quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Barça, BVB, Bayern e City têm começo arrasador

A primeira rodada da Liga dos Campeões da Europa aconteceu nesta semana. Como sempre, os favoritos começaram arrasadores, mas quase que a zebra aparece em algumas partidas – que o diga o Real Madrid. Os merengues saíram atrás do placar jogando em pleno Santiago Bernabeu, mas conseguiram a virada no último minuto de jogo. Barça, Borussia, Bayern e City aplicaram 7, 6, 5 e 4 x 0, respectivamente. O quarteto se aproveitou da fragilidade dos adversários e não tiveram piedade. Aguero e Messi conseguiram um hat-trick cada e já largam na frente pela artilharia. Gotze, em sua volta a Dortmund, também marcou, assim como Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da Champions - agora com 94 gols. Messi chegou a 86. Vamos aos resultados:

.


- Grupo A:

No grupo A, dois empates em dois jogos. A expectativa era grande para PSG x Arsenal, apontado como o jogo da rodada. E as equipes não decepcionaram dentro de campo. O time de Paris foi melhor, abriu o placar com 45 segundos (Cavani) e pressionou bastante, principalmente com Di Maria – o principal nome da equipe após a saída de Ibra. Para a decepção dos torcedores brasileiros, Lucas Moura começou no banco, mas Thiago Silva e Marquinhos formaram a dupla de zaga. O castigo veio no final: depois de perder muitos gols, o time francês cedeu o empate. Alexis Sanchez, principal jogador do Arsenal, marcou e deu números finais ao duelo: 1 x 1.

● O gol de Edinson Cavani, aos 45 segundos de jogo, foi o mais rápido da história do PSG na história da Champions League. Cavani quebrou a marca que antes era de... Cavani! O atacante uruguaio havia marcado aos 55s contra o APOEL, em 2014.

● O PSG marcou o primeiro gol da Champions 2014/2015 e da Champions 2015/2016 (Di Maria e Cavani).


Um gol do PSG no comecinho e um gol do Arsenal na reta final da segunda etapa: 1 x 1

 No outro jogo da chave, mais um empate por 1 x 1. Basel e Ludogorets embolaram de vez o grupo. Destaque para Jonathan Cafú, ex-São Paulo, que marcou o gol dos búlgaros.

- Grupo B:

No grupo B, só o Napoli venceu. O time italiano até saiu atrás do placar, mas virou sobre o Dinamo, mesmo jogando fora de casa. E o destaque do jogo foi um dos reforços napolitanos para a temporada: o polonês Arladiusz Milik, contratado do Ajax por 32 milhões de euros. O “substituto de Higuain” marcou os dois tentos da vitória dos visitantes.

● Pela primeira vez na história da Champions um jogador do Napoli marca dois gols no primeiro tempo de uma partida (Milik).


Milik começou com tudo no Napoli: o atacante marcou os dois gols da virada dos italianos sobre o Dinamo

No outro jogo da chave, a “lei do ex” atacou. Cervi abriu o placar para o Benfica, mas o brasileiro Anderson Talisca, que começou no banco de reservas, marcou de falta contra sua ex-equipe aos 48’ do segundo tempo e empatou o duelo.

- Grupo C:

No grupo mais badalado da UCL, o Barcelona não teve dó nem piedade do Celtic – enfiou 7 x 0 em pleno Camp Nou. E claro, o trio MSN deu show. Messi (3), Suarez (2) e Neymar (1) marcaram. Iniesta, com um belo gol, também participou da goleada. O craque brasileiro deu “apenas” quatro assistências na partida. Monstro! O goleiro Ter Stegen ainda defendeu um pênalti quando a partida ainda estava 1 x 0. Foi a maior goleada do Barça na história da Champions League e a pior derrota do Celtic na competição.

● Neymar se tornou o primeiro jogador a fazer um gol e dar quatro assistências em uma partida na história da Champions.

