quinta-feira, 14 de junho de 2012

Te vejo lá em casa!

Esta quarta-feira será mais uma daquelas que entrará para a história! Chegamos as semifinais de duas das mais tradicionais competições disputadas por clubes brasileiros. Tivemos Santos x Corinthians pela Libertadores e Grêmio x Palmeiras pela Copa do Brasil. Aperitivos não faltavam: quem levaria a melhor: o conjunto corintiano ou o individualismo santista? Felipão teria seu primeiro reencontro com Kléber, que saiu do Verdão no ano passado brigado com o técnico. Quem triunfaria?

Na Vila Belmiro, quase 15 mil pessoas assistiram um bom jogo. Lances duvidosos marcaram a primeira e a segunda etapa, como uma bola na mão de Leandro Castán na área ou faltas não marcadas em Emerson muito próximas a área santista. Emerson e Paulinho eram os que mais buscavam jogo (assim como está sendo em toda esta Libertadores). E foi com eles que saiu o gol corintiano. Aos 27min do primeiro tempo, Emerson recebeu de Paulinho na área com certa liberdade, levou para a perna direita e colocou a bola no ângulo esquerdo de Rafael. Golaço! No 2° tempo, Muricy resolveu colocar 3 atacantes em campo: Borges entrou no lugar de Elano (apagado em campo). Com ele, Neymar e Alan Kardec, o Santos atacou muito mais, porém é muito difícil penetrar na zaga corintiana, que tem uma aplicação tática incrível, chegando a lembrar muitas vezes o Chelsea na Champions League. E isso mesmo com um a menos, já que Emerson foi expulso após fazer falta feia em Neymar, levando o segundo amarelo. O clima da partida já não estava nada bom. Alguns minutos atrás o zagueiro Durval pisou involuntariamente em Jorge Henrique e o clima quase esquentou. Aos 36min, mais um aperitivo para o clássico: a luz acabou na Vila Belmiro. Finalzinho da partida, jogadores exaustos, e iriam esfriar mais ainda... quando a luz resolveu voltar pouca coisa aconteceu até o final do jogo: 1 x 0 (estilo Corinthians), porém um placar excelente, conseguido fora de casa. Aliás este foi o 1° gol do Timão marcado fora de casa na fase de mata-mata da Libertadores. Semana que vem, no Pacaembu, Neymar e Ganso terão que jogar muito mais do que jogaram hoje para o Peixe conseguir reverter o placar. Se jogarem o que sabem, o time da Vila poderá reverter facilmente, mesmo jogando no Pacaembu. Se o time de Tite conseguir uma boa marcação como no jogo de hoje, esquece... neste caso o Corinthians já pode esperar o vencedor de Boca Juniors x Universidad Chile na final.

Detalhe do gol corintiano, marcado por Emerson: bola na gaveta!

No Olímpico, mais de 45 mil pessoas foram assistir a semifinal! Público que dificilmente vimos hoje em dia em jogos brasileiros. Mas era especial mesmo. Luxa e Kléber x Felipão e Barcos prometia ser um grande duelo. Felipão começou o jogo mandando a campo uma equipe diferente, com Henrique jogando de volante, substituindo Márcio Araújo, a frente de Mauricio Ramos e Thiago Heleno na zaga. O camisa 3 alviverde aliás está jogando muito! Seja como zagueiro, volante e até atacante quando for preciso, marcando vários gols este ano. Artur também começou no lugar de Cicinho, mostrando que Felipão estava preocupado com as bolas aéreas gremistas, já que Henrique e Artur são mais altos (e também possuem mais força física) que seus preteridos. Até o intervalo, porém, o jogo foi morno. Pouquíssimas chances de gol para cada lado, um jogo truncado, estilo gaúcho mesmo. No finalzinho da primeira etapa, Fernando acertou a trave palmeirense em cobrança de falta, mas foi só. A tática de Felipão de "aumentar a estatura" do time vinha dando certo, e Luxa tentou reverter isso, colocando André Lima e Marcelo Moreno (dupla de ataque alta), no lugar de Miralles e Kléber (dupla de ataque baixa). Não adiantou. O Palmeiras ainda levava a melhor por cima, até que Felipão resolveu tentar o gol. Cicinho e Mazinho foram para o jogo. E a dupla decidiu, participando do primeiro gol palmeirense, aos 41min. O camisa 2 fez grande jogada e deixou Mazinho na cara de Victor. De perna direita, o "Messi Black" palmeirense marcou um gol importante. E as coisas melhorariam ainda mais 3min depois. Juninho avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Barcos: 2 x 0 e uma vantagem considerável conseguida fora de casa pelo Verdão! Vitória para dar ânimo a equipe, que vinha de três derrotas seguidas; vitória para levantar a moral de Felipão, que embora muito contestado po parte da torcida foi muito bem no jogo de hoje, tanto na escalação inicial quanto nas mudanças; e claro, uma vitória para Valdívia! O Mago, que sofreu um sequestro relâmpago na semana passada ainda não sabe se continuará no Brasil. Apesar da vitória, o camisa 10 palmeirense faz muita falta ao time, e estava sendo um dos símbolos do Verdão nessa Copa do Brasil com seu "bigodón" e grandes atuações. Semana que vem na Arena Barueri o Grêmio tentará reverter, mas o Palmeiras praticamente se garantiu nas finais da competição. São Paulo e Coritiba começam a decidir a outra vaga nesta quinta, no Morumbi.

Mazinho corre para comemorar seu gol: o primeiro do Palmeiras na importante vitória no Olímpico.

Para muita gente houve surpresas nos jogos desta quarta, até pelos vencedores estarem jogando fora de casa. Porém, temos que lembrar que nada impede de que semana que vem estas surpresas ocorreram novamente... portanto Corinthians e Palmeiras terão de entrar concentrado, pois estarão jogando contra duas grandes equipes.

Palpites para as finais: Corinthians x Boca Juniors na Libertadores e Palmeiras x São Paulo na Copa do Brasil.

Um comentário:

iGOR sscp disse...

cara nunca fiquei tão ansioso pra ver um jogo antes..... santos x tomãoOo