(No decorrer do post, algumas fotos tiradas por mim).
O Corinthians vinha sem Emerson Sheik, suspenso, enquanto o Criciúma não tinha o bom volante Serginho e o ex-cruzeirense Wellington Paulista, ambos também por suspensão. Vale lembrar também que, poucos dias antes da partida, o Tigre mandou embora o ex-palmeirense Daniel Carvalho, que acabou jogando pouco pelo time de Santa Catarina.
A esperança corintiana era Alexandre Pato, que voltava da seleção brasileira. Renato Augusto também voltava ao time, mas no banco de reservas, após ficar um tempo machucado.
O 1º tempo começou movimentado, mas com poucas chances claras de gol. O Criciúma até chegou a marcar, mas o bandeira assinalou impedimento (mal marcado) de Lins. Cássio, goleiro do Corinthians, acabou tendo que sair de campo, após sentir a coxa direita, quando foi repor uma bola. Walter entrou em seu lugar e fez sua estreia pelo Timão.
Pato insistia em cobrar faltas e escanteios no 1º tempo // Foto: Paulo Marangoni |
Tite mexeu no time no intervalo: saiu Alessandro e entrou Renato Augusto. A mudança fez o Timão crescer. A qualidade dos passes melhorou e o time chegava cada vez com mais perigo.
Quando Pato deixava as faltas para Douglas cobrar, a jogada levava mais perigo. Isso servia para os escanteios também. Em um deles, aos 14 minutos da 2ª etapa, o camisa 10 cruzou e o atacante quebrou a marca negativa do Timão: já eram 474 minutos sem marcar gols.
A partir daí, algumas entradas mais duras começaram a ocorrer e o juiz distribuiu vários cartões. O Criciúma pressionou no final, mas Walter estreou bem, fez boas defesas. No último lance do jogo, um escanteio para o Tigre. Até o goleiro Gallato subiu para a área tentar o milagre (não custa lembrar que ele foi um dos herois da "Batalha dos Aflitos"), mas nada aconteceu: Corinthians 1 x 0 Criciúma.
Pato voltou da Seleção em grande estilo: marcou de cabeça o único gol do jogo // Foto: Paulo Marangoni |
No total, foram 6 chutes certos do Timão, algo que há muito tempo não acontecia.
Fora de campo, o destaque negativo ficou por conta de alguns seguranças corintianos, que trataram mal vários veículos de comunicação.
De positivo, alguns jornalistas, que mostraram ser muito gente boa, caso do comentarista do Sportv e presidente da ACEESP, Luiz Ademar.
Corinthians chegou aos 40 pontos no Brasileiro: sete pontos acima do Z4 // Foto: Paulo Marangoni |
Depois do jogo, apenas os técnicos Tite e Argel deram entrevista. Em meio a muitos repórteres (alguns não foram liberados pelos seguranças), o técnico corintiano falou sobre a vitória importante do time, a volta de Renato Augusto e também sobre o jogo de quarta feira, contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Abaixo, um trecho da (concorrida) entrevista de Tite, que consegui capturar:
Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo domingo que vem, no clássico contra o Santos. Já o Criciúma, enfrenta o líder Cruzeiro, no sábado.