Não foi uma semana boa para os zagueiros brasileiros. O famoso 7 x 1 foi lembrado mais uma vez. Isso porque, a dupla da goleada contra a Alemanha falhou nos jogos de quarta-feira da Champions League. Dante, do Bayern Munique, entregou o ouro para Quaresma marcar um dos gols do Porto, enquanto David Luiz, que entrou meio no sacrifício, levou nada menos que duas canetas de Suarez e viu o uruguaio marcar duas vezes na derrota do PSG diante do Barcelona.
Mas na terça também teve jogos! Menos empolgantes, é verdade, mas muito por conta da ótima atuação de Oblak, goleiro do Atlético de Madrid, contra o Real. A Juventus venceu o Monaco da forma mais magra possível: 1 x 0, em um pênalti duvidoso...
Juventus 1 x 0 Monaco:
Placar magro, mas importante para a Juve, que lidera o campeonato italiano e faz bom papel na Champions, liderada sempre por Tevez, que faz temporada espetacular. Dessa vez, quem garantiu o placar foi o chileno Vidal, de pênalti. E foi um penal bastante duvidoso (pra não falar inexistente) de Ricardo Carvalho em cima de Morata.
Vidal não marcava em partidas de Champions desde outubro de 2013. Foi seu 9° gol na história da competição, sendo cinco deles cobrando pênaltis.
O Monaco vem bem na UCL, leva poucos gols e atua muito bem nos contra-ataques. O problema é que na semana que vem, em casa, o time francês vai ter que sair mais para tentar reverter o placar. A Juve, de Pirlo, Tevez e cia, é favorita, mas o duelo está aberto.
● Um jogador chileno não marcava em quartas de finais de Champions desde 2000 (Marcelo Salas).
● A Juventus cobrou 17 pênaltis na história da UCL. Marcou 14 (6 - Del Piero, 5 - Vidal, 2 - Amoruso, 1 - inzaghi).
|
Vidal bateu muito bem o pênalti, como sempre: Juventus em vantagem, mas o Monaco é perigoso. Semana que vem, decisão na França! |
Atlético Madrid 0 x 0 Real Madrid:
O Atlético era a pedra no sapato do Real nesta temporada, e continuou sendo. Muito graças ao bom goleiro Oblak, que fez sete boas defesas no jogo. Uma delas em um lance lindo do começo ao fim, que James chutou de três dedos de fora da área. Outra delas, em um lance cara a cata com Bale. Se não fosse o goleiro...
Cristiano Ronaldo, que marcava há 12 jogos seguidos fora de casa em partidas de UCL, não foi bem. Marca quebrada. A defesa do Atleti é muito forte. Nesta temporada 2014/2015, Real Madrid e Atlético se enfrentaram agora sete vezes (será a OITAVA semana que vem). E acreditem: nenhum vitória do Real até agora (quatro vitórias e três empates). Marcelo levou o terceiro amarelo e não joga na semana que vem, no Santiano Bernabeu. Ficou mesmo para a volta...
● O Atlético Madrid chegou a sete jogos seguidos sem levar gols em casa na Champions. Igualou um recorde do próprio Real.
● Casillas chegou a 51 partidas de UCL sem levar gols. Igualou o recorde de Van Der Sar.
Porto 3 x 1 Bayern:
Era um jogo difícil para o Bayern. Além de estar bastante desfalcado (Robben, Ribery, Schweinsteiger, Alaba, entre outros, estavam machucados), o Porto vem fazendo uma temporada muito boa - ainda não perdeu na UCL 2014/2015.
E o time português surpreendeu! Em dez minutos de jogo, já estava 2 x 0 para o time da casa, com dois gols de Ricardo Quaresma. Dante acabou falhando em um dos gols... O outro foi de pênalti (cometido por Neuer). Com os dois tentos anotados contra o poderoso Bayern, Quaresma chegou a 50 com a camisa do Porto.
No 2°, Thiago Alcântara fez um gol importante para o time alemão, diminuindo o placar - foi o primeiro gol do brasileiro naturalizado espanhol em partidas de Champions League. Porém, o colombiano Jackson Martinez fez o terceiro do Porto, que vai levar uma vantagem boa - mas perigosa - para a Alemanha. Detalhe que Danilo e Alex Sandro, laterais brasileiros e destaques do time português, levaram o terceiro amarelo e não jogam a volta. Páreo duro.. Pelo lado do Bayern, a esperança é para a volta dos (muitos) lesionados.
● O Bayern JAMAIS superou uma eliminatória europeia depois de perder o primeiro jogo fora de casa por dois gols de diferença.
● Jackson Martinez é o primeiro colombiano que marca nas quartas de finais (ou adiante) em Champions.
● Falcão Garcia era o colombiano que havia marcado em uma fase mais avançada de UCL (oitavas de final). Detalhe: também usava a camisa do Porto.
|
Suarez deu um show na França! Dois golaços após duas canetas em David Luiz. E Thiago Silva saiu machucado... |
PSG 1 x 3 Barcelona:
O PSG tinha vários desfalques, entre eles, o melhor jogador do time, Ibrahimovic. David Luiz, voltando de contusão, começou no banco. E o zagueiro brasileiro iria ser um personagem importante na partida. Isso porque Thiago Silva saiu machucado logo na primeira etapa. Sobrou para David, que fora de ritmo não conseguiu acompanhar o veloz ataque do Barça. O time espanhol não contava com Daniel Alves, suspenso. Pique completava 300 jogos com a camisa azul-grená.
Neymar, cada vez mais decisivo, abriu o placar no começo do jogo, após passe de Messi. Foi o 8° do craque brasileiro na história da UCL (quatro esse ano). Marcou em todos os três jogos contra o PSG na temporada.
No 2° tempo, veio o show a parte de Suarez. O craque uruguaio fez dois golaços, após aplicar duas canetas em David Luiz. O zagueiro brasileiro acabou sendo motivo de chacota... Mais uma atuação espetacular do trio MSN! Vai ser quase impossível o PSG reverter o placar na Espanha.
● Messi já deu 23 assistências nesta temporada. Deve bater seu recorde pessoal de 2011/2012, quando deu 29 passes para gol.
● Dos 28 gols de Neymar na temporada, 12 tiveram assistência de Messi. Hoje, mais um.
● Xavi (169) superou Maldini (168) e agora é o jogador com mais partidas em toda história de competições europeias. Ranking:
169] XAVI
168] Maldini
161] Seedorf
160] Zanetti
158] Giggs e Raúl
152] Casillas
150] Carragher
● O PSG JAMAIS reverteu uma eliminatória europeia depois de perder a primeira partida em casa.
-
Semana que vem tem a volta! Quais os palpites?