quarta-feira, 29 de abril de 2015

O trio MSN

Ontem teve mais um show do Barcelona no Camp Nou. Uma sonora goleada por 6 x 0 em cima do Getafe, um passo importante para conquistar o Campeonato Espanhol, recorde quebrado e seis golaços! Não é modo de dizer. Foram seis lindos gols, até mesmo o de pênalti, cobrado por Messi - uma cavadinha certeira no meio do gol.

E claro, o trio MSN deu show: Suarez (2), Messi (2) e Neymar (1) marcaram. Xavi também deixou sua marca com um belo chute de fora da área. Isso mesmo! O trio mais famoso da Europa marcou CINCO. Até antes do jogo eles tinham 97 gols (somados) na temporada 2014/2015. Com os cinco tentos, chegaram a 102 e se tornaram o trio mais goleador do Barcelona na história do clube!

● Messi-Villa-Pedro marcaram 98 gols em 2010/2011

● Messi-Henry-Eto'o marcaram 100 gols em 2008/2009

● Messi-Suarez-Neymar marcaram 102 em 2014/2015 (e contando).

- Detalhe: Suarez pôde jogar pelo Barça apenas na 9ª rodada da Espanhol, por conta da punição imposta pela FIFA.


Os números impressionantes do trio MSN, que ultrapassaram a barreira dos 100 gols na temporada!

Algumas curiosidades:

- Messi (49 gols), Suarez (21) e Neymar (32) agora buscam o recorde espanhol, que pertence ao trio Cristiano Ronaldo-Benzema-Higuain. Juntos, eles somaram 118 gols em 2011/2012 pelo Real Madrid.

- Contra o Getafe, cada um do trio MSN marcou pelo menos um gol e deu pelo menos uma assistência. É a primeira vez que isso acontece desde o começo da temporada.

- Neymar igualou a quantidade de gols que Ronaldo Fenômeno tem pelo Barcelona (47). Os próximos alvos brasileiros: Ronaldinho (94), Evaristo de Macedo (105) e Rivaldo (130). O camisa 11 já ultrapassou nomes como Romário (39) e Maradona (38) pelo clube catalão.

- Só 5 times tem mais gols que Messi, Suárez e Neymar juntos nesta temporada:  o próprio Barcelona, Real, Bayern, PSG e Chelsea. Impressionante!

- Messi ainda está atrás de CR7 em números de gols na temporada 2014/2015. Confira a lista:

[50] Cristiano Ronaldo
[49] Messi 
[32] Neymar
[31] Lacazette
[30] Kane
[28] Ibrahimovic e Tevez
[27] Aguero
[26] Higuian

Cristiano Ronaldo foi muito bem na reta final de 2014, tanto que foi eleito o melhor jogador do mundo. Porém, este ano, Messi parece estar afim de desbancar novamente o português. O camisa 10 do Barça soma em 2015 nada menos que 26 gols e 16 assistências em 27 jogos. É o maior artilheiro e maior assistente do ano.

Neymar registrou o momento após o jogo: melhor trio da história do Barça!

- Olhem como é desproporcional a artilharia do Barcelona no ano de 2015:

[26] Messi 
[18] Neymar e Suárez 
[03] Pedro, Piqué e Mathieu

Agora fica a pergunta: quem vence? Bayern ou Barça pela Liga dos Campeões? Os alemães tiveram uma dura derrota nos pênaltis para o rival Borussia na terça-feira (errando todas as penalidades). Não podem mais ganhar a tão sonhada tríplice coroa. E ainda perdeu Robben, machucado mais uma vez. O holandês deve perder a temporada. Lewandowski, que saiu com suspeita de ter quebrado o nariz, pode jogar com uma máscara (se jogar). A boa notícia (única) é que Ribery deve voltar ao time bávaro.

Já pelo lado do Barcelona, só alegria... Pra mim da Barça! E pra vocês?:

domingo, 26 de abril de 2015

UCL: Bayer e Barça arrasadores

Fim das quartas de final da Champions League! E deu o que a maioria esperava - os melhores times, de fato, avançaram. Barcelona, Bayern Munique, Real Madrid e Juventus estão nas semifinais! Barça e Bayern passaram com mais facilidade. Real e Juve sofreram um pouquinho.

Detalhe que estes são exatamente os quatro clubes que mais chegaram em semifinais de competições europeias na história: Real Madrid (31 vezes), Barcelona (30), Bayern (25) e Juventus (22). Apesar disso, é a primeira vez que eles chegam juntos à semi da Champions.



Bayern Munique 6 x 1 Porto:

Precisando reverter o placar de 3 x 1 que o Porto conseguiu em casa, o Bayern seguiu sua rotina de goleadas. O time de Pep Guardiola é fortíssimo jogando em solo alemão. Sempre faz partidas perfeitas! Terça-feira foi uma delas. Destaque para Lewandowski, que marcou duas vezes.

O Bayern fez 5 x 0 só no 1° tempo, obtendo um recorde: foi o primeiro time a conseguir marcar cinco gols na primeira etapa de uma partida de mata-mata de Champions League. O brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara (que havia feito o gol dos bávaros no jogo de ida), o zagueiro Boateng e os atacantes Lewandowski (duas vezes) e Muller foram os autores dos tentos.

Na segunda etapa, o Porto conseguiu um gol de honra com o artilheiro Jackson Martinez, que também havia marcado no jogo de ida. O atacante colombiano deixou a UCL com a boa de sete gols marcados. Xabi Alonso, volante do Bayern, ainda marcou o sexto gol, em bela cobrança de falta. Igualando Brahimi, do próprio Porto, como o jogador com mais gols de bola parada nesta edição (dois tentos cada).

●  Thomas Muller (27 gols) superou Mario Gomez (26) e se tornou o maior artilheiro alemão da história da Champions.

● O Bayern é o primeiro clube com três gols de cabeça na primeira meia hora de jogo na história da UCL.

● Pep Guardiola disputou seis edições de Champions League como técnico e chegou as semifinais em TODAS.

● São 347 partidas oficiais de Guardiola comandando Barça e Bayern. Com o jogo de terça, suas equipes fizeram 5 ou mais  gols em 50 ocasiões (1 grande goleada a cada 7 partidas). Impressionante!

Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, comemora: o camisa 6 marcou nos dois confrontos e ajudou muito o Bayern na classificação

Barcelona 2 x 0 PSG

Mais uma vez, nosso craque Neymar mostrou que é um dos grandes jogadores da atualidade e marcou os dois gols do Barça no jogo. O camisa 11 é um verdadeiro carrasco do PSG: em quatro jogos contra a equipe francesa nessa Champions, ele marcou cinco gols! Impressionante como sempre se da bem contra David Luiz e cia.

Os dois tentos anotados por Neymar foram ainda no 1° tempo. Destaque para o primeiro, feito após uma jogadaça de Iniesta, que correu 51 metros, driblou três jogadores do PSG pelo caminho e serviu o brasileiro, que driblou Sirigu e marcou. O segundo gol foi após um cruzamento na medida de Daniel Alves.

O Barcelona venceu com certa tranquilidade as duas partidas contra o PSG (um time forte!), mostrando que é um dos grandes favoritos para o título. Ibra voltou de suspensão, mas segue sem ser decisivo em mata-mata de UCL. Pela 5ª temporada seguida, o sueco é eliminado nas quartas de final da competição.

● Neymar é o 2º brasileiro a marcar 10 ou + gols na Libertadores (14 em 25 jogos) e Champions League (10 em 19 jogos). O outro é Jardel (16 e 25, respectivamente).

● Neymar é o 1º jogador que marca em 4 jogos diferentes contra o mesmo time em uma edição da UCL. Pobre PSG...

● Neymar é o quinto brasileiro a conseguir um "doblete" (dois gols) em uma partida de quartas de final de Champions. Os outros: Rivaldo, Ronaldo, Kaká e Edu.

● O Barça jogará as semifinais da UCL pela sétima vez nos últimos oito anos. Impressionante!


Monaco 0 x 0 Juventus:

A Juve conseguiu uma vitória simples em casa e, na França, o Monaco teria que sair para buscar o placar. Os franceses têm uma defesa muito forte, acostumados a atuar no contra-ataque, mas agora, a iniciativa tinha que vir deles.. E o fizeram! No 1° tempo, foram sete chutes a gol contra apenas dois da Juventus, que teve o desfalque de Pogba, machucado.

Porém, nada de gols tanto no 1° como no 2° tempo. Os goleiros foram bem, especialmente Buffon que, perto da sua aposentadoria, merecia essa semifinal de Champions. Na próxima fase, a Juve espera contar com a sua joia Pogba, para deixar o meio ainda mais forte, que já conta com Pirlo e Vidal.

● Chiellini tomou um cartão amarelo no 1° minuto da partida após impedir um lance perigoso se jogando no chão e colocando a mão na bola - foi o cartão amarelo mais rápido que um jogador italiano levou na história da UCL.

● Chiellini é o jogador com mais passes completados (712) nesta edição de Champions League - deixa pra trás Xabi Alonso (696), Messi (683) e Mascherano (664).

● É a 1ª semifinal de UCL da Juventus em 12 anos.


Chicharito foi o "heroi improvável" do Real Madrid: destaque para a jogadaça de Cristiano Ronaldo e James Rodriguez

Real Madrid 1 x 0 Atlético Madrid:

Talvez o duelo que mais dividia a opinião das pessoas. Nesta temporada, até então haviam sido sete jogos entre as equipes e nenhuma vitória do Real. Hoje, o time de CR7 e cia precisava vencer em casa. E jogava sem Benzema, Bale, Modric e Marcelo. Um dos substitutos foi Chichiarito Hernandez, que seria o herio do time espanhol.

E o mexicano foi quem mais assustou o Atleti na primeira etapa, mas estava com o pé descalibrado. Ao todo, o Real Madrid finalizou 10 vezes no primeiro tempo, mas nada de bola na rede. No 2° tempo, Arda Turam foi expulso e permitiu o Real se lançar ainda mais. Até que Cristiano Ronaldo e James fizeram uma grande jogada pela esquerda e o português rolou para Chicharito marcar. Vitória e classificação suada!

Casillas se tornou o goleiro com o maior número de partidas sem levar gols em UCL (52). Ultrapassou Van der Sar (51). Aliás, o Real não levou gol nas quartas!

● Chicharito se tornou o jogador mexicano com mais gols (2) em fases mata-mata de Champions League.

-

Na sexta-feira, tivemos os confrontos das semifinais, que ficaram assim:

05/05 - Juventus x Real Madrid

06/05 - Barcelona x Bayern

12/05 - Bayern x Barcelona

13/05 - Real x Juventus

-

Quais os palpites de vocês?

sexta-feira, 17 de abril de 2015

UCL: Brasileiros falham e Barça e Porto vencem

Não foi uma semana boa para os zagueiros brasileiros. O famoso 7 x 1 foi lembrado mais uma vez. Isso porque, a dupla da goleada contra a Alemanha falhou nos jogos de quarta-feira da Champions League. Dante, do Bayern Munique, entregou o ouro para Quaresma marcar um dos gols do Porto, enquanto David Luiz, que entrou meio no sacrifício, levou nada menos que duas canetas de Suarez e viu o uruguaio marcar duas vezes na derrota do PSG diante do Barcelona.

Mas na terça também teve jogos! Menos empolgantes, é verdade, mas muito por conta da ótima atuação de Oblak, goleiro do Atlético de Madrid, contra o Real. A Juventus venceu o Monaco da forma mais magra possível: 1 x 0, em um pênalti duvidoso...



Juventus 1 x 0 Monaco:

Placar magro, mas importante para a Juve, que lidera o campeonato italiano e faz bom papel na Champions, liderada sempre por Tevez, que faz temporada espetacular. Dessa vez, quem garantiu o placar foi o chileno Vidal, de pênalti. E foi um penal bastante duvidoso (pra não falar inexistente) de Ricardo Carvalho em cima de Morata.

Vidal não marcava em partidas de Champions desde outubro de 2013. Foi seu 9° gol na história da competição, sendo cinco deles cobrando pênaltis.

O Monaco vem bem na UCL, leva poucos gols e atua muito bem nos contra-ataques. O problema é que na semana que vem, em casa, o time francês vai ter que sair mais para tentar reverter o placar. A Juve, de Pirlo, Tevez e cia, é favorita, mas o duelo está aberto.

● Um jogador chileno não marcava em quartas de finais de Champions desde 2000 (Marcelo Salas).

● A Juventus cobrou 17 pênaltis na história da UCL. Marcou 14 (6 - Del Piero, 5 - Vidal, 2 - Amoruso, 1 - inzaghi).

Vidal bateu muito bem o pênalti, como sempre: Juventus em vantagem, mas o Monaco é perigoso. Semana que vem, decisão na França!

Atlético Madrid 0 x 0 Real Madrid:

O Atlético era a pedra no sapato do Real nesta temporada, e continuou sendo. Muito graças ao bom goleiro Oblak, que fez sete boas defesas no jogo. Uma delas em um lance lindo do começo ao fim, que James chutou de três dedos de fora da área. Outra delas, em um lance cara a cata com Bale. Se não fosse o goleiro...

Cristiano Ronaldo, que marcava há 12 jogos seguidos fora de casa em partidas de UCL, não foi bem. Marca quebrada. A defesa do Atleti é muito forte. Nesta temporada 2014/2015, Real Madrid e Atlético se enfrentaram agora sete vezes (será a OITAVA semana que vem). E acreditem: nenhum vitória do Real até agora (quatro vitórias e três empates). Marcelo levou o terceiro amarelo e não joga na semana que vem, no Santiano Bernabeu. Ficou mesmo para a volta...

● O Atlético Madrid chegou a sete jogos seguidos sem levar gols em casa na Champions. Igualou um recorde do próprio Real.

● Casillas chegou a 51 partidas de UCL sem levar gols. Igualou o recorde de Van Der Sar.




Porto 3 x 1 Bayern:

Era um jogo difícil para o Bayern. Além de estar bastante desfalcado (Robben, Ribery, Schweinsteiger, Alaba, entre outros, estavam machucados), o Porto vem fazendo uma temporada muito boa - ainda não perdeu na UCL 2014/2015.

E o time português surpreendeu! Em dez minutos de jogo, já estava 2 x 0 para o time da casa, com dois gols de Ricardo Quaresma. Dante acabou falhando em um dos gols... O outro foi de pênalti (cometido por Neuer). Com os dois tentos anotados contra o poderoso Bayern, Quaresma chegou a 50 com a camisa do Porto.

No 2°, Thiago Alcântara fez um gol importante para o time alemão, diminuindo o placar - foi o primeiro gol do brasileiro naturalizado espanhol em partidas de Champions League. Porém, o colombiano Jackson Martinez fez o terceiro do Porto, que vai levar uma vantagem boa - mas perigosa - para a Alemanha. Detalhe que Danilo e Alex Sandro, laterais brasileiros e destaques do time português, levaram o terceiro amarelo e não jogam a volta. Páreo duro.. Pelo lado do Bayern, a esperança é para a volta dos (muitos) lesionados.

● O Bayern JAMAIS superou uma eliminatória europeia depois de perder o primeiro jogo fora de casa por dois gols de diferença.

● Jackson Martinez é o primeiro colombiano que marca nas quartas de finais (ou adiante) em Champions.

● Falcão Garcia era o colombiano que havia marcado em uma fase mais avançada de UCL (oitavas de final). Detalhe: também usava a camisa do Porto.

Suarez deu um show na França! Dois golaços após duas canetas em David Luiz. E Thiago Silva saiu machucado...

PSG 1 x 3 Barcelona:

O PSG tinha vários desfalques, entre eles, o melhor jogador do time, Ibrahimovic. David Luiz, voltando de contusão, começou no banco. E o zagueiro brasileiro iria ser um personagem importante na partida. Isso porque Thiago Silva saiu machucado logo na primeira etapa. Sobrou para David, que fora de ritmo não conseguiu acompanhar o veloz ataque do Barça. O time espanhol não contava com Daniel Alves, suspenso. Pique completava 300 jogos com a camisa azul-grená.

Neymar, cada vez mais decisivo, abriu o placar no começo do jogo, após passe de Messi. Foi o 8° do craque brasileiro na história da UCL (quatro esse ano). Marcou em todos os três jogos contra o PSG na temporada.

No 2° tempo, veio o show a parte de Suarez. O craque uruguaio fez dois golaços, após aplicar duas canetas em David Luiz. O zagueiro brasileiro acabou sendo motivo de chacota... Mais uma atuação espetacular do trio MSN! Vai ser quase impossível o PSG reverter o placar na Espanha.

● Messi já deu 23 assistências nesta temporada. Deve bater seu recorde pessoal de 2011/2012, quando deu 29 passes para gol.

● Dos 28 gols de Neymar na temporada, 12 tiveram assistência de Messi. Hoje, mais um.

● Xavi (169) superou Maldini (168) e agora é o jogador com mais partidas em toda história de competições europeias. Ranking:

169] XAVI
168] Maldini
161] Seedorf
160] Zanetti
158] Giggs e Raúl
152] Casillas
150] Carragher

● O PSG JAMAIS reverteu uma eliminatória europeia depois de perder a primeira partida em casa.

-

Semana que vem tem a volta! Quais os palpites?

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reta final do Paulistão!

Agora é pra valer! Para muitos, AGORA vai começar o Paulistão 2015. Só clássicos, só time grande! Nesta segunda-feira, a FPF definiu as datas e os horários das semifinais:

- Corinthians x Palmeiras, domingo (19/04), às 16h, na Arena Corinthians.
- Santos x São Paulo, domingo (19/04), às 18h30, na Vila Belmiro.

- Corinthians:

O Corinthians foi o primeiro grande a passar, mas não convenceu. Contra a Ponte, campeã do interior, o Timão precisou da ajuda da arbitragem para seguir no Paulista. Após um gol mal anulado da Macaca, Renato Augusto fez 1 x 0 e classificou o Timão.

O time de Tite está invicto no ano em jogos oficiais. Porém, contra o Palmeiras, não terá sua dupla de ataque titular: Emerson Sheik (suspenso) e Guerrero (com dengue), não jogam. O camisa 9, aliás, deve ficar ainda duas semanas de molho. Pode voltar no segundo jogo da final - se o Corinthians estiver lá.

- São Paulo:

Antes da rodada, o São Paulo era o mais cotado dos grandes a ser eliminado. Além do Red Bull ser um bom time (grande surpresa do campeonato, que ganhou uma vaga na Série D do brasileiro), o Tricolor ainda não empolga a torcida - literalmente. "Apenas" 18.221 torcedores compareceram no Morumbi. Muito abaixo de Palmeiras (35.437) e Corinthians (32.869), que também jogaram em casa.

Porém, o time de Milton Cruz se saiu muito bem e conseguiu vencer o jogo com facilidade. Lulinha e Edmilson, que foram muito bem na fase de grupos, perderam muitos gols. Rogério Ceni aproveitou para abrir o placar de falta (gol de número 127 na carreira). No 2° tempo, Ganso finalmente apareceu. Deu um passe para Pato marcar e fez o seu, de cabeça. Agora, terá que encarar o Santos na Vila. Jogo difícil!

Robinho deu um susto domingo, mas joga a semi; Ceni ainda pode ser decisivo; Guerrero será um desfalque sentido e Dudu vem evoluindo

- Palmeiras:

O Verdão foi o time que pegou o pior horário (11h, num domingo) e que colocou o maior público no estádio. Mais de 35 mil pessoas no Allianz para ver Palmeiras x Botafogo-SP. E o árbitro quase estragou a linda festa da torcida: deixou de dar dois pênaltis CLAROS em cima de Dudu no 2° tempo. Além disso, deveria ter expulsado André Rocha, do Botinha, que agrediu Valdivia. O amarelo ficou baratíssimo.

Porém, a surpresa de Oswaldo garantiu a vitória: Leandro Pereira, que começou no lugar de Cristaldo, marcou após bela jogada de Valdivia, que saiu do banco para jogar bem mais uma vez. É cada vez mais claro que o Verdão tem que renovar com o Mago. O camisa 10 fez uma linda jogada e tocou para Lucas cruzar para Leandro Pereira completar. Cleiton Xavier ainda estreou e fez tabelas com o chileno, mostrando que uma bela dupla irá surgir. O clássico contra o Corinthians (+ arbitragem), no Itaquerão, será complicado. O time mais ajudado contra o mais prejudicado das quartas. Vitor Luis, Vitor Hugo e Leandro Pereira estão suspensos e não jogam. Zé Roberto, que saiu machucado domingo, é dúvida. Gabriel Jesus voltará a ser opção no banco, pois retorna da seleção sub-20. 

- Santos:

O Peixe, assim como o São Paulo, teve um jogo tranquilo. O XV não foi páreo para os meninos da Vila. Os nem tão meninos assim Robinho e Ricardo Oliveira marcaram de pênalti - discutíveis, mas que na minha opinião aconteceram. Lucas Lima, que vem jogando MUITA bola, marcou um bonito gol e classificou o Santos, que receberá o tricolor paulista na Vila pelas semifinais.

A má notícia foi a saída de Robinho, contundido. A torcida santista ficou preocupada, mas segundo os médicos do Peixe não foi constatada uma lesão e o Rei das Pedaladas estará presente no jogo de domingo. Outro que pode voltar é o experiente volante Renato.

-

Quais os times farão a final?