quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Os erros imperdoáveis do Galo

Há alguns meses atrás, na grande conquista da Libertadores, elogiei muito o Atlético-MG aqui no blog. Inclusive o técnico Cuca, que naquela época deixava para trás o rótulo de azarado, conquistando a tão sonhada competição sul-americana.

De lá pra cá, o de sempre. Como é de praxe, os times brasileiros que ganham a Libertadores abandonam o Campeonato Brasileiro e se concentram para o Mundial. O Atlético terminou o Nacional com 57 pontos, na 8ª colocação.

Teve a lesão do Ronaldinho Gaúcho, do Réver... muitos diziam que a dupla estaria fora do Mundial. Mas viajaram. Talvez não 100% fisicamente, mas viajaram. Quem ficou de fora por contusão foi outra dupla - dois laterais esquerdos - Junior César e Richarlyson. Isso, de certa forma, atrapalhou um pouco. O garoto Lucas Cândido foi o escolhido para substituir os veteranos em Marrocos.

Outro ponto que atrapalhou (e MUITO) na minha opinião, foram os boatos de que o técnico Cuca estaria de saída do time mineiro após o Mundial. A notícia era de que ele iria ganhar o triplo do salário na China. Os jogadores do Galo ficaram sabendo dos comentários... ali o time começava a se perder.

Após a trágica partida de ontem, o presidente Alexandre Kalil confirmou que Cuca deixará o Atlético-MG em 2014

Apesar de todas essas "dores de cabeça", o Mundial tinha que começar...

E o tão esperado jogo contra o Raja Casablanca (que jogava em casa) chegou. Parecia simples. E começou bom para o Atlético. Boa posse de bola - assim como o Bayern havia feito contra o Guangzhou. Porém, nada de gols. Os laterais - Marcos Rocha e Lucas Cândido - daavam espaços para os rápidos pontas africanos no final da primeira etapa. Acabava o 1° tempo, e ali um ar de decepção. Atleticanos tensos no estádio, enquanto os africanos - em grande maioria - não paravam de gritar. A pergunta que vinha era: "será"?

Bom, o pressentimento ruim se concretizou no 2° tempo. O gol rápido do Raja, Marcos Rocha xingando Cuca após ser substituído (já não iria ser mais o treinador dele mesmo, né...), tudo isso colaborou para a queda do Galo. Parecia que nem o empate, obtido através de uma cobrança magistral de Ronaldinho, animou os atleticanos.

O R10, aliás, não jogou bem, apesar do golaço. Mas Diego Tardelli e Jô foram piores ainda. Fernandinho e Luan (no 2° tempo) buscaram bastante o jogo, mas quem marcou (mais dois) foi o Raja. Primeiro após um pênalti cometido por Réver, que pra mim existiu. E depois, já no final do jogo, os africanos mataram o duelo: 3 x 1. A festa no estádio foi sensacional!

Alecsandro ainda entrou no finalzinho, se tornando o jogador que perdeu para o Mazembe (em 2010, atuando pelo Inter) e agora para o Raja Casablanca - duas das maiores zebras recentes em mundiais.

Agora, vamos combinar que o Mazembe era muito, muito pior que o Raja. O Inter segue dono do maior papelão. Os marroquinos sabem jogar, correm muito! Destaque para Iajour, que marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti. Se quisesse, poderia atuar em algum clube brasileiro que não faria feio.

E como definiu o blogueiro Rica Perrone: "O Galo, protagonista de tanta história em 2013, hoje fez figuração no maior dia da história do tal Raja Casablanca."

Jogadores do Raja Casablanca comemoram de forma religiosa um dos gols da equipe

Mais três toques:

- Muito legal os jogadores africanos reverenciando Ronaldinho Gaúcho após o jogo! Queriam peças de roupa, chuteira... Até a faixa da cabeça do R10 um africano levou. Mostram humildade e mostram o verdadeiro sentido do futebol.

- Que falta faz o Bernard ao Atlético-MG! O baixinho, agora intocável na Seleção, está em uma fase espetacular! O ano de 2013, sem dúvidas, ficará marcado para ele.

- O Atlético irá tentar o terceiro lugar do mundial contra o Guangzhou - time de Conca, Elkeson e Murique (ex-Galo), no sábado, às 14:30. Já a zebra Raja Casablanca, enfrenta o todo-poderoso Bayern de Munique no mesmo dia, às 17:30.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Brasileirão ainda não acabou!

Domingo, dia 08/12, os árbitros encerram as partidas e o Brasileirão acaba. Cruzeiro (há muitas rodadas) o campeão, Grêmio e Atlético-PR na Libertadores. Na parte de baixo, Fluminense, Vasco (caíram nesta rodada), Ponte Preta e Náutico rebaixados.

Segunda-feira, dia 09/12, as premiações da CBF, em pleno "Bem, Amigos", comandado por Galvão Bueno. A seleção do Campeonato Brasileiro, por sinal, ficou assim:

Fábio (CRU), Marcos Rocha (CAM), Dedé (CRU), Manoel (CAP) e Alex Teles (GRE); Nilton (CRU), Elias (FLA), Everton Ribeiro (CRU - também eleito o craque) e Paulo Baier (CAP); Walter (GOI) e Ederson (CAP - também o artilheiro com 21 gols). O melhor técnico foi Marcelo Oliveira, do Cruzeiro e a revelação foi Marcelo, do Atlético-PR.

Mas o que nem todas imaginavam (ou lembravam), é que o Brasileirão não acabava ali. Alguns capítulos ainda estavam por vir. Fluminense e Vasco rebaixados... Uma briga lamentável no jogo do time cruzmaltino contra o Furacão (com três torcedores levados ao hospital)... STJD agindo mais do que nunca durante o Campeonato... Botafogo ainda aguardava o jogo da Ponte para saber se conseguiria a vaga pra Libertadores... ou seja, muita "bola pra rolar" ainda.

Briga no jogo entre Atlético-PR x Vasco deixou três feridos. A partida foi paralisada por mais de uma hora

Até que chegamos na terça-feira, dia 10/12. Já se noticiava uma possível reviravolta do Vasco, que queria os pontos do jogo contra o Atlético-PR, pois a partida ficou paralisada mais de 1 hora (o que na regra diz que é proibido). Várias teses surgem:

"Eurico Miranda voltou? Será que está por trás disso?"; "Mais um campeonato terminando nos tribunais?" ; Antes o Flu virando a mesa, agora o Vascão?"

Pois bem, terça a noite a última frase foi desmentida em partes. É claro que o Fluminense também daria um jeitinho né? E a vítima da vez seria a Portuguesa. O meia Héverton, que entrou faltando 15 minutos para o final do jogo contra o Grêmio, estaria suspenso. A história era de que houve uma falha na comunicação do departamento jurídico da Lusa. Todos achavam que o jogador havia pego apenas um jogo (que seria o da expulsão). Mas não! Pelo menos é o que parece...

A dúvida é: QUANDO a CBF, STJD, enfim, avisou a Portuguesa? Uma nota que saiu no site oficial da entidade, relatando as punições, saiu apenas segunda-feira (um dia depois do jogo). O julgamento foi na sexta-feira. Muitos dizem que eles esperam chegar o dia útil para avisar os clubes, enfim... vai dar muito pano pra manga ainda.

Héverton foi expulso na partida contra o Bahia, pela 36ª rodada. Detalhe: depois que o jogo acabou. Pegou 2 (!) jogos por isso...

A questão a ser debatida pelos tribunais todos já sabem, mas a ser debatida por nós, e principalmente, torcidas de Fluminense e Vasco, é: vale a pena continuar na divisão especial através do STJD? Não seria mais digno disputar a série B e voltar no CAMPO?

O mais curioso é que o Cruzeiro teve um caso parecido com o da Portuguesa, mas apenas pagou uma multa de R$10.000. "Claro, o time celeste já havia ficado campeão, do que adianta tirar 3 pontos da Raposa nessa altura do campeonato"? Bom, os critérios valem para todos.

André Santos, do Flamengo, também foi denunciado pela expulsão na final da Copa do Brasil. O que se diz, é que ele deveria ficar de fora da última rodada do campeonato, mesmo sendo expulso por uma competição diferente. Lembrem-se: foi o FLAMENGO... Acho que conseguem contornar a situação. O Fla, inclusive, já publicou nota oficial em seu site dizendo estar "tranquilo".

Ou seja, muita "bola pra rolar" como eu disse, porém nos tribunais. Um "jogo" sem torcida, mas com advogados, sem o árbitro, mas com juízes.

Uma sugestão de novo regulamento. O Brasileirão COMEÇA no tapetão e em caso de empate vai pro campo.

-

Pelo menos hoje, já na quarta-feira, dia 11/12, um asterisco saiu da tabela. A Ponte Preta perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús, jogando fora de casa. Com isso, a 4ª vaga brasileira da Libertadores 2014 é do Botafogo! Merecido pelo ótimo trabalho de Oswaldo de Oliveira, que mesmo sem dinheiro, e com a saída de vários jogadores, conseguiu fazer o time permanecer pelo menos no G4.

Uma pena pela Ponte Preta, que em 103 anos de vida, jamais ganhou um título (apenas aqueles torneios do interior do Paulistão). Em sua 1ª competição internacional, bateu Veléz e São Paulo atuando fora de casa. Nada mal pra Roberto, Arthur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Elias; Rildo e Leonardo.

Em sua primeira competição internacional, a Ponte Preta chegou na final. Ano histórico pra Macaca, mas decepcionante no final...

O brasileiro tem aquela síndrome do mais fraco, sempre! Quando um time mais fraco consegue chegar longe, é para eles que vamos torcer (ainda mais sendo contra um time argentino). A Macaca foi rebaixada no Brasileiro, enquanto o Lanús briga pelo título argentino. Então, o Brasil era Ponte (menos os botafoguenses). Decoramos a escalação do time, demos pitacos nas mexidas do ótimo técnico Jorginho e jogamos junto com o time, que merecia MUITO!

Eu, particularmente, gosto muito da Ponte Preta. Meu pai chegou a jogar lá. Conhecemos funcionários, como Marcão (segurança), Mineirinho (espécie de faz-tudo), Conceição (torcedora símbolo).... inclusive o apresentador Neto, da Band, sempre cita eles em seu programa, reparem! São merecedores, vivem o time! E torcem para que, um dia, o título venha para essa torcida. Que é maloqueira, é verdade, mas é apaixonada pela Macaca.

Algumas frases pós-decisão:

 "Vai levar muitos dias (para esquecer), provavelmente fica marcado na nossa vida para sempre, como foi a Copa do Mundo de 90. A gente queria muito dar esse título à torcida, infelizmente não conseguimos. São 113 anos e quatro meses de espera, infelizmente não foi nessa geração. Mas fica a mensagem de que pode acontecer" - Jorginho, técnico.

"Quando eu entrei em campo procurei dar o meu melhor e o máximo foi aquilo. Então, a gente tem que cair de pé. Não adianta ficar chorando, se deu o máximo em campo, não adianta" - Roberto, goleiro e capitão.

"Infelizmente tive uma contusão grave, estou voltando após nove meses. Fico feliz por voltar, mas a gente fica triste por não ter conquistado o título. O que a gente mais queria era conquistar esse título para a torcida da Ponte Preta. É um clube de 113 anos, que não tem um título de expressão. Quero pedir desculpas, lutamos todo o momento, mas não conseguimos" - Ferrugem, volante que entrou no 2° tempo e foi muito bem.

-

É isso, força pra Macaca em 2014!

E que venham as definições no Brasileirão! Afinal, quem fará companhia à Ponte e Náutico? Flamengo, Vasco, Fluminense, Criciúma e Portuguesa brigam por duas vagas. Nos tribunais.... Uma pena! 

domingo, 1 de dezembro de 2013

A temida briga contra o rebaixamento

A penúltima rodada do Brasileirão 2013 chegou ao fim e uma briga emocionante contra o rebaixamento ganhou mais capítulos. E capítulos importantes, já que envolvem - e muito - dois grandes clubes cariocas: Vasco e Fluminense. A dupla carioca terminou a rodada na 17ª e 18ª posição, respectivamente.

O Flu perdeu a chance de vencer o Atlético-MG em casa, no sábado, levando o gol de empate no final do jogo - gol de Alecsandro. Diego Tardelli, por sinal, quase vira no último minuto, acertando uma bola na trave.

Já o Vasco fez a obrigação, e venceu o Náutico hoje por 2 x 0 - poderia ter sido por mais, já que o Timbu é o saco de pancadas da competição... O saldo de gols pode ser decisivo na última rodada.

O problema é que todos os rivais acima do Vasco também venceram: Bahia, Portuguesa, Cricíuma e Coritiba. Sendo assim, a classificação da parte de baixo da tabela é a seguinte:



O Bahia, com a vitória sobre o desmotivado e já campeão Cruzeiro no Mineirão, escapou de vez.. Já Portuguesa e Inter só caem com um desastre. A Lusa venceu hoje a já rebaixada Ponte Preta e o Inter empatou com o Corinthians (ah, vá) no sábado, em jogo que marcou a despedida do técnico Tite do Pacaembu.

Bom, de qualquer maneira, ao contrário de Bahia e Portuguesa, o Internacional tem um orçamento gigante e é uma vergonha chegar à última rodada ainda precisando de um ponto para não cair.

E os times que correm um risco maior são: Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense.

Algumas análises sobre a última rodada, nos jogos envolvendo esses times:

- O Vasco terá o jogo mais complicado dentre os rivais, contra o Atlético-PR, fora de casa. O time do Paraná perdeu para o Santos hoje e vai precisar do resultado para permanecer pelo menos no G3, já que a Ponte pode vencer a sul-americana e "roubar" uma vaga.

- O Criciúma também pega um adversário complicado: o Botafogo, no Rio de Janeiro. O Fogão precisa vencer para tentar arrumar um lugar no G4 - e também torce MUITO para o Lanús na sul-americana.

- O Coritiba, teoricamente, vai ter o jogo menos difícil. Pega o São Paulo, que já não quer mais nada no campeonato, em campo neutro. A partida será em Itu, interior de SP. Um detalhe importante: se o Coxa vencer, rebaixa o Fluminense!

- Pelo menos um time carioca (Vasco ou Flu) está garantido na Série B em 2014. Ambos também podem cair.

Segundo matemáticos, a chance do Fluminense cair é de 80%. A do Vasco: 63%. Ambos: 43%

- O Fluminense, assim como o Coritiba, terá um jogo teoricamente mais tranquilo na última rodada. Pega o Bahia, na Arena Fonte Nova. O time baiano já não corre mais riscos de rebaixamento. O Flu terá que vencer de qualquer jeito. Um empate já rebaixa o time carioca.

- Opinião:

A situação dos cariocas realmente é muito delicada. Depender dos outros times geralmente não costuma dar certo. A dupla precisa muito torcer para o São Paulo fazer sua parte contra o Coritiba, e claro, fazer sua parte, em jogos fora de casa.

Na minha opinião, os dois são rebaixados... O Vasco dificilmente vencerá o Furacão, fora de casa. O Flu pode até vencer o Bahia, mas terá que torcer contra outros times, então fica difícil. 

Uma observação: olho no Criciúma! Segundo matemáticos, a chance do time catarinense cair é de apenas 9%, mas o jogo contra o Botafogo na última rodada será bastante complicado. Se Vasco e Coritiba fizerem sua parte, podem ultrapassar o Tigre.

- Enquanto isso...

... na parte de cima, o Grêmio garantiu a vaga na Libertadores do ano que vem, ao bater o Goiás (outro concorrente) por 1 x 0, gol de Barcos. Atlético-PR, Botafogo, Goiás e Vitória brigam por duas vagas, que pode virar uma, caso a Ponte vença a sul-americana. Sim, o Brasileirão vai terminar com uma indefinição, já que a Macaca joga a finalíssima contra o Lanús na quarta feira, dia 11 - três dias depois da rodada final.

Boa última rodada de Brasileirão para todos!