O chaveamento das oitavas de final e fases seguintes ficou assim:
E parece ser a Copa das revelações e dos jovens. Infelizmente, uma geração espetacular do futebol mundial está chegando ao fim. Pirlo (35 anos) e Buffon (36), campeões do mundo em 2006, foram eliminados com a Itália e não vão mais vestir a camisa da Azzurra em mundiais. O mesmo vale para Xavi (34), campeão do mundo em 2010 com a Espanha. A Fúria deu vexame no Brasil e o meia fez sua despedida.
Querem mais? Lampard (36) e Gerrard (34) também vão voltar pra casa mais cedo, sendo eliminados com a Ingraterra, dando adeus ao English Team, sinalizando uma reformulação na equipe. Os ingleses que mereceram destaque foram Sterling (19) e Sturridge (24), ambos jogadores do Liverpool.
As lendas Pirlo, Buffon, Gerrard e Lampard disputaram sua última Copa |
Até mesmo quem continua na Copa pode ser exemplo de como a renovação pode ser importante. Lugano (33) e Forlán (35) - eleito o melhor jogador da última Copa - começaram o mundial como titulares no Uruguai, que perdeu para a surpresa Costa Rica no primeiro jogo. Nos jogos seguintes, foram para o banco e a Celeste engrenou, vencendo as poderosas Itália e Inglaterra. Destaque para Godin (28) e Suarez (27).
A seleção brasileira tem uma parada duríssima pela frente: o Chile. Neymar (22), que vem jogando muito, é a nossa esperança mais uma vez.
Além do craque brasileiro, quem se destaca até aqui é colombiano James Rodriguez (22) e o alemão Thomas Muller (24).
A seleção brasileira tem uma parada duríssima pela frente: o Chile. Neymar (22), que vem jogando muito, é a nossa esperança mais uma vez.
Além do craque brasileiro, quem se destaca até aqui é colombiano James Rodriguez (22) e o alemão Thomas Muller (24).
Alguns dados e números:
- O Brasil nunca perdeu para o Chile atuando em solos brasileiros: foram 26 jogos com 20 vitórias e 6 empates. Marcou 66 gols e sofreu 17.
- O Brasil nunca perdeu para o Chile atuando em solos brasileiros: foram 26 jogos com 20 vitórias e 6 empates. Marcou 66 gols e sofreu 17.
- Os artilheiros da Copa até aqui: Neymar (BRA), Messi (ARG) e Muller (ALE), todos com 4 gols;
Neymar e Messi comandam Brasil e Argentina, respectivamente. Muller fez um hat-trick contra Portugal.: todos tem 4 gols até aqui no mundial |
- Blind (HOL) e Cuadrado (COL) são os líderes de assistências até aqui: 3 passes para gols cada um;
- Pela primeira vez duas seleções africanas estarão nas oitavas da Copa do Mundo (Nigéria e Argélia);
- Pela primeira vez duas seleções africanas estarão nas oitavas da Copa do Mundo (Nigéria e Argélia);
.- Holanda, Argentina, Colômbia e Bélgica venceram todos os jogos;
- Camarões, Austrália e Honduras perderam todos os jogos;
- Foram 9 expulsões até aqui: Maxi Pereira (URU), Palacios (HON), Pepe (POR), Song (CAM), Katsouranis (GRE), Rebic (CRO), Marchisio (ITA), Antonio Valencia (EQU) e Defour (BEL):
- Apenas Messi, da Argentina (4 gols) e James Rodriguez, da Colõmbia (3) marcaram gol em todas as três rodadas;
- Foram 9 expulsões até aqui: Maxi Pereira (URU), Palacios (HON), Pepe (POR), Song (CAM), Katsouranis (GRE), Rebic (CRO), Marchisio (ITA), Antonio Valencia (EQU) e Defour (BEL):
- A Holanda tem o melhor ataque da competição até aqui: 10 gols. Destaque para os craques Robben e Van Persie (3 gols cada);
- Camarões, Honduras e Irã marcaram apenas um gol cada no mundial, sendo os piores ataques;
- Todas as seleções participantes fizeram gols. Isso não acontecia desde 1998;
- Total de público: 2.454.377. Uma média de 51.133 torcedores por jogo.
- Total de público: 2.454.377. Uma média de 51.133 torcedores por jogo.
- Gols por estádio:
Grupo A:
O Brasil ainda não convenceu totalmente, apesar de ter goleado a fraca seleções de Camarões - que jogou sem Eto'o - no último jogo. Neymar vem sendo o grande destaque, como já era esperado. Contra o Chile, o craque precisa tomar cuidado para não receber o segundo amarelo, o que poderia tirá-lo de uma eventual quartas de final. Fred, que vinha mal, desencantou e agora pode embalar. Luis Gustavo vem sendo um grande destaque no meio campo brasileiro. Daniel Alves, Marcelo, Paulinho e Hulk ainda não brilharam. Fernandinho, que entrou muito bem contra Camarões, deve ganhar a vaga de Paulinho contra o Chile.
Ponto negativo foi a arbitragem no primeiro jogo brasileiro, contra a Croácia. Um pênalti muito malmarcado sobre Fred fez o Brasil desempatar uma partida difícil até então, mesmo com o desfalque de Mandzukic pelo lado croata. Neste jogo, Neymar marcou um belo gol, além da penalidade cobrada. Oscar marcou um de bico, no melhor estilo Ronaldo Fenômeno.
O México, sempre uma pedra no sapato da seleção, teve o goleiro Uchoa como destaque na primeira fase, principalmente no empate sem gols contra o Brasil. Os mexicanos terminaram como segundo colocado do grupo, travando um grande duelo contra a também forte Croácia, que foi eliminada.
Grupo B:
Um dos grupos da morte. A Espanha acabou sendo o grande mico da Copa, principalmente pela incrível goleada de 5 x 1 que sofreu da Holanda na primeira partida. Neste jogo, Van Persie marcou um dos gols mais bonitos do mundial até aqui, dando uma cabeçada espetacular quase de fora da área, encobrindo Casillas. Mas o destaque mesmo foi Robben. Com arrancadas espetaculares e a famosa jogada que ninguém consegue parar, é um dos grandes nomes do mundial até aqui.
O Chile também aprontou contra a Fúria, vencendo por 2 x 0. Gols de Vargas e Aranguiz - olho nele! Valdívia começou a Copa como titular, inclusive marcando gol contra a Austrália, mas foi para o banco nos jogos seguintes. Na disputa para ver quem ficava com o primeiro lugar, melhor para a Holanda, que bateu o Chile por 2 x 0. Alexis Sanchez, Vidal e cia agora vão encarar o Brasil. A Holanda ficou com o México.
Apesar dos vexames, os espanhóis se despediram com honra e venceram a Austrália por 3 x 0. Villa marcou um dos gols do jogo, chegando a nove tentos na história das copas, um grande número. O atacante ainda deve disputar mais um mundial pela Fúria. Torres e Mata completaram o placar. Quem esteve completamente apagado na partida - e na Copa - foi Diego Costa.
Grupo C:
Muitas dúvidas rondavam a seleção colombiana, já que Falcão Garcia ficou de fora do mundial. E não é que, mesmo assim, a Colômbia se tornou uma das grandes sensações da Copa? James Rodriguez (22 anos) é um dos craques da competição até aqui, com gols e muita habilidade. Contra o Japão, outro atacante, Jackson Martinez, se tornou o 1º jogador colombiano a marcar dois gols em um mesmo jogo de Copa do Mundo. Cuadrado é outro grande destaque, sendo o líder de assistências. O lateral/ponta também já deixou o seu, de pênalti.
Mas a sensação mesmo fica por conta das comemorações colombianas. Sem dúvida alguma, é a seleção mais alegre do mundial. Praticamente todos os gols são celebrados com dancinhas, lideradas por Pablo Armero, que marcou o primeiro da Colômbia no mundial e mandou um "Armeration".
Outro dado interessante, aliás, um recorde histórico aconteceu no jogo Colômbia 4 x 1 Japão, na última rodada: o goleiro colombiano reserva Mondragón (43 anos e 3 dias), entrou no 2° tempo e bateu o recorde de Roger Milla (42 anos e 39 dias, em 1994), como homem mais velho a atuar numa Copa.
Na última rodada, Grécia e Costa do Marfim protagonizaram um dos duelos mais emocionantes da competição até aqui. Um gol de Samaras, no último minuto classificou os gregos, deixando os craques Drogba e Yaya Toure - que perdeu seu irmão durante o mundial e quase abandonou a competição.
Grupo D:
O outro grupo da morte, que acabou sendo trágico para dois campeões mundias: Itália e Inglaterra. A zebra até aqui, Costa Rica, passeou sem medo pelo temido grupo e começou aprontando contra Uruguai. A Itália começou bem contra Inglaterra: Balotelli decidiu no final e os italianos venceram. Seria a única vitória da Azzurra na Copa.
Costa Rica, com destaque para Campbell, seguiu vencendo, desta vez a Itália. Enquanto isso, a Inglaterra iria fazendo feio mais uma vez, agora contra Uruguai. Destaque para Suarez, que marcou os dois.gols da vitória celeste sobre os ingleses. Rooney também marcou: foi seu primeiro gol em copas, mas foi pouco: 2 x 1.
A última rodada iria decidir quem passava de fase junto com a Costa Rica (!). A Inglaterra já estava fora. Itália x Uruguai, sendo que o empate era dos italianos. E quem decidiu foi o zagueiro que vem tendo uma temporada espetacular no Atlético de Madrid: Godin. Uma cabeçada/ombrada que morreu no fundo do gol de Buffon, que vinha pegando tudo.
Porém, o grande acontecimento do jogo teve outro ombro como destaque: o de Chiellini. Em uma disputa de bola na área, Suarez acabou mordendo o ombo esquerdo do zagueiro italiano. O árbitro não viu, mas a FIFA puniu o atacante com 9 jogos de suspensão pelo Uruguai e mais 4 meses, além de multa. Suarez ainda teve sua credencial da Copa cassada. Um exagero sem tamanho, apesar do histórico do jogador. Já é a terceira mordida em sua carreira: uma no Ajax e outra no Liverpool. Uruguai seguiu, Suarez não.
Grupo E:
A França fez jus ao favoritismo do grupo, mesmo sem sua grande estrela, Ribery. Quem, comandou os franceses foi Benzema, que tem três gols até aqui, mas poderiam ser seis - primeiro, um gol que a súmula anotou contra do goleiro, após o árbitro recorrer a tecnologia para ver se a bola entrou ou não na vitória sobre Honduras por 3 x 0. Na segunda rodada, contra a Suíça, mais uma goleada francesa por 5 x 2, mas poderia ter sido mais: Benzema marcou um gol logo após o árbitro apitar o final do jogo (!). E na mesma partida, o camisa 10 francês ainda perdeu um pênalti!
Apesar da goleada sofrida, a Suíça se classificou na segunda posição do grupo ao bater a seleção de Honduras na última rodada por 3 x 0, com um hat-trick de Shaquiri, ótimo jogador do Bayern Munique. Equador foi a única seleção sul-americana a ficar de fora das oitavas de final.
Grupo F:
Uma das favoritas ao título, a Argentina sofreu um pouco, mas venceu os três jogos, muito por causa de Messi. O craque marcou nas três rodadas, salvando a seleção na segunda, contra o Irã: 1 x 0. Na última, mais sufoco contra a outra classificada Nigéria, mas o camisa 10 marcou um gol no começo e outro de falta. O lateral Rojo desempatou no final: 3 x 2. Musa brilhou pelo lado nigeriano, marcando os dois gols da equipe. Os africanos agora tem pedreira pela frente: a França.
Di Maria ainda não brilhou, mas é importante para a seleção nos contra ataques. Aguero pode perder alguns jogos por conta de uma lesão. Quem deve ganhar uma vaga no time é Lavezzi. O problema para a Argentina é se Messi parar de brilhar. Agora, é a vez de enfrentar a Suíça nas oitavas.
A Bósnia, de Dzeko, deu adeus a competição. Apesar de vencer o Irã na última rodada por 3 x 1, os bósnios perderam para as classificadas Argentina e Nigéria.
Grupo G:
No grupo em que, teoricamente, Alemanha e Portugal passariam de fase, os portugueses decepcionaram. Cristiano Ronaldo jogou os primeiros jogos claramente fora de ritmo. O melhor do mundo não parecia 100% recuperado da lesão que teve antes da copa começar. E o primeiro jogo foi um passeio da Alemanha sobre os lusos por 4 x 0: foi aí que os portugueses se complicaram, pois o saldo ficou muito baixo. Thomas Muller deu show, marcando três gols. Pelo lado português, Fábio Coentrão se machucou e Pepe foi expulso (novidade) após se desentender com Muller.
Nem mesmo contra os EUA o futebol de CR7 apareceu. O placar foi de 2 x 2, com uma assistência do melhor do mundo para Varela, empatando o jogo no final e dando remotas chances de classificação a Portugal. Na última rodada, a vitória até veio contra Gana (2 x 1), inclusive com um gol de Cristiano Ronaldo, mas a Alemanha - que precisava golear para os lusos passarem de fase - economizou nos gols contra os EUA (1 x 0), fazendo com que os próprios americanos passassem de fase por causa do saldo (0 x -3).
Destaque para Klose, que na segunda rodada, marcou um gol contra Gana (2 x 0) e igualou Ronaldo como maior artilheiro de todas as copas. O alemão ainda tem alguns jogos pela frente, mas é reserva. Ultrapassará o Fenômeno?
Grupo H:
Ponto negativo foi a arbitragem no primeiro jogo brasileiro, contra a Croácia. Um pênalti muito malmarcado sobre Fred fez o Brasil desempatar uma partida difícil até então, mesmo com o desfalque de Mandzukic pelo lado croata. Neste jogo, Neymar marcou um belo gol, além da penalidade cobrada. Oscar marcou um de bico, no melhor estilo Ronaldo Fenômeno.
O México, sempre uma pedra no sapato da seleção, teve o goleiro Uchoa como destaque na primeira fase, principalmente no empate sem gols contra o Brasil. Os mexicanos terminaram como segundo colocado do grupo, travando um grande duelo contra a também forte Croácia, que foi eliminada.
Fred se joga e o árbitro japonês marca pênalti: Neymar cobrou e desempatou um jogo difícil até então |
Grupo B:
Um dos grupos da morte. A Espanha acabou sendo o grande mico da Copa, principalmente pela incrível goleada de 5 x 1 que sofreu da Holanda na primeira partida. Neste jogo, Van Persie marcou um dos gols mais bonitos do mundial até aqui, dando uma cabeçada espetacular quase de fora da área, encobrindo Casillas. Mas o destaque mesmo foi Robben. Com arrancadas espetaculares e a famosa jogada que ninguém consegue parar, é um dos grandes nomes do mundial até aqui.
O Chile também aprontou contra a Fúria, vencendo por 2 x 0. Gols de Vargas e Aranguiz - olho nele! Valdívia começou a Copa como titular, inclusive marcando gol contra a Austrália, mas foi para o banco nos jogos seguintes. Na disputa para ver quem ficava com o primeiro lugar, melhor para a Holanda, que bateu o Chile por 2 x 0. Alexis Sanchez, Vidal e cia agora vão encarar o Brasil. A Holanda ficou com o México.
Apesar dos vexames, os espanhóis se despediram com honra e venceram a Austrália por 3 x 0. Villa marcou um dos gols do jogo, chegando a nove tentos na história das copas, um grande número. O atacante ainda deve disputar mais um mundial pela Fúria. Torres e Mata completaram o placar. Quem esteve completamente apagado na partida - e na Copa - foi Diego Costa.
Van Persie voou e encobriu Casillas na goleada histórica. O goleiro também não conseguiu parar Vargas e os chilenos |
Grupo C:
Muitas dúvidas rondavam a seleção colombiana, já que Falcão Garcia ficou de fora do mundial. E não é que, mesmo assim, a Colômbia se tornou uma das grandes sensações da Copa? James Rodriguez (22 anos) é um dos craques da competição até aqui, com gols e muita habilidade. Contra o Japão, outro atacante, Jackson Martinez, se tornou o 1º jogador colombiano a marcar dois gols em um mesmo jogo de Copa do Mundo. Cuadrado é outro grande destaque, sendo o líder de assistências. O lateral/ponta também já deixou o seu, de pênalti.
Mas a sensação mesmo fica por conta das comemorações colombianas. Sem dúvida alguma, é a seleção mais alegre do mundial. Praticamente todos os gols são celebrados com dancinhas, lideradas por Pablo Armero, que marcou o primeiro da Colômbia no mundial e mandou um "Armeration".
Outro dado interessante, aliás, um recorde histórico aconteceu no jogo Colômbia 4 x 1 Japão, na última rodada: o goleiro colombiano reserva Mondragón (43 anos e 3 dias), entrou no 2° tempo e bateu o recorde de Roger Milla (42 anos e 39 dias, em 1994), como homem mais velho a atuar numa Copa.
Na última rodada, Grécia e Costa do Marfim protagonizaram um dos duelos mais emocionantes da competição até aqui. Um gol de Samaras, no último minuto classificou os gregos, deixando os craques Drogba e Yaya Toure - que perdeu seu irmão durante o mundial e quase abandonou a competição.
Armero comanda as dancinhas nas comemorações: os colombianos vieram em peso para o Brasil e estão empolgados |
Grupo D:
O outro grupo da morte, que acabou sendo trágico para dois campeões mundias: Itália e Inglaterra. A zebra até aqui, Costa Rica, passeou sem medo pelo temido grupo e começou aprontando contra Uruguai. A Itália começou bem contra Inglaterra: Balotelli decidiu no final e os italianos venceram. Seria a única vitória da Azzurra na Copa.
Costa Rica, com destaque para Campbell, seguiu vencendo, desta vez a Itália. Enquanto isso, a Inglaterra iria fazendo feio mais uma vez, agora contra Uruguai. Destaque para Suarez, que marcou os dois.gols da vitória celeste sobre os ingleses. Rooney também marcou: foi seu primeiro gol em copas, mas foi pouco: 2 x 1.
A última rodada iria decidir quem passava de fase junto com a Costa Rica (!). A Inglaterra já estava fora. Itália x Uruguai, sendo que o empate era dos italianos. E quem decidiu foi o zagueiro que vem tendo uma temporada espetacular no Atlético de Madrid: Godin. Uma cabeçada/ombrada que morreu no fundo do gol de Buffon, que vinha pegando tudo.
Porém, o grande acontecimento do jogo teve outro ombro como destaque: o de Chiellini. Em uma disputa de bola na área, Suarez acabou mordendo o ombo esquerdo do zagueiro italiano. O árbitro não viu, mas a FIFA puniu o atacante com 9 jogos de suspensão pelo Uruguai e mais 4 meses, além de multa. Suarez ainda teve sua credencial da Copa cassada. Um exagero sem tamanho, apesar do histórico do jogador. Já é a terceira mordida em sua carreira: uma no Ajax e outra no Liverpool. Uruguai seguiu, Suarez não.
Desde 2010, Suarez já pegou 34 jogos de gancho sem ser expulso! Foram três mordidas e um ato de racismo contra Evra, do Manchester United |
Grupo E:
Apesar da goleada sofrida, a Suíça se classificou na segunda posição do grupo ao bater a seleção de Honduras na última rodada por 3 x 0, com um hat-trick de Shaquiri, ótimo jogador do Bayern Munique. Equador foi a única seleção sul-americana a ficar de fora das oitavas de final.
O árbitro recorreu ao uso da tecnologia para validar um gol da França contra Honduras, porém, o tento não foi assinalado para Benzema |
Grupo F:
Di Maria ainda não brilhou, mas é importante para a seleção nos contra ataques. Aguero pode perder alguns jogos por conta de uma lesão. Quem deve ganhar uma vaga no time é Lavezzi. O problema para a Argentina é se Messi parar de brilhar. Agora, é a vez de enfrentar a Suíça nas oitavas.
A Bósnia, de Dzeko, deu adeus a competição. Apesar de vencer o Irã na última rodada por 3 x 1, os bósnios perderam para as classificadas Argentina e Nigéria.
Já são quatro gols na competição: Messi é um dos artilheiros do mundial e leva a Argentina nas costas até aqui |
Grupo G:
No grupo em que, teoricamente, Alemanha e Portugal passariam de fase, os portugueses decepcionaram. Cristiano Ronaldo jogou os primeiros jogos claramente fora de ritmo. O melhor do mundo não parecia 100% recuperado da lesão que teve antes da copa começar. E o primeiro jogo foi um passeio da Alemanha sobre os lusos por 4 x 0: foi aí que os portugueses se complicaram, pois o saldo ficou muito baixo. Thomas Muller deu show, marcando três gols. Pelo lado português, Fábio Coentrão se machucou e Pepe foi expulso (novidade) após se desentender com Muller.
Nem mesmo contra os EUA o futebol de CR7 apareceu. O placar foi de 2 x 2, com uma assistência do melhor do mundo para Varela, empatando o jogo no final e dando remotas chances de classificação a Portugal. Na última rodada, a vitória até veio contra Gana (2 x 1), inclusive com um gol de Cristiano Ronaldo, mas a Alemanha - que precisava golear para os lusos passarem de fase - economizou nos gols contra os EUA (1 x 0), fazendo com que os próprios americanos passassem de fase por causa do saldo (0 x -3).
Destaque para Klose, que na segunda rodada, marcou um gol contra Gana (2 x 0) e igualou Ronaldo como maior artilheiro de todas as copas. O alemão ainda tem alguns jogos pela frente, mas é reserva. Ultrapassará o Fenômeno?
Enquanto Cristiano Ronaldo deixa a Copa do Mundo, Thomas Muller é um dos artilheiros, com 4 gols marcados |
Grupo H:
O grupo mais fraco da Copa, mas que contou com a ótima geração belga, com destaque para Hazard e Courtois. Os belgas tem 100% de aproveitamento até aqui, vencendo sempre por um placar magro: 2 x 1 na Argélia, 1 x 0 na Rússia e 1 x 0 na Coreia do Sul, com um gol impedido.
Hazard ainda não brilhou, mas deu uma assistência espetacular para Oriji fazer o gol que garantiu a classificação na segunda rodada, contra a Rússia. O atacante do Chelsea, um dos mais caros do mundo, deu uma arrancada espetacular antes de servir o companheiro. Fellaini, jogador do Manchester e outro destaque belga, foi quem decidiu no primeiro jogo, contra Argélia.
A outra classificada foi a Argélia, após empatar na última rodada contra a Rússia por 1 x 1.
Amanhã começam as oitavas! Podia ter Copa todo ano! Já está dando saudades..
Hazard ainda não brilhou, mas deu uma assistência espetacular para Oriji fazer o gol que garantiu a classificação na segunda rodada, contra a Rússia. O atacante do Chelsea, um dos mais caros do mundo, deu uma arrancada espetacular antes de servir o companheiro. Fellaini, jogador do Manchester e outro destaque belga, foi quem decidiu no primeiro jogo, contra Argélia.
A outra classificada foi a Argélia, após empatar na última rodada contra a Rússia por 1 x 1.
A Bélgica não é uma super seleção, mas venceu todos os jogos até aqui e tem jogadores que podem decidir como Hazard, além de estar segura atrás com Courtois |
Amanhã começam as oitavas! Podia ter Copa todo ano! Já está dando saudades..
Nenhum comentário:
Postar um comentário