quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

90 minutos de silêncio por Kevin

20/02/2013 - O Corinthians fazia sua primeira partida pela Libertadores no ano contra o San José, em Oruro-BOL. Se perguntarmos para um corintiano quanto foi o jogo, com certeza ele não responderia "na lata". Isso porque o resultado ficou em segundo plano, graças ao torcedor do Corinthians que soltou um sinalizador naval após o gol de Guerrero e acertou - e matou - Kevin Beltram Espada, de 17 anos, torcedor do time boliviano.

Doloso ou não, torcedor maior ou menor de idade, nada disso importa. Uma criança foi ao estádio assistir seu time do coração jogar e não voltou. Uma investigação profunda do caso deve ser feita. Não basta o torcedor que atirou prestar depoimento aqui no Brasil, mas sim na Bolívia. O suspeito tem 17 anos, deu entrevista para o Fantástico, foi depor na delegacia de São Paulo, enfim.. enquanto isso 12 corintianos estão presos preventivamente em Oruro. Na Bolívia, por sinal, a maioridade penal começa aos 16 anos. Estaria ele "encobrindo" o verdadeiro culpado? Ele irá se apresentar as autoridades bolivianas? E os 12 torcedores que estão presos - ao que me parece - injustamente? Muita coisa ainda está por vir...

Uma que já veio foi a punição da Conmebol ao Corinthians, que não terá torcida nos jogos da Libertadores, tanto dentro como fora de casa. Medida exagerada para alguns, mas acertada! Uma hora a Conmebol tinha que agir. A Libertadores sempre foi uma competição onde parece que "vale tudo", e não deve ser assim. Todos esperamos que daqui pra frente as coisas mudem.

27/02/2013 - A pena começa, no Pacaembu, para Corinthians x Millonarios.

Corinthians e Millonarios jogaram com portões fechados. Apenas quatro torcedores assistiram a partida, por meio de uma liminar 

Quatro torcedores corintianos conseguiram uma liminar na justiça para assistir ao jogo, podendo inclusive prejudicar o Corinthians na competição, caso a Conmebol decida endurecer as coisas. Claro que ninguém pode brigar com a justiça, mas o bom senso tinha que ser usado. Tenho certeza que 95% da torcida do Corinthians não apoiou a decisão desses torcedores. Aliás, a diretoria do Timão pediu para que eles não fossem, oferecendo camisas, visitas ao CT, mas não adiantou. E o pior: estavam lá para aparecer, serem filmados. Segundo informações de jornalistas que estavam no estádio, a polícia não liberou nenhum deles a darem entrevistas. Mesmo assim, desceram as arquibancadas, vieram até o alambrado e falaram aos microfones das emissoras.

Seria legal se eles levassem uma placa homenageando o Kevin, cartazes... certamente as imagens circulariam o mundo. Mas tudo bem, eles têm direito. Aliás, direito é o que não falta pra eles pelo jeito...

Como disse o grande Thiago Arantes, colunista do site ESPN, em seu blog: "A morte de Kevin e seus desdobramentos deveria ser uma lição para todos nós, mas teve gente que não entendeu nada. E isso é triste, muito mais triste do que um estádio vazio."

Dentro de campo, o Corinthians provou que é realmente um dos favoritos. Com ou sem o apoio da Fiel, o time do técnico Tite fez o jogo ficar fácil. Guerrero e Pato fizeram os gols do jogo: 2 x 0. Aliás, como faz gol o Guerrero! São 14 gols em 24 jogos disputados pelo Timão. E gols decisivos, haja vista os que ele fez no Mundial no ano passado. Este ano na Libertadores o camisa 9 já tem dois.

Quem parece ter perdido a posição é Emerson Sheik. Problemas extracampo, atrasos em treinos e Pato voando em campo. Hoje o camisa 11 entrou no 2° tempo e o que conseguiu foram vários passes errados e um cartão amarelo, após chutar o rival. Jorge Henrique, que nunca foi titular absoluto, também parece que vai dar lugar a Renato Augusto. O camisa 25 joga o fino da bola, tem muita técnica, chuta e passa bem. É o novo dono das bolas paradas da equipe.

Um detalhe: o Corinthians está há 16 jogos sem perder na Libertadores, desde o ano passado. A maior série invicta pertence ao Sporting Cristal, que ficou 17 jogos invicto. Falta pouco para o recorde ser batido.

Mais minutos de silêncio ainda estão por vir. Ruim para o Corinthians, que até consegue se virar sem o apoio da Fiel, mas bom para a justiça. Essa sim, nunca deve se calar!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Verdão voltou!

Um time em formação, vindo de um trauma de rebaixamento contra um time formado a mais de um ano e atual campeão mundial. Como era clássico, não tinha um favorito, mas obviamente se o Palmeiras fosse bem contra o Corinthians, após ter ganho seu jogo na Libertadores (2 x 1 sobre o Sporting Cristal), iria ganhar muita moral.

Mas o Timão começou muito melhor, acertando duas bolas na trave com Jorge Henrique e Guerrero, fazendo gol com Emerson, mas viu o Palmeiras empatar ainda no 1° tempo com Vilson, após cruzamento do então fominha Wesley. No 2°, o Verdão virou com Vinícius, aproveitando-se de uma saída horrível de Cássio. No entanto, Romarinho, o carrasco, (4 gols em 3 jogos em cima do Verdão) empatou, após boa jogada de Pato.

Como resumiu o ótimo Vessoni, do Diário Lance!: "Se o Palmeiras tivesse a técnica do Corinthians, goleava. Se o Corinthians jogasse os 90 minutos com a pegada do Palmeiras, idem..."

Essa pegada do Verdão se deve a Gilson Kleina, que montou uma base. Há dois jogos, o Palmeiras entra em campo com: Fernando Prass, Weldinho, Mauricio Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Vilson, Márcio Araújo, Wesley, Souza e Patrick Vieira; Vinícius. Ponto para o treinador, que viu aparecerem dois confrontos complicados e importantes pela frente e encaixou o time como pôde, com todos estes volantes sim, porém com Souza e Wesley apoiando toda hora, como meias mesmo. 


Aos poucos, Gilson Kleina vai encontrando a formação ideal, agora com mais opções

Weldinho e Marcelo Oliveira entraram na equipe e não comprometeram (exceto no pênalti que o lateral/volante cometeu contra o Sporting Cristal), porém acho que Ayrton e Juninho tem bola pra roubar a titularidade novamente. Já Vilson é um caso diferente. Chegou com muita vontade! Raça e disposição não faltam ao volante/zagueiro, que até marcou gol no clássico. Quando Valdívia voltar, ele poderia ser deslocado pra zaga no lugar de Maurício Ramos, com o Mago entrando no meio..

E aos poucos, a troca de Barcos vai tendo sentido. Claro que seria melhor se viesse um nome de peso, caso de Marcelo Moreno, porém o Palmeiras agora vai montando um bom elenco. Ainda faltam estrear pelo alviverde o atacante Leandro, o volante Léo Gago, o meia Rondinelly e o atacante Kléber. Além de Valdívia e Maikon Leite, que se recuperam de lesão. Bola todos tem para arrumar uma vaga na equipe.

O problema é que nem todos poderão atuar na Libertadores, caso dos ex-gremistas. Porém Kléber e Valdívia tem muito a somar, devendo ser titulares com o decorrer da competição. Vinícius e Mauricio Ramos dariam lugar aos machucados. Já Maikon Leite briga por posição com Patrick Vieira..

Se o time vai dar liga só o tempo irá dizer, porém o Verdão passou por dois testes de fogo esta semana e saiu sem perder. Que continue o ano com a mesma disposição!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A tão conturbada negociação de Barcos...

Antes de tudo, um pequeno resumo para mostrar que Barcos e seu irmão já demonstravam ao longo do ano que o atleta gostaria de deixar o Verdão para ter mais visibilidade, o que não aconteceria na série B, por exemplo:

28/11/2012 - Barcos tranquiliza a torcida alviverde e diz que permanece no Palmeiras em 2013.
02/01/2013 - Irmão e empresário de Barcos diz que o argentino não jogará a Série B pelo Palmeiras.
07/02/2013 (ontem) - A LDU diz que falta o Palmeiras pagar uma parcela da compra e Barcos se diz chateado.

Eis que hoje pela manhã surge a notícia de que Barcos trocaria o Palmeiras pelo Grêmio e cinco atletas da equipe gaúcha reforçariam o Verdão. Além disso, o Grêmio quitaria a dívida que o Palmeiras tem com a LDU e ainda desembolsaria mais 4 milhões aos cofres do Verdão. O contrato do Pirata com o Imortal seria de 3 anos.

Porém ao longo do dia muitas coisas aconteceram. Os cinco nomes especulados eram: Marcelo Moreno, Leandro, Léo Gago, Rondinelly e Vilson. Destes, somente os dois últimos poderiam disputar a Libertadores pelo Verdão.

Já no final da tarde, a "bomba" do dia: o senhor Mauro Martins, pai e empresário de Marcelo Moreno, descarta (e esculhamba) a negociação do filho com o Verdão. Palavras dele: "Ele tem de jogar em uma equipe maior do que o Grêmio e não em uma menor do que o Grêmio. Quem é o Palmeiras nesse momento? É uma equipe de segunda divisão, que não está com nada, está sem dinheiro, sem jogador. É uma equipe fracassada."

Barcos deixa o CT do Verdão pela última vez: argentino fez ao todo 61 jogos e 31 gols pelo Palmeiras

Enquanto isso, Barcos dava entrevista coletiva no CT explicando sua saída: "Sempre disse que só sairia se fosse algo bom para o Palmeiras. O clube tem dívidas comigo e com a LDU, e essa proposta do Grêmio ajudará o Palmeiras com essas questões e com a formação de um elenco forte para esse ano. A negociação não nasceu de minha vontade e nem do meu empresário. Foi o Palmeiras que nos passou o interesse do Grêmio e nos deixou a vontade para acertarmos com eles."

O erro do Pirata talvez teria sido as frases de que ficaria, "tamo junto", e por aí vai... coisa que de certa forma ludibriou os torcedores palmeirenses.

Mas e a negociação? Bom, o dia chegou ao fim sem uma definição. Vilson viajou pra São Paulo. E só... Sim, é isso mesmo! Barcos acertou sua ida para o Grêmio e o Palmeiras ainda não sabe quais serão os atletas que virão em troca - ou se realmente irão vir. Marcelo Moreno está descartado após tudo que aconteceu. Leandro, Léo Gago e Rondinelly ainda conversam. Até o nome de Kléber Gladiador está sendo especulado.

Uma coisa é certa: entra ano, sai ano e a diretoria do Palmeiras não consegue dar uma dentro. Tentando consertar o que Tirone e Frizzo deixaram, Paulo Nobre e Brunoro tentam se desdobrar e tentar fazer alguma coisa para arrumar a casa. Porém a saída de um ídolo da torcida nunca é boa, ainda mais sem definir totalmente a negociação. A verdade é que o Palmeiras foi o bonzinho da história mais uma vez, ou seja, se apequenou. Para poder inscrever Barcos, o Grêmio tinha que fazer a negociação de forma rápida. E conseguiu. Já o Palmeiras, que não quer priorizar a Libertadores, parece não ter pressa em definir o elenco, já que o objetivo do ano realmente parece ser mesmo somente a Série B...

Mais capítulos estão por vir... o certo é que Barcos irá se juntar ao poderoso time do Grêmio, que vem forte este ano. Enquanto isso, ídolos de verdade dão sua opinião. Uma que gostei foi a de São Marcos: "Tem muita gente ignorante que não sabe o tamanho do Palmeiras! Mas a ignorância deve gerar a pena do palmeirense e não a raiva. Eu tive o privilégio de jogar aqui e saber de fato o que é um clube GRANDE!
ASS: Marcos CAMPEÃO DO MUNDO com a SELEÇÃO BRASILEIRA graças ao PALMEIRAS"

Póis é, ídolo é ídolo...