domingo, 1 de dezembro de 2013

A temida briga contra o rebaixamento

A penúltima rodada do Brasileirão 2013 chegou ao fim e uma briga emocionante contra o rebaixamento ganhou mais capítulos. E capítulos importantes, já que envolvem - e muito - dois grandes clubes cariocas: Vasco e Fluminense. A dupla carioca terminou a rodada na 17ª e 18ª posição, respectivamente.

O Flu perdeu a chance de vencer o Atlético-MG em casa, no sábado, levando o gol de empate no final do jogo - gol de Alecsandro. Diego Tardelli, por sinal, quase vira no último minuto, acertando uma bola na trave.

Já o Vasco fez a obrigação, e venceu o Náutico hoje por 2 x 0 - poderia ter sido por mais, já que o Timbu é o saco de pancadas da competição... O saldo de gols pode ser decisivo na última rodada.

O problema é que todos os rivais acima do Vasco também venceram: Bahia, Portuguesa, Cricíuma e Coritiba. Sendo assim, a classificação da parte de baixo da tabela é a seguinte:



O Bahia, com a vitória sobre o desmotivado e já campeão Cruzeiro no Mineirão, escapou de vez.. Já Portuguesa e Inter só caem com um desastre. A Lusa venceu hoje a já rebaixada Ponte Preta e o Inter empatou com o Corinthians (ah, vá) no sábado, em jogo que marcou a despedida do técnico Tite do Pacaembu.

Bom, de qualquer maneira, ao contrário de Bahia e Portuguesa, o Internacional tem um orçamento gigante e é uma vergonha chegar à última rodada ainda precisando de um ponto para não cair.

E os times que correm um risco maior são: Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense.

Algumas análises sobre a última rodada, nos jogos envolvendo esses times:

- O Vasco terá o jogo mais complicado dentre os rivais, contra o Atlético-PR, fora de casa. O time do Paraná perdeu para o Santos hoje e vai precisar do resultado para permanecer pelo menos no G3, já que a Ponte pode vencer a sul-americana e "roubar" uma vaga.

- O Criciúma também pega um adversário complicado: o Botafogo, no Rio de Janeiro. O Fogão precisa vencer para tentar arrumar um lugar no G4 - e também torce MUITO para o Lanús na sul-americana.

- O Coritiba, teoricamente, vai ter o jogo menos difícil. Pega o São Paulo, que já não quer mais nada no campeonato, em campo neutro. A partida será em Itu, interior de SP. Um detalhe importante: se o Coxa vencer, rebaixa o Fluminense!

- Pelo menos um time carioca (Vasco ou Flu) está garantido na Série B em 2014. Ambos também podem cair.

Segundo matemáticos, a chance do Fluminense cair é de 80%. A do Vasco: 63%. Ambos: 43%

- O Fluminense, assim como o Coritiba, terá um jogo teoricamente mais tranquilo na última rodada. Pega o Bahia, na Arena Fonte Nova. O time baiano já não corre mais riscos de rebaixamento. O Flu terá que vencer de qualquer jeito. Um empate já rebaixa o time carioca.

- Opinião:

A situação dos cariocas realmente é muito delicada. Depender dos outros times geralmente não costuma dar certo. A dupla precisa muito torcer para o São Paulo fazer sua parte contra o Coritiba, e claro, fazer sua parte, em jogos fora de casa.

Na minha opinião, os dois são rebaixados... O Vasco dificilmente vencerá o Furacão, fora de casa. O Flu pode até vencer o Bahia, mas terá que torcer contra outros times, então fica difícil. 

Uma observação: olho no Criciúma! Segundo matemáticos, a chance do time catarinense cair é de apenas 9%, mas o jogo contra o Botafogo na última rodada será bastante complicado. Se Vasco e Coritiba fizerem sua parte, podem ultrapassar o Tigre.

- Enquanto isso...

... na parte de cima, o Grêmio garantiu a vaga na Libertadores do ano que vem, ao bater o Goiás (outro concorrente) por 1 x 0, gol de Barcos. Atlético-PR, Botafogo, Goiás e Vitória brigam por duas vagas, que pode virar uma, caso a Ponte vença a sul-americana. Sim, o Brasileirão vai terminar com uma indefinição, já que a Macaca joga a finalíssima contra o Lanús na quarta feira, dia 11 - três dias depois da rodada final.

Boa última rodada de Brasileirão para todos!

Nenhum comentário: