messi. Já ao Barça talvez falte um centroavante de peso como Lewandowski.

E o polonês merece um parágrafo a parte. Que jogador! Atacante difícil de achar nos dias de hoje. Tem 24 anos, sabe finalizar com as duas pernas, cabeceia bem, sabe fazer o pivô. Assim como Gotze, virou alvo do Bayern para a próxima temporada. O camisa 9 marcou simplesmente os quatro gols na vitória por 4 x 1 sobre o Real. Foi o primeiro jogador a marcar quatro gols em uma semifinal de Champions League. 

Claro que Cristiano Ronaldo não iria deixar de fazer o dele: 4 x 1 e um placar difícil de reverter, porém uma missão mais fácil que a do Barcelona, claro, pelo gol anotado fora de casa, marcado pelo português. O camisa 7 do Real chegou ao 12º gol em 11 jogos na competição.

Lewandowski aponta com os dedos o número de gols que marcou: recorde alcançado e classificação encaminhada

Só uma observação: o Borussia Dortmund pagou por Reus, Lewandowski e Hummels o mesmo valor que o Real Madrid pagou pelo zagueiro Pepe. Só pra refletir.

Já o Bayern, que está muito forte há alguns anos, na próxima temporada, além de Gotze, terá no comando do time ninguém menos que Pep Guardiola.

Se por acaso for realmente um fim de uma era, obrigado Barcelona. O melhor time que vi jogar. Que se reinvente o mais rápido possível. O mesmo vale para o Real Madrid.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vai começar a Libertadores!!

Ontem tivemos o fechamento da fase de grupos da Libertadores. Fluminense e Grêmio foram os últimos times a entrar em campo, contra Caracas e Huachipato, respectivamente. E se classificaram! O São Paulo se garantiu na quarta-feira, ganhando do Atlético-MG, que já estava classificado de forma antecipada, assim como os rivais Corinthians e Palmeiras.

Com Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG e Fluminense terminando em 1º lugar de seus grupos e São Paulo e Grêmio em 2°. teremos os seguintes confrontos nas oitavas, já divididos pelo chaveamento:


E as datas e horários das partidas de ida serão os seguintes:

24/04 (quarta-feira): Newell's Old Boys (ARG) x Vélez Sarsfield (ARG) 
25/04 (quinta feira): Real Garcilaso (PER) x Nacional (URU)
30/04 (terça-feira): Tigre (ARG) x Olímpia (PAR) / Tijuana (MEX) x Palmeiras (BRA)
01/05 (quarta-feira): Boca Juniors (ARG) x Corinthians (BRA) / São Paulo (BRA) x Atlético-MG (BRA) / Grêmio (BRA) x Santa Fé (COL)
02/05 (quinta-feira): Emelec (EQU) x Fluminense (BRA)

-

O São Paulo foi o pior segundo colocado e jogará contra o Atlético-MG, o maior pontuador. Porém, quem se deu mal nessa história acabou sendo o Galo. A derrota na última rodada para o próprio Tricolor, faz o time de Ney Franco chegar forte para o mata-mata. Agora a história poderá ser completamente diferente.

- No jogo de ida, O São Paulo ainda não poderá contar com Luis Fabiano, que cumpre o último jogo de uma série de 4 jogos de suspensão. Já o Atlético-MG joga sem Leonardo Silva, que tomou o terceiro amarelo no último jogo.

O Corinthians com certeza esperava um adversário de menor expressão, porém vai reeditar a final da Libertadores passada contra o Boca Jrs. O time de Bianchi, porém, não assusta tanto hoje em dia. Na internet, circulam várias declarações de torcedores do Boca com medo do Timão. Recentemente perdeu por 6 x 1 no campeonato argentino para o San Martin. Até mesmo o craque do time, Riquelme, já não passa por uma boa fase, mas em se tratando de Riquelme é melhor esperar. 

- Destaque para o confronto entre Emerson Sheik x Caruzzo, que protagonizaram um forte desentendimento na final da Libertadores do ano passado.

- O técnico do Boca Jrs, Carlos Bianchi, nunca foi eliminado por um time brasileiro na Libertadores.

Os brasileiros não terão caminho fácil na Libertadores. Poderemos ter, por exemplo, um Palmeiras x São Paulo nas quartas e um Palmeiras x Corinthians nas semis


Já o Palmeiras é uma incógnita. Não pelo time, que está melhorando, mas sim pelo difícil adversário. O Tijuana foi muito bem na fase de grupos. Mesmo sendo segundo colocado, ficou com mais pontos que o Palmeiras, por exemplo (13 x 9). O gramado sintético e a viagem são fatores que assustam. Daqui até a cidade levam 17 horas (dois aviões). Já o "campo society" além de difícil adaptação é ruim para jogadores como Valdívia, por exemplo, que se machucam com frequência. Jogo de ida será dificílimo para o Verdão, que tem que tentar trazer um bom resultado para decidir em São Paulo.

 - O jogo, que seria na quinta que vem, foi adiado a pedido do Palmeiras para terça, dia 30/04. O Verdão faz a semifinal do Paulistão no final de semana, dia 27 ou 28 de abril. Como a viagem é longa, teoricamente o time teria pouquíssimo tempo de recuperação para a partida no México. Apesar disso, Leandro e Léo Gago estão garantidos apenas no Paulista, já que não podem jogar a competição sul-americana. Por isso, Gilson Kleina estuda a possibilidade de montar "dois times" para as competições.

- Na fase de grupos, o Tijuana não levou gols em casa e o Palmeiras não marcou jogando fora..

Já Grêmio e Fluminense se deram bem. Os classificados do grupo 8 da Libertadores vão pegar o Santa Fé e o Emelec, respectivamente. Dois times, que na teoria, são mais fracos que os brasileiros. 

- No Fluminense, muitos jogadores irão voltar de lesão, como Fred, Thiago Neves e Wellington Nem; já pelo lado do Grêmio, Zé Roberto é um importante desfalque para o jogo de ida. Ele tomou o terceiro cartão amarelo contra o Huachipato, no último jogo da fase de grupos. 

Sobre os outros times estrangeiros, destaque para o Newell's e para o Nacional. Cada um dos times conta com pelo menos dois jogadores muito conhecidos e respeitados. Pelo lado argentino, a experiencia de Copa do Mundod e Maxi Rodriguez e a juventude de Scocco, ótimo jogador, convocado recentemente para a seleção argentina. Já pelo lado uruguaio, o consagrado Recoba, jogador também de Copa do Mundo e ídolo da Inter de Milão, além de Loco Abreu. O ex-botafoguense voltou ao seu time de coração e anda balançando as redes adversárias.

Fidel Martinez infernizou a vida do Corinthians na 1ª fase e agora pegará o Palmeiras; já os consagrados Maxi Rodriguez e Recoba vão usar a experiência para ajudar Newell's e Nacional

Façam suas apostas!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Épico!

Se na semana passada tivemos um jogaço em Paris, esta semana Dortmund e Istambul foram palcos de outros dois jogos espetaculares. Borussia Dortmund x Malaga e Galatasaray x Real Madrid faziam os jogos de volta das quartas de finais da Champions League.

O Real estava praticamente classificado, pois ganhou em Madrid por 3 x 0. Já no confronto entre alemães e espanhóis não havia nada definido. O jogo de ida, em Malaga, terminou empatado sem gols.

Na Alemanha, show da torcida do Borussia, empurrando o time a todo momento. A primeira etapa terminou empatada em 1 x 1, tudo diante de um mosaico espetacular feito pela torcida alemã. Os gols foram marcados por Joaquin e Lewandowski - este um golaço, devido ao toque genial de Reus, de letra, que deixou o atacante polonês livre, para tirar do goleiro e marcar seu 6° gol na Champions.

Já a segunda etapa reservava uma grande história no final. Destaque para os goleiros, que estavam pegando tudo. Weidenfeller, pelo lado do Borussia, fez uma defesa difícil após um chutaço de Toulalan de fora da área. Já Cavallero, do Malaga, fez dois milagres com os pés, em dois chutes de Gotze. Já no final do jogo não teve jeito: três gols nos últimos doze minutos. Aos 37min, o time espanhol fez o que parecia impossível. Após jogada de Julio Baptista, Elizeu - impedido - fez o gol que daria a classificação ao Malaga.

O Borussia precisava de dois gols nos últimos minutos. E conseguiu! O técnico Jürgen Klopp resolveu colocar o zagueiro Hummels em campo para liberar o também zagueiro - e brasileiro - Felipe Santana para jogar de centroavante. E deu certo! Nos acréscimos, após dividida de Santana com o goleiro, a bola sobrou para Reus, que marcou. Já aos 48min, o destino fez com que o próprio brasileiro marcasse o gol da classificação. Bola alçada na área, confusão em frente ao gol, e Felipe Santana - impedido, assim como Elizeu - marcou: festa na Alemanha, classificação épica.

Felipe Santana foi o herói da classificação alemã, marcando um gol no último minuto do jogo

Na Turquia, vimos um valente Galatasaray, principalmente no 2° tempo. Na primeira etapa, Cristiano Ronaldo, pra variar, fez logo aos 7min. O gol poderia destruir emocionalmente a equipe turca, que até tentou atacar com os perigosos Drogba e Sneijder, mas sem sucesso.

No 2° tempo, veio a reação. Três golaços! Primeiro com Eboue, chutando no ângulo de fora da área. Depois com Sneijder, que bateu na saída de Diego Lopez, após aplicar uma caneta em Varane, E em seguida, a pintura do craque. Drogba, de letra, marcou o terceiro dos turcos, que apoiados pela torcida, chegaram a acreditar num milagre: em 18 minutos precisavam de dois gols.

Drogba ainda marcou mais uma vez, porém estava impedido. Porém no final do jogo, Cristiano Ronaldo resolveu selar de vez a classificação espanhola. Após toque pra trás de Benzema, o camisa 7 bateu forte, fazendo seu 11° gol em 10 jogos na Champions. O craque português, para se ter uma ideia do seu potencial, agora tem 194 gols em 191 jogos com a camisa do Real Madrid. É diferenciado demais, assim como o time espanhol.

O Galatasaray até tentou uma reação histórica, com golaços no 2° tempo, mas o Real tinha Cristiano Ronaldo, que marcou mais dois


O Borussia Dortmund é um time que joga demais em casa. Tem uma torcida fanática. Interessante é que o time foi se montando com o tempo com peças não tão badaladas. Diferente de um PSG, por exemplo, que comprou vários craques, o time alemão foi se formando e se entrosando com o passar dos anos, e hoje podemos considerá-lo uma das potencias europeias. 

Já o Real é o favorito, ao lado do Barcelona (se passar pelo PSG, claro) para ganhar a Champions. O time vem crescendo cada vez mais com o tempo, assim como seu craque Cristiano Ronaldo, que, como Messi, não para de quebrar recordes.

O que fica de positivo nesta grande terça-feira de futebol, foi a luta de Malaga e Galatasaray, que caíram para seus rivais de cabeça erguida, fazendo uma grande partida, duelando de igual pra igual com os "fortes". E claro, outro destaque é a própria Champions League, que é a melhor competição que temos atualmente no futebol mundial, cada ano melhor.

Amanhã: Barcelona x PSG e Juventus x Bayern Munique. Tudo para outro alemão e outro espanhol se classificarem? Depois de hoje é melhor esperar o apito final...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Favorito, mas não decidido

Antes de começar os jogos das quartas de final da Champions League, talvez a maioria das pessoas apontassem o jogo entre Bayern Munique x Juventus como o mais disputado, sem favorito. Porém, PGS x Barcelona era, sem dúvidas, o jogo mais bonito, afinal, não é todos os dias que a gente vê Messi, Xavi, Iniesta, Lucas, Ibrahimovic e Beckham juntos no mesmo jogo.

E realmente, foi um jogaço! Logo no começo, uma bola na trave do Barça. Após bela jogada de Lavezzi. Busquets já ia mandando contra o patrimônio. Porém, Messi estava em campo. Após um passe sensacional de trivela de Daniel Alves (poderia jogar assim na Seleção), o argentino bateu forte, cruzado, marcando seu 59° gol em edições de UCL. Já é o 23° gol dele no ano. Neymar por exemplo, tem apenas 7. A nota triste foi a contusão do camisa 10 argentino, que teve que deixar o campo no intervalo.

Se o Barça tem Messi, o PGS tem Ibrahimovic. Já no 2° tempo, após cobrança de falta, Thiago Silva cabeceou na trave, Ibra aproveitou a sobra e, impedido, empatou o jogo em Paris.

Os craques Messi e Ibra marcaram, e o jogo em Paris terminou empatado: 2 x 2

A partida perdeu um pouco o ritmo, quando nos minutos finais, os goleiros decidiram dar emoção ao jogo. Primeiro, Sirigu, que fez pênalti claro em Alexis Sanchez. Xavi converteu. Já no último minuto, quando Messi já comemorava a vitória no banco de reservas, Ibrahimovic ajeitou de cabeça pra trás, Matuidi chegou chutando forte de perna esquerda, a bola deu um leve desvio no meio do caminho, mas Valdes aceitou: 2 x 2 em Paris. No jogo da volta, o Barça terá o desfalque de Mascherano, que além de ter recebido o terceiro amarelo, se machucou feio. Por outro lado, terá a volta de Pedro. Messi deverá jogar.

No 2° tempo, o Barça sem Messi foi outro em campo. Sem o seu camisa 10, parece que o time espanhol perde a referencia. Mesmo tendo Villa (apagado no jogo hoje), o argentino é o dono do time, o jogador que desafoga as jogadas. O PGS não é um time bobo, pegou entrosamento muito rápido, e tem craques que podem decidir o jogo a qualquer momento, principalmente Ibra. O jogo de volta será quarta que vem na Espanha. O Barcelona, por ser o Barcelona, é favorito para avançar até a semi. Mas nada está decidido.

O que está praticamente decidido é o jogo Bayern x Juventus. O time alemão, que vem fazendo grandes UCL nos últimos anos bateu a Juventus em um jogo que teve lances parecidos com o jogo do Barça.

Muller comemora seu gol com os companheiros de Bayern: vitória por 2 x 0 encaminhou a classificação dos alemães

Logo aos 25 segundos, Alaba chutou de longe, a bola desviou no caminho, e Buffon, mal posicionado (assim como Valdes), não chegou na bola, que era defensável. Defensável também era o chute do brasileiro Luis Gustavo, que o goleiro italiano espalmou. Mandzukic pegou a sobra e rolou para Muller (impedido, assim como Ibra) marcar: 2 x 0. Semana que vem, na Itália, a Juve precisa reverter o placar para avançar.