Vamos aos resultados:
-
Pelo grupo E, o Barcelona garantiu sua classificação ao golear a Roma por 6 x 1. Era a volta de Lionel Messi ao time titular, depois da lesão. E com o trio MSN juntos, já sabem.. Sempre tem show! Suarez e Messi marcaram duas vezes cada. O zagueiro Pique e o brasileiro Adriano (após rebote do pênalti de Neymar) completaram o placar. Dzeko descontou para a Roma no último minuto.
● Messi tem 101 jogos pelo Barcelona na história da Champions League e participou de 102 gols da equipe na competição (79 gols e 23 assistências). Média absurda!
● Suarez marca pelo Barcelona a seis partidas seguidas. O uruguaio tem 5 gols em 5 jogos na Champions 2015/2016 e 11 gols em 11 jogos na Liga Espanhola 2015/2016. Está em ótima fase!
● Com a goleada, o Barça garantiu a primeira colocação do grupo E. O time espanhol é o maior "campeão de grupos" da história da Champions (17 vezes).
● O trio MSN (121), tem mais gols pelo Barcelona em 2015 do que PSG (120) e Real Madrid (110). Messi (43), Neymar (39) e Suarez (39) podem até ser os finalistas da bola de ouro da FIFA, quem sabe?
● Pique marcou seu 10° gol em partidas de Champions League. Confira a lista de defensores com mais gols na história da competição:
[16] Roberto Carlos
[15] Iván Helguera
[11] Christian Panucci
[10] GERARD PIQUE
Mesmo com a goleada sofrida, a Roma tem grandes chances de se classificar para as oitavas de final. Os italianos permanecem na segunda colocação do grupo E, com 5 pontos. Na última rodada, teremos Roma x BATE Borisov. Basta a equipe comandada por Rudi Garcia fazer a lição de casa e vencer os lanternas.
No outro jogo do grupo, o BATE empatou em casa contra o Bayern Leverkusen (1 x 1). Se ainda quiserem a classificação, os alemães têm que vencer o Barcelona em casa na próxima rodada e ainda secar a Roma.
● Classificação:
1°] Barcelona (13)
2°] Roma (5)
3°] Bayern Leverkusen (5)
4°] BATE Borisov (4)
● Próxima rodada:
Bayern Leverkusen x Barcelona / Roma x BATE
Depois de se lesionar e atuar alguns minutos contra o Real, Messi voltou como titular e marcou seus dois primeiros gols na Champions 2015/2016 |
Outro favorito ao título, o Bayern Munique também goleou. A equipe comandada por Pep Guardiola fez 4 x 0 no Olympiacos, jogando em casa, e garantiu a primeira colocação do grupo F. O brasileiro Douglas Costa, que está em ótima fase, deixou o dele (seu 8° gol em partidas de Champions - 6 pelo Shakthar e 2 pelo Bayern).. Lewandowski, Muller e Coman completaram o placar.
● Robert Lewandowski tem 20 gols em 20 jogos na temporada 2015/2016 (cinco deles na Champions). O polonês está voando!
● Foi o 28° gol de Lewandowski na história da UCL. O atacante necessitou apenas de 45 partidas para atingir a marca. Messi (47), Raúl (52) e Cristiano Ronaldo (68), por exemplo, precisaram de mais.
● Thomas Muller se tornou o jogador mais jovem a chegar a 50 vitórias na história da Champions League. Confira a lista:
[26 anos e 72 dias] THOMAS MULLER
[26 anos e 257 dias] Raúl
[27 anos e 134 dias] Lionel Messi
[27 anos e 189 dias] Iker Casillas
[28 anos e 28 dias] Cristiano Ronaldo
[28 anos e 271 dias] Xavi
● Últimos seis jogos do Bayern em casa na UCL:
4 x 0 Olympiacos
5 x 1 Arsenal
5 x 0 Dinamo Zagreb
3 x 2 Barcelona
6 x 1 Porto
7 x 0 Shakhtar
● Thomas Muller se tornou o jogador mais jovem a chegar a 50 vitórias na história da Champions League. Confira a lista:
[26 anos e 72 dias] THOMAS MULLER
[26 anos e 257 dias] Raúl
[27 anos e 134 dias] Lionel Messi
[27 anos e 189 dias] Iker Casillas
[28 anos e 28 dias] Cristiano Ronaldo
[28 anos e 271 dias] Xavi
● Últimos seis jogos do Bayern em casa na UCL:
4 x 0 Olympiacos
5 x 1 Arsenal
5 x 0 Dinamo Zagreb
3 x 2 Barcelona
6 x 1 Porto
7 x 0 Shakhtar
Mesmo perdendo, o Olympiacos continua na segunda colocação do grupo F. Para se classificar, os gregos não podem perder do Arsenal por dois gols de diferença, em casa, na última rodada. Se vencerem ou empatarem, já garantem um lugar nas oitavas.
Lewandowski já tem 5 gols na Champions 2015/2016 e é um dos vice-artilheiros da competição |
Ainda pelo grupo F, o Arsenal se manteve vivo na competição ao vencer o Dinamo Zagreb por 3 x 0. Ozil e Alexis Sanchez, duas vezes, marcaram para os Gunners. Sanchez chegou ao seu 9° gol na temporada.
● Mesut Ozil chegou ao seu 7° gol na história da Champions League. Detalhe: foi o primeiro deles anotado de cabeça.
O Arsenal está vivo, mas tem tarefa difícil para se classificar. Na última rodada, os ingleses pegam o Olympiacos, na Grécia, precisando vencer por 2 gols de diferença ou qualquer placar acima de 3 x 2 com um gol de diferença (exemplo: 4 x 3, 5 x 4).
● Classificação:
1°] Bayern Munique (12)
2°] Olympiacos (9)
3°] Arsenal (6)
4°] Dinamo Zagreb (3)
[confronto direto] Primeiro jogo: Arsenal 2 x 3 Olympiacos
● Próxima rodada:
Dinamo Zagreb x Bayern / Olympiacos x Arsenal
Alexis Sanchez marcou duas vezes e manteve o Arsenal vivo na Champions. Duelo contra o Olympiacos, na Grécia, será de vida ou morte! |
O grupo G é o mais interessante até aqui. A última rodada vai pegar fogo! O Chelsea venceu o Maccabi Tel Aviv, fora de casa, por 4 x 0. Destaque para os brasileiros Willian (que marcou mais um gol de falta na temporada) e Oscar, que não está em boa fase, mas marcou um bonito gol de cabeça. Os zagueiros Cahill e Zouma completaram o placar. O pobre Maccabi é a única equipe que não pontuou na Champions até aqui.
● Nenhum outro jogador marcou mais gols de falta que Willian na temporada europeia. Foram SEIS no total (4 na UCL e 2 na PL). As vítimas do camisa 22: Maccabi Tel Aviv, Newcastle, Porto, Southampton, Dinamo de Kiev e Maccabi Tel Aviv.
● Willian (nesta temporada 2015/2016) igualou Juninho Pernambucano (na temporada 2005/2006) como os únicos jogadores com quatro gols de falta em uma edição de Champions.
Na outra partida, uma surpresa: o Dinamo de Kiev venceu o Porto, em pleno Estádio do Dragão (2 x 0). Yarmolenko, de pênalti, abriu o placar para os russos. Derlis Gonzalez ampliou.
● O gol de pênalti de Yarmolenko foi histórico: JAMAIS uma penalidade havia sido marcada contra o Porto no Estádio do Dragão em toda a história da Champions League! Parece mentira, mas é verdade.
● A vitória do Dimano praticamente selou a sua classificação para as oitavas. Isso mesmo, Chelsea e Porto se enfrentam na última rodada e devem duelar por uma vaga.
O Dinamo (8 pontos) enfrenta o saco de pancadas Maccabi (0 ponto), em casa. Se vencer, a equipe ucraniana chega a 11 pontos, ultrapassando Porto (10 pontos) ou Chelsea (10 pontos), dependendo de quem levar a pior na Inglaterra.
No duelo Chelsea x Porto, quem vencer se classifica em primeiro do grupo G. O empate favorece aos ingleses. A única chance das duas equipes se classificarem juntas é torcer para o Maccabi tirar pontos do Dinamo, na Ucrânia.
● Se levarmos em conta que o Dinamo vencerá o Maccabi (resultado bastante provável), o Porto, de Iker Casillas, ou o Chelsea, de José Mourinho, sobrará na Champions. Qual deles irá sobreviver? Detalhe: Casillas tem 17 participações em UCL e nenhuma eliminação em uma primeira fase; Mourinho tem 14 participações na competição e também não foi eliminado na fase de grupos. Um deles (provavelmente) terá a sua primeira vez.
● Classificação:
1°] Porto (10)
2°] Chelsea (10)
3°] Dinamo Kiev (8)
4°] Maccabi (0)
● Próxima rodada:
Dinamo x Maccabi / Chelsea x Porto
Seis gols pelo Chelsea na temporada 2015/2016 e todos eles de falta: este é Willian. Pé calibrado! |
No grupo H, o Zenit, já classificado, venceu mais uma e se manteve 100% na competição (a única equipe invicta até aqui). O time comandado por Hulk venceu o Valencia, em casa (2 x 0). Dzyuba marcou o segundo gol da equipe russa e chegou a cinco na Champions 20152016 (um dos vice-artilheiros da competição).
● A incrível campanha do Zenit na fase de grupo da Champions até aqui: 5 jogos, 5 vitórias, 12 gols pró e apenas 4 contra. É a única equipe com 100% de aproveitamento.
O que o Valencia não esperava era que o Gent fosse vencer o Lyon, fora de casa. Os belgas conseguiram o feito, ganharam na França por 2 x 1 e assumiram a segunda colocação do grupo. Coulibaly marcou no último minuto e garantiu o importante triunfo. Os franceses, já garantidos em último lugar, foram a grande decepção da Champions.
Valencia e Gent brigarão pega segunda vaga do grupo. Para se classificar, o time espanhol precisa vencer o Lyon em casa e torcer para que o Gent não vença o Zenit na Bélgica. Já os belgas se classificam com uma vitória simples em cima dos russos.
● Classificação:
1°] Zenit (15)
2°] Gent (7)
3°] Valencia (6)
4°] Lyon (1)
[confronto direto] Primeiro jogo: Valencia 2 x 1 Gent; Segundo jogo: Gent 1 x 0 Valencia
[confronto direto] Primeiro jogo: Valencia 2 x 1 Gent; Segundo jogo: Gent 1 x 0 Valencia
● Próxima rodada:
Valencia x Lyon / Gent x Zenit
Dzyuba marcou de novo e já é um dos vice-artilheiros da UCL, ao lado dos badalados Lewandowski, Muller e Suarez (cada um com 5) |
No grupo A, tivemos um jogo maluco entre Shakthar Donetsk e Real Madrid. Até os 32 minutos do 2° tempo, o Real vencia por 4 x 0. Vantagem tranquila, certo? Que nada! Os brasileiros do Shakthar apareceram e marcaram três gols (dois de Alex Teixeira e um de Dentinho), dando um sufoco no time merengue.
Cristiano Ronaldo, pra variar, foi o grande destaque do jogo, marcando dois gols e dando duas assistências - para Modric e Carvajal (um golaço). O time comandado por Rafa Benitez foi muito bem na 1ª etapa, mas cochilou e quase foi surpreendido. CR7 salvou. Modric também jogou demais!
O Real Madrid já estava classificado desde a última rodada; já o Shakthar está eliminado e vai brigar pela vaga na Liga Europa (3ª colocação) com o Malmo.
● Modric anotou seu 8° gol com a camisa do Real Madrid. Detalhe: foi o primeiro gol que o camisa 19 marca dentro da área. Só havia marcado em chutes de fora.
● Cristiano Ronaldo (23) superou Messi (22) como o jogador com mais "dobletes" (dois gols em uma partida) na história da Champions League.
● Maiores artilheiros da história da Champions League:
[84] CRISTIANO RONALDO (em 120 jogos)
[79] Messi (em 101 jogos)
[71] Raúl (em 142 jogos)
● Artilheiros da Champions 2015/2016:
[7] CRISTIANO RONALDO
[5] Dzyuba, Lewandowski, Muller e Suarez
Cristiano Ronaldo marcou duas vezes contra o Shakthar e aumentou seus recordes. Agora já são 84 gols na história da Champions League |
Assim como o Real, o PSG também garantiu a sua classificação no grupo A. O time francês não tomou conhecimento do Malmo e, mesmo jogando na Suécia, venceu por 5 x 0. Rabiot (primeiro gol dele em partidas de Champions League, Di Maria (duas vezes), Ibrahimovic (revelado pelo Malmo) e Lucas (de falta) marcaram os gols do jogo.
● Di Maria marcou o gol de n° 7000 da Champions League. Confira os gols "milenares" da competição:
[1000] Khokhlov
[2000] Fernando Couto
[3000] Trezeguet
[4000] Crouch
[5000] Luisao
[6000] Sérgio Ramos (contra)
[7000] DI MARÍA
● Não é a primeira vez que Di Maria marca um "doblete" em uma partida de Champions. Ele já havia feito com a camisa do Real Madrid, contra o Copenhague, na UCL 2013/2014.
● Desde 2001 (Laurent Robert) um jogador do PSG não marcava um gol de falta na Champions League. O brasileiro Lucas quebrou o tabu!
● Ibra chegou ao seu 44° gol em Champions League. O sueco é o oitavo maior artilheiro da história da competição, ao lado de Drogba.
Real e PSG estão classificados em 1° e 2° lugar, respectivamente. Shakhtar e Malmo brigarão pela Copa UEFA.
● Classificação:
1°] Real Madrid (13)
2°] PSG (10)
3°] Shakhtar Donetsk (3)
4°] Malmo (3)
[confornto direto] Primeiro jogo: PSG 0 x 0 Real; Segundo jogo: Real 1 x 0 PSG / Primeiro jogo: Malmo 1 x 0 Shakhtar; Segundo jogo: Shakhtar 4 x 0 Malmo
● Próxima rodada:
PSG x Shakhtar / Real x Malmo
Ibrahimovic voltou ao estádio do Malmo, clube que o revelou. O sueco marcou, mas não comemorou: PSG classificado! |
No grupo B, o Manchester United acabou se complicando. Um empate sem gols contra o PSV em casa com certeza não estava nos planos dos Diabos Vermelhos, mas foi o que aconteceu. E isso se agravou ainda mais porque o Wolfsburg (agora líder do grupo) venceu o CSKA, na Rússia por 2 x 0. O atacante Schurrle, campeão do mundo no ano passado, marcou os dois gols da equipe alemã.
● Schurrle é o quarto alemão que marca um "doblete" fora de casa na história da Champions League. Antes dele, Zorc (1997), Rosler (1998) e Zickler (2000) haviam conseguido o feito.
Wolfsburg (9 pontos) e Manchester United (8 pontos) se enfrentam na Alemanha na última rodada. Quem perder deve ser eliminado, já que o PSV (7 pontos) enfrenta o já eliminado CSKA (4 pontos) em casa. Se o Manchester perder, e o PSV empatar contra os russos, a vantagem ainda é dos holandeses, por causa do confronto direto. Nesse caso, passariam Wolfsburg e PSV. Ou seja, os ingleses terão que lutar muito para vencer em solo alemão, senão o risco de eliminação é enorme.
