terça-feira, 7 de agosto de 2012

As duas caras do Verdão

Neste meio de semana, vamos chegar a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além das péssimas arbitragens, a posição de uma equipe em questão chama a atenção: a do Palmeiras. A equipe fez somente 10 pontos em 14 jogos na competição, e está em 18º lugar.

Tudo bem que foram erros grotescos de arbitragem contra o Bahia e contra o Cruzeiro, e o Verdão merecia sim estar alguns degraus acima. Além disso, muitos desfalques frequentes, como é o caso de Valdívia, Thiago Heleno, Luan...

No último jogo, uma derrota em casa para o Internacional, em uma partida que a defesa se atrapalhou muito. Pelo lado colorado, Forlán perdeu um gol feito e ainda chutou uma bola na trave. Já o ataque verde foi praticamente nulo. Isso sem falar no público, que foi muito abaixo para um time que praticamente acabou de se tornar campeão da Copa do Brasil.

A derrota para o Inter foi a 8º do Verdão na competição.

O que acaba chamando a atenção em tudo isso é que o Palmeiras vai muito bem em competições disputadas em mata-mata, que é um estilo que Felipão gosta de disputar. O treinador tem em sua carreira títulos como Libertadores, Copa do Mundo, Mercosul e Copa do Brasil, todos disputados em mata-mata.

Assim como o Verdão, que neste ano conquistou a Copa do Brasil, e detalhe: de forma invicta. Como pode um time passar um campeonato inteiro sem perder e chegar no Brasileiro, que possui um estilo diferente e logo no início da competição ir tão mal? Isso vai muito do estilo de jogo do próprio Felipão. Armar um time para dois jogos é com ele mesmo. Já em uma competição de pontos corridos muitas coisas mudam, e o treinador parece perdido em montar a equipe para alguns jogos. 

Acha que é apenas coincidência? Basta ver a trajetória do Palmeiras nesta Sul-Americana, que por sinal, o Verdão começou muito bem, ganhando do Botafogo por 2 x 0 em casa, com show de Barcos, que marcou dois belos gols. 

Para a competição internacional, o técnico jogará com o regulamento embaixo do braço, e provavelmente passará pelo Fogão. Mesma coisa nos outros jogos no decorrer da competição. Já no Brasileiro não tem muito isso de "regulamento debaixo do braço", o que importa é vencer.

Pela Sul-Americana, o Verdão começou bem: 2 x 0 sobre o Botafogo, com show de Barcos.

E a pergunta que fica é: qual é o verdadeiro Verdão? O da Copa do Brasil e início de Sul-Americana ou o do Brasileirão? Para se recuperar no Nacional, o Palmeiras enfrenta o próprio Botafogo, no Rio de Janeiro nesta quarta, às 21:50. Será o jogo de número 400 de Felipão comandando a equipe alviverde!

Nenhum comentário: