quinta-feira, 29 de março de 2012

The chaaaampions!

O primeiro post Internacional do blog não poderia ser outro senão sobre a Champions League. A maior competição de clubes do mundo está nas Quartas de Final. Os jogos de ida foram disputados esta semana. E os visitantes levaram a melhor em quase todas as disputas.

Na Terça, jogaram Apoel x Real Madrid e Benfica x Chelsea.

No Chipre, a zebra Apoel não conseguiu segurar o todo poderoso Real Madrid. Kaká mais uma vez entrou bem, fazendo um gol e dando uma assistência para Benzema marcar. O francês, alías, já havia feito o primeiro gol do jogo, que terminou 3 x 0 para o time espanhol, virtualmente classificado e um dos favoritos ao título. Além de Kaká e Benzema, os merengues ainda contam com Ozil, Xavi Alonso, Di Maria, Marcelo, Sérgio Ramos, e claro, Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo atualmente.

Em Portugal, o duelo marcou o reencontro do zagueiro David Luiz e do volante Ramires com o Benfica. Mesmo jogando fora de casa, o Chelsea era favorito no confronto. Apesar de não estar em grande fase, tem muito mais time que os portugueses. Para se ter uma ideia, Essien, Lampard e Drogba ficaram no banco do time inglês. Em campo, as duas equipes não vinham fazendo um bom jogo até que no finalzinho Fernando Torres cruzou e Kalou desviou pro gol: 1 x 0 Chelsea, que volta pra casa com uma grande vantagem.

Real Madrid e Chelsea voltam pra casa com uma grande vantagem


Na Quarta, teve Olympique Marseille x Bayern Munique e o tão esperado Milan x Barcelona.

Na França, não tinha como não prever o favoritismo alemão. O Bayern vem numa fase espetacular, marcando muitos gols a cada partida. Na fase passada, a vítima foi o Basel, que levou sete. Mesmo jogando em território francês, a vitória não foi difícil: 2 x 0, com gols de Mario Gomez (vice-artilheiro da Champions League) e do craque Robben. Além da dupla, que está dando o que falar esta temporada, o time ainda conta com Ribery, Muller e Schweinsteiger. Um quinteto que impõe respeito a qualquer equipe do mundo.

Em Milão, muita expectativa para um jogo que até teve boas chances para cada lado, mas terminou sem gols. O Milan perdeu duas oportunidades claras logo no começo, com Robinho e Ibrahimovic. O Barça respondeu rápido, com Xavi. O melhor do mundo Messi esteve apagado, assim como Iniesta. Apesar da posse de bola alta, a equipe catalã não conseguiu o gol. Pelo lado italiano, Seedorf tentou de todas as formas, mas seus companheiros não ajudaram. Boateng e Robinho tiveram péssima atuação. O Barcelona depois do duelo, além de reclamar do gramado do San Siro, reclamou de um pênalti não marcado em Puyol. A decisão ficou pra Espanha dia 03/04...

Bayern foi outro visitante que venceu, enquanto o duelo entre Milan e Barça não teve vencedor

Os jogos de volta serão nos dias 03 e 04/04. Meu palpite é o mesmo da maioria de vocês. Uma semifinal com Real Madrid x Bayern Munique e Chelsea x Barcelona. Jogos espetaculares! Na minha opinião não existe favorito em nenhum...

domingo, 25 de março de 2012

Corinthians x Palmeiras: um clássico a parte!

O último post do blog havia sido sobre os clássicos. Aqueles jogos diferentes que acontecem agora no começo do ano. Hoje aconteceu mais um deles, e talvez o melhor de todos: Corinthians x Palmeiras.

Não importa se o derby disputado é pelo Paulistão ou pela Libertadores, o clima será quente dentro e fora de campo. Aliás, falando em clima quente fora de campo, mais uma vez houve briga entre as torcidas organizadas antes do jogo. E o palmeirense André Alves, integrante da Mancha Verde, faleceu...

Como bem disse Tiago Leifert, apresentador do Globo Esporte em seu Twitter: "Essas brigas e mortes não tem nada a ver com futebol ou esporte. Não são torcedores, não amam clube nenhum. Nem sabem o que é isso. "Torcer" é apenas ou pretexto para justificar a violência de uma pessoa sem sentido na vida. São DISTORCEDORES." - Concordo com cada palavra.

Dentro de campo, o Palmeiras abriu o placar com um jogador que está fazendo a diferença já há algum tempo: Marcos Assunção. Desta vez o gol foi de bola rolando. Aliás, o último gol dele assim foi em 2010! Ao todo ele tem 27 gols com a camisa do Verdão: 22 de falta.

Marcos Assunção comemora seu gol com uma homenagem a Chico Anysio

E pra variar, teve confusão. O clima esquentou com uma chegada mais dura de Liedson em cima de Deola. Os jogadores do Palmeiras foram tirar satisfação com o atacante corintiano. O juíz teve trabalho também em um lance que Chicão deu uma chegada dura em Barcos. O zagueiro corintiano recebeu cartão amarelo. Para muitos, merecia ser expulso.

No 2° tempo, o Corinthians voltou com tudo. Aliás, o técnico Tite sempre foi especialista em conversas no vestiário para incentivar os jogadores, seja para o time entrar com mais vontade ou para virar jogos. E vem sendo elogiado por muitos jogadores por isso a cada jogo. O primeiro gol da reação foi de Paulinho, que aproveitou uma infelicidade de Márcio Araujo e empatou.

Já o gol da virada não teve jeito. Mais que infelicidade, Márcio Araújo falhou mesmo... Gol contra do volante, que tentando fazer com que a bola não chegasse em Liedson, chutou contra o próprio gol.

Márcio Araújo lamenta o gol contra

O Palmeiras terminou a rodada na terceira colocação, já o Corinthians subiu pra segundo. O líder é o São Paulo (que bateu o Mirassol por 1 x 0), e o Santos (que venceu o Bragantino por 2 x 0) é o quarto. Por enquanto isso não importa muito, mas é uma prévia do que vamos encontrar nas fases finais do Paulistão. E se o clima esquenta em uma primeira fase de Estadual, vamos aguardar o que acontece nas finais, que estão chegando!

domingo, 18 de março de 2012

Como é bom ver clássicos! Chega logo, Brasileirão!

Estaduais. Essa época do ano é cheia de jogos sem importância. No Paulistão, por exemplo, jogaram hoje Catanduvence x Linense. Pelo Carioca, um "emocionante" Duque de Caxias x Resende...

Até mesmo quando os grandes jogam, muitas vezes não há aquela empolgação toda. Agora, em dia de clássico a coisa muda. Foi o que aconteceu esse Domingo. Dia de Botafogo x Vasco e São Paulo x Santos.

Fellype Gabriel comemora um de seus gols no clássico, enquanto o time do São Paulo faz a festa no Morumbi

No Engenhão, Fellype Gabriel jogou muito. O meia marcou os três gols do Botafogo na vitória por 3 x 1 sobre o Vasco (que poupou alguns jogadores). Pelo lado cruzmaltino quem marcou foi Fellipe Bastos, um golaço de falta. Juninho Pernambucano ainda teve tempo de desperdiçar um pênalti. Jefferson defendeu a cobrança. 

No Morumbi, quem jogou muito foi outro meia: Lucas. Além de boas tabelas com Luis Fabiano (que marcou de pênalti), marcou o gol da vitória do Tricolor no final do jogo. Casemiro também deixou o dele pelo lado são paulino. Pelo Santos, apenas Edu Dracena e Neymar marcaram: 3 x 2. Um jogão acompanhado inclusive pelo técnico da Seleção Brasileira Mano Menezes, presente no estádio.

Clássicos como esses nos deixam com saudades do Brasileirão. Competição que além dos clássicos, também trás muito jogão. E esse ano promete: Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, enfim...

Pra quem gosta de futebol, bons jogos estão por vir!


segunda-feira, 12 de março de 2012

A Família Palmeiras

Domingo em Ribeirão Preto. Saída de campo do time do Palmeiras após ter goleado o Botafogo-SP por 6 x 2 e Marcos Assunção disse: "Hoje somos a família Palmeiras".

O termo soou bem aos ouvidos palmeirenses, que resgataram na memória outra família, a "Família Scolari", termo usado na época de glória do técnico Felipão, tanto no Palmeiras em 1999 (campeão da Libertadores) como na Seleção Brasileira em 2002 (campeão da Copa do Mundo).

O técnico hoje é o mesmo, e o time parece estar indo pelo mesmo caminho. Tudo bem que o Campeonato Paulista é uma competição de nível técnico baixo, mas ninguém pode negar que este começo de ano do Palmeiras é muito promissor. O Verdão é o único time invicto da competição.

Valdívia, Barcos, Maikon Leite e Juninho: integrantes da "Família Palmeiras"

Desde o final do ano passado e início deste ano, todos diziam a mesma coisa: o Palmeiras é um time que depende muito do Marcos Assunção, por causa das bolas paradas. Hoje a coisa mudou. O time está muito entrosado, com um toque de bola rápido, ninguém quer se destacar mais que ninguém, sem vaidade. Prova disso é que jogadores do nível de Cicinho e Daniel Carvalho aceitam ficar no banco sem reclamar, e quando entram participam muito do jogo, caso do camisa 83, que entrou e cruzou para Ricardo Bueno fazer o seu na goleada deste Domingo.

Valdívia também voltou mostrando que merece sim ser titular, Barcos foi dúvidas a melhor contratação do Palmeiras de alguns anos pra cá, continua marcando muitos gols. Juninho, Marcio Araújo e Maikon Leite estão melhores a cada jogo. E Assunção, apesar de estar participando menos, é um líder dentro e fora de campo.

E ainda falta o Wesley, que deve vir até o final do mês e têm bola pra ser titular também. Assim, o Palmeiras vai montando não só um ótimo time, mas também um bom elenco. 

Agora é esperar os clássicos da semifinais do Paulista e também o Brasileirão, pra uma prova de fogo. Será que Felipão ganha uma nova versão da sua família? 2012 irá dizer.

terça-feira, 6 de março de 2012

Santos x Inter: o primeiro daqueles "jogos do ano"

Um termo muito utilizado no futebol é "este vai ser o jogo do ano" ! Cada equipe tem pelo menos uns dois "jogos do ano" para disputar durante toda temporada. 

Para Santos e Internacional, um desses jogos será nesta quarta. Os dois medem forças pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores. O jogo será na Vila Belmiro, que será utilizada pela segunda vez no ano. A primeira foi domingo passado, jogo em que o Santos venceu o Corinthians por 1 x 0.


Craque é o que não vai faltar em campo! Neymar, Ganso e Ibson pelo lado do Peixe, D'alessandro, Oscar e Leandro Damião pelo lado do Colorado são apenas alguns exemplos.

D'Alessandro e Leandro Damião podem decidir a favor do Inter, enquanto Neymar e Ganso são as estrelas do Santos

As prováveis escalações para o jogão:

Santos: Rafael, Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

Internacional: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, índio e Kléber; Guiñazu, Élton, Bolatti, D'alessandro e Oscar; Leandro Damião. Técnico: Dorival Jr.

Aliás, uma pena essa briga pelo direitos de transmissão da Libertadores este ano. Diferente dos outros anos, em que o Sportv obtinha os direitos, este ano apenas a Fox Sports os possui para TV fechada. Canal que não é incluído nos pacotes de Sky ou Net, as maiores redes de TV por assinatura do país.



quinta-feira, 1 de março de 2012

No Paulistão? Tudo normal...

Mais uma rodada do Paulistão, mais 4 vitórias dos grandes paulistas. Aliás, nenhuma equipe considerada pequena venceu uma equipe grande até o momento no campeonato.

O São Paulo talvez seja o time mais instável, mas tem jogadores que desequilibram individualmente, como é o caso de Lucas, convocado inclusive para a Seleção Brasileira, e de Willian José, que vêm se destacando na vaga deixada por Luis Fabiano, que está machucado, e já é o vice-artilheiro da competição com 9 gols. A dupla marcou novamente no jogo desta quinta, contra o Guaratinguetá. Fernandinho fechou o placar: 3 x 0.

O Corinthians é talvez a equipe mais organizada do país. A vitória quase sempre é por um gol de diferença, porém dificilmente perde um jogo, isso desde o ano passado, quando venceu o Brasileirão. Além disso, conta com um elenco muito forte, onde nomes como Adriano, Douglas e Alex não tem vagas garantidas no time titular. A vitória desta quarta veio suada mais uma vez: o Corinthians virou sobre o Catanduvense no último minuto com um gol de Danilo: 2 x 1.

O Palmeiras vêm forte para este ano. O estilo de jogo de Felipão é sempre o mesmo, só que desta vez com jogadores de muita qualidade, como por exemplo Daniel Carvalho e Barcos. Uma dupla que vêm dando muitas alegrias aos torcedores palmeirenses, principalmente o argentino, que marcou um golaço nesta quarta, contra o Linense, na vitória por 3 x 1. Daniel Carvalho aliás deixou o dele também. E o Palmeiras mostrou que sabe jogar mesmo sem as bolas paradas de Marcos Assunção.

O Santos é hoje o time brasileiro que têm mais destaques individuais, a começar por Neymar e Ganso. A dupla da Seleção quando joga é certeza de bom jogo. Arouca, Rafael, Ibson, Elano e Borges (apesar da má fase) também são bons nomes do elenco santista. A vitória tranquila sobre o Guarani esta quarta teve gols de Ibson e Arouca: 2 x 0.

Os quatro grandes de SP venceram seus jogos esta rodada


Muita gente diz que os jogos do Paulistão são chatos e que o Estadual é pura perca de tempo. Eu discordo. O Campeonato Paulista é um bom teste para os times grandes, que ao longo do ano disputam vários jogos importantes.

Outro detalhe legal dos estaduais são as cidades dos times do interior. O jogo desta rodada, Linense x Palmeiras, por exemplo, marcou a volta do Verdão a cidade de Lins. Fato que não ocorria há 47 anos.

O mesmo Palmeiras este ano já visitou a cidade de Catanduva, para enfrentar o Catanduvense, que subiu pela primeira vez para a série principal, ou seja, nunca havia recebido um time grande por lá.

Temos que lembrar também que os times grandes possuem (e muita) torcida no interior do estado, que as vezes esperam anos para poder ver seu time do coração jogando por perto.