terça-feira, 28 de outubro de 2014

Os 23 melhores do mundo. CR7 favorito!

Mais um ano chegando ao fim e a FIFA divulgou os 23 candidatos a melhor do mundo. Alguns jogadores ficaram de fora, causando certa estranheza. Porém, 2014 teve Copa do Mundo, então foi um ano diferente. Nomes como James Rodriguez e Gotze estão na lista muito pelas atuações no mundial - o colombiano foi o artilheiro da Copa e o alemão fez o gol do título da Alemanha.

Os 23 indicados são:



A seleção, que sempre é montada na festa de cerimônia, terá problemas para ser escalada, já que apenas um zagueiro (Sérgio Ramos) e um lateral (Lahn) foram indicados. Podem haver improvisações ou esquemas malucos, como um 3-4-3, por exemplo.

- Minha aposta para este ano: 1° Cristiano Ronaldo; 2° Neuer; 3° Messi; 4° Robben e 5° Di Maria.

- Iniesta entrou pelo currículo, porque pelo ano certamente não foi.

- Neymar, aos poucos, vai conseguir uma posição de destaque no ranking. No ano passado, foi o 5° melhor jogador do mundo. Este ano, muito por conta do fiasco do Brasil na Copa, deverá cair um pouco, mas com certeza será o melhor daqui uns anos. O reinado de Messi e CR7 um dia vai acabar...

- O favorito Cristiano Ronaldo tem incríveis 49 gols em 47 jogos no ano. Também contabiliza 11 assistências e 3 títulos.

- Os times que têm mais representantes na lista: Real Madrid e Bayern Munique (6 cada). Barcelona (4) e Chelsea (3) vêm na sequencia. Manchester United, Manchester City, Juventus e PSG completam a lista com 1 nome cada.

- Xavi está fora dos 23 da Bola de Ouro pela 1ª vez desde 2007.

 Saiu também a lista dos técnicos:



Estranho a disputa de técnicos porque é bem difícil comparar técnicos de times e seleções. O prêmio deveria ser separado...

Sobre os 23 melhores do mundo, fiz uma seleção de jogadores que ficaram de fora:

Keylor Navas (REAL), Zabaleta (CITY), Godin (ATMAD), Hummels (BVB) e Alaba (BAY); Vidal (JUV), Modric (REAL) e Ribery (BAY); Aguero (CITY), Suarez (BAR) e Van Persie (MUTD).

Ao que tudo indica, Luisito Suarez ficou de fora por birra da FIFA. Tudo por causa da famosa mordida...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Gol da Alemanha! (E do Luiz Adriano)

Tarde de quarta-feira: final de mais uma rodada da Champions League. Noite de quarta: final de mais uma rodada do Brasileirão.

Pela Champions: 59 gols em 16 jogos (média de 3,68). Pelo Brasileiro: 15 gols em 10 jogos (média de 1,5).

Jogos complicados de ver no Brasileiro, com vários times maltratando a bola e jogando na retranca sem nenhuma cerimônia. Se os nacionais da Europa parecem estar em um ritmo favorável aos grandes (como sempre), na UCL as coisas melhoram muito!

No Brasil, teremos um Palmeiras x Corinthians que promete bastante no sábado, véspera de eleições.

Na Espanha, Real x Barça (sábado) e na Inglaterra, Manchester United x Chelsea (domingo) são outros clássicos que vão parar os apaixonados por futebol. Final de semana promete.

Bom, vamos falar da espetacular Champions. Por cinco gols, o recorde de 63 gols em uma rodada não é batido.



E a rodada foi especial para um brasileiro. Muito especial. Dentre as goleadas, uma chamou a atenção não somente pelo placar mais elástico (0 - 7), como também pelos cinco gols marcados por Luiz Adriano. E com estes gols, ele quebrou alguns recordes:

- Luiz Adriano igualou a marca de Messi: CINCO gols marcados em uma só partida de Champions League. Ninguém além da dupla marcou mais em um jogo;

- O camisa 9 foi o primeiro a fazer um "poker" (quatro gols) em um 1° tempo de UCL;

- .Primeiro brasileiro a fazer 5 gols (e também quatro) em um jogo de UCL.

- Além dessas marcas conquistadas na Champions, ele se tornou simplesmente o maior artilheiro da HISTÓRIA do Shakhtar com 117 gols. Ultrapassou Vorobey, que tinha 114.

Nesta quinta-feira teremos convocação do Dunga para a seleção. Será que Luiz Adriano será lembrado? Seria uma boa aposta.

Luiz Adriano completa cruzamento e marca um de seus cinco gols na partida contra o BATE. Ele é agora o maior artilheiro da história do Shakhtar (117 gols)

E outra goleada também mereceu muito destaque, mesmo ela soando mal para os brasileiros. O sonoro 7 x 1 voltou a aparecer. Um time alemão contra os donos da casa. Poderia estar falando de Brasil x Alemanha, mas foi Roma x Bayern Munique.

É incrível a bola que os bávaros estão jogando. Parece que Pep Guardiola finalmente fez a equipe engrenar (mais ainda). Xabi Alonso caiu como uma luva no time alemão. O volante é o rei dos passes. Sua média na Bundesliga é de 126 passes por jogo. Algo assustador. Contra a Roma, mais uma vez, ele foi o jogador que mais acertou passes (96) - e também o que mais correu (10.94 km).

Destaque também para o incansável Robben, autor de dois belos gols. Sim, com aquela jogada manjada de sempre que ninguém consegue parar.

- Foi a pior derrota da Roma em casa por competições europeias em toda sua história. Precisará de Dona Lúcia se quiser explicar o apagão nos 7 a 1 do Bayern;

- Cinco alemães que estavam em campo no 7 x 1 da Copa estavam presentes no jogo de ontem: Muller, Gotze, Boateng, Neuer e Lahn;

- Ah, o Maicon, lateral da Roma, estava machucado e não atuou. Seria outro envolvido nas duas goeladas (este do lado negativo).

Bayern lembrou a Alemanha na Copa e aplicou 7 x 1 na Roma

Outros detalhes interessantes da rodada:

- O Real nunca havia ganhado do Liverpool (3 jogos e 3 derrotas); o Cristiano Ronaldo nunca havia marcado gol no Old Trafford. Estas escritas acabaram hoje: 3 x 1 para o Real, na casa dos Reds, com um gol do português.

- Com o gol, CR7 chegou a 70 na história da UCL. Messi também marcou ontem, chegando a 69. Raul segue o líder com 71. Perderá o trono em qual rodada?



- Outra goleada, apesar do fraco adversário, foi do Chelsea. Hazard foi o destaque com dois gols, mas vale destaque também para Drogba, que marcou pela primeira vez no Stamford Bridge desde seu retorno aos Blues;

- Outra marca interessante de Drogba: com o gol de ontem, ele já marca há 12 Champions League seguidas. O recorde é de Raul (14).

Confira a classificação atualizada da UCL, após o término da 3ª rodada:




A rodada 4, aquela que os times começam o "returno", será nos dias 4 e 5 de novembro. Os jogos serão os mesmos da rodada 3, porém os mandos de campo se invertem.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O monstro Neymar!

Nesta terça-feira, o Brasil de Dunga fez mais um amistoso - contra o Japão. Depois de Diego Tardelli ser o heroi contra a Argentina - que garantiu a taça do "superclássico", foi a vez de Neymar brilhar mais uma vez com a camisa amarela. Diante dos asiáticos, o camisa 10 marcou nada menos que todos os gols da vitória da seleção por 4 x 0.

Algum dia farei um post com os números de Messi e Cristiano Ronaldo, que são os reis dos recordes. Grandes marcas são quebradas a cada semana pelos astros do Barça e do Real.

Porém, Neymar tem apenas 22 anos. Tem uma carreira inteira pela frente. Para muitos, ainda não é craque, mas com certeza vai ser. Eu penso diferente: o craque da seleção brasileira já pode ser considerado um craque. Mesmo com Messi e cia, já é considerado um dos principais jogadores do Barcelona. É o camisa 10 e capitão da seleção nacional. E hoje, com os quatro gols, se tornou o quinto maior artilheiro da história do Brasil (40 gols).

Capitão e camisa 10 da seleção, Neymar marcou quatro gols hoje e chegou a 40 com a camisa do Brasil

Os números:

- Maiores artilheiros da Seleção Brasileira (amistosos e jogos oficiais):

● Pelé - 77
● Ronaldo - 62
● Romário - 55
● Zico - 48
● Neymar - 40
● Bebeto - 39

- Jogos oficiais disputados pela Seleção até o 40º gol

● Pelé - 36
● Romário - 55
● Neymar e Zico - 58
● Ronaldo - 60

- Idade que tinha quando chegou ao 40° gol:

● Pelé - 22 anos e 6 meses
● Neymar - 22 anos e 7 meses
● Ronaldo - 25 anos e 8 meses
● Zico - 29 anos e 3 meses
● Romário - 31 anos e 10 meses



Para os mais rigorosos, podemos dizer que o craque do Barça fez 30 dos 40 gols em amistosos.. Porém, o Brasil não disputou as eliminatórias. Isso significa 18 jogos oficiais a menos. Não há dúvidas que na próxima Copa América e Eliminatórias para a Rússia-2018 ele vai ser decisivo.

Outro detalhe: os concorrentes. Por ser brasileiro, Neymar "concorre" com os melhores jogadores, aqueles históricos, que jamais poderíamos imaginar que seriam alcançados. É exatamente por isso que os números do nosso craque são assustadores. Alguém duvida que até o final da carreira ele irá superar o Rei Pelé?