sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem venha 2013!

Tá quase acabando! O ano de 2012 foi inesquecível para algumas torcidas, principalmente a do Corinthians. Libertadores e Mundial conquistados em um ano inquestionável. Muito pelo Tite, que sempre disse aqui ser um técnico excepcional. Muito inteligente, dedicado, além de ser muito gente boa pessoalmente. Em fevereiro deste ano me presenteou com uma camisa do Corinthians em Itu, quando o Timão venceu o Ituano por 1 x 0. Para 2013, o Timão tem tudo apalavrado com Alexandre Pato para se juntar ao bando de loucos. E - ao que tudo indica - não deve perder nenhum jogador titular da conquista do Mundial. Deixaram o Corinthians crescer muito nos últimos anos. Agora tem que segurar...

O ano de 2012 foi inesquecível para Tite

E a pergunta é: quem poderá segurar o Timão em 2013? Muitas equipes vêm forte para o próximo ano, como é o caso do campeão e vice-campeão brasileiro deste ano: Fluminense e Atlético-Mg. Além de manterem a base, as equipes têm se esforçado para reforçar ainda mais o elenco, principalmente o time de Minas, que já trouxe Gilberto Silva do Grêmio, Rosinei, ex-Corinthians, Alecsandro, em um troca-troca com o Vasco e um atacante que ainda vai dar muito o que falar: Luan, da Ponte Preta. Pra mim, uma das principais revelações deste ano. Em Abril fui assistir a final da Série A2 do Campeonato Paulista, em que o Atlético Sorocaba subiu pra elite. Luan foi o artilheiro da competição. Conversando com ele após o jogo ele disse que estava muito emocionado, pois nunca havia ganhado um título como aquele. O ex-camisa 99 da Ponte já passou por clubes da Suíça e até da Áustria! Pois é... em 2012 jogando a A2 do Paulista. Em 2013, a Libertadores da América ao lado de Ronaldinho Gaúcho... esse é o mundo da bola!

Grêmio e São Paulo são outras equipes que também vêm forte, apostando em veteranos. E veteranos pentacampeões e vitoriosos demais por sinal... Lúcio reforçará a zaga do Tricolor Paulista no próximo ano, enquanto Dida defenderá o gol gremista. No Cruzeiro, uma contratação de impacto (Diego Souza) e uma revelação (Lucca, do Criciuma). Já Vasco, Flamengo, Santos e Botafogo estão lentos para contratar...

O Palmeiras trouxe bons nomes, mas a eleição em Janeiro atrapalha um pouco nas contratações. Fernando Prass e Ayrton serão titulares. Souza e Wendell, que voltam de empréstimo, são excelentes nomes para compor o elenco ou até mesmo serem titulares, já que a diretoria não se resolve com Marcos Assunção...

Lúcio, Dida e Diego Souza: por enquanto, as principais contratações para 2013

Como 2012 foi um ano em que pude frequentar muitos eventos esportivos, inclusive ganhando muitas camisas pra minha coleção, gostaria de colocar algumas fotos aqui desses jogos/eventos.

Pude assistir três jogos da Ponte Preta: contra Fluminense, Vasco e Santos. Também um jogo do Corinthians no Paulista contra o Ituano, além da final da série A2. Jogo de despedida do Marcos e jogo das estrelas do Zico foram eventos que nunca irei esquecer, assim como a visita ao CT do Palmeiras. Seguem algumas fotos:

Em sentido horário: Fernando Prass, Fred, Marcos Assunção, Neymar, Barcos e Zico


E que venha 2013!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jogo de despedida do Marcão!

12/12/2012 - para o palmeirense uma data que faz lembrar um dos maiores ídolos da história do Verdão: São Marcos! E foi um dia antes, próximo meia-noite que o Santo se despediu dos torcedores não só palmeirenses, mas de todas as torcidas, já que o Marcão é amado por todos pela pessoa que é e também pelo profissional, que ajudou o Brasil a ganhar a Copa do Mundo de 2012.

Eu tive o prazer de ir ao Pacaembu acompanhar essa linda festa de perto e posso dizer que foi muito emocionante! Nomes como Ronaldo, Roberto Carlos, Evair, Edmundo, Dida, Paulo Nunes, Oséas, Denilson e até o Divino Ademir da Guia marcaram presença. 

A torcida palmeirense compareceu em peso. Mais de 38 mil pessoas lotaram o Pacaembu, mostrando que o amor pelo Palmeiras, pelos seus ídolos e principalmente pelo Marcão, superam qualquer divisão. E os palmeirenses presentes não perdoaram alguns jogadores com passagem pelo Corinthians. Edílson, Luizão e Ronaldo foram os mais vaiados, enquanto Tirone, o atual presidente do clube, foi muito xingado também.

Marcão se despediu ontem do futebol, para mais de 38 mil pessoas presentes no Pacaembu

Mas e o dono da festa? Marcos, sempre demonstrando humildade, não queria nem bater o pênalti sofrido por Edmundo. Mas não teve jeito. A torcida gritou seu nome, os jogadores o levaram até a marca da cal, e o Santo, após um abraço em seu amigo Dida, marcou seu primeiro gol na carreira, batendo a penalidade no meio do gol, alta. O estádio veio abaixo, muita comemoração dentro e fora de campo.

São Marcos ainda defendeu um chute perigoso de Ronaldo, uma falta bem batida por Rivaldo e mais algumas bolas não tão difíceis. Deu lugar a Sérgio e foi jogar na linha. Saiu de baixo das traves sem levar nenhum gol. Mito!

Paulo Nunes marcou ainda no 1° tempo o segundo gol do Palmeiras. No 2° tempo, Edílson e Luizão marcaram os dois gols que empataram o confronto: 2 x 2. 

Todo mundo pediu e Marcos foi cobrar o pênalti. Bateu alto, no meio do gol, fazendo seu primeiro gol na carreira


Mas a melhor parte do jogo não foi o gol de pênalti do Santo, não foi ele não ter levado gol, nem mesmo a entrada de Ademir da Guia nos minutos finais. A melhor parte aconteceu 00:00, já no dia 12/12/2012. As luzes do estádio diminuíram a intensidade e o pensamento de todo mundo ao meu redor era: "será que acabou a luz? Só falta essa..." , ou "ah não, vou perder o metrô!"

Nada disso! Apenas mais uma parte da festa, ou melhor, a parte da festa! Marcos foi ao centro de campo, pediu o microfone e fez um discurso emocionante! Na íntegra a parte final:

"Eu queria que vocês tivessem orgulho de mim, porque eu estava em campo defendendo vocês. Saio de campo realizado e com sensação de dever cumprido. Pra mim, foi uma honra vestir a camisa da seleção brasileira e, principalmente, da Sociedade Esportiva Palmeiras. Peço que vocês nunca se esqueçam de mim, porque eu nunca vou me esquecer de vocês. Muito obrigado."

E será que tem como esquecermos do Marcão? Não só os palmeirenses, mas o Brasil todo vai SEMPRE se lembrar dele. O ídolo de todas as torcidas agora é o santo de todas elas!