quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Uma tarde na Academia!

Fazia tempo que não ia ao CT do Palmeiras. Desde 2008, ano em que o Verdão havia ganhado o Campeonato Paulista. Consegui agendar pra ir em Agosto daquele ano. Exatamente um dia depois de Valdívia (que fazia um excelente ano pelo Palmeiras) ir embora. Ele era, e talvez ainda seja pra mim, um dos maiores ídolos recentes do Verdão, porém em 2008 consegui apenas assistir a um jogo dele, contra o Paulista, em Jundiaí, e só...

Hoje, 28/11/2012, mais de quatro anos depois, consegui ir a Academia novamente, dessa vez junto com meu irmão e meu pai, graças ao grande Fábio Finelli, assessor de imprensa do Palmeiras. Aliás, a assessoria do Verdão, não a toa, está mais uma vez na final do prêmio ACEESP de jornalismo. Concorrem ao bicampeonato!

Bom, voltando ao assunto do Valdívia, como todos sabem, ele voltou ao Verdão em 2010, não conseguindo o mesmo sucesso da primeira passagem, apesar de participar muito bem de momentos decisivos da Copa do Brasil deste ano, quando fez gol contra o Grêmio e contra o Coritiba. E sim, dessa vez o Mago foi exatamente o primeiro jogador a sair da cartola, ou melhor, da fisioterapia, e encontrar com a gente. Sempre descontraído, cantava o famoso "eu quero ver tu me chamar de amendoim", e veio conversar com nós. Gente boa demais! Valdívia merece mais uma temporada no Palmeiras pra mostrar que realmente têm potencial. Comprometido, o Mago pode ajudar muito o Verdão na Libertadores.

O Mago ainda tem futuro indefinido no Palmeiras

Em seguida, os jogadores se direcionaram ao campo e realizaram um trabalho técnico. Enquanto isso, em frente a sala de imprensa, eu, meu pai e meu irmão conversávamos com outras pessoas ali presentes sobre o rebaixamento. Quando Bruno passou, conversou com a gente e a palavra mais citada na rápida conversa foi "azar". Os outros jogadores se juntaram a ele no campo para um trabalho técnico. Destaque para os jogadores da base Patrick Vieira e Bruno Dybal, que têm um futuro enorme no clube. Assim como João Denoni, que, juntamente com Wesley e Mauricio Ramos, fez um trabalho separado no campo ao lado. Eles voltam de lesão.

Após uma hora do início do treino uma sonora chuva de granizo caiu na Academia, o que fez com que os jogadores saíssem do gramado, direto para o vestiário. No final, após saírem do vestiário, prontos para ir embora, muitos passaram por nós, pararam para tirar fotos e conversar. Betinho e Thiago Heleno confirmaram que não ficam. Marcos Assunção disse que com certeza irá renovar, apesar das dores em seu joelho. E a melhor notícia do dia veio no final, quando Barcos disse que fica no clube em 2013 por amor!

O elenco treinou por aproximadamente 1 hora, quando veio a chuva de granizo

E assim terminou a tarde na Academia. Alguns atletas saindo cabisbaixos por terem que sair, outros alegres porque vão continuar. Nesta quinta, a diretoria deve confirmar alguns nomes que irão deixar o Palmeiras. Independentemente de quem saia, o importante realmente é que os que forem permanecer, deem o sangue pelo Verdão não só na série B, mas também na Libertadores, que é uma competição importantíssima não só para o clube, mas também para Barcos, o novo ídolo alviverde!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Adeus, Mano!

Meu primeiro post neste blog foi há 9 meses, falando exatamente sobre a Seleção de Mano Menezes. Na época, mal das pernas, se preparava para o ano de 2012 e para disputa das Olimpíadas.

Mano nunca foi unanimidade entre a torcida brasileira, colecionando vários desafetos em sua passagem, entre eles Romário, que desabafou: "hoje é um dia histórico em que o Brasil tem que soltar fogos, fazer festa. Até que enfim esses incompetentes da diretoria da CBF fizeram alguma coisa boa pelo futebol brasileiro. Isso eu tinha certeza que iria acontecer, infelizmente demorou, mas saiu! Em relação ao Mano, já vai tarde..."

No comando da Seleção em 33 partidas, sem contar as Olimpíadas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. Ele convocou ao todo 102 jogadores.

Diante de Seleções Campeãs Mundiais, Mano sai com 37% de aproveitamento. Muito pouco...


O gaúcho também entrou pra história, comandando a Seleção no jogo recente contra a Colômbia (1 x 1), quando a Seleção Brasileira fez seu milésimo jogo. Ganhou também os dois Superclássicos contra a Argentina. E só... Convocações confusas e derrotas para seleções tradicionais pesaram contra Mano, que venceu apenas a Argentina duas vezes (ambas no tal superclássico, onde as equipes só poderiam convocar jogadores que atuassem nos dois países). Os jogos contra as grandes na "Era Mano": Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).

Muitos irão discordar da demissão, inclusive Andrés Sanchez, diretor de Seleções da CBF, pois poderia haver uma quebra na sequencia do trabalho. Acho bobagem, dependendo do nome escolhido. O favorito, para muitos é Felipão, e se realmente se concretizar esse nome, saímos ganhando, pois ele é um treinador que conhece muito bem a Seleção, além de ter o apoio da grande maioria dos torcedores. Também é o único treinador "favorito" a estar sem clube. Em 2001, ele próprio assumiu a equipe, um ano antes da Copa do Mundo de 2002, e acabou ganhando, com apenas 1 ano de trabalho. Enfim... acho que todos sairiam ganhando, inclusive Luan e Márcio Araújo, que poderiam ser finalmente convocados, quem sabe? Brincadeira! Adeus, Mano! E Felipão, as portas estão abertas!

domingo, 11 de novembro de 2012

Alegria de um lado, drama do outro!

Não teve jeito... o que todos já sabiam há algumas rodadas foi concretizado neste domingo. O Fluminense foi o campeão brasileiro com três rodadas de antecedência, graças ao empate do Atlético-MG com o Vasco, no Rio. O Flu possui até aqui 22 vitórias.10 empates e apenas 3 derrotas! O melhor ataque (59 gols) e a melhor defesa (28 sofridos) da competição. Merecido!

Mas se o Tricolor Carioca tem um responsável por essa conquista, este alguém com certeza é Fred. Segundo levantamento do jornalista Marcelo Bechler, o camisa nove foi responsável por nada menos que 31 pontos conquistados, levando em consideração, claro, os gols marcados. Ao todo já são 19 tentos do artilheiro (e candidatíssimo a craque) do campeonato.

Também não podemos esquecer de Diego Cavallieri, que fechou o gol o campeonato todo. O camisa 12 tricolor foi o goleiro com o maior número de defesas praticadas da competição. E fez, talvez, a defesa do campeonato hoje no Prudentão, após chute forte e cara a cara do zagueiro palmeirense Mauricio Ramos. Destaques também para o zagueiro Gum, o volante Jean e claro, o trio que ajudou muito Fred a fazer tantos gols: Deco, Thiago Neves e Wellington Nem.

O dono do campeonato Fred comemora um de seus gols de hoje contra o Palmeiras. Vitória deu o título antecipado ao Flu e deixou o Verdão em uma situação delicada.

Palmeiras x Fluminense foi um jogaço! Como era de se imaginar. O Flu querendo o caneco e o Verdão muitíssimo mais desesperado em busca de vitória para escapar da zona. Kleina mexeu no time, tirou os contestados Luan e Artur e colocou no time Correa e Obina. O Palmeiras começou melhor, Barcos teve grandes chances de gol, mas quem fez foi o Flu, no finalzinho do 1° tempo, com Fred, após rebote de Bruno. Um balde de água fria em cima do Verdão, que teria que voltar com tudo no 2° tempo. E veio. Só que não conseguia resultar em gol. O Fluminense tinha espaços e marcou mais um em um gol contra de Mauricio Ramos, que tentou bloquear chute de Fred. Parecia o fim da linha para o time alviverde, porém após a saída de Assunção, Correa comandou as bolas paradas do time, cruzando para Barcos fazer o primeiro no rebote e pra Patrick Vieira (boa revelação do Verdão) fazer o de empate, de cabeça. Os dois times pareciam contentes com o empate. O tricolor carioca iria comemorar o título na rodada seguinte em casa, e o Palmeiras ganhava mais um ponto. Até que o matador apareceu novamente, livre dentro da área, para fazer o terceiro do Fluminense, campeão brasileiro de 2012!

Aliás, pelo segundo ao seguido um time é campeão jogando contra o Palmeiras. Ano passado o Corinthians levou a taça empatando 0 x 0 com o alviverde na última rodada.

Pelo lado do Palmeiras, muitas contas a fazer. O time está em antepenúltimo, a sete pontos de Portuguesa e Bahia - primeiras equipes fora da zona de rebaixamento. E quatro atrás do Sport, "primeiro colocado" da zona. 

- Tabela do Palmeiras: Flamengo (fora), Atlético-GO (casa) e Santos (fora);
- Tabela do Sport: Botafogo (casa), Fluminense (casa) e Náutico (fora);
- Tabela do Bahia: Ponte Preta (casa), Náutico (casa) e Atlético-GO (fora);
- Tabela da Portuguesa: Grêmio (casa), Internacional (fora) e Ponte Preta (casa).

Olhando a tabela de cada equipe que briga lá embaixo da tabela dá pra falar que o Bahia corre um risco muito pequeno, pois tem jogos muito mais fáceis. Por outro lado, os jogos de Sport e Portuguesa parecem ser os mais complicados. Já os jogos do Palmeiras são "ganháveis", até pela bola que a equipe vem jogando há algumas rodadas. E também pelas equipes rivais não almejarem mais nada na competição. Basta voltar a ter aquela tão sonhada "sorte" que a equipe vinha tendo na Copa do Brasil, além de muita reza, pois se Bahia e Portuguesa ganharem pelo menos um jogo até o final do campeonato, o Verdão estará rebaixado. Além disso, o time alviverde terá de ganhar os três jogos. É possível?