● Classificação:
1°] Wolfsburg (9)
2°] Manchester United (8)
3°] PSV (7)
4°] CSKA (4)
[confronto direto] Primeiro jogo: PSV 2 x 1 Manchester United; Segundo jogo: Manchester United 0 x 0 PSV
● Próxima rodada:
Wolfsburg x Manchester United / PSV x CSKA
Campeão do mundo no ano passado pela seleção alemã, Schurrle marcou dois gols importantíssimos contra o CSKA |
No grupo C, mais duas equipes garantiram a classificação: Benfica e Atlético Madrid. Os portugueses empataram contra o Astana fora de casa (2 x 2) e os espanhóis venceram o Galatasaray em casa (2 x 0).
● Griezmann marcou os dois gols do Atlético Madrid contra o Galatasaray. O atacante já tem seis gols pelo Atleti em partidas de Champions League, sendo o terceiro maior artilheiro da equipe espanhola na história da competição. Diego Costa (8) e Raúl García (7) são os primeiros.
● Neste duelo entre Atlético x Galatasaray houve um reencontro interessante: Taffarel, que assume interinamente o time turco, e Simeone, técnico da equipe espanhola, se cruzaram novamente. Eles chegaram a duelar em cobrança de pênaltis nas quartas de final da Copa América de 1995, disputada entre Brasil e Argentina. Na ocasião, Taffarel defendeu a cobrança do volante argentino, ajudando a seleção canarinha vencer por 5 a 3 e a avançar no torneio.
Benfica e Atlético Madrid já estão classificados, mas se enfrentam na última rodada para buscar a ponta do grupo, coisa que pode ajudar bastante nos próximos cruzamentos. Quem ficar em primeiro pode escapar de um time forte nas oitavas. Galatasaray (4 pontos) e Astana (3 pontos) também se enfrentam, e o objetivo também é importante: brigar pela 3ª colocação, ganhando assim uma vaga para a Copa UEFA.
● Classificação:
1°] Benfica (10)
2º] Atlético Madrid (10)
3°] Galatasaray (4)
4°] Astana (3)
● Próxima rodada:
Galatasaray x Astana / Benfica x Atlético
Griezmann marcou dois e já é o terceiro maior artilheiro do Atleti na história da Champions League (seis gols) |
No grupo D, foi a vez da Juventus garantir a classificação. O time italiano venceu o forte Manchester City por 1 x 0, em um duelo equilibrado na Itália. O gol da Juve saiu ainda no 1° tempo: assistência do brasileiro Alex Sandro para o matador Mandzukic abrir o placar. Na 2ª etapa, Sterling perdeu a chance de empatar a partida, mas perdeu um gol inacreditável.
● Foram dois duelos equilibrados entre Juventus e City na fase de grupos. Porém, a Juve se mostrou superior e venceu os dois confrontos, tanto na Inglaterra (2 x 1) como na Itália (1 x 0).
O Borussia Mönchengladbach venceu o Sevilla em casa (4 x 2) e ultrapassou os espanhóis na tabela do grupo D. Na última rodada, Juventus e Manchester City brigarão pela ponta. Para o City ser 1°, terá que ganhar do Mönchengladbach em casa e torcer para que a Juve perca do Sevilla na Espanha.
Se a "Vecchia Senhora" conseguir um empate contra o Sevilla já garante a primeira colocação. Os espanhóis precisam vencer para ainda sonhar com a amada Copa UEFA, competição que o Sevilla costuma ir muito bem.
● Classificação:
1°] Juventus (!1)
2°] Manchester City (9)
3°] Borussia Mönchengladbach (5)
4°] Sevilla (3)
● Próxima rodada:
City x Mönchengladbach / Sevilla x Juventus
Mandukic abriu o placar e colocou a Juve na ponta do grupo D: foi o segundo gol do croata na Champions 2014/2015 |
Daqui duas semanas teremos uma rodada de Champions emocionante!