quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A rodada maluca do Brasileirão

Fazia tempo que não falava de Campeonato Brasileiro por aqui, mas essa rodada 27 merece um post. Que dia maluco, rodada diferente das outras.

O líder do campeonato, invicto no Mineirão este ano e que vinha de 12 jogos sem perder, acabou levando 2 x 0 do São Paulo, o primeiro acima da zona de rebaixamento, que jogava sem Antonio Carlos, Rogério Ceni e Luis Fabiano. Claro que, para isso, o gol absurdamente perdido por Willian ajudou. Jogada bonita dele e Ricardo Goulart, Dênis espalmou e o camisa 41 ficou com o gol escancarado. Chutou na trave... Muricy vai comprovando que tem estrela. Ser o Tricolor vencer o clássico domingo, contra o Corinthians, ganha moral e embala de vez. São duas vitórias seguidas.

Douglas (23) não marcava um gol desde o ano passado. O Cruzeiro ainda não havia perdido no novo Mineirão... rodada maluca

O Grêmio, que jogou antes, poderia ter diminuído a diferença para 8 pontos. Isso se não perdesse em casa para o Criciúma, antepenúltimo colocado.

Tirando o Náutico, todos os últimos colocados venceram. Bahia 2 x 0 Vitória (Ney Franco não vai bem mesmo em clássicos) e Vasco 1 x 0 Fluminense (jogaram em Santa Catarina!) foram os clássicos. Ponte Preta 2 x 0 Atlético-MG (o Galo teve dois expulsos) e Coritiba 1 x 0 Santos (gol de Julio César) foram as outras partidas.

Além de todos esses detalhes estranhos, alguns gols também merecem destaque. O contestado zagueiro Cris decidiu o clássico para o Vasco. Wellington Paulista, que não marcava desde o começo do 1° turno, abriu o placar para o Criciúma. E Douglas, o lateral que a torcida do São Paulo "ama", marcou para o Tricolor, juntamente com o outro lateral Reinaldo.

De normal na rodada, mais um empate em 0 x 0 do Corinthians em mais um jogo horrível, dessa vez contra o Atlético-PR. A Globo, aliás, insiste em transmitir os jogos do Timão mesmo nessa draga. Deve ser uma estratégia para os telespectadores dormirem mais cedo, fazendo com que eles assistam o jornal da manhã.

Foi o 11° empate por 0 x 0 do Corinthians na temporada. Jogos do Timão tem dado sono. Empatite voltou...

O Náutico também, dentro ou fora de casa, segue perdendo. Dessa vez para o Botafogo. Aliás, só contra o time pernambucano para o Seedorf jogar bem e o Fogão vencer. Ultimamente estava difícil...

Alguns dados interessantes da rodada, que deixou o Brasileirão muito bom na reta final:

- O sexto colocado, que está a CINCO pontos do Z4, será um dos representantes na Libertadores caso tenha um campeão da Copa do Brasil no G4

- O Vitória, SEXTO colocado, está a OITO pontos do G4 e a CINCO do Z4.

- Apenas um dos SEIS PRIMEIROS colocados venceu (Botafogo); apenas um dos SEIS ÚLTIMOS perdeu (Náutico).

O Coritiba foi um dos times de baixo que venceu; já o Santos, mesmo sendo 8° colocado, está mais perto do Z4 do que do G4

Como disse o ótimo jornalista Júlio Gomes em seu post no UOL, o campeonato hoje tem cinco blocos:

O líder do pelotão, o Cruzeiro, arrancou para o título. Grêmio, Botafogo e Atlético-PR sabem que não vão pegar o Cruzeiro e têm bastante gordura para administrar a permanência no G-4. O terceiro bloco é só do Atlético-MG, que vai ficar ali brincando e se preparando para o Mundial. O quarto bloco é o do pelotão todo. E o último bloco tem só o Náutico.

Detalhe: Grêmio, Botafogo ou Atlético-PR, um deles pode ganhar a Copa do Brasil. E isso abriria uma vaga a mais na Libertadores! Ou seja, a turma toda ali dos 37 pontos para baixo corre risco de cair… mas corre também risco de se classificar para a Libertadores.

E há quem diga que os pontos corridos não tem graça...

Nenhum comentário: