domingo, 19 de agosto de 2012

A alegria está de volta ao Santos!

O Brasileirão já está chegando em sua metade. Semana que vem teremos a 19ª rodada e o 1° turno se encerrará. O Atlético-MG segue firme na ponta, com 42 pontos, já garantiu o título simbólico do turno e, se não bastasse, já têm garantida também a melhor campanha conquistada por um time em 1° turno de Brasileiros em pontos corridos. Apesar da boa campanha do Galo, um time que vem dando muitas alegrias aos seus torcedores, principalmente nesses últimos jogos, é o Santos!

O Peixe, que sempre esteve na parte de baixo da tabela por se dedicar a Libertadores, ou por perder Neymar, Ganso e Rafael para a Seleção Brasileira, vem crescendo e já tem duas vitórias consecutivas na competição. Quinta passada, contra o Figueirense, foi a 1ª vitória dos Meninos da Vila fora de casa. Já hoje, a vitória (polêmica, é verdade) foi em um clássico, contra o Corinthians, com bom público na Vila Belmiro.

Essa reviravolta do Peixão no Brasileiro se deve principalmente, claro, pela volta de Neymar e Ganso ao time, depois de perderem a medalha de ouro na final das Olimpíadas. Sem eles, o próprio Muricy vinha dizendo que estava difícil lutar contra as outras equipes de igual pra igual. Mas não foi somente o retorno dos craques da Seleção. A diretoria do Santos foi muito bem trazendo o atacante André de volta! Um centroavante que sabe fazer gols, e o principal: é um antigo menino da Vila, que conhece Neymar e cia como poucos e já trás consigo um carinho especial pelo time.

Neymar, Ganso e André ganharam juntos o Paulistão e a Copa do Brasil pelo Santos em 2010.

Hoje, contra o Timão, André marcou duas vezes, Neymar deu duas assistências, e Ganso comandou o meio campo do Peixe. Contra o Figueira, na quinta, o camisa 10 santista já havia deixado o dele, assim como Neymar, que desembarcou em Florianópolis de helicóptero, após ter jogado no dia anterior pela Seleção. Hoje até Bruno Rodrigo, que vem substituindo muito bem o experiente Edu Dracena machucado, deixou o dele. Até as famosas dancinhas voltaram!

Outra bela contratação, que já caiu nas graças da torcida, é Patito Rodriguez. O argentino marcou em sua estreia com a camisa do Peixe no jogo contra o Atlético-GO, semana passada. Hoje, ao ser substituído por Felipe Anderson, teve seu nome gritado pela torcida. Rápido e habilidoso, ele parece já estar no Santos a muito tempo, segundo os próprios companheiros. O novo camisa 7 aliás, e muito bem-humorado e roubou a cena em sua apresentação, já entrou na onda das dancinhas e sempre rende boas entrevistas!

O sempre bem-humorado Patito Rodriguez foi um dos motivos para a alegria reinar novamente no Peixe.

Hoje, o Santos ocupa a 12ª colocação no Brasileiro, faltando uma rodada para o fim do 1° turno. A meta é arrumar uma vaguinha na Libertadores do ano que vêm. Enquanto isso, os dois próximos jogos devem mostrar se o Peixe realmente recuperou seu bom futebol. Na quarta, o jogo de ida da Recopa contra a Universidad do Chile, fora de casa. No sábado, mais um clássico, dessa vez contra o Palmeiras. Se não da para prometer mais duas vitórias nesses próximos dois jogos, pelo menos um futebol alegre nós vamos assistir com certeza!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

As duas caras do Verdão

Neste meio de semana, vamos chegar a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além das péssimas arbitragens, a posição de uma equipe em questão chama a atenção: a do Palmeiras. A equipe fez somente 10 pontos em 14 jogos na competição, e está em 18º lugar.

Tudo bem que foram erros grotescos de arbitragem contra o Bahia e contra o Cruzeiro, e o Verdão merecia sim estar alguns degraus acima. Além disso, muitos desfalques frequentes, como é o caso de Valdívia, Thiago Heleno, Luan...

No último jogo, uma derrota em casa para o Internacional, em uma partida que a defesa se atrapalhou muito. Pelo lado colorado, Forlán perdeu um gol feito e ainda chutou uma bola na trave. Já o ataque verde foi praticamente nulo. Isso sem falar no público, que foi muito abaixo para um time que praticamente acabou de se tornar campeão da Copa do Brasil.

A derrota para o Inter foi a 8º do Verdão na competição.

O que acaba chamando a atenção em tudo isso é que o Palmeiras vai muito bem em competições disputadas em mata-mata, que é um estilo que Felipão gosta de disputar. O treinador tem em sua carreira títulos como Libertadores, Copa do Mundo, Mercosul e Copa do Brasil, todos disputados em mata-mata.

Assim como o Verdão, que neste ano conquistou a Copa do Brasil, e detalhe: de forma invicta. Como pode um time passar um campeonato inteiro sem perder e chegar no Brasileiro, que possui um estilo diferente e logo no início da competição ir tão mal? Isso vai muito do estilo de jogo do próprio Felipão. Armar um time para dois jogos é com ele mesmo. Já em uma competição de pontos corridos muitas coisas mudam, e o treinador parece perdido em montar a equipe para alguns jogos. 

Acha que é apenas coincidência? Basta ver a trajetória do Palmeiras nesta Sul-Americana, que por sinal, o Verdão começou muito bem, ganhando do Botafogo por 2 x 0 em casa, com show de Barcos, que marcou dois belos gols. 

Para a competição internacional, o técnico jogará com o regulamento embaixo do braço, e provavelmente passará pelo Fogão. Mesma coisa nos outros jogos no decorrer da competição. Já no Brasileiro não tem muito isso de "regulamento debaixo do braço", o que importa é vencer.

Pela Sul-Americana, o Verdão começou bem: 2 x 0 sobre o Botafogo, com show de Barcos.

E a pergunta que fica é: qual é o verdadeiro Verdão? O da Copa do Brasil e início de Sul-Americana ou o do Brasileirão? Para se recuperar no Nacional, o Palmeiras enfrenta o próprio Botafogo, no Rio de Janeiro nesta quarta, às 21:50. Será o jogo de número 400 de Felipão comandando a equipe alviverde!