terça-feira, 12 de março de 2013

O mito Alex

Alex anunciou em 2012 que sairia do Fenerbahçe, movimentando o interesse de vários clubes brasileiros. Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba - clubes por qual já jogou e é ídolo - e Grêmio sondaram, mas a paixão falou mais alto. O camisa 10 escolheu o Coxa, voltando ao time pelo qual iniciou sua carreira.

O eixo não é Rio-SP, nem Minas, muito menos Rio Grande do Sul, porém Alex está fazendo muita gente acompanhar o futebol de Curitiba este ano. Tratado como um Deus na Turquia, onde fez 378 jogos pelo Fenerbahce, fez jornalistas turcos virem ao Brasil para acompanhar sua apresentação no Coxa. O atual camisa 10 do time curitibano conseguiu ser ídolo de quatro apaixonadas - e exigentes - torcidas.

Além da paixão do torcedor do Coritiba, clube que revelou o meia no início dos anos 90, Alex tem uma. Libertadores com o Palmeiras em 1999, uma Tríplice Coroa (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro) com o Cruzeiro em 2003, além de três campeonatos turcos com o Fenerbahçe. O clube turco, aliás, fez uma estátua para o meia no ano passado.

Sim, assim como os peruanos assistem o futebol brasileiro para ver Guerrero ou os chineses assistem para (tentar) ver Zizao, os turcos estão ligados aqui no Brasil, mais especificamente em Curitiba, para ver o Campeonato Paranaense..

Alex comemora seu primeiro gol no Couto Pereira após sua volta

A repercussão que seu nome tem é tanta, que ele chegou a ser citado na novela "Salve Jorge", da Rede Globo. Em um papo descontraído, o personagem Tartan diz que os turcos são mais apaixonados por futebol do que os brasileiros. O argumento foi completado por sua mulher, que citou o fato de Alex ter jogado há muito tempo no país: "o jogador Alex jogou muito tempo no Fenerbahçe, era um Deus aqui na Turquia". A personagem brasileira Morena rebate, tentando comparar Alex como o "Pelé e Neymar da Turquia", tese que foi rejeitada pelo casal com uma risada divertida.

O meia faz parte daqueles jogadores que parecem não envelhecer, como Zé Roberto, Seedorf, entre outros.  Aos 35 anos parece um menino conduzindo a bola, sempre com finalizações e passes precisos.

Dentro de campo, Alex continua aumentando seu currículo. Já ganhou o primeiro turno do paranaense, marcando dois belos gols até aqui na competição. Abaixo o último deles, contra o Operário, o primeiro gol dele no Couto Pereira desde o retorno ao Coxa. O interessante é reparar nos comentários do Youtube. Sempre que o vídeo mostra gols ou jogadas do meia, há comentários turcos:




Agora é aguardar o Brasileirão, para que possamos ver o camisa 10 com mais frequencia. Se no ano passado o Coritiba quase foi rebaixado, este ano chegou a salvação, que é Deus na Turquia e mito no Brasil.

*Aualização: Nesta quarta-feira (13/03), o Coritiba empatou com o Paranavaí fora de casa por 2 x 2. Alex marcou os dois gols do Coxa, o segundo deles de falta.

Nenhum comentário: