Destaque para os veteranos. Já em dezembro, o Grêmio havia apresentado o goleiro pentacampeão Dida, de 40 anos. Em janeiro, o experiente zagueiro Cris (35) também irá se juntar ao time de Luxemburgo, que ainda conta com Zé Roberto (38) e Elano (31).
O Inter, rival do tricolor gaúcho, perdeu Guiñazú, mas repôs muito bem com o bom volante Willians, ex-Flamengo, que estava na Udinese. O Colorado talvez seja a equipe que mais tenha perdido jogadores importantes. Além do volante argentino, o lateral direito Nei, o zagueiro Bolivar e o atacante Dagoberto deixaram o time, que agora conta com Dunga como novo treinador.
No Coritiba, uma contratação histórica. Alex retornou para o time que o revelou. Após virar Deus na Turquia (onde atuou por 8 anos no Fenernahce), ele retorna ao Brasil.
Outro veterano que retornou pra casa foi Marcos Assunção. Após uma boa passagem pelo Palmeiras, onde virou ídolo da torcida, mesmo com o rebaixamento, ele voltou a vestir a camisa do Santos. Experiência, atitude e boas cobranças de falta não irão faltar, ainda mais com a ajuda de Neymar.
Cris, Alex e Marcos Assunção: experiência para os estaduais |
Se juntam a Marcos Assunção no Peixe o zagueiro Neto, ex-Guarani, o volante Renê Jr, ex-Ponte, o meia Cícero, ex-São Paulo e a contratação mais cara da história do Santos, isso mesmo! Montillo, que veio do Cruzeiro por 16 milhões de reais. O time de Muricy pra mim, se junta a São Paulo e Santos como as três melhores equipes do país, principalmente por causa de Neymar, que começou o Paulistão com tudo: 3 gols em 2 jogos.
O Palmeiras agitou pouco o mercado. Após o ex-presidente Tirone deixar o acerto com Riquelme encaminhado, o presidente eleito Paulo Nobre disse ontem que não quer contar com o meia argentino para esta temporada. Fernando Prass e Ayrton foram boas contratações, assim como os volantes Souza e Wendel, que voltaram de empréstimo. Se Valdívia conseguir uma boa sequencia e Barcos continuar marcando gols, o Palmeiras tem tudo pra ganhar alguma coisa este ano.
O Corinthians é um caso pra se estudar. Milionário, após suas últimas conquistas, foi o segundo time do mundo que mais gastou dinheiro com contratações, perdendo apenas para o PSG. O time de Parque São Jorge gastou ao todo mais de 70 milhões de reais com as contratações de Pato, Renato Augusto e Gil. Além disso, manteve a base do elenco campeão do mundo. Mais uma vez, vêm forte.
O São Paulo, na minha opinião é o time mais organizado. Contratações cirúrgicas, um ótimo elenco e garantido na Libertadores após a goleada contra o Bolívar. Aloísio e Lúcio chegaram e viraram titulares. Jadson, Luis Fabiano e Osvaldo continuam gastando a bola do time sempre liderado pelo mito Rogério Ceni. O Tricollor, aliás, se dá ao luxo de ter Ganso no banco de reservas.
No Rio, destaque para o campeão brasileiro do ano passado, o Fluminense, que manteve a base vencedora e ainda trouxe os velozes Rhaynner e Wellington Silva, e também o maestro Felipe. O Flamengo foi disparado a equipe carioca que melhor contratou. Elias, volante ex-Corinthians que já foi até da Seleção Brasileira, veio do Sporting. Gabriel, revelação e destaque do Bahia ano passado, chega para ser titular, assim como o lateral esquerdo João Paulo, que fez um excelente Brasileirão pela Ponte Preta no ano passado. Ontem, foi a vez do time da Gávea anunciar Carlos Eduardo, que estava na Alemanha. O meia, que jogou muito no Grêmio antes de ir pra Europa é uma das principais contratações do mercado brasileiro até aqui.
O Botafogo perdeu mesmo Loco Abreu, pra desespero da torcida, mas conseguiu ficar com a revelação Bruno Mendes e com o craque Seedorf. Trouxe ainda Bolivar para ser o xerife ao lado de Antonio Carlos, e o veloz atacante Caio, que jogou muito pelo Figueirense no ano passado. Já o Vasco conseguiu manter Dedé e até trouxe jogadores, mas poucos nomes de impacto. Nei, ex-Internacional e Pedro Ken, ex-Vitória se destacam. Por outro lado, Juninho, Felipe, Alecsandro, Nilton e Fernando Prass deixaram o time da Colina...
Em Minas, o Cruzeiro está montando um elenco para finalmente fazer frente ao Atlético-Mg. Apesar de perder Montillo, o time celeste contratou muita gente, entre eles Diego Souza, Nilton e Dagoberto (que irá reeditar a dupla vencedora com Borges no São Paulo). Já o Galo manteve os craques Ronaldinho e Bernard, e ainda trouxe Gilberto Silva, que tem "só" 3 Copas do Mundo no currículo, além de Alecsandro (que vai jogar junto com o irmão Richarlyson), Luan, ex-Ponte (olho nele!), Rosinei, Araújo e Morais.
Façam suas apostas, a temporada ainda está no começo, mas com certeza vai dar o que falar!