quinta-feira, 14 de novembro de 2013

São Paulo 2 x 0 Flamengo

Ontem estive no Estádio Novelli Jr., em Itu, para acompanhar São Paulo x Flamengo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. As duas equipes não almejam muita coisa na competição, haja vista que já escaparam do rebaixamento, mas a pontuação para conseguir Libertadores é mais elevada.

Porém, são duas equipes animadas. O São Paulo está na semifinal da Sul-Americana (pega a Ponte Preta) e o Flamengo está na final da Copa do Brasil (enfrenta o Atlético-PR). Lembrando, claro, que as duas competições levam o campeão à Libertadores do ano que vem.

(durante o post, algumas imagens feitas por mim).

As escalações:

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Wellington, Douglas e Ganso; Ademilson e Luis Fabiano. Téc: Muricy Ramalho.

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane. Téc: Jayme de Almeida.

Os capitães Léo Moura e Rogério Ceni conversam com o árbitro antes da partida // Foto: Paulo Marangoni

Um marco dessa 34ª, além do Cruzeiro ter se garantido como campeão brasileiro, foi a atitude dos jogadores antes do início das partidas. Protestando contra o calendário, a grande maioria dos jogadores está adepta ao "Bom Senso FC". Parece que ficou sério a coisa.

Os jogadores de São Paulo e Flamengo, por exemplo, fizeram um protesto diferente, trocando passes entre eles nos primeiros minutos:



Depois do protesto a bola rolou pra valer, mas não por tanto tempo. O sistema de irrigação do Estádio Novelli Jr. acabou ligando sozinho, fazendo com que o jogo fosse paralisado pelo árbitro Alício Pena Junior por aproximadamente quatro minutos.

Alguns jogadores aproveitaram para se aquecer mais, outros preferiram tentar ajudar os organizadores do estádio a reparar o erro. Cabeça, um dos zeladores do estádio do Ituano, foi quem conseguiu fazer a água parar de jorrar, e o jogo continuou.

Sistema de irrigação é ativado por engano no meio do jogo // Foto: Paulo Marangoni


Agora sim, bola rolando, mas nenhum lance de perigo. Algumas bolas paradas assustaram. Chicão, pelo lado do Fla e Ceni, pelo lado Tricolor, assustaram. Léo Moura também teve uma boa chance, ficando dentro da área, mas chutou para longe.

No intervalo, Aloísio, que foi poupado pelo Muricy, atendeu ao pedido de vários fãs, posou para fotos e autografou camisas. O Boi Bandido assistiu a partida do meu lado.

Os gols estavam reservados para o segundo tempo. Luis Fabiano sofreu pênalti um pouco duvidoso de Elias. A torcida gritava: "põe o calção e vai bater, Aloísio!". Mas quem atravessou o campo e foi em direção a bola foi Rogério Ceni. Com um retrospecto ruim ultimamente, ficou a expectativa da torcida. Mas ele converteu. Paulo Victor até acertou o canto, mas não pegou. O camisa 1 abria o placar em Itu.

Jogadores do São Pulo comemoraram muito o gol de Rogério Ceni // Foto: Paulo Marangoni

Um detalhe interessante sobre o goleiro tricolor é que ele está a um jogo de igualar um recorde de Pelé.

Pelo profissional do Santos, o atleta do século disputou 1116 partidas (com 1091 gols). O goleiro-artilheiro de 40 anos e 112 gols, portanto, poderá chegar a esse feito no domingo  (17 - diante do Fluminense).

Quem jogou muito ontem - e eu tive que me calar sobre o que penso dele - foi Paulo Henrique Ganso. Uma classe sem igual comandando o meio campo do São Paulo. Jogou demais!

E foi exatamente do camisa 8 o ótimo passe para o segundo gol tricolor, marcado por Ademilson.

Hernane e Elias, em excelente fase no Flamengo, não tiveram uma noite inspirada. O Brocador quase não pegou na bola, enquanto o camisa 8 irritava a torcida com lances errados, inclusive com uma tentativa de chute em que a bola saiu pela lateral.

Acabou: São Paulo 2 x 0 Flamengo

No final do jogo, consegui uma entrevista exclusiva (rápida) com o técnico do Flamengo, Jayme de Almeida. Ele falou comigo sobre a alegria em poder comandar o Fla e também sobre a final da Copa do Brasil, que acontece semana que vem (primeiro jogo no PR).




É isso..

As equipes voltam a campo pelo Brasileirão neste final de semana. O São Paulo pega o Fluminense domingo, no Maracanã. Já o Flamengo enfrenta o Grêmio, também domingo, no Rio Grande do Sul.

Porém, as duas equipes jogam no final de semana com a cabeça na quarta que vem. O Fla pega o Atlético-PR pela Copa do Brasil e o Tricolor enfrenta a Ponte Preta, pela semifinal da Sul-Americana. O jogo de ida será no Morumbi.

Nenhum comentário: