quinta-feira, 27 de agosto de 2015

UCL 2015/2016: o espetáculo está montado!

Pronto, chega de ansiedade! A temporada 2015/2016 da Champions League vai começar! Agora pouco foram sorteados os grupos da fase de mata-mata, e eles sempre reservam algumas curiosidades. Para muitos, inclusive para mim, a Champions começa pra valer a partir das oitavas de final. Mas se o time não fizer bem seu papel na primeira fase pode se dar mal em algum cruzamento futuro. Por isso, é importante conseguir a primeira colocação do grupo.

O Real Madrid estava no pote 2. O "azarado" do pote 1 foi o PSG, que caiu no mesmo grupo dos espanhóis. Serão mais dois duelos entre Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Lembram da repescagem entre Portugal e Suécia para a Copa do Mundo do ano passado?

O Barcelona, atual campeão, terá um grupo teoricamente tranquilo. O time de Neymar e cia irá reencontrar a Roma. Espanhóis e italianos se enfrentaram em um amistoso na pré-temporada. Antes do sorteio, Messi foi premiado como o melhor jogador da Europa na temporada 2014/15. CR7 e Suarez eram seus concorrentes.

Confira todos os grupos:



Não da pra falar que existe um "Grupo da Morte", mas talvez o mais equilibrado seja o "grupo D", com Juventus (atual vice-campeão da UCL), Manchester City (sempre com um elenco fortíssimo), Sevilla (campeão da UEFA) e Borussia Monchengladbach (a zebra). Juve e City devem brigar pela 1ª colocação, que é muito importante. Porém, todo cuidado contra o Sevilla é pouco..

O grupo mais "aleatório" é o H, com Zenit, Valencia, Lyon e Gent. Equipes que dificilmente irão almejar algo mais pra frente.

O Manchester United, que volta a Champions, deu sorte. Irá enfrentar PSV, CSKA e Wolfsburg. Não são equipes tão fracas assim, mas todas bem inferiores ao time inglês, que deve ser o 1° colocado.

Alguns reencontros irão marcar a 1ª fase. Como disse acima, Manchester e PSV irão se enfrentar e Memphis Depay, ótima contratação dos Diabos Vermelhos, irá reencontrar seu ex-time.

Um duelo interessante está no "grupo G": Casillas, agora no Porto, reencontrará José Mourinho, seu desafeto nos tempos de Real Madrid. Já Mourinho irá rever seu ex-clube português, onde venceu a Champions 2003/2004.

No "grupo A", outros reencontros: Di Maria, agora no PSG, irá rever o Real Madrid, onde teve bons momentos na temporada retrasada. Ibrahimovic, já ídolo do time francês, irá reencontrar o clube que o revelou, o Malmo, da Suécia.

Messi levou a melhor em cima de CR7 mais uma vez: o argentino ganhou o prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2014/2015

Comecem suas apostas!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Barcelona e Daniel Alves, os multi-campeões

Nesta terça-feira, tivemos a final da Supercopa da Europa. O Barcelona (atual campeão da Champions) enfrentou o Sevilla (atual campeão da Copa da UEFA). E foi um JOGAÇO! Talvez uma prévia do que será a temporada 2015/2016 no campeonato espanhol, um dos maiores do mundo!

O Barça precisou da prorrogação para vender o Sevilla por 5 x 4. Detalhe: o time de Messi e companhia chegou a estar vencendo por 4 x 1.

No tempo normal, o placar terminou em 4 x 4, com show de Lionel Messi, que marcou dois gols de falta. Neymar, que foi desfalque por conta de uma caxumba, deu lugar a outro brasileiro: Rafinha Alcântara. E o filho do ex-jogador Mazinho não decepcionou, marcando um gol ainda na primeira etapa. Suarez também deixou o dele. Banega, Reyes, Gameiro e Konoplyanka marcaram para o Sevilla.

Messi nunca havia marcado dois gols de falta na mesma partida. Com os tentos, já chegou a incríveis 460 gols na carreira

Na prorrogação, brilhou a estrela de Pedro Rodríguez. O espanhol, que pode estar de saída do Barcelona, marcou o gol do título azul-grená! Foi a 5ª vez que o Barça fatura a Copa da Europa (ao lado do Milan é o clube que mais venceu a competição).

E Daniel Alves merece um parágrafo a parte. Campeão da Supercopa da Europa em 2006 pelo Sevilla (em cima do Barça), o brasileiro chegou a 28 títulos na carreira - é o defensor que mais ergueu canecos na história do futebol.

Com NOVE títulos europeus no currículo (4 Supercopas, 3 Champions e 2 Ligas UEFA), Dani Alves igualou os recordistas Paolo Maldini e Arie Haan.

Esse número fica ainda mais impressionante se imaginarmos que Daniel Alves é um clube. Apenas sete equipes têm mais conquistas europeias que ele: Real Madrid (17), Milan (17), Barcelona (14), Juventus (11), Liverpool (11), Bayern de Munique (10) e Ajax (10). O lateral viria logo depois, acima de gigantes como Internazionale (8), Porto (7), Atlético de Madrid (7) e Manchester United (6).

Daniel Alves está de número novo para a temporada 2015/2016: o lateral-direito usa agora a camisa n° 6, que era do ídolo Xavi

Algumas curiosidades sobre a final::

● Desde 1998 (quando a Supercopa começou a ser disputada só em 1 jogo), NUNCA tivemos um jogo com mais de 5 gols. Nesta terça tivemos 9 (em tempo normal, 8).

● Pedro também marcou o gol do título do Barcelona na Supercopa de 2009 (também na prorrogação).

● Com os dois gols de Messi na partida, o Sevilla se tornou a vítima preferida do argentino (24 gols).

● A Espanha conquistou o seu 12º título e seu 10º vice campeonato na Supercopa. É a maior campeã. Itália é a 2ª (9 títulos).