terça-feira, 3 de maio de 2016

Leicester City: o conto de fadas se tornou realidade!

O Leicester City confirmou nesta última rodada o que todos achavam que parecia impossível no início da temporada: se tornou campeão da Premier League - com duas rodadas de antecedência (!). O time comandado pelo até então desacreditado Cláudio Ranieri fez uma campanha fenomenal, digna de clube grande. Em 36 jogos até aqui, os Foxes somam 77 pontos, com 22 vitórias, 11 empates e apenas 3 derrotas - para Arsenal (2x) e Liverpool. Confira os jogos da campanha histórica que fizeram o Leicester levar sua primeira Premier League:

01) Leicester 4x2 Sunderland (Vardy, Mahrez, Mahrez e Albrighton)
02) West Ham 1x2 Leicester (Okazaki e Mahrez)
03) Leicester 1x1 Tottenham (Mahrez)
04) Bournemouth 1x1 Leicester (Vardy)
05) Leicester 3x2 Aston Villa (De Laet, Vardy e Dyer)
06) Stoke City 2x2 Leicester (Mahrez e Vardy)
07) Leicester 2x5 Arsenal (Vardy e Vardy)

● A primeira derrota do Leicester City veio somente na sétima rodada, diante do Arsenal, seu grande algoz na temporada.

08) Norwich 1x2 Leicester (Vardy e Schlupp)
09) Southampton 2x2 Leicester (Vardy e Vardy)
10) Leicester 1x0 Crystal Palace (Vardy)
11) West Brom 2x3 Leicester (Mahrez, Mahrez e Vardy)
12) Leicester 2x1 Watford (Kante e Vardy)
13) Newcastle 0x3 Leicester (Vardy, Ulloa, Okazaki)
14) Leicester 1x1 Manchester United (Vardy)

● No empate diante do Manchester United, Jamie Vardy quebrou o recorde de um eterno ídolo dos Diabos Vermelhos. O inglês chegou a 11 jogos seguidos marcando na Premier League e deixou para trás Van Nistelrooy, que em 2003 balançou as redes em dez partidas consecutivas.


Vardy foi arrasador durante o campeonato todo - contra o United, ele quebrou o recorde de Van Nistelrooy (11 partidas seguidas marcando)

15) Swansea 0x3 Leicester (Mahrez-3)
16) Leicester 2x1 Chelsea (Vardy e Mahrez)
17) Everton 2x3 Leicester (Mahrez, Mahrez e Okazaki)
18) Liverpool 1x0 Leicester
19) Leicester 0x0 Manchester City
20) Leicester 0x0 Bournemouth.

● Este foi o "pior momento" do Leicester no campeonato - foram três jogos seguidos sem marcar gols, com dois empates e uma derrota.

21) Tottenham 0x1 Leicester (Huth)
22) Aston Villa 1x1 Leicester (Okazaki)
23) Leicester 3x0 Stoke City (Drinkwater, Vardy e Ulloa)
24) Leicester 2x0 Liverpool (Vardy e Vardy)
25) Manchester City 1x3 Leicester (Huth, Mahrez e Huth)
26) Arsenal 2x1 Leicester (Vardy)
27) Leicester 1x0 Norwich (Ulloa)

● Estudantes de geologia da Universidade de Leicester revelaram ao jornal The Sun que, no dia 27 de fevereiro, no exato momento em que Ulloa marcou o gol do triunfo sobre o Norwich, o equipamento de que dispõem para detectar abalos sísmicos registrou um pico. “Alguns dias depois de instalarmos o equipamento na universidade, estávamos analisando dados coletados e notamos grandes picos no sismograma durante partidas de futebol realizadas nas redondezas do estádio do Leicester City. Concluímos que nosso equipamento estava na verdade medindo pequenos terremotos, produzidos pela liberação repentina de energia dos torcedores do Leicester celebrando no momento em que um gol era marcado”, explicou Richard Hoyle, um dos alunos.

“Nosso maior sinal detectado até agora veio em 27 de fevereiro, quando o Leicester marcou o único gol do jogo aos 44 minutos do segundo tempo, e isso registrou uma magnitude 0,3. Claramente, os torcedores estavam muito tensos”, completou.

Para pôr em perspectiva, o Sun colocou o número em comparação com outros. O tremor gerado pela comemoração do gol de Ulloa foi equivalente ao da explosão de uma granada grande, mas ainda assim cerca de 1,5 bilhão de vezes mais fraco do que, por exemplo, o maior terremoto da história, registrado no Chile, em 1960, de magnitude 9,5.


Ulloa e o gol que "estremeceu" o King Power Stadium, contra o Norwich

28) Leicester 2x2 West Brom (Drinkwater e King)
29) Watford 0x1 Leicester (Mahrez)
30) Leicester 1x0 Newcastle (Okazaki)
31) Crystral Palace 0x1 Leicester (Mahrez)
32) Leicester 1x0 Southampton (Morgan)
33) Sunderland 0x2 Leicester (Vardy e Vardy)

● Com a vitória diante do Sunderland, o Leicester se garantiu matematicamente na Champions League. Os Foxes participarão pela primeira vez da principal competição europeia.

34) Leicester 2x2 West Ham (Vardy e Ulloa)
35) Leicester 4x0 Swansea (Mahrez, Ulloa, Ulloa e Albrighton)
36) Manchester United 1x1 Leicester (Morgan)

● Contra o United, o Leicester se tornou matematicamente campeão inglês da temporada 2015/2016. Mas não foi no dia da partida. Os Foxes tiveram que esperar até o dia seguinte para comemorar, isso porque o concorrente Tothenham jogaria na segunda-feira, contra o Chelsea, jogo que terminaria empatado em 2 x 2. Faltam ainda mais duas rodadas:

37) Leicester x Everton
38) Chelsea x Leicester

● Ainda teremos mais duas rodadas da Premier League. Contra o Everton, o Leicester erguerá a taça em casa.



O rápido Kanté, o capitão Morgan, o já selecionável Drinkwater e o talismã Okazaki ganharam ótima projeção e foram alguns dos destaques do campeão inglês. Mas é impossível não falar mais detalhadamente de Mahrez e Vardy. A dupla foi responsável por 39 dos 67 gols do Leicester na competição. Segue os números de cada um (até a 36ª rodada):

● Jamie Vardy:

[34] Jogos
[22] Gols
[06] Assistências

- Com as belas atuações na Premier League, Vardy conseguiu chegar a seleção da Inglaterra. Contra a Alemanha, em Berlin, chegou a marcar um belo gol de letra em cima de Manuel Neuer. Ele ainda busca a artilharia da Premier League - tem três gols a menos que Harry Kane, do Totthenham. Faltam duas rodadas.

● Riyad Mahrez:

[35] Jogos
[17] Gols
[11] Assistências

- Mahrez foi eleito o craque do Campeonato Inglês 2015/2016. O argelino foi o jogador mais barato a conseguir o feito - custou apenas 400 mil euros (2 milhões de reais) aos cofres do Leicester. Hoje, já é avaliado em 32 milhões de euros (143 milhões de reais) - uma das maiores "barganhas" já feita na história do futebol europeu.

Vardy e Mahrez: a dupla da Premir League 2015/2016

Nenhum comentário: