quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os 23 de Felipão

Hoje foi o dia em que todos brasileiros acordaram ansiosos para saber quem seriam os 23 representantes do nosso país na Copa do Mundo. A ansiedade tomava conta de todos os possíveis nomes - e até mesmo daqueles que já tinham certeza que iriam estar presentes. Afinal, qual jogador não sonha em defender a seleção em uma Copa do Mundo disputada no Brasil??

A nova "Família Scolari" ficou definida com:

Goleiros: Julio César (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG);

Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Henrique (Napoli);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris Saint-Germain);

Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Fernandinho (Manchetes City), Ramires (Chelsea), Hernanes (Inter de Millão), Oscar (Chelsea) e Willian (Chelsea);

Atacantes: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Bernard (Shakhtar), Hulk (Zenit) e Jô (Atlético-MG).

Confiram aqui um SUPER trabalho do site da ESPN sobre os convocados, inclusive com um detalhado "mapa de calor" de cada jogador.

Tranquilo, Felipão convocou a nova "Família Scolari"

As dúvidas eram poucas. A seleção, campeã da Copa das Confederações, é pouco questionada. Claro que, todos vão preferir um nome diferente aqui, uma mudança ali, mas a verdade é que todos os brasileiros já tem uma base do time titular:

Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk. Neymar e Fred.

Claro que muita coisa pode mudar, até porque o Brasil está bem servido principalmente na parte defensiva. Fernandinho e Ramires são ótimos volantes, mas considerados reservas. 

Na minha opinião, ainda falta um jogador ofensivo que possa entrar no 2° tempo para decidir. Aquele jogador que a torcida pede em coro, sabe? Mas isso não é culpa do Felipão, já que não temos tantas opções assim. Bernard e Willian são bons nomes no banco, mas não tem aquela força ofensiva. Willian, aliás, joga quase defendendo nos Blues, ajudando sempre na marcação. Já Bernard, está um tanto quanto escondido no frio da Rússia. Ele, inclusive, estava jogando na hora da convocação. Marcou até gol na vitória do Shakhtar por 3 x 0.

Não teria seria um absurdo, para mim, a convocação de Robinho ou Kaká. Jogadores experientes em Copas do Mundo e que poderiam ser esse nome de peso no banco, o que assustaria um pouco os adversários. Hernanes poderia sair, já que a seleção já conta com bons nomes para o seu setor.

- A "surpresa": Henrique é homem de confiança de Felipão, que já trabalhou com o zagueiro no Palmeiras. Foram campeões da Copa do Brasil de 2012 juntos. Atualmente no Napoli, Henrique vinha jogando como lateral direito. Também já atuou como volante com o próprio Scolari nos tempos de Verdão. Versatilidade que o comandante da seleção gosta muito.

Clique aqui para ver a reação de Henrique na hora em que Felipão o convocou.

Henrique pode ser considerado a surpresa de Felipão. O zagueiro pode atuar em até três funções. Novo Edmilson?

Algumas curiosidades sobre a convocação, levantadas pelo Trivela

- É a primeira vez desde a Copa de 1930, quando apenas jogadores do Rio de Janeiro foram convocados, que não há nenhum atleta de clubes de São Paulo na convocação. A única vez que os clubes cariocas não tiveram um jogador na Seleção que disputou o Mundial em 2006, quando os três listados de times brasileiros vinham de São Paulo. Para honras os paulistas em 2014, as esperanças são Álvaro Pereira, do Uruguai, e Valdívia, do Chile.

- A divisão de jogadores por liga nacional: seis do Campeonato Inglês, quatro do Brasileiro, três do Espanhol, três do Italiano, dois do Francês, dois do Alemão, um do Russo, um do Ucraniano e um da Major League Soccer. É a primeira vez que a maioria dos jogadores da Seleção vem da Inglaterra. Nas 19 Copas anteriores, em 17 a maioria atuava no Brasil e, nas duas últimas, na Itália.

- O clube que mais profissionalizou os jogadores listados por Felipão é o Cruzeiro, com três: Jefferson, Maicon e Maxwell. Corinthians (Jô e Willian), São Paulo (Oscar e Hernanes) e Vitória (David Luiz e Hulk) concluíram a formação de dois atletas cada.

- O clube com mais jogadores chamados é o Chelsea, com quatro nomes: David Luiz, Ramires, Oscar e Willian. Barcelona (Daniel Alves e Neymar) e Paris Saint-Germain (Thiago Silva e Maxwell) aparecem logo atrás, com dois atletas cada. Além disso, é o segundo Mundial consecutivo que o treinador que mais cede atletas ao Brasil é José Mourinho – em 2010, foram três da Internazionale, também o máximo naquela Copa.

- Somente seis jogadores disputaram outros Mundiais: Júlio César, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, Ramires e Fred. Só o goleiro esteve em duas edições anteriores do torneio. São apenas sete Copas no currículo de todo o elenco, o número mais baixo desde a Copa de 1958.

- Dos 23 convocados por Felipão, só um tem 21 anos ou menos, Bernard. É o jogador mais jovem da Seleção em uma Copa desde Kaká, em 2002. Em compensação, seis dos listados têm 31 anos ou mais (Júlio César, Jefferson, Victor, Daniel Alves, Maicon e Maxwell), o maior número desde 1962, quando foram sete os veteranos acima desta faixa de idade.

Agora, é torcer! Como diria Fernando Vanucci, a Copa é logo ali. MESMO! Tá chegando!

Nenhum comentário: