terça-feira, 11 de agosto de 2015

Barcelona e Daniel Alves, os multi-campeões

Nesta terça-feira, tivemos a final da Supercopa da Europa. O Barcelona (atual campeão da Champions) enfrentou o Sevilla (atual campeão da Copa da UEFA). E foi um JOGAÇO! Talvez uma prévia do que será a temporada 2015/2016 no campeonato espanhol, um dos maiores do mundo!

O Barça precisou da prorrogação para vender o Sevilla por 5 x 4. Detalhe: o time de Messi e companhia chegou a estar vencendo por 4 x 1.

No tempo normal, o placar terminou em 4 x 4, com show de Lionel Messi, que marcou dois gols de falta. Neymar, que foi desfalque por conta de uma caxumba, deu lugar a outro brasileiro: Rafinha Alcântara. E o filho do ex-jogador Mazinho não decepcionou, marcando um gol ainda na primeira etapa. Suarez também deixou o dele. Banega, Reyes, Gameiro e Konoplyanka marcaram para o Sevilla.

Messi nunca havia marcado dois gols de falta na mesma partida. Com os tentos, já chegou a incríveis 460 gols na carreira

Na prorrogação, brilhou a estrela de Pedro Rodríguez. O espanhol, que pode estar de saída do Barcelona, marcou o gol do título azul-grená! Foi a 5ª vez que o Barça fatura a Copa da Europa (ao lado do Milan é o clube que mais venceu a competição).

E Daniel Alves merece um parágrafo a parte. Campeão da Supercopa da Europa em 2006 pelo Sevilla (em cima do Barça), o brasileiro chegou a 28 títulos na carreira - é o defensor que mais ergueu canecos na história do futebol.

Com NOVE títulos europeus no currículo (4 Supercopas, 3 Champions e 2 Ligas UEFA), Dani Alves igualou os recordistas Paolo Maldini e Arie Haan.

Esse número fica ainda mais impressionante se imaginarmos que Daniel Alves é um clube. Apenas sete equipes têm mais conquistas europeias que ele: Real Madrid (17), Milan (17), Barcelona (14), Juventus (11), Liverpool (11), Bayern de Munique (10) e Ajax (10). O lateral viria logo depois, acima de gigantes como Internazionale (8), Porto (7), Atlético de Madrid (7) e Manchester United (6).

Daniel Alves está de número novo para a temporada 2015/2016: o lateral-direito usa agora a camisa n° 6, que era do ídolo Xavi

Algumas curiosidades sobre a final::

● Desde 1998 (quando a Supercopa começou a ser disputada só em 1 jogo), NUNCA tivemos um jogo com mais de 5 gols. Nesta terça tivemos 9 (em tempo normal, 8).

● Pedro também marcou o gol do título do Barcelona na Supercopa de 2009 (também na prorrogação).

● Com os dois gols de Messi na partida, o Sevilla se tornou a vítima preferida do argentino (24 gols).

● A Espanha conquistou o seu 12º título e seu 10º vice campeonato na Supercopa. É a maior campeã. Itália é a 2ª (9 títulos).

Nenhum comentário: