Incluindo sua primeira passagem, Felipão contabiliza 407 jogos, 192 vitórias, 111 empates e 105 derrotas. Entre as maiores conquistas estão a Taça Libertadores (1999), Copa Mercosul (1998), Copa do Brasil (1998) e Torneio Rio-São Paulo (2000).
A impressão que a torcida do Verdão tem hoje é de que um ídolo estaria sendo sacrificado para salvar o time do rebaixamento, salvanndo consequentemente a presidência, a diretoria e a parte interna do Palmeiras, que todo mundo sabe, atrapalha o time já há algum tempo... caso de Arnaldo Tirone e Roberto Frizzo.
Ao meu modo de ver, acho desnecessário mudar o treinador em reta final de campeonato. O "choque" que o novo comandante irá proporcionar ao time poderá não ser imediato, ainda mais quando se tem um clássico contra o Corinthians pela frente... porém se formos pensar por outro lado, vale a pena preservar o Felipão de um possível rebaixamento, o que poderia manchar sua história maravilhosa no comando do Verdão!
Felipão comandou o Palmeiras em 407 jogos. É o segundo técnico que mais treinou o Verdão na história. |
No campeonato Brasileiro, o Palmeiras ocupa a 19ª colocação. É o penúltimo colocado, com 7 pontos atrás do Flamengo, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Vale lembrar que o Mengão ainda tem um jogo a menos para fazer, contra o Atlético-MG, no Rio.
Alguns dados interessantes sobre o Verdão neste Campeonato:
- Depois da lesão de Marcos Assunção, o Palmeiras fez 4 pontos em 7 jogos. Foram apenas quatro gols marcados também.
- Para se livrar do rebaixamento, a meta é chegar a 44 pontos. Para isso, o Verdão deveria subir seu aproveitamento para 58% nessas últimas rodadas. Para se ter uma ideia, igualar a campanha do Vasco, atualmente 4° colocado.
- Uma para dar uma certa esperança a torcida: em 2009, quando se salvou de forma heróica, o Fluminense tinha 20 pontos em 27 rodadas quando começou a reagir. A partir daí foram 7 vitórias e 4 empates do "time de guerreiros" até o final do Campeonato. Hoje o Palmeiras tem 20 pontos em 24 rodadas.
Já o Flamengo é outra equipe que começa a preocupar seus torcedores. É a pior equipe do returno do Brasileirão. Fez apenas 1 ponto. Têm aproveitamento pífio de 6,6%, se igualando apenas ao lanterna Atlético-GO. O time da Gávea não vence a 5 partidas e tem uma sequência complicadíssima pela frente, enfrentando os três primeiros colocados nos próximos 4 jogos: Grêmio (casa), Atlético-MG (casa) e Fluminense. Além do Atlético-GO em Goiânia.
O time de Dorival Jr. adotou uma postura diferente do Palmeiras, por exemplo. O Verdão trouxe de volta jogadores experientes para se livrar da má fase, como Correa e Leandro, enquanto o Fla aposta nos garotos. Thomas, Adryan, Muralha, Luiz Antonio, Mateus, Negueba, enfim... todos criados na Gávea e liderados por Vagner Love. Será o suficiente? Se o Palmeiras resolver crescer na competição com o novo treinador é bom o torcedor flamenguista se preocupar. Assim como os palmeirenses estão. E muito...
Palmeiras e Flamengo passam por má fase no Brasileiro. O primeiro é 19º colocado e o segundo, 16º. |
Alguns dados utilizados no blog foram retirados do blog "Futdados" ( http://futdados.com/ ) e também do twitter do jornalista da Rádio Globo, Marcelo Bechler ( https://twitter.com/marcelobechler )
Nenhum comentário:
Postar um comentário