● Neymar chegou a 18 gols em partidas de UCL e igualou a dupla Juninho Pernambucano e Ronaldinho Gaúcho. Confira os brasileiros com mais gols na história da competição:

[31] Rivaldo
[30] Kaká
[28] Jardel
[27] Elber
[24] Mazzola
[21] Adriano e Luiz Adriano
[20] Romário
[19] Hulk
[18] Juninho Pernambucano, Ronaldinho e NEYMAR


A dupla voltou afiada - até no corte de cabelo: Neymar, um gol e quatro assistências; Messi, um hat-trick. Goleada!

 ● Lionel Messi se tornou o jogador com mais “hat-tricks” na história da Champions League (6). Cristiano Ronaldo (5) é o segundo colocado do ranking.

● Com o “hat-trick”, Messi se tornou o argentino com mais gols na história do futebol. Com 515 tentos oficiais na carreira, o camisa 10 do Barça superou Di Stefano (514). Confira a lista dos maiores goleadores argentinos de todos os tempos:

[515] LIONEL MESSI
[514] Di Stefano
[434] Carlos Bianchi
[356] Batistuta
[354] Maradona

● Messi também se tornou o terceiro jogador a marcar gol em mais temporadas de Champions League. Confira:

Giggs - gol em 16 temporadas diferentes
Raúl - gol em 15 temporadas diferentes
MESSI - gol em 12 temporadas diferentes


Messi se isolou como o jogador com mais hat-tricks na história da Champions

 E teve goleada na outra partida do grupo também! No jogo adiado de terça pra quarta, por conta das fortes chuvas em Manchester, o City venceu o Mönchengladbach por 4 x 0, com show de Sergio Aguero, que fez três (um deles de pênalti). O argentino larga na frente na artilharia da Champions - junto com seu compatriota Lionel Messi. O nigeriano Iheanacho deu números finais à partida e Pep Guardiola continua com 100% de aproveitamento no comando dos Citizens.

● Kun Aguero tem 9 gols em 5 jogos pelo City na temporada 2016/2017. Começou voando na Era Guardiola!

● Aguero foi o primeiro jogador na história da UCL a marcar um "hat-trick" nos playoffs (Steaua) e na fase principal da competição em uma mesma temporada.


Aguero foi outro argentino a marcar três gols na primeira rodada; pior para o Glad'bach

- Grupo D:

E tome goleada! O Bayern de Munique foi mais uma equipe a construir um placar elástico na primeira rodada. Com gols de Lewandowski (pênalti), Muller, Kimmich (duas vezes) e Bernat, os bávaros não tiveram piedade dos russos do Rostov. O penal sofrido por Lewa foi duvidoso, mas o polonês bateu bem e converteu. Thomas Muller, o aniversariante do dia, também deixou o dele, assim como o meia Bernat. Agora, o caso de Kimmich é especial. O jovem volante vem numa crescente significativa: na semana passada, fez seu primeiro gol pelo Campeonato Alemão; logo em seguida, marcou seu primeiro tento pela seleção alemã na vitória sobre a Noruega por 3 x 0, e agora debuta na Champions League também balançando as redes.

● Se Guardiola começou com 100% de aproveitamento no Manchester City, Carlo Ancelotti pode dizer o mesmo no Bayern. O time alemão venceu as cinco partidas que fez na temporada, marcando 20 gols e não levando NENHUM.

● O Bayern Munique é a SÉTIMA equipe que Ancelloti dirige em Champions League - ele é o treinador que comandou mais equipes diferentes na história da competição e também o que mais venceu.

● A vitória na Baviera deu ao Bayern o posto de recordista de vitórias consecutivas em casa da competição. São ao todo 13 triunfos na Allianz Arena, marca que começou a ser construída em 2014, após ganhar do Manchester City pelo placar mínimo.


Muller, aniversariante do dia, marcou de pênalti - o Bayern foi mais um que goleou

Na outra partida, o Atlético Madrid, atual vice-campeão, venceu o PSV por 1 x 0 na Holanda. A equipe de Diego Simeone abriu o placar com o espanhol Saúl Ñíguez, de pé esquerdo. A melhor oportunidade dos holandeses veio aos 46' do primeiro tempo, quando o juiz marcou pênalti, após Giménez cometer falta na entrada da grande área. Andrés Guardado bateu no canto direito do gol, mas a muralha Oblak defendeu.

- Grupo E:

No grupo que promete ser o mais embolado da Champions, Bayern Leverkusen e CSKA empataram na Alemanha: 2 x 2. Os russos foram buscar o resultado depois de saírem atrás do placar. Mehmedi e o ótimo Çalhanoğlu abriram o marcador para os donos da casa, mas Dzagoev e Eremenko fizeram os visitantes arrancarem um ponto importantíssimo fora de casa. Neste grupo, qualquer ponto somado fora de casa será primordial.

E se um ponto fora de casa pode ser comemorado, o que dizer de uma vitória? Foi o que conseguiu o Monaco diante do Tottenham, em Londres. Com o White Hart Lane em reformas, o time inglês mandará os jogos da UCL no mítico estádio de Wembley, que abrigou mais de 85 mil pessoas no retorno dos "Spurs" à maior competição de clubes do planeta (depois de cinco anos). Porém, o grande público se decepcionou logo no início da partida - em meia hora de jogo os franceses já venciam por 2 a 0. Bernardo Silva, aos 15', e Thomas Lemar, aos 30', marcaram os gols dos visitantes. Ainda antes do intervalo, Alderweireld descontou: 1 x 2.

● Foi o maior público de uma equipe britânica na história da Champions League. Exatamente 85.011 pessoas assistiram Tottenham x Monaco, válido pela primeira rodada da competição.

● Foi também o maior público de um time inglês como mandante em qualquer competição (semifinais e finais disputadas em Wembley por clubes do país é considerada jogo neutro).


Bernardo Silva foi quem calou o Wembley pela primeira vez - vitória importante fora de casa do Monaco

- Grupo F:

O grande favorito do grupo quase tropeçou na primeira rodada. Jogando no Santiago Bernabeu, o Real Madrid saiu atrás do placar contra o Sporting. E quem marcou foi o brasileiro Bruno César! O meia, ex-Corinthians e Palmeiras, que estava bem acima do peso no Verdão, se condicionou, voltou ao time de Lisboa, ganhou a titularidade e marcou um bonito gol, ao seu estilo, contra o todo-poderoso Real. A virada do Real aconteceu apenas na segunda etapa. Aos 43', Cristiano Ronaldo, ex-Sporting, marcou de falta. E já nos acréscimos, o atacante Morata acertou uma cabeçada fatal: 2 x 1.

● Cristiano Ronaldo chegou a 94 gols na Champions League. Ele é o maior artilheiro da história da competição. Confira a lista:

[94] CRISTIANO RONALDO
[86] Lionel Messi
[71] Raúl González
[56] Ruud van Nistelrooy
[50] Thierry Henry
[48] Shevchenko e Ibrahimovic
[46] Inzaghi e Benzema

● CR7 se tornou o jogador com mais gols de falta na história da UCL. Confira a lista:

[12] CRISTIANO RONALDO
[11] Del Piero
[10] Juninho Pernambucano
[08] Rivaldo


Morata matou o jogo já nos acréscimos - o Sporting foi melhor, mas o Real fez dois no finalzinho. Futebol...

E no outro jogo, o Borussia Dortmund mostrou que está com fome de gols na temporada 2016/2017. Enfrentou a equipe que deve ser o saco de pancadas do grupo, é verdade, mas o ataque se mostrou fulminante e a goleada veio tranquilamente (0 x 6), mesmo na casa do adversário. Foi espantoso. Com 17 minutos de bola rolando, o placar da Arena de Varsovia já mostrava um 3 a 0 para os visitantes. Tão espantoso que bateu um recorde. Nunca na história da Champions League uma equipe visitante teve uma vantagem tão significativa nos primeiros instantes de jogo. O recorde batido pertencia ao Barcelona. No ano de 2008, a equipe catalã vencia o Basel na Suíça pelo mesmo placar, só que com 22 minutos da primeira etapa. O zagueiro Bartra, ex-Barça, e o lateral/meia Raphael Guerreiro marcaram seus primeiros gols pela equipe alemã. Gotze (o primeiro após sua volta), Schmelzer, Gonzalo Castro e Aubameyang completaram o placar elástico.

● Esta foi a maior goleada do Borussia Dortmund jogando fora de casa na história da Champions League.


O adversário era fraco, é verdade, mas o Borussia aplicou uma sonora goleada fora de casa e começa com moral na UCL

- Grupo G:

Depois de protagonizar uma das maiores zebras da história do futebol mundial, o Leicester City iniciou muito bem a caminhada na primeira Champions League de sua história. Atual campeão nacional, o pequeno time inglês viajou à Bélgica e não teve maiores dificuldades para derrotar o Brugge por 3 a 0. O craque Mahrez marcou duas vezes (um deles de falta). O meia Albrighton havia aberto o placar.

● Albrighton entrou para a história do Leicester ao marcar o primeiro gol da equipe inglesa na história da Champions League.


Albrighton entrou para a história do Leicester - o conto de fadas continua!

No outro jogo, o Porto tropeçou em casa contra o Copenhage. Com certeza uma vitória estava nos planos dos portugueses, mas veio um empate. O brasileiro Otávio, ex-Inter, abriu o placar para os donos da casa e Cornelius empatou para o time dinamarquês. Com isso, o Leistão da Massa inicia como líder do grupo!

- Grupo H:

A toda-poderosa Juventus, favorita do grupo, estreou na Champions sem Pogba (vendido ao United), mas com Higuain e o multi-campeão Daniel Alves. Porém, mesmo com toda constelação presente, a equipe italiana não conseguiu furar a retranca do Sevilla, atual campeão da Liga UEFA. Os espanhóis agora contam com o treinador chileno Jorge Sampaoli, que fez o possível e impossível para segurar a Juve. Teve bola na trave de Higuain, chances perdidas, mas nada.. a partida terminou mesmo empatada sem gols. Ganso sequer saiu do banco.

A Juve tentou, Higuain acertou a trave, mas o placar não saiu do zero contra o Sevilla

O líder do grupo, por enquanto, é o Lyon. A equipe francesa venceu o Dinamo Zagreb em casa por 3 x 0. Gols de Corentin Tolisso, aos 13', Jordan Ferri, aos 49', e Maxwel Cornet, aos 57'. Os croatas devem ser o saco de pancadas do grupo, principalmente quando atuarem como visitantes.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A janela de transferências européia 2016/2017

Mais uma janela de verão do futebol europeu! Uma época do ano em que todos amantes do futebol ficam alvoroçados - por vários motivos. "Será que vão oferecer um caminhão de dinheiro por um jogador do meu clube? Será que meu time na Europa vai se reforçar bem? E meu jogador favorito, vai trocar de time ou continuar no mesmo?" Vamos responder a estas perguntas agora! Confira os principais contratações e saídas dos grandes da Europa (alguns valores são oficiais; outros são especulados):

Premier League:

City e United, rivais de Manchester, anunciaram as contratações de dois treinadores mundialmente renomados - Pep Guardiola e José Mourinho. Rivalidade à flor da pele no melhor campeonato do mundo, que teve os "Diabos Vermelhos" como protagonistas - a dupla Pogba (jogador mais caro do mundo) e Ibrahimovic (que já marcou três gols em quatro jogos com a camisa vermelha) promete bastante! Chelsea, Liverpool, Arsenal, Totthenham e (principalmente) o atual campeão Leicester City correm por fora.

- Manchester United:

Acostumado a movimentar muita grana nas janelas europeias, o atacante Ibrahimovic foi contratado pelo Manchester United a custo zero - apesar do salário astronômico de 3,5 milhões de reais que os Diabos Vermelhos prometem pagar por mês ao sueco. Mkhitaryan, que vai debutar no futebol inglês, foi outra excelente contratação, mas o retorno de Pobga foi a cereja do bolo - cereja bem cara, por sinal - a maior transferência da história do futebol.

Chegaram:

● Poul Pogba (M, Juventus) - €105 milhões
● Henrikh Mkhitaryan (M, Borussia Dortmund) - €42 milhões
● Eric Bailly (Z, Villarreal) - €38 milhões
● Zlatan Ibrahimovic (A, PSG) - sem custo

Ibrahimovic e Pobga formarão uma dupla e tanto no United!

Saíram:

● Víctor Valdés (G, Middlesbrough)
● Nick Powell (A, Wigan)
● Andreas Pereira (M, Granada) - empréstimo
● Adnan Januzaj (M, Sunderland) - empréstimo

- Manchester City:

Os Citizens conseguiram trazer dois desejos antigos de Guardiola: o volante Gündogan, que protagonizou excelentes temporadas no Borussia Dortmund e o goleiro chileno Bravo, do Barça. O time azul de Manchester trouxe também vários jogadores promissores - já pensando nas temporadas seguintes: Sané (20 anos), Stones (22) e Gabriel Jesus (19) são exemplos disso. O último só chega em janeiro.

Chegaram:

● Claudio Bravo (G, Barcelona) - €65,5 milhões
● John Stones (Z, Everton) - €55 milhões
● Leroy Sané (M, Schalke 04) - €44 milhões
● Gabriel Jesus (A, Palmeiras) - €32,5 milhões - chega em janeiro
● Ilkay Gündogan (V, Borussia Dortmund) - €27 milhões
● Nolito (A, Celta de Vigo) - €18 milhões

Guardiola pediu e o City foi atrás do goleiro Bravo, ex-Barça - pior para Hart, que foi emprestado

Saíram:

● Martin Demichelis (Z, Espanyol)
● Eliaquim Mangala (Z, Valencia) - empréstimo
● Joe Hart (G, Torino) - empréstimo
● Samir Nasri (M, Sevilla) - empréstimo
● Wilfried Bony (A, Stoke City) - empréstimo

- Arsenal:

O Arsenal foi responsável por uma das contratações mais interessantes dessa janela. Trata-se do jovem volante/meia Granit Xhaka, suíço de apenas 23 anos, que se destacou pelo Borussia Monchengladbach na temporada passada. No apagar das luzes, os Gunners abriram o bolso e trouxeram o ótimo zagueiro Mustafi, campeão do mundo em 2014 com a Alemanha, e o atacante Lucas Perez.

Chegaram:

● Granit Xhaka (M, Borussia M’Gladbach) - €45 milhões
● Shkodran Mustafi (Z, Valencia) - €41 milhões
● Lucas Perez (A, La Coruña) - €20 milhões
● Rob Holding (Z, Bolton) - €3 milhões

Xhaka foi um dos melhores da posição na última Bundesliga

Saíram:

● Tomás Rosicky (M, Sparta Praga)
● Mathieu Flamini (V, ainda sem clube)
● Jack Wilshere (M, Bournemouth)

- Chelsea:

Também de treinador novo (Conte), o Chelsea resolveu apostar na "ótima geração belga". O atacante Batshuayi, que se destacou pelo Olympique Marseille na temporada passada, chega para se juntar ao compatriota Hazard e ser o novo homem-gol do time. O reserva de Lukaku na Euro 2016 tem faro de gol apurado, olho nele! Kanté, que brilhou pelo Leicester na temporada passada, é outro belo reforço, mas a 'cereja do bolo' ficou para o último dia: David Luiz está de volta aos Blues!

Chegaram:

● Michy Batshuayi (A, Olympique Marseille) - €39 milhões
● David Luiz (Z, PSG) - €38 milhões
● N’Golo Kanté (V, Leicester) -  €36 milhões
● Marcos Alonso (LE, Fiorentina) - €27 milhões
● Eduardo (G, Dinamo Zagreb) - sem custo

Olha ele aí! Depois de dois anos, David Luiz voltou ao Chelsea!

Saíram:

● Mohamed Salah (A, Roma)
● Juan Cuadrado (M, Juventus) - empréstimo
● Loic Rémy (A, Crystal Palace) - empréstimo
● Kenedy (A, Watford) - empréstimo
● Lucas Piazon (A, Fulham) - empréstimo

- Liverpool:

O figuraça Klopp pediu e o Liverpool atendeu: o atacante Sadio Mané foi a principal contratação dos Reds para a temporada. O ótimo jogador senegalês, que brilhou pelo Southampton nas últimas duas temporadas, chega para ser titular ao lado dos brasileiros Firmino e Coutinho.

Chegaram:

● Sadio Mané (A, Southampton) - €41 milhões
● Georginio Wijnaldum (M, Newcastle) - €27.5 milhões

Após excelente temporada pelo Southampton, Mané chega ao Liverpool como a principal contratação da janela

Saíram:

● Luis Alberto (A, Lazio)
● Jordan Ibe (A, Bournemouth)
● Martin Skrtel (Z, Fenerbahçe)
● Kolo Touré (Z, Celtic)
● Christian Benteke (A, Crystal Palace)
● Mario Balloteli (A, Nice)

Série A:

Na Itália, a Juventus dominou a temporada e também vai dominando o mercado de transferências. A Velha Senhora é dona de duas das principais contratações do mercado europeu: Daniel Alves (multi-campeão pelo Barça) e Gonzalo Higuain (artilheiro do Italiano na temporada passada, atuando pelo Napoli). Higuain, inclusive, se transformou no terceiro jogador mais caro da história do futebol. A Roma aposta nos brasileiros Gerson, Alisson, Bruno Peres e Juan Jesus. Milan e Inter seguem tímidos no mercado.

- Juventus:

A Juve e suas contratações geniais a custo zero. Já foi com Pogba, Pirlo, Llorente.. E a bola da vez é Dani Alves, que dispensa apresentações. O lateral da seleção e campeão de tudo pelo Barça chega para tentar aumentar sua galeria de troféus (já são 32 títulos na carreira). O time comandado por Massimiliano Allegri praticamente dominou o mercado europeu - comprou Higuain (artilheiro do Italiano passado, pelo Napoli) por €90 milhões e vendeu Pogba (transferência mais cara da história do futebol) ao Manchester United por €105 milhões. Sem dúvidas, o clube que mais movimentou dinheiro nessa janela.

Chegaram::

● Gonzalo Higuaín (A, Napol) - €90 milhões
● Miralem Pjanic (M, Roma) - €32 milhões
● Marko Pjaca (M, Dinamo Zagreb) - €23 milhões
● Mario Lemina (V, Olympique Marseille) - €9.5 milhões
● Juan Cuadrado (M, Chelsea) - €5 milhões (por empréstimo)
● Medhi Benatia (Z, Bayern de Munique) - €3 milhões (por empréstimo)

Higuain fez a melhor temporada da sua vida pelo Napoli e foi comprado a peso de ouro pela Juve

Saíram:

● Poul Pobga (M, Manchester United)
● Álvaro Morata (A, Real Madrid)
● Hördur Magnússon (Z, Bristol City)

- Roma:

A boa notícia para a Roma nesta janela é a contratação, agora em definitivo, do trio Salah, El Shaarawy e Dzeko, atacantes que tiveram altos e baixos no clube italiano, mas que no geral foram bem. Outro destaque é a vinda dos brasileiros Gerson, Alisson, Bruno Peres (por empréstimo do Torino) e Juan Jesus (por empréstimo da Inter de Milão). O ex-goleiro do Internacional chega para ser titular.

Chegaram:

● Gerson (M, Fluminense) - €16.6 milhões
● Alisson (G, Internacional) - €8 milhões
● Juan Jesus (Z, Inter de Milão) - €2 milhões (por empréstimo)
● Bruno Peres (LD, Torino) - €1,5 milhão (por empréstimo)

Atual titular da seleção brasileira, Alisson chega para brigar por posição no Roma

Saíram:

● Miralem Pjanic (M, Juventus) - €32 milhões
● Adem Ljajic (M, Torino) -€8.5 milhões

- Milan:

É, falta muito para o Milan se reerguer. Com a Juve dominando o mercado e com o crescimento do Roma, as contratações do clube rossonero não são mais as mesmas (já há alguns anos). A única de impacto foi do atacante Gianluca Lapadula, do Pescara.

Chegaram:

● Gianluca Lapadula (A, Pescara) - €9 milhões
● José Sosa (M, Besiktas) - €7,5 milhões

Lapadula chega ao Milan como uma aposta - o clube rossonero, pra variar, economizou na janela

Saíram:

● Philippe Mexès (Z, ainda sem clube)
● Alex (Z, ainda sem clube)
● Kevin-Prince Boateng (M, Las Palmas)
● Christian Abbiati (G, aposentado)

- Inter de Milão:

A Inter demorou, mas trouxe dois excelentes jogadores de uma só vem na reta final do mercado. Gabriel Barbosa (Gabigol), medalha de ouro nas Olimpíadas e convocado por Tite para a seleção principal, e João Mário, campeão da Eurocopa por Portugal, foram contratados.

Chegaram:

● João Mário (M, Sporting) - €40 milhões
● Gabigol (A, Santos) - €27 milhões

Após ser medalha de ouro nas Olimpíadas, Gabigol desembarcou na Inter com status de titular

- Saíram:

● Juan Jesus (Z, Roma) - empréstimo
● Rodrigo Alborno (M, Libertad/PAR) - empréstimo

La Liga:

Modestos nas contratações, Barcelona e Real Madrid se preocuparam em manter os elencos vencedores das últimas temporadas. Nos times de menor expressão, a expectativa fica por conta dos brasileiros Pato (ex-Corinthians, que foi contratado pelo Villarreal) e Ganso (ex-São Paulo, que vestirá a camisa do Sevilla, de Jorge Sampaoli). 

- Barcelona:

André Gomes e Umtiti são bons jogadores, mas chegam para compor elenco. O segundo pode receber mais oportunidades, pois, além de ser um grande zagueiro, é um setor onde o Barça costuma sofrer um pouquinho com reposições - Bartra, por exemplo, deixou o clube. No apagar das luzes, o bom atacante Alcácer, do Valencia, foi contratado para ser reserva de luxo do poderoso ataque catalão.

Chegaram:

●  André Gomes (M, Valencia) - €35 milhões
●  Paco Alcácer (A, Valencia) - €30 milhões
●  Samuel Umtiti (Z, Lyon) - €25 milhões
●  Lucas Digne (LE, PSG) - €16.5 milhões
●  Jasper Cillessen (G, Ajax) - €13 milhões
●  Denis Suárez (M, Villarreal) - €3 milhões

O meia André Gomes foi a contratação mais cara do Barça na temporada

Saíram:

● Claudio Bravo (G, Manchester City)
● Marc Bartra (Z, Borussia Dortmund)
● Adriano (LE, Besiktas)
● Dani Alves (LD, Juventus)
● Thomas Vermaelen (Z, Roma) - empréstimo
● Munir El Haddadi (A, Valencia) - empréstimo

- Real Madrid:

O time comandado por Zidane fez o uso de uma cláusula de recompra de €30 milhões e anunciou volta de Álvaro Morata. O atacante, revelado pelo Real, vem de duas temporadas brilhantes pela Juventus e brigará com Benzema pela vaga de centroavante da equipe.

Chegou:

● Álvaro Morata (A, Juventus) - €30 milhões

O Real manteve a base e ainda trouxe de volta o atacante Morata, que deve ser um "reserva de luxo" do time merengue

Saíram:

● Denis Cheryshev (A, Villarreal)
● Álvaro Arbeloa (LD, West Ham)
● Jesé Rodriguez (A, PSG)

- Atlético Madrid:

Simeone não teve grandes perdas para a temporada 2016/2107 e ainda ganhou dois ótimos atacantes: o canhoto Nico Gaitán, que brilhou pelo Benfica nos últimos anos, e o artilheiro Kevin Gameiro, que marcou 29 gols pelo Sevilla na temporada passada.

Chegaram:

● Kevin Gameiro (A, Sevilla) - €32 milhões 
● Nico Gaitán (A, Benfica) - €25 milhões
● Sime Vrsaljko (LD, Sassuolo) - €16 milhões

Após ótima temporada pelo Sevilla, Gameiro chega como a principal contratação do Atleti na janela

Saiu:

● Leo Baptistão (A, Espanyol)
● Lucas Vietto (A, Sevilla) - empréstimo

Bundesliga:

Dominada pelo Bayern Munique nos últimos anos, a temporada 2016/2017 da Bundesliga promete ser bem agitada. A rivalidade entre Borussia e Bayern se acirra cada vez mais. Prova disso é uma nova mudança de jogadores entre as equipes. O zagueiro Hummels, considerado um dos melhores do mundo em sua posição, fez sucesso vestindo amarelo e voltou para o Bayern. Gotze, autor do gol do título da Alemanha na Copa 2014, fez o caminho inverso, ou seja, voltou para Dortmund, onde foi xingado de "Judas" e traidor há três anos, quando aceitou o convite dos bávaros.

- Bayern Munique:

O atual campeão da Bundesliga, agora comandado por Carlo Ancelotti (Guardiola foi para o City), fez duas excelentes contratações até aqui: Mats Hummels, que chega para ser titular, e Renato Sanches, jovem revelação de Portugal que arrebentou na Eurocopa. Como Benatia e Gotze saíram, a "troca" foi positiva, pois chegaram dois atletas de nível superior.

Chegaram:

● Mats Hummels (Z, Borussia Dortmund) - €38 milhões
● Renato Sanches (V, Benfica) - €35 milhões

De volta: após sair de forma conturbada alguns anos atrás, Hummels volta ao Bayern

Saíram:

● Mario Götze (M, Borussia Dortmund)
● Pierre-Emile Höjbjerg (M, Southampton)
● Sebastian Rode (V, Borussia Dortmund)
● Medhi Benatia (Z, Juventus)

- Borussia Dortmund:

Foram três perdas sentidas pelo técnico Thomas Tuchel, mas as contratações do Borussia para a temporada 2016/2017 foram animadoras. Os titulares Hummels (€38M), Gundogan (€27M) e Mkhitaryan (€42M) saíram, porém a bolada paga pelo trio foi enorme. Com a grana, foram contratados nomes como Gotze, Schurrle (dupla campeã do mundo em 2014), Dembélé e Bartra - fortes candidatos a serem titulares.

Chegaram:

● André Schürrle (A, Wolfsburg) - €30 milhões
● Mario Götze (M, Bayern de Munique) - €26 milhões
● Ousmane Dembélé (A, Rennes) - €15 milhões
● Sebastian Rode (V, Bayern de Munique) - €14 milhões
● Raphael Guerreiro (LE, Lorient) - €12 milhões
● Marc Bartra (Z, Barcelona) - €8 milhões

Gotze fez o caminho inverso ao de Hummels - voltou ao Borussia, clube qie saiu de forma polêmica há alguns anos

Saíram:

● Henrikh Mkhitaryan (M, Manchester United)
● Mats Hummels (Z, Bayern de Munique)
● Ilkay Gündogan (V, Manchester City)